SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 421


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).



"DIA NACIONAL DO QUIMICO, 18 DE JUNHO"


OS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO CONSULTIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ, CUMPRIMENTAM TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL PELA PASSAGEM DO DIA NACIONAL DO QUIMICO, NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 18 DE JUNHO.


PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS QUÍMICOS!!!



Veja nesta edição:
  1. Aumentos expressivos nos índices de impacto de Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, revistas publicadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
  2. Mensagem do Presidente da SBQ sobre o DIA NACIONAL DO QUIMICO
  3. Solicitação de sugestões para o XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
  4. Jantar comemorativo pela passagem do Dia Nacional do Químico, promovido pelo curso de Química Industrial - Santa Maria - RS
  5. Bolsas IPT Novos Talentos
  6. Evento comemorativo aos 35 anos do Curso de Química da FURB
  7. LADETEL - USP/RP é premiado na AGROCANA 2003
  8. LADETEL-USP/RP é premiado pela Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto

1. Aumentos expressivos nos índices de impacto de Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, revistas publicadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ)



Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, publicadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) continuam as revistas de maior Fator de Impacto em Química na América Latina.


A última edição do Journal of Citation Reports (referente a 2002) registrou aumentos significativos no fator de impacto de Química Nova (http://www.sbq.org.br/quimicanova) que passou de 0,444 para 0.637 e do Journal of the Brazilian Chemical Society (http://jbcs.sbq.org.br) que saltou de 0,619 para o expressivo valor de 1.036.


As duas publicações da SBQ mantém a liderança na área como os periódicos de maiores impactos científicos na América Latina.


Química Nova (QN) é publicada desde 1977, quando da criação da Sociedade Brasileira de Química, e o Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) é publicado, em inglês, desde 1990.


Os Fatores de Impacto atingidos por QN e JBCS são muito expressivos e representam um dos grandes marcos da SBQ neste 26 anos de existência.


O fator de impacto de periódicos científicos indexados ao Institute for Scientific Information vem sendo publicados pelo Journal of Citation Reports todos os anos, a partir de 1972. O JCR reune os dados do Science Citation Index (SCI), Social Sciences Citation Index (SSCI) e Arts and Humanities Citation Index (AHCI), todos publicados pelo Institute for Scientific Information. As informações são organizadas no sentido de revelar o número de citações dos artigos publicados nele próprio e nos demais periódicos indexados, naquele ano. Por exemplo, o fator de impacto (Fi) de uma revista em 2002 é calculado da seguinte maneira: Número de citações no Science Citation Index em 2002 para os artigos publicados em 2000 e em 2001 divididos pelo número de artigos que a revista publicou nestes dois anos. Veja abaixo o cálculo para Química Nova e JBCS:


Cálculo do Fator de impacto do JBCS:


Citações em 2002 de artigos publicados em: 2001 = 89
Citações em 2002 de artigos publicados em: 2000 =
Total de citações 2000 + 2001 = 203
114


Número de artigos publicados em: 2001 = 100
Número de artigos publicados em: 2000 = 96
Total de artigos publicados 2000 + 2001 = 196



Cálculo índice de impacto:


Citações a artigos de 2000/2001/Número de artigos 2000/2001: 203/196 = 1.036



Cálculo do Fator de impacto de Química Nova:


Citações em 2002 de artigos publicados em: 2001 = 56
Citações em 2002 de artigos publicados em: 2000 =
Total de citações 2000 + 2001 = 170
114


Número de artigos publicados em: 2001 = 134
Número de artigos publicados em: 2000 = 133
Total de artigos publicados 2000 + 2001 = 267



Cálculo índice de impacto:


Citações a artigos 2000/2001/Número de artigos 2000/2001: 170/267 = 0.637


Nota do Editor
Parabéns aos editores de Química Nova e JBCS e aos membros de Diretoria e Conselho da SBQ pelo excelente trabalho que vem sendo realizado.


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.


Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).



2. Mensagem do Presidente da SBQ sobre o DIA NACIONAL DO QUIMICO



A química é ciência central para manter a qualidade de vida da humanidade com alimentos, segurança ambiental, longevidade, conforto, higiene e saúde. Não obstante, esta destacada ciência está freqüentemente, associada a problemas ambientais, poluição, contaminações, riscos para a saúde e outros.


O Prof. Gottlieb em sua página na web "Notáveis em C&T" do Prossiga/MCT (www.prossiga.br/ottogottlieb) diz: "A química é essencial para que possamos compreender a linguagem da vida, da natureza. O químico deveria ser um dos profissionais mais valorizados no mercado de trabalho. Sua contribuição é essencial para o entendimento de todos os mecanismos do mundo vivo e do não vivo".


Neste dia nacional do químico comemoremos os incontáveis benefícios que a química propicia a toda a sociedade e, divulguemos também a SBQ, a legítima representante de grande parte dos químicos brasileiros.


Feliz Dia Nacional do Químico!!!


Paulo Cezar Vieira
Presidente da Sociedade Brasileira de Química



3. Solicitação de sugestões para o XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química



Prezado Sócio da SBQ,


Estamos em processo de organização do XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorrerá em Salvador, de 30 de maio a 02 de junho de 2004.


Além da mudança de local, esta reunião terá uma nova configuração, com um formato diferente das reuniões anteriores da SBQ.


Assim, os preparativos da reunião estão iniciando e, neste aspecto, solicito a todos que tiverem sugestões de conferencistas, simpósios, workshops, cursos, ou outras sugestões para a próxima Reunião, que por favor encaminhem as mesmas o mais rápido possível para os respectivos diretores de divisão ou diretamente para mim (luizsbq@iqm.unicamp.br) até o próximo dia 25/07/2003.


Vamos todos colaborar e participar no sentido de organizarmos uma belíssima e proveitosa reunião conjunta do XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.


Contamos com sua participação!!!


Um abraço e tudo de bom a todos!


Prof. Luiz Carlos Dias - Secretário Geral da SBQ



4. Jantar comemorativo pela passagem do Dia Nacional do Químico, promovido pelo curso de Química Industrial - Santa Maria - RS


O Curso de Química Industrial promoveu um Jantar comemorativo pela passagem do Dia Nacional do Químico


Este evento foi realizado no dia 17 de Junho de 2003 às 20h na Sede Campestre do Clube Recreativo Dores em Santa Maria - RS e com o apoio da Sociedade Brasileira de Química - SBQ-RS onde foi prestada homenagem a:

Prof Dr Ayrton Figueredo Martins - Químico 1ª Turma -UFSM Prof Lademir Cruspeire, Profa Cleci Bruni
e o Químico Clayton Henriques


Na ocasião foi lançado o I Fórum de profissionais da área de Química.

Fonte
Prof Hugo Braibante
Coordenador Curso de Química Industrial e Vice Secretário da Sociedade Brasileira de Química - SBQ-RS



5. Bolsas IPT Novos Talentos



Colegas,


O IPT está oferecendo Bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Os
interessados podem obter mais informações na página http://www.ipt.br/rh/talentos


Marco Giulietti
Pesquisador
Divisão de Química
Instituto de Pesquisas Tecnológicas



6. Evento comemorativo aos 35 anos do Curso de Química da FURB


"O Departamento de Química e o Colegiado de Curso de Química da Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina tem a honra de convidar V. Sa. a participar do evento comemorativo aos


35 ANOS DO CURSO DE QUÍMICA


Programa

Palestra Inaugural
Data: 27/06/2003
Hora: 19:00 horas
Local: Auditório Bloco T


Descerramento da Placa
Data: 27/06/2003
Hora: 20:00h
Local: 3 Piso Bloco T


Coquetel
Data: 27/06/2003
Hora: 20:30 horas
Local: 3 Piso Bloco T


Fonte: Marcos Rivail da Silva



7. LADETEL - USP/RP é premiado na AGROCANA 2003



O LADETEL (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas, do Departamento de Química da USP/RP) representado pelo seu responsável,

A premiação será realizada no Clube Vale do Sol no dia 23 de junho de 2003, na cidade de Sertãozinho-SP e estarão presentes a essa solenidade, o Exmo. Sr. José Alencar, Vice Presidente da República, Exmo. Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo e a Exma. Sra. Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, entre outras autoridades.


Fonte: Gabriela Ramos Hurtado



8. LADETEL-USP/RP é premiado pela Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto



No dia 17 de junho de 2003, terça-feira, a Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto, homenageou o Prof. Dr. Miguel J. Dabdoub, coordenador nacional do Projeto Biodiesel Brasil e responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (LADETEL) da USP/RP como "cidadão destaque" no âmbito técnico-científico.


O prêmio fez parte das comemorações dos 147 anos da cidade de Ribeirão Preto e foi entregue pela importante contribuição do Prof. Dabdoub para que o BIODIESEL seja implantado na Matriz Energética Brasileira.


Atualmente o Prof. Dabdoub é membro do Grupo de Trabalho (GT-2) do PROBIODIESEL, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O GT-2 analisa a viabilidade e competitividade técnica do biodiesel.


No dia 05 de junho o Prof. Dabdoub participou da audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, organizada pelo Deputado Arnaldo Jardim, líder da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável e nessa oportunidade apresentou a proposta do LADETEL USP/RP para o PROGRAMA PAULISTA DE BIODIESEL.


Fonte: Gabriela Ramos Hurtado



Secretaria Geral SBQ



Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br


Até nossa próxima edição!!!