Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian
Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista
de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América
Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da
SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).
"DIA NACIONAL DO QUIMICO, 18 DE JUNHO"
OS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO CONSULTIVO DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ, CUMPRIMENTAM TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL
PELA PASSAGEM DO DIA NACIONAL DO QUIMICO, NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA,
DIA 18 DE JUNHO.
PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS QUÍMICOS!!!
A química é ciência central para manter a qualidade de vida da humanidade com alimentos, segurança ambiental, longevidade, conforto, higiene e saúde. Não obstante, esta destacada ciência está freqüentemente, associada a problemas ambientais, poluição, contaminações, riscos para a saúde e outros.
O Prof. Gottlieb em sua página na web "Notáveis em C&T" do
Prossiga/MCT (www.prossiga.br/ottogottlieb) diz: "A química é
essencial para que possamos compreender a linguagem da vida, da
natureza. O químico deveria ser um dos profissionais mais valorizados
no mercado de trabalho. Sua contribuição é essencial para o
entendimento de todos os mecanismos do mundo vivo e do não vivo".
Neste dia nacional do químico comemoremos os incontáveis benefícios
que a química propicia a toda a sociedade e, divulguemos também a
SBQ, a legítima representante de grande parte dos químicos
brasileiros.
Feliz Dia Nacional do Químico!!!
Paulo Cezar Vieira
Presidente da Sociedade Brasileira de Química
Prezado Sócio da SBQ,
Estamos em processo de organização do XXVI Congresso Latino Americano
de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,
que ocorrerá em Salvador, de 30 de maio a 02 de junho de 2004.
Além da mudança de local, esta reunião terá uma nova
configuração,
com um formato diferente das reuniões anteriores da SBQ.
Assim, os preparativos da reunião estão iniciando e, neste aspecto,
solicito a todos que tiverem sugestões de conferencistas, simpósios,
workshops, cursos, ou outras sugestões para a próxima Reunião, que
por
favor encaminhem as mesmas o mais rápido possível para os respectivos
diretores de divisão ou diretamente para mim (luizsbq@iqm.unicamp.br)
até o próximo dia 25/07/2003.
Vamos todos colaborar e participar no sentido de organizarmos uma
belíssima e proveitosa reunião conjunta do XXVI Congresso Latino
Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de
Química.
Contamos com sua participação!!!
Um abraço e tudo de bom a todos!
Prof. Luiz Carlos Dias - Secretário Geral da SBQ
O Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná fará realizar, no final da tarde da próxima quarta feira, 18 de junho, churrasco comemorativo do Dia Nacional do Químico.
Toda a Comunidade do Departamento, composta pelos alunos de graduação,
pós-graduação, funcionários e professores, está sendo
convidada a
participar da "Festa do Dia do Químico".
Fonte: Prof. Antonio S. Mangrich
Horário: 16:00 horas
Local: Auditório do IQ
No início da cerimônia do Dia do Químico, às 16 horas, dia 18/06, haverá uma homenagem ao Prof. Luiz Manoel Aleixo.
Debate: A Inovação na Química:
Os desafios da indústria
Palestrante convidado: Marco Carmini
Diretor Regional de Tecnologia e Inovação da Indústria Givaudan do
Brasil Ltda.
18:00 HORAS Confraternização
CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE
Instituto de Química, CAEQ, ALL QUÍMICA, APGQ, EXALQUIM E SBQ
As origens do Instituto de Química da Universidade de São Paulo,
IQUSP, se relacionam com a criação da USP, quase setenta anos atrás.
O IQUSP, fundado em 1970, resultou da integração do Departamento de
Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com as Cátedras
de Bioquímica das Faculdades de Farmácia, Medicina, Odontologia e
Veterinária e de docentes do Departamento de Química da Escola
Politécnica. Hoje, o IQUSP é um centro de pesquisa e formação
de
pessoal que reúne mais de cem docentes que criam conhecimento e
tecnologia num largo espectro do saber que se estende desde a química
teórica à genômica. O IQUSP continua sendo um centro de
excelência
formador de profissionais em Química, Mestres e Doutores.
É com esta responsabilidade que o IQUSP se associa à
celebração do
dia do Químico a ser comemorado em 18 de Junho. O Dia Nacional do
Químico, instituído pelo Conselho Federal de Química, celebra a
promulgação da lei No 2.800/56 em que a classe dos profissionais da
Química se habilitou formal e legalmente para participar mais
ativamente do progresso tecnológico do Brasil, marcando assim a
função social dessa categoria profissional na sociedade brasileira.
Assim o IQUSP, consciente da sua responsabilidade histórica na
formação de profissionais em Química organizou, em
comemoração do Dia
Nacional do Químico, um encontro que, ao reverenciar a tradição,
celebra também o novo. O encontro deste ano reverencia a memória do
Professor Dr. Geraldo Vicentini, que nos deixou em fevereiro deste
ano depois de dedicar toda a sua vida profissional à pesquisa, ao
ensino, à formação de pessoal e à participação
em entidades ligadas
à Química.
O IQUSP presta esta homenagem à memória do Prof. Vicentini no dia do
Químico reverentemente e, ao lembrar da sua vida, aproveita para
olhar o futuro, instituindo e passando a oferecer anualmente o Prêmio
Professor Geraldo Vicentini ao terceiranista do ensino médio melhor
colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. A OQSP
é
dirigida aos 2 milhões de alunos paulistas de nível médio,visando
despertar o seu interesse pela ciência que, ao se preocupar com as
propriedades e transformações daquilo que vemos, tem um papel central
no desenvolvimento da vida com qualidade. Os paulistas escolhidos
pela OQSP participam da Olimpíada Brasileira de Química, que teve a
sua origem no IQUSP em 1989 e hoje é coordenada pela Universidade
Federal do Ceará, via de acesso à Olimpíada Internacional de
Química.
Ao celebrar o dia do Químico desta forma o IQUSP mostra como os
nossos docentes, representados pela vida profícua de quem nos deixou,
acreditam que o futuro reserva à Química um papel cada vez mais
relevante no desenvolvimento socialmente justo da sociedade
brasileira.
GERALDO VICENTINI
(04/04/1928 - 08/02/2003)
Programação (Dia 18/06/2003)
15h45 - Intervalo
16h45 - Conferência:
17h30 - Encerramento
Tema: "Por Uma Prática Pedagógica Significativa"
Data : 16 a 18 de Outubro de 2003
Local: Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - MG
Página do Evento: http://www.ufv.br/deq
O evento consta de 13 mini-cursos, tres palestras, uma mesa redonda, sessão de painéis, sessões coordenadas, apresentação teatral relacionada à Química.
Outras informações:
Prof. Per Christian Braathen (braathen@ufv.br, 31-3899-2385)
Prof. Efraim Lázaro Reis (efraim@ufv.br, 31-3899-3075)
"O Departamento de Química e o Colegiado de Curso de Química da Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina tem a honra de convidar V. Sa. a participar do evento comemorativo aos
35 ANOS DO CURSO DE QUÍMICA
Programa
Palestra Inaugural
Data: 27/06/2003
Hora: 19:00 horas
Local: Auditório Bloco T
Descerramento da Placa
Data: 27/06/2003
Hora: 20:00h
Local: 3 Piso Bloco T
Coquetel
Data: 27/06/2003
Hora: 20:30 horas
Local: 3 Piso Bloco T
Fonte: Marcos Rivail da Silva
Estou precisando urgente do reagente Isocianato de p-toluenosulfonila.
SE você tem, por favor, entre em contato no e-mail:
pssantos@quim.iq.usp.br
Muito obrigado!!!
Prof. Paulo Sérgio Santos
IQ-USP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da
Universidade
Federal Fluminense faz saber que estão abertas as inscrições a
candidatos para o preenchimento de vagas no curso de Mestrado em
Química, na forma deste edital.
Curso de Mestrado em Química: O Curso de Mestrado em Química da
Universidade Federal Fluminense é de caráter interdepartamental,
interdisciplinar, de abordagem holística e unificado. Tem por
finalidade promover a formação e aprimoramento de profissionais
voltados para o pesquisa e o ensino, além de incentivar e contribuir
para o desenvolvimento da pesquisa em Química e suas relações com a
sociedade. O curso possui como áreas de concentração a
Físico-Química,
a Química Inorgânica e a Química Analítica. e destina-se aos
portadores de diplomas de graduação em Química, Engenharia
Química,
Física, Farmácia e áreas afins.
Período: De 16/06/2003 a 18/07/2003
Horário: De segunda a sexta-feira, de 10:00 às 16:00h
Os documentos necessários para a inscrição estão discriminados na homepage do programa . A seleção constará de entrevista e análise das cartas de recomendação, do histórico escolar e do currículo do candidato. A entrevista incluirá a análise da capacidade de comunicação oral e escrita, de suas potencialidades, aptidão e conhecimento básico de Química. Poderão ser oferecidas Bolsas da FAPERJ, CNPq ou CAPES, modalidade Mestrado, conforme a disponibilidade do Programa, seguindo-se o critério de classificação do processo seletivo. No presente processo seletivo serão oferecidas 14 vagas, distribuídas da seguinte forma: Físico-Química 4 vagas, Química Analítica 6 vagas, Química Inorgânica 4 vagas. O resultado do processo seletivo será afixado no quadro de avisos da Secretaria de Pós-Graduação em Química, sala 104, no dia 23/07/2003/2003, a partir das 10:00 h.
Sem um projeto de incentivo ao magistério - um licenciado em Física, Química ou Biologia tem outras possibilidades profissionais além da docência -, a obrigatoriedade do ensino médio ampliará o déficit de professores, com graves conseqüências para a qualidade do ensino
Editorial publicado em 15/6:
O MEC pretende, a partir de 2004, tornar obrigatório o ensino médio,
a exemplo do que já ocorre com o ensino fundamental. O secretário
de Educação Média e Tecnológica do Ministério,
Antônio Ibañez,
disse que a proposta visa a tornar compulsória a matrícula no primeiro
ano desse nível de ensino em 2004, no segundo ano, em 2005, e, no
terceiro ano, em 2006.
Para que isso possa ocorrer, os alunos que terminarem a 8.ª série do
ensino fundamental em dezembro deverão ter vagas e condições de
permanência na escola garantidas.
Para atender a essa última demanda, o MEC pretende instituir, para
alunos do período noturno, que tenham entre 16 e 19 anos de idade,
um programa semelhante ao Bolsa-Escola.
A iniciativa é auspiciosa, mas sua implementação não é
tão simples
como fazem crer as declarações das autoridades educacionais. O
secretário Ibañez falou, por exemplo, que a obrigatoriedade seria
instituída por decreto.
Ora, medida dessa natureza exige emenda constitucional, alterando o
inciso II do art. 208 da Constituição que especifica como dever do
Estado a 'progressiva universalização do ensino médio gratuito'.
Além disso, a velocidade de expansão das matrículas no ensino
médio
é muito alta. Segundo o Censo Escolar 2002, apenas naquele ano
foram feitas mais 400 mil novas matrículas. Nos últimos seis anos, o
número de matrículas aumentou 53%.
Sem contar os alunos matriculados em supletivo, o ensino médio
formal registrou 8,4 milhões de alunos no final do ano passado - e é
impressionante a diversidade, em termos de faixas etárias: apenas
3,8 milhões dos matriculados estão na relação
idade/série correta,
entre 15 e 17 anos; mais de 2 milhões de alunos têm mais de 20
anos; e 1,2 milhão tem mais de 25 anos.
Parcela considerável dos alunos do ensino médio tem mais de 29 anos
de idade. Apesar disso, como demonstrou o último Censo do IBGE,
menos de um terço dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos está ou
esteve matriculado no ensino médio.
Portanto, há uma grande demanda reprimida nesse nível de ensino,
que só poderá ser atendida com vultosos investimentos em salas de
aulas e na formação e contratação de professores.
O secretário Ibañez anunciou que serão oferecidas de 60 mil a 80 mil
bolsas de estudos para que os jovens que enfrentam maior risco de
evasão, por problemas de renda, possam permanecer na escola.
O MEC pretende utilizar recursos do Banco Interamericano de
Desenvolvimento nesse programa. Mas ninguém explica por que já
foram pagos US$ 6 milhões em multas ao BID pela não utilização
de
empréstimo tomado para incentivar e melhorar a educação
média.
O ensino médio tem uma taxa de complementaridade de trajetória
escolar bem maior que a do ensino fundamental: 74% dos alunos que
se matriculam no ensino médio concluem o ciclo, contra 59% no
fundamental.
Isso significa que a necessidade de professores é estável para os 3
anos do ciclo, existindo atualmente um déficit reconhecido pelo MEC
de 250 mil professores.
Sem um projeto de incentivo ao magistério - um licenciado em Física,
Química ou Biologia tem outras possibilidades profissionais além da
docência -, a obrigatoriedade do ensino médio ampliará o
déficit de
professores, com graves conseqüências para a qualidade do ensino.
Tentativas intempestivas de expansão de matrículas já foram feitas
na história da Educação brasileira e o resultado não foi dos
melhores.
Fonte: O Estado de SP, 15/6
Adolpho José Melfi, reitor: 1.073 docentes podem sair, se considerarem prejudicial a reforma da Previdência
Nada menos do que 22% dos professores da USP estão em condições
de se aposentar e podem fazer isso se considerarem que a reforma
previdenciária será prejudicial.
Isso seria um 'baque grande' para a USP, que completa 70 anos em
janeiro de 2004, avalia seu reitor, Adolpho José Melfi.
No entanto, ele tenta demonstrar otimismo e afirma não acreditar
que haja aposentadoria em massa. Mas o governo federal tem
demonstrado preocupação com o possível êxodo do funcionalismo.
Uma das áreas mais fragilizadas seria justamente a academia.
Além da perda de cérebros, a USP também tem outras
preocupações.
As cotas para entrada de alunos carentes, por exemplo. Melfi diz que
é necessário haver políticas públicas para atender a essa
demanda,
mas afirma que a entrada de alunos por cotas prejudica o nível da
Universidade.
Leia trechos de entrevista concedida à 'Folha de SP':
Fonte: Folha de SP, 15/6
Secretaria Geral SBQ
Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!