SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 420


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).



"DIA NACIONAL DO QUIMICO, 18 DE JUNHO"


OS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO CONSULTIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ, CUMPRIMENTAM TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL PELA PASSAGEM DO DIA NACIONAL DO QUIMICO, NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 18 DE JUNHO.


PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS QUÍMICOS!!!



Veja nesta edição:
  1. Mensagem do Presidente da SBQ sobre o DIA NACIONAL DO QUIMICO
  2. Solicitação de sugestões para o XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
  3. Dia Nacional do Químico, na UFPR
  4. Comemoração do DIA DO QUÍMICO, 18 De Junho de 2003, no IQ-UNICAMP
  5. Comemoração do DIA DO QUÍMICO no IQ-USP. Homenagem ao Professor Dr. Geraldo Vicentini
  6. 3o. Encontro Mineiro de Ensino de Química
  7. Evento comemorativo aos 35 anos do Curso de Química da FURB
  8. Precisa-se urgente do reagente Isocianato de p-toluenosulfonila
  9. Processo seletivo para o curso de mestrado em Química da Universidade Federal Fluminense
  10. Ensino médio obrigatório, editorial de 'O Estado de SP'
  11. USP pode ter aposentadoria de 22% dos professores

1. Mensagem do Presidente da SBQ sobre o DIA NACIONAL DO QUIMICO



A química é ciência central para manter a qualidade de vida da humanidade com alimentos, segurança ambiental, longevidade, conforto, higiene e saúde. Não obstante, esta destacada ciência está freqüentemente, associada a problemas ambientais, poluição, contaminações, riscos para a saúde e outros.


O Prof. Gottlieb em sua página na web "Notáveis em C&T" do Prossiga/MCT (www.prossiga.br/ottogottlieb) diz: "A química é essencial para que possamos compreender a linguagem da vida, da natureza. O químico deveria ser um dos profissionais mais valorizados no mercado de trabalho. Sua contribuição é essencial para o entendimento de todos os mecanismos do mundo vivo e do não vivo".


Neste dia nacional do químico comemoremos os incontáveis benefícios que a química propicia a toda a sociedade e, divulguemos também a SBQ, a legítima representante de grande parte dos químicos brasileiros.


Feliz Dia Nacional do Químico!!!


Paulo Cezar Vieira
Presidente da Sociedade Brasileira de Química



2. Solicitação de sugestões para o XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química



Prezado Sócio da SBQ,


Estamos em processo de organização do XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorrerá em Salvador, de 30 de maio a 02 de junho de 2004.


Além da mudança de local, esta reunião terá uma nova configuração, com um formato diferente das reuniões anteriores da SBQ.


Assim, os preparativos da reunião estão iniciando e, neste aspecto, solicito a todos que tiverem sugestões de conferencistas, simpósios, workshops, cursos, ou outras sugestões para a próxima Reunião, que por favor encaminhem as mesmas o mais rápido possível para os respectivos diretores de divisão ou diretamente para mim (luizsbq@iqm.unicamp.br) até o próximo dia 25/07/2003.


Vamos todos colaborar e participar no sentido de organizarmos uma belíssima e proveitosa reunião conjunta do XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.


Contamos com sua participação!!!


Um abraço e tudo de bom a todos!


Prof. Luiz Carlos Dias - Secretário Geral da SBQ



3. Dia Nacional do Químico, na UFPR



O Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná fará realizar, no final da tarde da próxima quarta feira, 18 de junho, churrasco comemorativo do Dia Nacional do Químico.


Toda a Comunidade do Departamento, composta pelos alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e professores, está sendo convidada a participar da "Festa do Dia do Químico".


Fonte: Prof. Antonio S. Mangrich



4. Comemoração do DIA DO QUÍMICO, 18 De Junho de 2003, no IQ-UNICAMP



Horário: 16:00 horas

Local: Auditório do IQ


No início da cerimônia do Dia do Químico, às 16 horas, dia 18/06, haverá uma homenagem ao Prof. Luiz Manoel Aleixo.


Debate: A Inovação na Química:


Palestrante convidado
Prof.Dr. Luiz Curi
Professor do Instituto de Economia da UNICAMP e Assessor Técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia


Os desafios da indústria
Palestrante convidado: Marco Carmini
Diretor Regional de Tecnologia e Inovação da Indústria Givaudan do Brasil Ltda.


18:00 HORAS Confraternização


CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE


Instituto de Química, CAEQ, ALL QUÍMICA, APGQ, EXALQUIM E SBQ



5. Comemoração do Dia Nacional do Químico no IQ-USP. Homenagem ao Professor Dr. Geraldo Vicentini



As origens do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, IQUSP, se relacionam com a criação da USP, quase setenta anos atrás. O IQUSP, fundado em 1970, resultou da integração do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com as Cátedras de Bioquímica das Faculdades de Farmácia, Medicina, Odontologia e Veterinária e de docentes do Departamento de Química da Escola Politécnica. Hoje, o IQUSP é um centro de pesquisa e formação de pessoal que reúne mais de cem docentes que criam conhecimento e tecnologia num largo espectro do saber que se estende desde a química teórica à genômica. O IQUSP continua sendo um centro de excelência formador de profissionais em Química, Mestres e Doutores.


É com esta responsabilidade que o IQUSP se associa à celebração do dia do Químico a ser comemorado em 18 de Junho. O Dia Nacional do Químico, instituído pelo Conselho Federal de Química, celebra a promulgação da lei No 2.800/56 em que a classe dos profissionais da Química se habilitou formal e legalmente para participar mais ativamente do progresso tecnológico do Brasil, marcando assim a função social dessa categoria profissional na sociedade brasileira.


Assim o IQUSP, consciente da sua responsabilidade histórica na formação de profissionais em Química organizou, em comemoração do Dia Nacional do Químico, um encontro que, ao reverenciar a tradição, celebra também o novo. O encontro deste ano reverencia a memória do Professor Dr. Geraldo Vicentini, que nos deixou em fevereiro deste ano depois de dedicar toda a sua vida profissional à pesquisa, ao ensino, à formação de pessoal e à participação em entidades ligadas à Química.


O IQUSP presta esta homenagem à memória do Prof. Vicentini no dia do Químico reverentemente e, ao lembrar da sua vida, aproveita para olhar o futuro, instituindo e passando a oferecer anualmente o Prêmio Professor Geraldo Vicentini ao terceiranista do ensino médio melhor colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. A OQSP é dirigida aos 2 milhões de alunos paulistas de nível médio,visando despertar o seu interesse pela ciência que, ao se preocupar com as propriedades e transformações daquilo que vemos, tem um papel central no desenvolvimento da vida com qualidade. Os paulistas escolhidos pela OQSP participam da Olimpíada Brasileira de Química, que teve a sua origem no IQUSP em 1989 e hoje é coordenada pela Universidade Federal do Ceará, via de acesso à Olimpíada Internacional de Química.


Ao celebrar o dia do Químico desta forma o IQUSP mostra como os nossos docentes, representados pela vida profícua de quem nos deixou, acreditam que o futuro reserva à Química um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento socialmente justo da sociedade brasileira.


GERALDO VICENTINI
(04/04/1928 - 08/02/2003)


Programação (Dia 18/06/2003)


14h00
Abertura
(Prof. Dr. Hernan Chaimovich)


14h15
Homenagem ao Prof. Dr. Geraldo Vicentini
(Prof. Dr. Claudio Airoldi)


15h00
Entrega do Prêmio Prof. Geraldo Vicentini ao 1º colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo.


15h45 - Intervalo


16h00
Conferência: CRQ-IV
(Engo. Wagner Contrera Lopes)


16h45 - Conferência:

Terras Raras
O estado-da-arte
(Prof. Dr. Hermi Felinto de Brito)


17h30 - Encerramento


Local
Anfiteatro Vermelho (0662)
Bloco 06 sup.



6. 3o. Encontro Mineiro de Ensino de Química


Tema: "Por Uma Prática Pedagógica Significativa"

Data : 16 a 18 de Outubro de 2003

Local: Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - MG

Promoção
Departamento de Química - UFV Universidade Federal de Viçosa Divisão de Ensino da SBQ Secretaria Regional da SBQ em Viçosa
Patrocínio
Divisão de Ensino da SBQ Fapemig CNPq FINEP Fundação Vitae CRQ-MG Banco Real

Página do Evento: http://www.ufv.br/deq

O evento consta de 13 mini-cursos, tres palestras, uma mesa redonda, sessão de painéis, sessões coordenadas, apresentação teatral relacionada à Química.

Outras informações:
Prof. Per Christian Braathen (braathen@ufv.br, 31-3899-2385) Prof. Efraim Lázaro Reis (efraim@ufv.br, 31-3899-3075)


7. Evento comemorativo aos 35 anos do Curso de Química da FURB



"O Departamento de Química e o Colegiado de Curso de Química da Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina tem a honra de convidar V. Sa. a participar do evento comemorativo aos


35 ANOS DO CURSO DE QUÍMICA


Programa

Palestra Inaugural
Data: 27/06/2003
Hora: 19:00 horas
Local: Auditório Bloco T


Descerramento da Placa
Data: 27/06/2003
Hora: 20:00h
Local: 3 Piso Bloco T


Coquetel
Data: 27/06/2003
Hora: 20:30 horas
Local: 3 Piso Bloco T


Fonte: Marcos Rivail da Silva



8. Precisa-se urgente do reagente Isocianato de p-toluenosulfonila



Estou precisando urgente do reagente Isocianato de p-toluenosulfonila.


SE você tem, por favor, entre em contato no e-mail: pssantos@quim.iq.usp.br


Muito obrigado!!!


Prof. Paulo Sérgio Santos
IQ-USP



9. Processo seletivo para o curso de mestrado em Química da Universidade Federal Fluminense



PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA


O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense faz saber que estão abertas as inscrições a candidatos para o preenchimento de vagas no curso de Mestrado em Química, na forma deste edital.


Curso de Mestrado em Química: O Curso de Mestrado em Química da Universidade Federal Fluminense é de caráter interdepartamental, interdisciplinar, de abordagem holística e unificado. Tem por finalidade promover a formação e aprimoramento de profissionais voltados para o pesquisa e o ensino, além de incentivar e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em Química e suas relações com a sociedade. O curso possui como áreas de concentração a Físico-Química, a Química Inorgânica e a Química Analítica. e destina-se aos portadores de diplomas de graduação em Química, Engenharia Química, Física, Farmácia e áreas afins.


Local
Universidade Federal Fluminense
Instituto de Química Secretaria da Pós-Graduação/Graduação em Química, sala 104 Outeiro de São João Batista s/no - Campus do Valonguinho CEP: 24020-150 - Niterói - RJ Telefone: (021) 3604-6212 (regular) e 2620-7769 (emergências) Telefax: (021) 2717-8375 E-mail: posiq@kabir.gqt.uff.br Homepage: http://www.uff.br/posiq


Período: De 16/06/2003 a 18/07/2003


Horário: De segunda a sexta-feira, de 10:00 às 16:00h


Os documentos necessários para a inscrição estão discriminados na homepage do programa . A seleção constará de entrevista e análise das cartas de recomendação, do histórico escolar e do currículo do candidato. A entrevista incluirá a análise da capacidade de comunicação oral e escrita, de suas potencialidades, aptidão e conhecimento básico de Química. Poderão ser oferecidas Bolsas da FAPERJ, CNPq ou CAPES, modalidade Mestrado, conforme a disponibilidade do Programa, seguindo-se o critério de classificação do processo seletivo. No presente processo seletivo serão oferecidas 14 vagas, distribuídas da seguinte forma: Físico-Química 4 vagas, Química Analítica 6 vagas, Química Inorgânica 4 vagas. O resultado do processo seletivo será afixado no quadro de avisos da Secretaria de Pós-Graduação em Química, sala 104, no dia 23/07/2003/2003, a partir das 10:00 h.


Fonte
Eduardo Hollauer
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química Instituto de Química Universidade Federal Fluminense



10. Ensino médio obrigatório, editorial de 'O Estado de SP'


Sem um projeto de incentivo ao magistério - um licenciado em Física, Química ou Biologia tem outras possibilidades profissionais além da docência -, a obrigatoriedade do ensino médio ampliará o déficit de professores, com graves conseqüências para a qualidade do ensino


Editorial publicado em 15/6:


O MEC pretende, a partir de 2004, tornar obrigatório o ensino médio, a exemplo do que já ocorre com o ensino fundamental. O secretário de Educação Média e Tecnológica do Ministério, Antônio Ibañez, disse que a proposta visa a tornar compulsória a matrícula no primeiro ano desse nível de ensino em 2004, no segundo ano, em 2005, e, no terceiro ano, em 2006.


Para que isso possa ocorrer, os alunos que terminarem a 8.ª série do ensino fundamental em dezembro deverão ter vagas e condições de permanência na escola garantidas.


Para atender a essa última demanda, o MEC pretende instituir, para alunos do período noturno, que tenham entre 16 e 19 anos de idade, um programa semelhante ao Bolsa-Escola.


A iniciativa é auspiciosa, mas sua implementação não é tão simples como fazem crer as declarações das autoridades educacionais. O secretário Ibañez falou, por exemplo, que a obrigatoriedade seria instituída por decreto.


Ora, medida dessa natureza exige emenda constitucional, alterando o inciso II do art. 208 da Constituição que especifica como dever do Estado a 'progressiva universalização do ensino médio gratuito'.


Além disso, a velocidade de expansão das matrículas no ensino médio é muito alta. Segundo o Censo Escolar 2002, apenas naquele ano foram feitas mais 400 mil novas matrículas. Nos últimos seis anos, o número de matrículas aumentou 53%.


Sem contar os alunos matriculados em supletivo, o ensino médio formal registrou 8,4 milhões de alunos no final do ano passado - e é impressionante a diversidade, em termos de faixas etárias: apenas 3,8 milhões dos matriculados estão na relação idade/série correta, entre 15 e 17 anos; mais de 2 milhões de alunos têm mais de 20 anos; e 1,2 milhão tem mais de 25 anos.


Parcela considerável dos alunos do ensino médio tem mais de 29 anos de idade. Apesar disso, como demonstrou o último Censo do IBGE, menos de um terço dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos está ou esteve matriculado no ensino médio.


Portanto, há uma grande demanda reprimida nesse nível de ensino, que só poderá ser atendida com vultosos investimentos em salas de aulas e na formação e contratação de professores.


O secretário Ibañez anunciou que serão oferecidas de 60 mil a 80 mil bolsas de estudos para que os jovens que enfrentam maior risco de evasão, por problemas de renda, possam permanecer na escola.


O MEC pretende utilizar recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento nesse programa. Mas ninguém explica por que já foram pagos US$ 6 milhões em multas ao BID pela não utilização de empréstimo tomado para incentivar e melhorar a educação média.


O ensino médio tem uma taxa de complementaridade de trajetória escolar bem maior que a do ensino fundamental: 74% dos alunos que se matriculam no ensino médio concluem o ciclo, contra 59% no fundamental.


Isso significa que a necessidade de professores é estável para os 3 anos do ciclo, existindo atualmente um déficit reconhecido pelo MEC de 250 mil professores.


Sem um projeto de incentivo ao magistério - um licenciado em Física, Química ou Biologia tem outras possibilidades profissionais além da docência -, a obrigatoriedade do ensino médio ampliará o déficit de professores, com graves conseqüências para a qualidade do ensino.


Tentativas intempestivas de expansão de matrículas já foram feitas na história da Educação brasileira e o resultado não foi dos melhores.


Fonte: O Estado de SP, 15/6



11. USP pode ter aposentadoria de 22% dos professores



Adolpho José Melfi, reitor: 1.073 docentes podem sair, se considerarem prejudicial a reforma da Previdência


Nada menos do que 22% dos professores da USP estão em condições de se aposentar e podem fazer isso se considerarem que a reforma previdenciária será prejudicial.


Isso seria um 'baque grande' para a USP, que completa 70 anos em janeiro de 2004, avalia seu reitor, Adolpho José Melfi.


No entanto, ele tenta demonstrar otimismo e afirma não acreditar que haja aposentadoria em massa. Mas o governo federal tem demonstrado preocupação com o possível êxodo do funcionalismo. Uma das áreas mais fragilizadas seria justamente a academia.


Além da perda de cérebros, a USP também tem outras preocupações. As cotas para entrada de alunos carentes, por exemplo. Melfi diz que é necessário haver políticas públicas para atender a essa demanda, mas afirma que a entrada de alunos por cotas prejudica o nível da Universidade.


Leia trechos de entrevista concedida à 'Folha de SP':


Fonte: Folha de SP, 15/6



Secretaria Geral SBQ



Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br


Até nossa próxima edição!!!