SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 417


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


"DIA NACIONAL DO QUIMICO, 18 DE JUNHO"
OS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO CONSULTIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ, CUMPRIMENTAM TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL PELA PASSAGEM DO DIA NACIONAL DO QUIMICO, NO PRÓXIMO DIA 18 DE JUNHO. PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS QUÍMICOS!!!



Veja nesta edição:
  1. IV Semana Acadêmica de Química da UFBA, como uma das atividades em comemoração ao dia do Químico
  2. Comemoração do Dia Nacional do Químico no IQ-USP. Homenagem ao Professor Dr. Geraldo Vicentini
  3. 1ª Semana de Química Departamento de Química, CCEN, UFAL
  4. IV Semana do Químico - XIII Semana do Instituto de Química, IQ, UFG e IV Semana da Química Industrial do - CEFET - GO
  5. Participação da Profa. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva na Assembléia Geral da IUPAC
  6. Inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Mestrado e de Doutorado na UFSC
  7. Prorrogação de prazo para entrega de trabalhos na CLAFQO-7

1. IV Semana Acadêmica de Química da UFBA, como uma das atividades em comemoração ao dia do Químico


Será realizada no Instituto de Química da UFBA nos dias 11 a 13 de junho de 2003, a "IV Semana Acadêmica de Química da UFBA".

O evento é promovido pelo Instituto de Química da UFBA e pelo Diretório Acadêmico de Química como parte das comemorações do Dia do Químico, comemorado em 18 de junho.

Na IV Semana Acadêmica de Química serão oferecidos oito minicursos, duas conferências e cinco palestras, ministrados por professores do Instituto de Química da UFBA e por profissionais que ocupam posições de destaque nas indústrias baianas, sendo vários deles ex-alunos do IQ-UFBA. A conferência de abertura, "O Químico: abençoado ou maldito?", será proferida pelo Professor Emérito da UFBA Dr. Antonio Celso Spínola Costa e a conferência de encerramento, "O abC do estudante e do profissional de Química" será proferida pela Professora Titular do Departamento de Química Orgânica Dra. Nídia Franca Roque.

O evento ocorrerá no intervalo de 16:00 as 20:00 horas, com os minicursos sendo ministrados no horário das 16:00 às 17:40 horas e as conferências e palestras acontecendo das 18:00 às 20:00 horas e tem como público alvo os profissionais de Química e estudantes dos Cursos de Graduação em Química, Farmácia, Engenharia Química ou Ciências Biológicas da UFBA, UNEB, CEFET e de Universidades particulares que ofereçam estes Cursos ou de áreas afins, além de alunos de Pós-graduação da UFBA.

O evento também está sendo divulgado através do site da semana de Química na internet, no endereço: www.saiq2003.ufba.br

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 06 e 11 de junho, das 09:00 às 17:00 horas na Secretaria Administrativa do Instituto de Química e no Diretório Acadêmico de Química.

Atenciosamente,

Dirceu Martins
Diretor do Instituto de Química da UFBA.


2. Comemoração do Dia Nacional do Químico no IQ-USP. Homenagem ao Professor Dr. Geraldo Vicentini


As origens do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, IQUSP, se relacionam com a criação da USP, quase setenta anos atrás. O IQUSP, fundado em 1970, resultou da integração do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com as Cátedras de Bioquímica das Faculdades de Farmácia, Medicina, Odontologia e Veterinária e de docentes do Departamento de Química da Escola Politécnica. Hoje, o IQUSP é um centro de pesquisa e formação de pessoal que reúne mais de cem docentes que criam conhecimento e tecnologia num largo espectro do saber que se estende desde a química teórica à genômica. O IQUSP continua sendo um centro de excelência formador de profissionais em Química, Mestres e Doutores.

É com esta responsabilidade que o IQUSP se associa à celebração do dia do Químico a ser comemorado em 18 de Junho. O Dia Nacional do Químico, instituído pelo Conselho Federal de Química, celebra a promulgação da lei No 2.800/56 em que a classe dos profissionais da Química se habilitou formal e legalmente para participar mais ativamente do progresso tecnológico do Brasil, marcando assim a função social dessa categoria profissional na sociedade brasileira.

Assim o IQUSP, consciente da sua responsabilidade histórica na formação de profissionais em Química organizou, em comemoração do Dia Nacional do Químico, um encontro que, ao reverenciar a tradição, celebra também o novo. O encontro deste ano reverencia a memória do Professor Dr. Geraldo Vicentini, que nos deixou em fevereiro deste ano depois de dedicar toda a sua vida profissional à pesquisa, ao ensino, à formação de pessoal e à participação em entidades ligadas à Química.

O IQUSP presta esta homenagem à memória do Prof. Vicentini no dia do Químico reverentemente e, ao lembrar da sua vida, aproveita para olhar o futuro, instituindo e passando a oferecer anualmente o Prêmio Professor Geraldo Vicentini ao terceiranista do ensino médio melhor colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. A OQSP é dirigida aos 2 milhões de alunos paulistas de nível médio,visando despertar o seu interesse pela ciência que, ao se preocupar com as propriedades e transformações daquilo que vemos, tem um papel central no desenvolvimento da vida com qualidade. Os paulistas escolhidos pela OQSP participam da Olimpíada Brasileira de Química, que teve a sua origem no IQUSP em 1989 e hoje é coordenada pela Universidade Federal do Ceará, via de acesso à Olimpíada Internacional de Química.

Ao celebrar o dia do Químico desta forma o IQUSP mostra como os nossos docentes, representados pela vida profícua de quem nos deixou, acreditam que o futuro reserva à Química um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento socialmente justo da sociedade brasileira.

GERALDO VICENTINI
(04/04/1928 - 08/02/2003)

Programação

14h00
Abertura
(Prof. Dr. Hernan Chaimovich)
14h15
Homenagem ao Prof. Dr. Geraldo Vicentini
(Prof. Dr. Claudio Airoldi)
15h00
Entrega do Prêmio Prof. Geraldo Vicentini ao 1º colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo.

15h45 - Intervalo

16h00
Conferência: CRQ-IV
(Engo. Wagner Contrera Lopes)

16h45 - Conferência:

Terras Raras
O estado-da-arte
(Prof. Dr. Hermi Felinto de Brito)

17h30 - Encerramento

Local
Anfiteatro Vermelho (0662)
Bloco 06 sup.

3. Semana de Química Departamento de Química, CCEN, UFAL


Tema: O Papel do Químico na Sociedade

Data: 16 a 18 de junho de 2003

Local
Universidade Federal de Alagoas
Departamento de Química CCEN Inscrições: 09 a 13/06 Locais: Departamento de Química-CCEN / UFAL Auditório da Biblioteca Central Realização: Departamento de Química e Centro Acadêmico do Curso de Química da UFAL

Palestras

Prof.Dr. Paulo César Vieira (presidente da SBQ): O Papel da SBQ no Desenvolvimento da Química no Brasil

Profa.Dra. Marilia Goulart: Química Medicinal

Prof.Dr. Josealdo Tonholo: Empreededorismo na Área de Química

Profa.Dra. Tânia Piatti: O Químico na Licenciatura

CRQ: As Atribuições do Profissional da Química

Politeno S.A.: O Perfil do Profissional da Industria Química

Braskem S.A.: A Atividade do Químico na Braskem

Outras Atividades

LIFAL Peça teatral e Estande

Apresentação de Pôsteres

Treinamento de Combate a Incêndio

Mesa Redonda: Discussão da Grade Curricular

Mini-cursos*

Espectrometria de Absorção Atômica Química Ambiental
Ensaios Biológicos Aplicados em Química

Contatos e Informações:
Site: www.qui.ufal.br
Prof. Dr. Mario R. Meneghetti mrm@qui.ufal.br (comissão organizadora do evento)
Prof. Dr. Mariano A. Pereira map@qui.ufal.br (chefe de departamento) Prof. Dr. Euzébio Sant'Ana aegs@qui.ufal.br (secretário regional da sbq)


4. IV Semana do Químico - XIII Semana do Instituto de Química, IQ, UFG e IV Semana da Química Industrial do - CEFET - GO


Tema: O Profissional da Química: Formação e Atuação na Sociedade

Data: 16 a 18 de junho de 2003

Local: Instituto de Química - UFG - Campus II

Inscrições
09 a 13/06
Locais:

Realização: Secretaria Regional da SBQ, IQ-UFG, CEFET-GO, UEG e IQ-UNB

Informações:
Site: www.quimica-industrial.com/semana2003.html
E-mail: semana_do_quimico@quimica.ufg.br

Fonte
Prof. Dr. Anselmo Elcana de Oliveira
Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química

5. Participação da Profa. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva na Assembléia Geral da IUPAC


Caros colegas,

Há uns três meses fui comunicada pela The International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), que o meu nome havia sido sugerido para concorrer como Membro Titular da Divisão de Química Orgânica e Biomolecular (Titular Member of the Division of Organic and Biomolecular Chemistry), e se eu concordasse para que eu enviasse cópia do meu CV. Recentemente fui comunicada que eu fui eleita para tal cargo.

Com isto, fui convidada por esta divisão para participar da Assembléia Geral da IUPAC, a qual ocorrerá em Ottawa, Canadá, de 9 a 17 de agosto de 2003, onde ocorrerá a assembléia da divisão de Química Orgânica e Biomolecular. As reuniões da divisão ocorrerão entre 10 e 11 de agosto, e eu serei financiada pela própria IUPAC para participar da abertura e destas duas reuniões.

Entre as atividades da Divisão de QOB há um item, o qual refere-se ao ensino de QO na América Latina. Vários outros itens são também muito interessantes. Tenho cópia do programa, quem se interessar solicitar via meu e-mail, dmfs@power.ufscar.br.

Infelizmente este programa não está na pagina da IUPAC. Sinto me como representante do meu País, Universidade e Sociedade Brasileira de Química, assim, o interessado em ler o programa e posteriormente, que eu leve alguma discussão sobre alguns dos itens que constam do mesmo, entre em contato comigo via o meu e-mail.

Dr. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva Departamento de Química
Universidade Federal de São Carlos
Caixa Postal 676, 13560-970 - São Carlos - SP, Brasil Telephone: + 55 (16) 260.8208 - Fax: + 55 (16) 260.8350 - e-mail: dmfs@power.ufscar.br


6. Inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Mestrado e de Doutorado na UFSC


O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina torna público que, no período de 09 a 11 de julho de 2003, estarão abertas as inscrições para o processo EMERGENCIAL de seleção e admissão ao Programa de Mestrado e de Doutorado.

  1. Estarão abertas 05 vagas para admissão ao Mestrado, e 05 vagas para admissão ao Doutorado, para ingresso no 2º semestre do ano de 2003.
  2. Para inscrever-se no processo de seleção os candidatos deverão apresentar à Coordenadoria do Programa os seguintes documentos: Para o Mestrado:
  1. Ficha de inscrição, devidamente preenchida;
  2. Cópia do histórico escolar da graduação;
  3. Cópia do diploma ou comprovante de conclusão da graduação;
  4. Curriculum Lattes (Modelo CNPq), documentado;
  5. Duas folhas de referência (formulários próprios, preenchidos por dois professores do curso da graduação e enviados, em envelopes fechados, junto com a documentação ou separadamente pelos informantes);
  6. Uma foto 3x4.

Para o Doutorado:

  1. Ficha de inscrição, devidamente preenchida;
  2. Cópia do histórico do mestrado;
  3. Cópia do diploma do Mestrado ou comprovante de conclusão e defesa da dissertação do Mestrado;
  4. Curriculum Lattes (Modelo CNPq), documentado;
  5. Carta de avaliação do orientador do Mestrado;
  6. Duas folhas de referência (formulários próprios, preenchidos por dois professores do curso de mestrado e enviados, em envelopes fechados, junto com a documentação ou separadamente pelos informantes);
  7. Uma foto 3x4.

  1. A seleção dos candidatos ao Mestrado seguirá os critérios estabelecidos no Anexo I. As provas nas áreas de Físico-Química, Química Orgânica, Química Analítica e Química Inorgânica serão realizadas em duas etapas:

Primeira etapa : Físico-Química e Química Analítica

Dia: 21/07/03 - segunda-feira

Horário: das 08:30 às 11:30 horas - Local: Anfiteatro CFM 404

Segunda etapa: Química Orgânica e Química Inorgânica

Dia: 22/07/03 - terça-feira

Horário: das 08:30 às 11:30 horas - Local: Anfiteatro CFM 404

Seleção e Resultado:

  1. A seleção dos candidatos ao Doutorado seguirá os critérios estabelecidos no Anexo II.

Seleção e Resultado:

  1. O Programa se reserva o direito de não preencher as vagas.
  2. Os candidatos selecionados deverão contatar a Coordenadoria do Programa no período de 28 a 30 de julho de 2003 para efetuarem a matrícula.
  3. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa.

Florianópolis, 23 de maio de 2003.



Prof. Faruk José Nome Aguilera
Coordenador

OBS.: Informações mais detalhadas devem ser obtidas através do site

da CPGQ-UFSC: http://www.pgquimica.ufsc.br/


7. Prorrogação de prazo para entrega de trabalhos na CLAFQO-7


Considerando a solicitação de numerosos colegas brasileiros para ampliar a data de entrega de trabalhos para a CLAFQO-7, gostaria de informar que o prazo foi ampliado até 30 de Junho.

Para mais informações estamos enviando o endereço do website da 7a. Conferencia Latinoamericana de Fisico-Quimica Orgânica. http://www.qmc.ufsc.br/clafqo7/

Saudações,

Eduardo Humeres
Coordenador CLAFQO-7


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!