SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 416


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

"DIA NACIONAL DO QUIMICO, 18 DE JUNHO"
OS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO CONSULTIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ, CUMPRIMENTAM TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL PELO PASSAGEM DO DIA NACIONAL DO QUIMICO, NO PRÓXIMO DIA 18 DE JUNHO. PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS QUÍMICOS!!!



Veja nesta edição:
  1. Avaliação da 26a Reunião Anual da SBQ
  2. Comemoração do Dia Nacional do Químico no IQ-USP. Homenagem ao Professor Dr. Geraldo Vicentini
  3. IV Semana do Químico - XIII Semana do Instituto de Química, IQ, UFG e IV Semana da Química Industrial do - CEFET - GO
  4. Eleições na SBPC: falta menos de uma semana para o fim da votação e 4.600 sócios ainda não votaram
  5. Ref: Auxílio FAPESP para participação no 10th BMOS Última chamada - providenciar até 5a. feira (12/06/03)

    1. Avaliação da 26a Reunião Anual da SBQ


    A 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em Poços de Caldas, MG, no período de 26 a 29 de maio de 2003, teve como tema "A Química Torna sua Vida Melhor".

    Foram realizados durante o primeiro dia de reunião, antes da abertura, 8 workshops sobre: "A Química Inorgânica nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação: O desafio para este século"; "Novas substâncias bioativas: da descoberta de novos protótipos ao desenvolvimento de produtos. O papel da rede de laboratórios"; "Métodos não destrutivos usados em arte, história e arqueologia"; "Química e Saúde"; "A pesquisa em educação química no Brasil: abordagens teóricas e metodológicas"; "Métodos Modernos em Fotoquímica e Fotofísica"; "Lab-on-a-chip - A Miniaturização de Laboratórios Químicos"; "A SBQ e suas Regionais: Situação Atual e Perspectivas".

    Todos foram considerados excelentes pelos respectivos coordenadores, com ótima média de participantes.

    Contemplando o tema central da Reunião, a conferência de abertura "A Química da Vida e os Fármacos", foi proferida pelo Prof. Eliezer J. Barreiro, do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, ex-Presidente da SBQ. Foi realmente considerada pela platéia, creio que por unanimidade, uma excelente conferência, diretamente relacionada ao tema central da reunião, com um público excepcional. Esta conferência foi e continua sendo muito elogiada pelos sócios da SBQ. Parabéns ao Professor Eliezer pela magnífica apresentação.

    Após a conferência de abertura realizamos o coquetel, já tradicional em nossas reuniões.

    Nós tivemos projetores multimidia (data-show) em todas as conferências plenárias (total de 9), workshops (total de 8), simpósios (total de 2), cursos (total de 9) e sessões coordenadas (total de 17). Ao todo foram cerca de 220 apresentações com data-show. Foi uma iniciativa que deu muita qualidade e agilidade as apresentações e será mantida nas próximas reuniões.

    Os cerca de 1800 trabalhos aprovados para apresentação foram discutidos em 3 sessões de painéis, sendo que cada sessão teve 2 horários de discussão: das 8:00 às 9:30 h, painéis com números pares e das 9:30 às 11:00 h, painéis com números ímpares. Em virtude do elevado número de trabalhos um novo espaço para painéis foi utilizado próximo a nossa secretaria. Lá foi possível colocar cerca de 125 trabalhos a mais por dia.

    Tivemos também nesta Reunião 8 conferências plenárias. Novamente, fomos muito felizes na escolha dos conferencistas, pois o que todos observamos foi que todas as salas estavam lotadas, algo realmente gratificante.

    Tivemos ainda a realização de 2 simpósios: "A formação do químico", sob a coordenação do Prof. Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA) e "Da Química à transdisciplinaridade", coordenado pelo Prof. Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFRJ). Quem participou pode atestar que estes simpósios foram um sucesso, com boa presença de público, todos eles.

    Durante a sessão coordenada de produtos naturais, tivemos o lançamento da Biblioteca Virtual Otto Richard Gottlieb, sob a coordenação de Yone Chastinet (Prossiga/MCT).

    Foram oferecidos 9 cursos no total, todos com as salas cheias.

    Como parte das festividades, a Diretoria da SBQ fez a Outorga da medalha "Simão Mathias" aos Professores Eliezer Barreiro e Nídia Roque e a Editoria do JBCS a homenagem "JBCS" aos Professores Yoshitaka Gushikem e Henri Taube.

    Foi uma bela homenagem que foi concluída com a apresentação da peça "Oxigênio" de autoria de Carl Djerassi e Roald Hoffman, com direção de Mariangela Cantú, sob a coordenação de Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFRJ). O público presente, que lotou completamente a URCA, com gente sentada nos corredores e em pé, aplaudiu com muito entusiasmo a peça, que é outra inovaçao em reuniões da SBQ, desde a 25a RASBQ. Foi uma belo momento da reunião, sem dúvida alguma.

    Tivemos o lançamentos de 9 livros, livros estes (entre outros), que serão enviados aos 24 autores que tiveram seus painéis premiados (1 livro para cada trabalho). Entre os livros lançados gostaria de salientar o lançamento do primeiro livro do acordo Bookman Editora com a EditSBQ: "Substâncias Carboniladas", cujos autores são: Paulo R. R. Costa (UFRJ), Ronaldo A. Pilli (UNICAMP), Sérgio Pinheiro (UFF) e Mário L. A. A. Vasconcellos (UFRJ).

    Ainda como parte da programação cultural, tivemos o lançamento do CD de Blues 'Stop Breakin' Down Blues', com apresentações da Amartini Blues Band em Poços de Caldas. Este CD, cujo produtor é o Prof. Luiz Carlos Gomide Freitas, da UFSCar, também será enviado ao autores dos painéis premiados, lembrando que será um CD para o autor que fez a inscrição do trabalho na 26aRASBQ.

    Para esta reunião, recebemos cerca de 2000 trabalhos, um número realmente extraordinário, e fizemos a referagem de modo que cada trabalho foi lido por pelo menos dois analisadores.

    A avaliação dos trabalhos submetidos foi realizada online, já pela segunda vez, por cerca de 250 assessores ad-hoc das diversas áreas, de norte a sul do Brasil, sob a coordenação das Comissões Organizadora e Científica. A reunião para discussão dos trabalhos recusados na avaliação online, composição das sessões coordenadas, distribuição dos auxílios a 100 trabalhos de IC e montagem das sessões de painéis foi realizada no IQ-UNICAMP com um número bem menor de pessoas. Cada trabalho foi lido por pelo menos 2 analisadores e posteriormente submetido a avaliação final pelas comissões de cada área, o que torna

    • processo simplesmente inquestionável. Sem dúvida representou também uma grande economia para a SBQ em termos de passagens aéreas. Isto sem dúvida nenhuma representa um grande avanço para a SBQ, não só para nossas reuniões anuais mas porque já estamos estendndo às nossas publicações, mostrando que a SBQ está trilhando novos caminhos, e caminhos em busca de uma excelência cada vez maior.

    Certamente algumas pequenas mudanças, melhorias, acertos serão feitos para o próximo ano, mas estamos muito contentes e super satisfeitos com o funcionamento do sistema.

    Uma novidade para este ano foi a utilização de boleto bancário para o pagamento da incrição na 26a RASBQ. A SBQ, empenhada em propiciar maior comodidade à seus sócios, agilização do sistema de cobrança e modernização de seu setor financeiro, decidiu implantar o sistema de cobrança via boleto bancário. O boleto foi adotado pela SBQ, objetivando um salto de qualidade no serviço prestado aos seus sócios, uma vez que com este sistema o pagamento pode ser efetuado em QUALQUER Banco, até a data de vencimento.

    Ainda este ano, decidiu-se manter a concessão de 100 auxílios-participação para estudantes de graduação de todo o país, distribuídos de acordo com o mérito, julgado pela Comissão Científica, por ocasião da avaliação dos trabalhos submetidos à 26a RASBQ.

    O Livro de Resumos foi publicado em apenas um volume, no mesmo formato da reunião anterior.

    Nas conversas com os sócios e na assembléia geral ordinária, foi possível perceber que a reunião foi considerada um sucesso em todos os sentidos. Também temos recebido dezenas de mensagens via e-mail congratulando a comissão organizadora pela organização desta reunião e gostaria de agradecer o apoio e carinho de todos que estão escrevendo.

    Ficamos todos muito felizes ao ouvir os elogios a esta reunião durante a assembléia geral ordinária da SBQ e durante toda a reunião, nos intervalos, corredores, coquetel de encerramento, etc. Para nós da comissão organizadora, foi realmente muito gratificante perceber o retorno dos sócios neste sentido.

    Ao finalizar, gostaria de fazer um agradecimento especial aos membros de Diretoria e Conselho por acreditarem em nossas
    idéias e pelo apoio dado desde o início da gestão.

    Também quero agradecer aos colegas da Comissão Organizadora, aos Diretores de Divisão, a Beth (do JBCS), ao Beto e ao Márcio, da Adaltech Informática, ao Valdir Bertolino, do IQ-UNICAMP, nosso webmaster, a todos os colegas da Secretaria da SBQ (Cleuza, Arlan, Patrícia, Benedito, Alexandre, Pricila) e em especial a minha querida Dirce Campos, Diretora Executiva da SBQ.
    Todos foram fundamentais para o sucesso desta reunião.

    Muito obrigado a todos os colegas da SBQ, sócios ou não, pelo apoio na organização desta bela reunião anual!!!

    Converse com seus colegas, amigos, alunos, professores e traga mais gente para a SBQ. Se você ainda não é sócio, aproveite e associe-se. Assine o JBCS e a QNEsc. Vamos juntos construir uma SBQ cada vez mais forte!!!

    Esperamos contar com o apoio dos sócios para que a 27aRASBQ, a ser realizada na cidade de Salvador, de 30 de maio a 02 de junho de 2004, também seja um sucesso e desde já fica o convite para que todos enviem suas sugestões.

    Luiz Carlos Dias
    Coordenador da Comissão Organizadora da 26aRASBQ

    Nota do Editor
    Colegas, peço desculpas, pois no boletim anterior divulguei a data da próxima reunião como sendo de 30 de junhoa 02 de maio de 2004, quando na verdade e de 30 de maio a 02 de junho de 2004.

    2. Comemoração do Dia Nacional do Químico no IQ-USP. Homenagem ao Professor Dr. Geraldo Vicentini


    As origens do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, IQUSP, se relacionam com a criação da USP, quase setenta anos atrás. O IQUSP, fundado em 1970, resultou da integração do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com as Cátedras de Bioquímica das Faculdades de Farmácia, Medicina, Odontologia e Veterinária e de docentes do Departamento de Química da Escola Politécnica. Hoje, o IQUSP é um centro de pesquisa e formação de pessoal que reúne mais de cem docentes que criam conhecimento e tecnologia num largo espectro do saber que se estende desde a química teórica à genômica. O IQUSP continua sendo um centro de excelência formador de profissionais em Química, Mestres e Doutores.

    É com esta responsabilidade que o IQUSP se associa à celebração do dia do Químico a ser comemorado em 18 de Junho. O Dia Nacional do Químico, instituído pelo Conselho Federal de Química, celebra a promulgação da lei No 2.800/56 em que a classe dos profissionais da Química se habilitou formal e legalmente para participar mais ativamente do progresso tecnológico do Brasil, marcando assim a função social dessa categoria profissional na sociedade brasileira.

    Assim o IQUSP, consciente da sua responsabilidade histórica na formação de profissionais em Química organizou, em comemoração do Dia Nacional do Químico, um encontro que, ao reverenciar a tradição, celebra também o novo. O encontro deste ano reverencia a memória do Professor Dr. Geraldo Vicentini, que nos deixou em fevereiro deste ano depois de dedicar toda a sua vida profissional à pesquisa, ao ensino, à formação de pessoal e à participação em entidades ligadas à Química.

    O IQUSP presta esta homenagem à memória do Prof. Vicentini no dia do Químico reverentemente e, ao lembrar da sua vida, aproveita para olhar o futuro, instituindo e passando a oferecer anualmente o Prêmio Professor Geraldo Vicentini ao terceiranista do ensino médio melhor colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. A OQSP é dirigida aos 2 milhões de alunos paulistas de nível médio,visando despertar o seu interesse pela ciência que, ao se preocupar com as propriedades e transformações daquilo que vemos, tem um papel central no desenvolvimento da vida com qualidade. Os paulistas escolhidos pela OQSP participam da Olimpíada Brasileira de Química, que teve a sua origem no IQUSP em 1989 e hoje é coordenada pela Universidade Federal do Ceará, via de acesso à Olimpíada Internacional de Química.

    Ao celebrar o dia do Químico desta forma o IQUSP mostra como os nossos docentes, representados pela vida profícua de quem nos deixou, acreditam que o futuro reserva à Química um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento socialmente justo da sociedade brasileira.

    GERALDO VICENTINI
    (04/04/1928 - 08/02/2003)

    Programação

    14h00
    Abertura
    (Prof. Dr. Hernan Chaimovich)
    14h15
    Homenagem ao Prof. Dr. Geraldo Vicentini
    (Prof. Dr. Claudio Airoldi)
    15h00
    Entrega do Prêmio Prof. Geraldo Vicentini ao 1º colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo.

    15h45 - Intervalo

    16h00
    Conferência: CRQ-IV
    (Engo. Wagner Contrera Lopes)

    16h45 - Conferência:

    Terras Raras
    O estado-da-arte
    (Prof. Dr. Hermi Felinto de Brito)

    17h30 - Encerramento

    Local
    Anfiteatro Vermelho (0662)
    Bloco 06 sup.

    3. IV Semana do Químico - XIII Semana do Instituto de Química, IQ, UFG e IV Semana da Química Industrial do - CEFET - GO


    Tema: O Profissional da Química: Formação e Atuação na Sociedade

    Data: 16 a 18 de junho de 2003

    Local: Instituto de Química - UFG - Campus II

    Inscrições
    09 a 13/06
    Locais:
    • Instituto de Química - IQ-UFG
    • Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás - CEFET-GO
    • Universidade Estadual de Goiás - UEG
    • Instituto de Química - IQ-UnB

    Realização: Secretaria Regional da SBQ, IQ-UFG, CEFET-GO, UEG e IQ-UNB

    Informações:
    Site: www.quimica-industrial.com/semana2003.html
    E-mail: semana_do_quimico@quimica.ufg.br

    Fonte
    Prof. Dr. Anselmo Elcana de Oliveira
    Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química

    4. Eleições na SBPC: falta menos de uma semana para o fim da votação e 4.600 sócios ainda não votaram


    O colégio eleitoral da SBPC é formado por cerca de 4.800 sócios quites, mais cerca de mil que, em colocando em dia sua anuidade, poderão votar. Desses 5.800, sufragaram seu voto apenas cerca de 1.200 sócios

    Isso significa que perto de 4.600 sócios ainda não votaram. Esse número surpreende. Afinal, esta parece ser a eleição mais disputada da SBPC, com três candidatos à Presidência, algo inédito na história da entidade.

    Entre os sócios que já votaram, estão 1040 que compareceram às urnas por via eletrônica e cerca de 150 que votaram por meio do correio postal.

    A Comissão Eleitoral da SBPC perdeu contato com 238 sócios, a quem foram enviadas mensagens relativas à votação que voltaram, sinalizando que o e-mail desses sócios pode estar desativado.

    Daí o apelo da Comissão Eleitoral: se você, sócio da SBPC, ainda não recebeu a mensagem oficial para votação, entre em contato imediatamente com a Secretaria da SBPC, pelo fone (11) 3259-2766 ou pelo site http://www.sbpcnet.org.br

    A Comissão Eleitoral, presidida por Walter Colli (USP), está empenhada em lembrar a todos os sócios sobre seu direito de votar nestas eleições.

    Por isso, está enviando uma terceira rodada de mensagens oficiais sobre as eleições a todos os sócios que ainda não votaram.

    Há quem estime que muitos sócios estão deixando para votar na última hora e que, portanto, o número de votantes deve crescer substancialmente na semana que vem - a reta final para o fechamento das urnas.

    A votação começou no dia 12 de maio e vai até o dia 12 de junho, quinta-feira da semana que vem. No dia seguinte, 13 de junho, a Comissão Eleitoral se reunirá para realizar a apuração dos votos.

    Fonte: JC e-mail 2293, de 05 de Junho de 2003


    5. Ref: Auxílio FAPESP para participação no 10th BMOS


    Última chamada - providenciar até 5a. feira (12/06/03)

    Conforme solicitação feita pelo Prof.Carlos Roque, estou coordenando projeto para pedir auxílio coletivo à FAPESP para docentes do Estado de São Paulo. Gostaria, assim, que os docentes interessados enviassem as documentações/dados indicados abaixo (pode ser por e-mail).

    Nome:
    Instituição:
    Departamento:
    CPF:
    RG:
    Endereço residencial e de trabalho:
    Telefone p/contato:
    e-mail:
    Cópia do(s) trabalho(s):
    Súmula curricular(FAPESP).

    O Prof. Carlos Roque irá providenciar a carta de aceitação do trabalho (trabalhos aceitos).

    Grato.

    Prof. Paulo Imamaura
    Instituto de Química
    UNICAMP
    e-mail: imam@iqm.unicamp.br
    tel:0xx19:37883065


    Secretaria Geral SBQ


    Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

    Até nossa próxima edição!!!