SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 415


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

"DIA NACIONAL DO QUIMICO, 18 DE JUNHO"

OS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO CONSULTIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ, CUMPRIMENTAM TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL PELO PASSAGEM DO DIA NACIONAL DO QUIMICO, NO PRÓXIMO DIA 18 DE JUNHO. PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS QUÍMICOS!!!


Veja nesta edição:
  1. Avaliação da 26a Reunião Anual da SBQ
  2. Resumo da Conferência de Abertura da 26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
  3. Painéis Premiados - 26aRASBQ
  4. Comemoração do Dia Nacional do Químico no IQ-USP. Homenagem ao Professor Dr. Geraldo Vicentini
  5. IV Semana do Químico - XIII Semana do Instituto de Química, IQ, UFG e IV Semana da Química Industrial do - CEFET - GO
  6. Edital de Seleção e Admissão ao Programa de Mestrado e Doutorado, do Departamento de Quimica da UFSC
  7. 15th Surfactants in Solution Symposium
  8. Abertura de processo seletivo para a contratação de um docente

1. Avaliação da 26a Reunião Anual da SBQ


A 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em Poços de Caldas, MG, no período de 26 a 29 de maio de 2003, teve como tema "A Química Torna sua Vida Melhor".

Foram realizados durante o primeiro dia de reunião, antes da abertura, 8 workshops sobre: "A Química Inorgânica nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação: O desafio para este século"; "Novas substâncias bioativas: da descoberta de novos protótipos ao desenvolvimento de produtos. O papel da rede de laboratórios"; "Métodos não destrutivos usados em arte, história e arqueologia"; "Química e Saúde"; "A pesquisa em educação química no Brasil: abordagens teóricas e metodológicas"; "Métodos Modernos em Fotoquímica e Fotofísica"; "Lab-on-a-chip - A Miniaturização de Laboratórios Químicos"; "A SBQ e suas Regionais: Situação Atual e Perspectivas".

Todos foram considerados excelentes pelos respectivos coordenadores, com ótima média de participantes.

Contemplando o tema central da Reunião, a conferência de abertura "A Química da Vida e os Fármacos", foi proferida pelo Prof. Eliezer J. Barreiro, do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, ex-Presidente da SBQ. Foi realmente considerada pela platéia, creio que por unanimidade, uma excelente conferência, diretamente relacionada ao tema central da reunião, com um público excepcional. Esta conferência foi e continua sendo muito elogiada pelos sócios da SBQ. Parabéns ao Professor Eliezer pela magnífica apresentação.

Após a conferência de abertura realizamos o coquetel, já tradicional em nossas reuniões.

Nós tivemos projetores multimidia (data-show) em todas as conferências plenárias (total de 9), workshops (total de 8), simpósios (total de 2), cursos (total de 9) e sessões coordenadas (total de 17). Ao todo foram cerca de 220 apresentações com data-show. Foi uma iniciativa que deu muita qualidade e agilidade as apresentações e será mantida nas próximas reuniões.

Os cerca de 1800 trabalhos aprovados para apresentação foram discutidos em 3 sessões de painéis, sendo que cada sessão teve 2 horários de discussão: das 8:00 às 9:30 h, painéis com números pares e das 9:30 às 11:00 h, painéis com números ímpares. Em virtude do elevado número de trabalhos um novo espaço para painéis foi utilizado próximo a nossa secretaria. Lá foi possível colocar cerca de 125 trabalhos a mais por dia.

Tivemos também nesta Reunião 8 conferências plenárias. Novamente, fomos muito felizes na escolha dos conferencistas, pois o que todos observamos foi que todas as salas estavam lotadas, algo realmente gratificante.

Tivemos ainda a realização de 2 simpósios: "A formação do químico", sob a coordenação do Prof. Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA) e "Da Química à transdisciplinaridade", coordenado pelo Prof. Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFRJ). Quem participou pode atestar que estes simpósios foram um sucesso, com boa presença de público, todos eles.

Durante a sessão coordenada de produtos naturais, tivemos o lançamento da Biblioteca Virtual Otto Richard Gottlieb, sob a coordenação de Yone Chastinet (Prossiga/MCT).

Foram oferecidos 9 cursos no total, todos com as salas cheias.

Como parte das festividades, a Diretoria da SBQ fez a Outorga da medalha "Simão Mathias" aos Professores Eliezer Barreiro e Nídia Roque e a Editoria do JBCS a homenagem "JBCS" aos Professores Yoshitaka Gushikem e Henri Taube.

Foi uma bela homenagem que foi concluída com a apresentação da peça "Oxigênio" de autoria de Carl Djerassi e Roald Hoffman, com direção de Mariangela Cantú, sob a coordenação de Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFRJ). O público presente, que lotou completamente a URCA, com gente sentada nos corredores e em pé, aplaudiu com muito entusiasmo a peça, que é outra inovaçao em reuniões da SBQ, desde a 25a RASBQ. Foi uma belo momento da reunião, sem dúvida alguma.

Tivemos o lançamentos de 9 livros, livros estes (entre outros), que serão enviados aos 24 autores que tiveram seus painéis premiados (1 livro para cada trabalho). Entre os livros lançados gostaria de salientar o lançamento do primeiro livro do acordo Bookman Editora com a EditSBQ: "Substâncias Carboniladas", cujos autores são: Paulo R. R. Costa (UFRJ), Ronaldo A. Pilli (UNICAMP), Sérgio Pinheiro (UFF) e Mário L. A. A. Vasconcellos (UFRJ).

Ainda como parte da programação cultural, tivemos o lançamento do CD de Blues 'Stop Breakin' Down Blues', com apresentações da Amartini Blues Band em Poços de Caldas. Este CD, cujo produtor é o Prof. Luiz Carlos Gomide Freitas, da UFSCar, também será enviado ao autores dos painéis premiados, lembrando que será um CD para o autor que fez a inscrição do trabalho na 26aRASBQ.

Para esta reunião, recebemos cerca de 2000 trabalhos, um número realmente extraordinário, e fizemos a referagem de modo que cada trabalho foi lido por pelo menos dois analisadores.

A avaliação dos trabalhos submetidos foi realizada online, já pela segunda vez, por cerca de 250 assessores ad-hoc das diversas áreas, de norte a sul do Brasil, sob a coordenação das Comissões Organizadora e Científica. A reunião para discussão dos trabalhos recusados na avaliação online, composição das sessões coordenadas, distribuição dos auxílios a 100 trabalhos de IC e montagem das sessões de painéis foi realizada no IQ-UNICAMP com um número bem menor de pessoas. Cada trabalho foi lido por pelo menos 2 analisadores e posteriormente submetido a avaliação final pelas comissões de cada área, o que torna

Certamente algumas pequenas mudanças, melhorias, acertos serão feitos para o próximo ano, mas estamos muito contentes e super satisfeitos com o funcionamento do sistema.

Uma novidade para este ano foi a utilização de boleto bancário para o pagamento da incrição na 26a RASBQ. A SBQ, empenhada em propiciar maior comodidade à seus sócios, agilização do sistema de cobrança e modernização de seu setor financeiro, decidiu implantar o sistema de cobrança via boleto bancário. O boleto foi adotado pela SBQ, objetivando um salto de qualidade no serviço prestado aos seus sócios, uma vez que com este sistema o pagamento pode ser efetuado em QUALQUER Banco, até a data de vencimento.

Ainda este ano, decidiu-se manter a concessão de 100 auxílios-participação para estudantes de graduação de todo o país, distribuídos de acordo com o mérito, julgado pela Comissão Científica, por ocasião da avaliação dos trabalhos submetidos à 26a RASBQ.

O Livro de Resumos foi publicado em apenas um volume, no mesmo formato da reunião anterior.

Nas conversas com os sócios e na assembléia geral ordinária, foi possível perceber que a reunião foi considerada um sucesso em todos os sentidos. Também temos recebido dezenas de mensagens via e-mail congratulando a comissão organizadora pela organização desta reunião e gostaria de agradecer o apoio e carinho de todos que estão escrevendo.

Ficamos todos muito felizes ao ouvir os elogios a esta reunião durante a assembléia geral ordinária da SBQ e durante toda a reunião, nos intervalos, corredores, coquetel de encerramento, etc. Para nós da comissão organizadora, foi realmente muito gratificante perceber o retorno dos sócios neste sentido.

Ao finalizar, gostaria de fazer um agradecimento especial aos membros de Diretoria e Conselho por acreditarem em nossas
idéias e pelo apoio dado desde o início da gestão.

Também quero agradecer aos colegas da Comissão Organizadora, aos Diretores de Divisão, a Beth (do JBCS), ao Beto e ao Márcio, da Adaltech Informática, ao Valdir Bertolino, do IQ-UNICAMP, nosso webmaster, a todos os colegas da Secretaria da SBQ (Cleuza, Arlan, Patrícia, Benedito, Alexandre, Pricila) e em especial a minha querida Dirce Campos, Diretora Executiva da SBQ.
Todos foram fundamentais para o sucesso desta reunião.

Muito obrigado a todos os colegas da SBQ, sócios ou não, pelo apoio na organização desta bela reunião anual!!!

Converse com seus colegas, amigos, alunos, professores e traga mais gente para a SBQ. Se você ainda não é sócio, aproveite e associe-se. Assine o JBCS e a QNEsc. Vamos juntos construir uma SBQ cada vez mais forte!!!

Esperamos contar com o apoio dos sócios para que a 27aRASBQ, a ser realizada na cidade de Salvador, de 30 de junho a 02 de maio de 2004, também seja um sucesso e desde já fica o convite para que todos enviem suas sugestões.

Luiz Carlos Dias
Coordenador da Comissão Organizadora da 26aRASBQ


2. Resumo da Conferência de Abertura da 26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química


A Química da Vida e os Fármacos
Eliezer J. Barreiro
Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro Cidade Universitária, Ilha do Fundão
CP 68.006, 21944-910, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

"... Sem a Química seria impossível manter a qualidade de vida da humanidade com alimentos, segurança ambiental, longevidade e conforto....".1

Esta sentença ilustra a importância da Química em nosso cotidiano e poderíamos reconhecer como item essencial à qualidade de nossa vida, longeva, a necessidade de saúde e sua dependência da Química. Seu envolvimento na preservação, conservação e recuperação do estado de saúde de uma população se faz, inegavelmente, através dos fármacos, sobretudo quando considera-se sua importância para a medicina preventiva e, por exemplo, na manutenção da qualidade de vida na terceira idade.

São pois os fármacos, instrumento responsável para tornar nossas vidas melhores.

Datam de 1773 as iniciativas pioneiras de Antoine-François Fourcroy, filho de um apotecário parisiense, que ainda durante a primeira fase da Revolução Francesa, incentivou a pesquisa química visando a Farmácia e a Medicina. Já buscava o Homem, desde tempos imemoriais, na química da natureza, soluções para muitos dos seus males, mas apenas em fins do século 19, foi que Felix Hoffmann descobre o ácido acetil salicílico (AAS), primeiro fármaco sintético, produzido e empregado como tal para combater um dos maiores medos da humanidade, as dores. Esta molécula de apenas nove átomos de carbono, foi a pioneira dentre os fármacos sintéticos que predominam, largamente, no arsenal terapêutico moderno. Estima-se que 85% dos fármacos hoje utilizados, sejam sintéticos, e movimentam um mercado de ca. 380 bilhões de dólares, em 2002.

No ano que em que se comemoram os 50 anos da Química do ADN, graças aos trabalhos de Watson & Crick, que é, provavelmente, a molécula mais identificada com a vida, merecendo, talvez, o título "molécula viva" consideramos oportuníssimo o tema desta 26 a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, "A Química torna sua vida melhor", e neste contexto, abordar a Química da Vida, através dos fármacos, se torna uma tarefa simples, sobretudo quando lembramo-nos de não nos esquecermos que desde os aromas, cheiros e odores, assim como as cores e os sabores, que dependem de "moléculas estéticas" e de "moléculas saborosas", até a fecundação do óvulo, onde participa um singelo aldeído, aquiral, com meros treze átomos de carbono capazes de prevenirem a polispermia, todos os fatores que regulam a vida são mediados pela Química, a lógica paradoxal dos fenômenos biológicos, onde moléculas sem vida são responsáveis pela vida.

  1. JB Andrade et al., Quim Nova 2003, 26, 445.
Nota do Editor
Um texto completo com a conferência do Prof. Eliezer está disponível como arquivo PDF na homepage da 26aRASBQ, no link "Abertura" e depois em "Conferência de abertura" e Conferência completa. O texto também está no link "Conferencista de abertura".

3. Painéis Premiados - 26aRASBQ


Enviamos a seguir a lista dos painéis premiados na 26aRASBQ, incluindo os painéis da Divisão de Química Orgânica.

Todos receberão o CD de Blues 'Stop Breakin' Down Blues', da Amartini Blues Band, o livro Termodinâmica Química, do Prof. Aécio Pereira Chagas e ainda mais um livro, entre os 9 livros lançados na reunião anual. Gostaria de lembrar que será um CD mais 2 livros apenas para o autor que fez a inscrição do trabalho premiado na 26aRASBQ.

AB-026

Determinação de fluxo de isopreno e especiação de VOCs biogênicos e oriundos de queima de biomassa na Floresta Amazônica. Carla R. Trostdorf (PG)*, Luciana V. Gatti (PQ), Amelia Yamazaki (PQ), Angelica Pretto (PQ), Williams Martins, Carlos A.B.Aquino, Lizia L. Murbch
IPEN

AB-051

Influência da composição eletródica Ti/RuxTi1-xO2 no tratamento de água de produção de petróleo. Flávio R. S. Cavalcante (IC), Marília O. F. Goulart (PQ), Josealdo Tonholo (PQ), Carmem L. P. S. Zanta (PQ)*
UFAL

CT-019

Hidrogenação seletiva do mirceno catalisada por complexos de ródio, rutênio e irídio.
Gilmara L. Ferreira (IC), Marcelo G. Speziali (IC), Flávia C.C. Moura (PG), Eduardo N. dos Santos (PQ), Elena V. Gusevskaya (PQ), Maria Helena Araújo (PQ)
UFMG

ED-043

Radioatividade
tema para ensino e pesquisa na escola pública. Maria Inês Freitas Petrucci S. Rosa (PQ); Tânia Cristina de Assis Quintino (PG); Marivaldo Parma (FM); Isilda Passos Sene (FM) UNICAMP

ED-056

Situação em montagem de modelo à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Argus V. de Almeida (PQ), Cláudio A. G. da Câmara (PQ)*, Jadson A. A. da Silva (PQ).
UFRPE

EQ-038

Preparação e caracterização eletroquímica de nanopartículas de Pt dispersas em óxido de tungstênio.
Rafael Lopes Seabra de Mello, Flora Inês Mattos-Costa, Hebe de lãs Mercedes Villullas, Luis Otavio de Sousa Bulhões. UFSCar.

EQ-118

Estudo do acoplamento redutivo eletroquímico de
3,3'-(1,4-fenileno)-bis-(2-propenoato de etila).
Hans Viertler (PQ), Wilson M. Grava (IC)
IQUSP

FQ-018

Medida do tempo de relaxação de poli(óxido de etileno) no impacto de uma gota sobre uma superfície líquida.
Melissa I. Alkschbirs, Edvaldo Sabatini, Marcelo G. de Oliveira. UNICAMP

FT-021

Incorporação da flavona pelas micelas de SDS em equilíbrio com agregado SDS-biopolímero.
Silvério, C.A. (IC); Okano, L.T.(PQ)
FFCLRP-USP

MD-004

Atividade analgésica e estudos de SAR de 2,6-alquil-piperidin-3-óis isolados de Cassia leptophylla (Leguminosae).
Cláudio Viegas Junior ,Vanderlan da Silva Bolzani (PQ), Eliezer J. Barreiro (PQ), Ana Luiza P. de Miranda.
UNESP e UFRJ

PN-030

Três sesquiterpenos cariofilenos altamente oxigenados de Pestalotiopsis sp., um fungo isolado de Pinus taeda.
Rodrigo Facchini Magnani1 (PG), Edson Rodrigues Filho (PQ*), Cristina Daolio (PG), Antonio Gilberto Ferreira2 (PQ), Antônia Q. L. de Souza (PG)
UFSCar

PN-161

Estudo do efeito de Baccharis dracunculifolia e flavonóides isolados da própolis verde sobre o metabolismo oxidativo de neutrófilos de coelho.
Lívia Maria Cordeiro Simões (PG)*, Ana Elisa Caleiro Seixas Azzolini (TC), Luíz Elídio Gregório (PG), Ademar Alves da Silva Filho (PG), Jairo Kenupp Bastos (PQ)2, Yara Maria Lucisano Valim (PQ)1. FCFRP-USP

QA-072

Um sistema Flow-Batch automático para "Screening Analysis" de cátions em polivitamínico.
Francisco Martins Formiga(IC)1,*, Everaldo Paulo de Medeiros(PG)1, Mário César Ugulino de Araújo (PQ)1, Edvaldo da Nóbrega Gaião(PG)2, Edvan Cirino da Silva(PQ)1.
UFPB, UFPE

QA-136

Determinação de boro em água mineral por análise por injeção em fluxo com detecção piezelétrica não-gravimétrica. Dosil Pereira de Jesus (PG) e Claudimir Lucio do Lago (PQ) IQUSP

QB-049

Otimização da biossíntese do laurato de hexila por metodologia de superfície de resposta.
Leonardo Faria Martins (IC), Alessandra M. Baron (PG) e Nadia Krieger (IC).
UFPR

QC-008

Estudo da estabilidade em meio gástrico e intestinal artificiais do éster etílico de indometacina associado a nanopartículas. Leonardo U. Soares (PG),Nádya Pesce da Silveira (PQ), Silvia S. Guterres (PQ, Adriana R. Pohlmann (PQ).
UFRGS

QI-095

Evidências de comunicação eletrônica entre as unidades de montagem de supermoléculas derivadas de porfirinas e Clusters de Rutênio. André Luiz B. Formiga* (PG), Koiti Araki (PQ), Henrique Eisi Toma (PQ) IQUSP

QI-113

Propriedades luminescentes de novos complexos de Eu3+ com 2-alquil-1,3-indandionatos e TPPO.
Ercules E.S. Teotonio(PG)1,*, Hermi F. Brito(PQ)1, Maria C.F.C. Felinto(PQ)2, Hans Viertler(PQ)1, Oscar L. Malta(PQ)3, Fernado H. Bartoloni(IC)1
IQUSP, IPEN e CCEN-UFPE

QM-109

Taticidade de poli-a-olefinas superiores sintetizadas com catalisadores metalocênicos
Luciano F. da Silva (IC), Daniel O. Ribeiro (IC), Griselda B. Galland (PQ)
UFRGS

QM-141

Uso de traçadores isotópicos para desvendar a etapa limitante do crescimento térmico de filmes dielétricos sobre semicondutores. Fernanda C. Stedile1(PQ)*, Cláudio Radtke2(PG) e Israel J.R. Baumvol(PQ)
UFRGS

QO-106

Redução diastereo e enantiosseletiva da indano-1,2-diona mediada por Trichosporon cutaneum.
Gelson José A. Conceição (PQ), Paulo J. S. Moran (PQ) e José Augusto R. Rodrigues (PQ)*
UNICAMP

QO-148

Alquilação tipo Barbier de sais de diazônio em meio aquoso. Idália Helena S. Estevam1 (PG)*, Lothar W. Bieber 2 (PQ). UNEB, UFPE

QT-028

Adição nucleofílica de OH- a HCONH2 em fase aquosa: Cálculo da energia livre de ativação usando o modelo Cluster-Continuum. Josefredo R Pliego Jr (PQ).
UFSC

TC-019

Biotransformação microbiana de moléculas fósseis do petróleo, por bactérias anaeróbias de águas de formação. Susan Pantaroto, Liliane Girotto, Gilson P. Manfio, Anita J. Marsaioli, Maria Bernadete Varesche.
UNICAMP, IQSC-USP


4. Comemoração do Dia Nacional do Químico no IQ-USP. Homenagem ao Professor Dr. Geraldo Vicentini


As origens do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, IQUSP, se relacionam com a criação da USP, quase setenta anos atrás. O IQUSP, fundado em 1970, resultou da integração do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com as Cátedras de Bioquímica das Faculdades de Farmácia, Medicina, Odontologia e Veterinária e de docentes do Departamento de Química da Escola Politécnica. Hoje, o IQUSP é um centro de pesquisa e formação de pessoal que reúne mais de cem docentes que criam conhecimento e tecnologia num largo espectro do saber que se estende desde a química teórica à genômica. O IQUSP continua sendo um centro de excelência formador de profissionais em Química, Mestres e Doutores.

É com esta responsabilidade que o IQUSP se associa à celebração do dia do Químico a ser comemorado em 18 de Junho. O Dia Nacional do Químico, instituído pelo Conselho Federal de Química, celebra a promulgação da lei No 2.800/56 em que a classe dos profissionais da Química se habilitou formal e legalmente para participar mais ativamente do progresso tecnológico do Brasil, marcando assim a função social dessa categoria profissional na sociedade brasileira.

Assim o IQUSP, consciente da sua responsabilidade histórica na formação de profissionais em Química organizou, em comemoração do Dia Nacional do Químico, um encontro que, ao reverenciar a tradição, celebra também o novo. O encontro deste ano reverencia a memória do Professor Dr. Geraldo Vicentini, que nos deixou em fevereiro deste ano depois de dedicar toda a sua vida profissional à pesquisa, ao ensino, à formação de pessoal e à participação em entidades ligadas à Química.

O IQUSP presta esta homenagem à memória do Prof. Vicentini no dia do Químico reverentemente e, ao lembrar da sua vida, aproveita para olhar o futuro, instituindo e passando a oferecer anualmente o Prêmio Professor Geraldo Vicentini ao terceiranista do ensino médio melhor colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. A OQSP é dirigida aos 2 milhões de alunos paulistas de nível médio,visando despertar o seu interesse pela ciência que, ao se preocupar com as propriedades e transformações daquilo que vemos, tem um papel central no desenvolvimento da vida com qualidade. Os paulistas escolhidos pela OQSP participam da Olimpíada Brasileira de Química, que teve a sua origem no IQUSP em 1989 e hoje é coordenada pela Universidade Federal do Ceará, via de acesso à Olimpíada Internacional de Química.

Ao celebrar o dia do Químico desta forma o IQUSP mostra como os nossos docentes, representados pela vida profícua de quem nos deixou, acreditam que o futuro reserva à Química um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento socialmente justo da sociedade brasileira.

GERALDO VICENTINI

(04/04/1928 - 08/02/2003)

Programação

14h00
Abertura
(Prof. Dr. Hernan Chaimovich)
14h15
Homenagem ao Prof. Dr. Geraldo Vicentini
(Prof. Dr. Claudio Airoldi)
15h00
Entrega do Prêmio Prof. Geraldo Vicentini ao 1º colocado na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo.

15h45 - Intervalo

16h00
Conferência: CRQ-IV
(Engo. Wagner Contrera Lopes)

16h45 - Conferência:

Terras Raras
O estado-da-arte
(Prof. Dr. Hermi Felinto de Brito)

17h30 - Encerramento

Local
Anfiteatro Vermelho (0662)
Bloco 06 sup.

5. IV Semana do Químico - XIII Semana do Instituto de Química, IQ, UFG e IV Semana da Química Industrial do - CEFET - GO


Tema: O Profissional da Química: Formação e Atuação na Sociedade

Data: 16 a 18 de junho de 2003

Local: Instituto de Química - UFG - Campus II

Inscrições
09 a 13/06
Locais:

Realização: Secretaria Regional da SBQ, IQ-UFG, CEFET-GO, UEG e IQ-UNB

Informações:
Site: www.quimica-industrial.com/semana2003.html
E-mail: semana_do_quimico@quimica.ufg.br

Fonte
Prof. Dr. Anselmo Elcana de Oliveira
Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química

6. Edital de Seleção e Admissão ao Programa de Mestrado e Doutorado, do Departamento de Quimica da UFSC


Edital de Seleção e Admissão ao Programa de Mestrado e Doutorado, do Departamento de Quimica da UFSC.

Para mais informações, visite a homepage da PG: http://www.pgquimica.ufsc.br/


7. 15th Surfactants in Solution Symposium


É com muito prazer que anunciamos que o Brasil sediará, pela primeira vez, em 2004, da 15a edição do tradicional "Surfactants in Solution Symposium" (SIS-2004). O evento acontecerá em Fortaleza, CE, de 6-11 de junho de 2004. Convidamos você a visitar o website do SIS-2004, www.ibilce.unesp.br/eventos/sis2004 ou através do e-mail sis2004@ibilce.unesp.br a fim de obter detalhes sobre o evento e efetuar a pré-inscrição até o dia 15/09/2003.

O website contém também, além de informações gerais sobre o simpósio,

Atenciosamente,
Eloi Feitosa
Chairman do SIS-2004
e-mail: eloi@df.ibilce.unesp.br


8. Abertura de processo seletivo para a contratação de um docente


O Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo, comunica que estão abertas a partir de 20/05/2003, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, as inscrições ao processo seletivo para a contratação de um docente, na categoria Professor Doutor, referência MS-3, em regime de Dedicação Integral a Docência e a Pesquisa (RDIDP).

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, ou através de correspondência por via postal, através de requerimento, acompanhado dos seguintes documentos:

I - documento de identificação (cópia do RG);

II
Curriculum Vitae com a comprovação dos trabalhos publicados, das atividades realizadas pertinentes ao processo seletivo e das demais informações que permitam avaliação de seus méritos (10 cópias); III - prova de que é portador do título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional; IV - projeto de pesquisa que atenda a uma das seguintes áreas de pesquisa: Química de Interfaces e Colóides; Termodinâmica Estatística; Polímeros; Tecnologia Química. O projeto deve conter previsão da infra-estrutura (área física laboratorial, equipamentos, material de consumo, etc.) necessária à execução das pesquisas propostas, bem como um detalhamento do orçamento e dos mecanismos a serem usados para a obtenção de financiamento(s) (10 cópias); V - declaração de que não é aposentado. Os documentos deverão conter clara indicação do endereço e telefone do candidato, que também informará, se possível, número de fac-símile e endereço eletrônico.

Maiores informações ou cópia do Edital poderão ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.iqsc.usp.br/concursos

Fonte
Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli
Chefe do DFQ

Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!