SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 414


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Resumo da Conferência de Abertura da 26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
  2. Processo de seleção para prof. com Doutorado em Quimica Inorganica na Universidade de Passo Fundo
  3. Comissão vai reavaliar a Pós-Graduação
  4. Biodiesel vai ao Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados
  5. Lista em português de discussão em quimiometria
  6. Abertas as inscrições ao 5° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos
  7. 7a. Conferencia Latinoamericana de Fisico-Quimica Orgânica
  8. XIV Simposio Nacional de Quimica Organica

1. Resumo da Conferência de Abertura da 26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química


A Química da Vida e os Fármacos
Eliezer J. Barreiro
Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro Cidade Universitária, Ilha do Fundão
CP 68.006, 21944-910, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

"... Sem a Química seria impossível manter a qualidade de vida da humanidade com alimentos, segurança ambiental, longevidade e conforto....".1

Esta sentença ilustra a importância da Química em nosso cotidiano e poderíamos reconhecer como item essencial à qualidade de nossa vida, longeva, a necessidade de saúde e sua dependência da Química. Seu envolvimento na preservação, conservação e recuperação do estado de saúde de uma população se faz, inegavelmente, através dos fármacos, sobretudo quando considera-se sua importância para a medicina preventiva e, por exemplo, na manutenção da qualidade de vida na terceira idade.

São pois os fármacos, instrumento responsável para tornar nossas vidas melhores.

Datam de 1773 as iniciativas pioneiras de Antoine-François Fourcroy, filho de um apotecário parisiense, que ainda durante a primeira fase da Revolução Francesa, incentivou a pesquisa química visando a Farmácia e a Medicina. Já buscava o Homem, desde tempos imemoriais, na química da natureza, soluções para muitos dos seus males, mas apenas em fins do século 19, foi que Felix Hoffmann descobre o ácido acetil salicílico (AAS), primeiro fármaco sintético, produzido e empregado como tal para combater um dos maiores medos da humanidade, as dores. Esta molécula de apenas nove átomos de carbono, foi a pioneira dentre os fármacos sintéticos que predominam, largamente, no arsenal terapêutico moderno. Estima-se que 85% dos fármacos hoje utilizados, sejam sintéticos, e movimentam um mercado de ca. 380 bilhões de dólares, em 2002.

No ano que em que se comemoram os 50 anos da Química do ADN, graças aos trabalhos de Watson & Crick, que é, provavelmente, a molécula mais identificada com a vida, merecendo, talvez, o título "molécula viva" consideramos oportuníssimo o tema desta 26 a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, "A Química torna sua vida melhor", e neste contexto, abordar a Química da Vida, através dos fármacos, se torna uma tarefa simples, sobretudo quando lembramo-nos de não nos esquecermos que desde os aromas, cheiros e odores, assim como as cores e os sabores, que dependem de "moléculas estéticas" e de "moléculas saborosas", até a fecundação do óvulo, onde participa um singelo aldeído, aquiral, com meros treze átomos de carbono capazes de prevenirem a polispermia, todos os fatores que regulam a vida são mediados pela Química, a lógica paradoxal dos fenômenos biológicos, onde moléculas sem vida são responsáveis pela vida.

1. JB Andrade et al., Quim Nova 2003, 26, 445.

Nota do Editor
Um texto completo com a conferência do Prof. Eliezer está disponível como arquivo PDF na homepage da 26aRASBQ, no link "Abertura" e depois em "Conferência de abertura" e Conferência completa. O texto também está no link "Conferencista de abertura".

2. Processo de seleção para prof. com Doutorado em Quimica Inorganica na Universidade de Passo Fundo


A Universidade de Passo Fundo (UPF) está em processo de seleção para prof. com Doutorado em Quimica Inorganica.

A carga horária mínima para contratação é de 17h/aula e a Universidade possui plano de carreira e outros beneficios.

Maiores informações e edital em:

http://www.upf.br/selecao/

PRAZO FINAL: 06 de JUNHO de 2003!!

Fonte
Prof. Edgardo Prado
Coord. Curso de Química

3. Comissão vai reavaliar a Pós-Graduação


Os ministros da Educação, Cristovam Buarque, e da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, assinaram, dia 21 de maio, uma portaria criando a Comissão Interministerial para o Desenvolvimento da Pós-Graduação e da Ciência e Tecnologia. O objetivo é reavaliar o sistema de pós-graduação do País e preparar o 4º Plano Nacional de Pós-Graduação. Criada a partir de um entendimento prévio entre a Capes e o CNPq, a comissão está encarregada pela definição de uma política para o setor e pela avaliação das áreas prioritárias para a concessão de bolsas, bem como valores e quantidades.

A comissão é formada por Jacques Velloso, representante da comunidade acadêmica indicado pela Capes; Antônio Carlos de Carvalho, representante da comunidade acadêmica indicado pelo CNPq; Álvaro Toubes Prata, representante do Foprop; Ésper Abrão Cavalheiro, representante da Academia Brasileira de Ciência; Carlos Alexandre Neto, representante da SBPC; Carlos Vogt, representante da Fapesp; José Carlos Vieira Wanderley, representante da Facepe; Israel Jacob Rabin Baumvol, representante da Fapergs; Epitácio José Brunet Paes, representante da Faperj; Jader Onofre de Morais, representante da Funcap; José Aldemir de Oliveira, representante da Fapeam; e Vladmir Oliveira da Silveira, representante da ANPG. Os presidentes da Capes, Carlos Roberto Jamil Cury, e do CNPq, Erney Camargo, coordenam os trabalhos da comissão, que tem como secretário-executivo Sandoval Carneiro Júnior, do Conselho Superior da Capes.

Fonte
Coordenação de Comunicação e Documentação Fones (61) 410.8860/8254

4. Biodiesel vai ao Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados


O dep. Ariosto Holanda (PSDB/CE) aposta na reinstalação do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara para impulsionar a implantação de um programa nacional para produzir combustível extraído da mamona, o biodiesel.

Ariosto pretende levar ao Congresso Nacional, em junho, um protótipo que extrai o óleo da mamona e um motor de veículo a diesel que irá funcionar com o biodiesel extraído ali, na mesma hora.

O deputado cearense, autor da proposta de reinstalação do Conselho e membro pelo PSDB, defende o estudo do biodiesel pelo organismo, que havia sido criado em 97 e está sendo reinstalado pelo presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP).

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, organismo assessor da Mesa da Câmara Federal sobre políticas de C&T no país, terá como presidente o segundo vice-presidente da Mesa, dep. Luiz Piauhylino (PSDB-PE), que foi presidente da Comissão de C&T da Câmara (99-2000).

Em visita à planta piloto de extração de biodiesel, instalada na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec), Ariosto disse que a avaliação da alternativa para produção de combustível de mamona pode gerar projeto de lei ou projeto de indicação da Mesa da Câmara, que, acredita, terá resultado concreto na viabilização da proposta.

Para ele, o efeito demonstração do protótipo para extração do biodiesel para alimentar um motor a diesel dará uma idéia palpável das potencialidades para a economia do país.

A unidade piloto está sendo usada pela TecBio, empresa de base tecnológica incubada no ParTec, a incubadora do Nutec, e foi financiada pela Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Um dos diretores da empresa é Expedito Parente, professor da UFC, autor da primeira patente do biodiesel, registrada na década de 80, mas que já expirou (http://www.tecbio.com.br/).

Para o inventor, o biodiesel pode ser adicionado ao diesel fóssil, não é poluente, não emite enxofre e gera subprodutos para alimentação animal e adubo.

A pauta do órgão da Câmara a ser reativado terá para exame inicialmente o uso do biodiesel combustível, educação tecnológica, transgênicos, transposição do rio São Francisco e a criação de Infovias nos Estados.


5. Lista em português de discussão em quimiometria


Estamos criando uma lista em português de discussão em quimiometria, com propostas de servir como um meio de discussão, troca e divulgação de informações. As discussões ou dúvidas podem estar centradas no emprego de métodos, algoritmos, termos quimiométricos, softwares, grupos de dados, congressos e palestras.

Os interessados devem se subescrever no seguinte endereço: http://www.iqm.unicamp.br/mailman/listinfo/quimiometria

As mensagens podem ser postadas por qualquer usuário, não necessariamente fazendo parte da lista, no seguinte endereço: quimiometria@iqm.unicamp.br

O arquivo de mensagens pode ser acessado em:
http://www.iqm.unicamp.br/pipermail/quimiometria/

Contamos com a participação e divulgação de todos.

Fonte
Marcello Garcia Trevisan
Instituto de Química - Unicamp

6. Abertas as inscrições ao 5° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos


Abertas as inscrições ao 5° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos

A comissão receberá os resumos até 25/08/2003. Apenas os trabalhos enviados até esta data e aprovados pelo Comitê Científico serão apresentados na forma de poster.

ENVIO DE RESUMOS
os resumos serão enviados eletronicamente através do site www.slaca.com.br

7. 7a. Conferencia Latinoamericana de Fisico-Quimica Orgânica


Prezados colegas,

Para sua informação estamos enviando o endereço do website da 7a. Conferencia Latinoamericana de Fisico-Quimica Orgânica. http://www.qmc.ufsc.br/clafqo7/

Agradeceriamos sua difusão.

Saudações,
Eduardo Humeres
Coordenador CLAFQO-7


8. XIV Simposio Nacional de Quimica Organica


SOCIEDAD ARGENTINA DE INVESTIGACIÓN EN QUIMICA ORGANICA

XIV SIMPOSIO NACIONAL DE QUIMICA ORGANICA

Rosario (Santa Fe), ARGENTINA,

09 al 12 de Noviembre de 2003

Información sobre la Ciudad: www.rosario.gov.ar

Contacto - Direcciones

Postal
Comité Organizador XIV SINAQO,
IQUIOS, Facultad de Ciencias Bioquímicas y Farmacéuticas, Universidad Nacional de Rosario. Suipacha 531, S2002LRK, Rosario, Argentina. Tel/Fax: 54-341- 4370477 e-mail : iquiosra@fbioyf.unr.edu.ar WEB : http://dqo.fcq.unc.edu.ar/saiqo/ http://www.fbioyf.unr.edu.ar/departamentos/quimica-organica

Fechas Importantes
Fecha límite para envío de resúmenes de los trabajos y presentación de trabajos para el Premio SINAQO: 15 de junio de 2003.

Fecha límite para solicitud de Becas para alumnos de Post-grado: 15 de Junio de 2003.

Fecha límite para la notificación final de aceptación de trabajos: 15 de Agosto de 2003.

La fecha límite de inscripción para tener acceso al material impreso relacionado al Simposio es el 29 de Agosto de 2003.

Presentación de los Trabajos
Secciones: Productos Naturales y Bioorgánica, Síntesis Orgánica, Espectroscopía, Química de Organometálicos y Fisicoquímica Orgánica.

Los trabajos aceptados por el Comité Científico, serán expuestos bajo la modalidad de pósters (1,0 m x 0,9 m). Se incluirá la posibilidad de presentación oral (10 minutos) para un número limitado de trabajos, a requerimiento de los autores y por selección del Comité Científico.


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!