Temos a satisfação de anunciar que o número 3, Volume 14, do J. Braz. Chem. Soc., 2003, já está disponível desde o dia 20 de maio de 2003 dentro do NOVO sítio da revista: http://jbcs.sbq.org.br.
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Os assinantes devem receber seus exemplares em breve.
Este número contém 1 Review, 14 Artigos e 8 "Short Reports", totalizando 140 páginas.
Submeta seus trabalhos para publicação no JBCS!
Nosso "Impact Factor" de 2001 é 0.619 !!!
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Mais informações sobre a revista podem ser encontradas no NOVO website http://jbcs.sbq.org.br. Visite-o e preencha o canal interativo, o nosso "Survey" que nos ajudará a melhorar o JBCS a partir da sua opinião.
Vamos continuar trabalhando juntos para aprimorar nossa revista cada vez mais !
Editores do J. Braz. Chem. Soc.
Cada auxílio corresponde a R$ 100,00.
Este auxílio será pago aos alunos APENAS no último dia da reunião (dia 29/05) a partir das 10:00h, no balcão de inscrição do Cassino e é destinado a incentivar a participação de alunos de IC durante todo o evento.
Os auxílios só serão entregues para a própria pessoa, por isto leve sua carteira de identidade (RG).
Se seu nome consta da lista e por algum motivo, você não pode
participar da reunião ou se você receberá auxílio de outra fonte,
solicitamos que, por favor, nos informe o mais rápido possível para
que possamos passar para o próximo da lista.
Para isto, use o e-mail: sbqsp@iq.usp.br
Listagem por Ordem alfabética.
Nome No. Inscrição
TODOS OS PAINÉIS, DE NÚMEROS PARES E ÍMPARES, SEM EXCEÇÃO, DEVEM SER COLOCADOS BEM CEDO OU NA NOITE ANTERIOR, ANTES DO INÍCIO DAS SESSÕES DE PAINÉIS E RETIRADOS SOMENTE NO FINAL DO DIA.
NÃO É PERMITIDA A RETIRADA DOS PAINÉIS LOGO APÓS AS SESSÕES, ASSIM COMO NÃO É PERMITIDA A COLOCAÇÃO DOS PAINÉIS APENAS NO HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO."
Informações sobre colocação e retirada dos painéis:
1.Fixar na véspera da apresentação a partir das 19:30h (aqueles com apresentação no 1o dia (27/05) poderão fixá-lo ate às 07:45h)
2.Retirar os painéis entre 17:00h e 18:00h.
Sessão de Painéis:
2 sessões de discussão (pares e impares) com duração de 1:30 h cada uma.
1a Sessão: das 08:00 às 09:30 - Painéis pares
2a Sessão: das 09:30 às 11:00 - Painéis impares
Tamanho: 1.00m x 1.00m
Em hipótese alguma a largura pode ultrapassar 1.00m, embora o comprimento possa ser um pouco maior.
Conter e-mail do autor principal.
Usar apenas fita adesiva para colar o painel, pois não é possível
usar tachinhas ou percevejos.
Um bom painel deve conter:
Objetivo
Descrição muito suscinta do tema
Experimental ilustrativo com esquemas, figuras, gráficos, etc
Conclusão
Poucas referências
Agradecimentos (breve)
Pouco texto e as letras devem ser bem visíveis e bem legíveis a
1.00m de distância
O fundo deve ser claro, sem muitos enfeites
Outras informações mais gerais podem ser obtidas em Química Nova - Janeiro de 1983, página 31-36; Biochemistry Education 1997, 25(3), 136-137
Solicitamos que estas informações seja repassadas a seus colegas que não recebem o boletim da SBQ.
"NAS APRESENTAÇÕES COM DATASHOW SOLICITAMOS QUE NÃO SEJA UTILIZADO CD-RW"
Solicitamos que estas informações seja repassadas a seus colegas que não recebem o boletim da SBQ.
O projeto tem o seguinte resumo.
"A educação para a cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Constituição Brasileira e a legislação de ensino. Além disso, tal função tem sido defendida pelos educadores para o ensino médio, o qual inclui o ensino de química. Novos métodos para ensinar ciência constituem busca incessante de professores e especialistas em educação. Tanto o exercício da cidadania na sua plenitude, como a necessidade urgente de se atrair bons futuros pesquisadores tornam extremamente importante o entendimento público da ciência. Somos de opinião que é a natureza do que se ensina e não a qualidade do ensino de ciência nas escolas que leva as pessoas a realmente aprenderem temas científicos. Algumas escolas têm trabalhado mais para ensinar às crianças como se faz pesquisa numa determinada área da ciência, no lugar do ensino tradicional da ciência.
Para se implantar esta metodologia há que se trabalhar também programas de formação continuada do professor, para os quais, a Internet é uma grande ferramenta. O projeto de Olimpíada Científica da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ) constitui tentativa de se acrescentar ao ensino tradicional com livro texto, a divulgação da química através do uso, por professores e estudantes, da revista Química Nova na Escola (QNEsc). Este periódico semestral, editado em português, pela Divisão de Ensino da SBQ e dirigido para a atualização dos Professores do Ensino Médio, já conta com excelente acervo do qual constam trabalhos sobre, química e sociedade, educação em química e multimídia, conceitos científicos em destaque, história da química, atualidades em química, relatos de sala de aula, pesquisa no ensino de química e outros. O primeiro objetivo desta OSBQ será o de melhor divulgar as revistas científicas nas escolas de ensino médio e de ensinar para as crianças que também em diversas Instituições Científicas Brasileiras faz-se boa pesquisa em química.
Outro objetivo seria o de mostrar como se desenvolve e escreve um trabalho científico para publicação num periódico ou para apresentação numa conferência nacional ou internacional. A idéia visa substituir o método de se encher o tempo das crianças com enormes quantidades de informações. A memorização de fatos tem relevância limitada, porque os fatos científicos mudam constantemente. Outro detalhe importante é que os estudantes podem passar a ter interesse pela química como um possível campo de atuação profissional futuro. Fazer química passaria a ser trabalho de pessoas normais que eles conhecem, que falam a língua deles, e não só o trabalho de seres distantes, exóticos e pouco reais para eles.
Neste projeto de Olimpíada Científica estamos propondo que a Sociedade Brasileira de Química, através de suas Secretarias Regionais, que cobrem praticamente todo o território nacional, divulgue em Escolas de Ensino Médio sua publicação QNEsc como mote para a reciclagem de professores e conhecimento de seus estudantes da publicação de pequenos artigos sobre Química, como é do escopo da revista. Os estudantes farão avaliação crítica descritiva de artigos publicados em QNEsc e receberão notas em função do aproveitamento demonstrado."
Jailson Bittencourt de Andrade
A criação da SBPC, em 1948, fez dela um ator importante na consolidação da pesquisa científica no país e na luta pela liberdade. Seus desafios iniciais e a definição de rumos da ciência no Brasil ocorreram em paralelo com a criação do CNPq e Capes, marcos da institucionalização da pesquisa e da pós-graduação no país. Muitas das atuais Sociedades Científicas nasceram e cresceram no âmbito da SBPC, e alçaram vôos solo de grande sucesso. A Sociedade Brasileira de Química, SBQ, nascida da SBPC, em 25 anos tornou-se a principal Sociedade da área na América Latina e responsável pela publicação de três periódicos de grande impacto no ensino médio, superior e na pesquisa científica na área.
A SBPC, durante a ditadura militar, foi combativa, propositiva e porto seguro para discussões políticas. Suas Reuniões Anuais eram maiores que a SBPC. Por isso, muitos ainda pensam que ela significa apenas Reunião Anual! O Brasil mudou muito nestes 50 anos e a SBPC também. Com a redemocratização do país, a capacidade propositiva e de diálogo precisa ser exercida ao máximo pela SBPC, sociedade e governo. Sendo a maioria dos sócios do setor acadêmico, é natural que os temas atuais que mais nos atingem sejam a reforma da Previdência, da Educação e o desenvolvimento científico e tecnológico.
Na "reforma da Previdência", que está em pauta no país, velhas práticas são recorrentes: o funcionalismo público continua sendo apresentado como o vilão e responsável por pagar contas atrasadas do governo e do setor empresarial. A corrida pela aposentadoria é outra recorrência, típica dos inícios de Governo nos anos 90. A atual proposta de reforma atinge o bolso dos pesquisadores e esvazia as Universidades públicas, onde a taxa de aposentadorias permanece superior à de contratações.
No sistema educacional também há recorrência. No fim dos anos 60, fiz
Em grande parte do sistema, há uma tendência de sucateamento (físico e intelectual) das Universidades Federais, resultando em condições de ensino inadequadas, salários indecentes, desmotivação do corpo discente e formação básica deficiente para o aluno. Por outro lado, muitas Universidades públicas ainda não chegaram ao século XXI e comportam-se como se ainda vivessem sob regime ditatorial. Um exemplo disto é o sistema de escolha de dirigentes que ocorre num ambiente de disputa de política partidária (inter e intrapartidária), onde os valores acadêmicos são minimizados. Em geral, o pós-processo eleitoral mantém palanques políticos que muitas vezes inviabilizam transformações acadêmicas ou regimentais necessárias à sua modernização. Atualmente, o ensino médio, no geral, visa só o vestibular e não a formação básica sólida em ciências, humanidades e artes dos adolescentes. Será que as Universidades se transformarão em preparadoras para o Provão e/ou exames de ordem? Tenho trabalhado e lutado fortemente para que não!
Recentemente, a SBQ, após amplo debate sobre o sistema de C&T,
redigiu o documento "Eixos Mobilizadores em Química", que são seis:
Formação de recursos humanos qualificados; Desconcentração
regional
e combate a endogenia; Estimulo ao empreendedorismo e à
interdisciplinaridade; Vinculação orçamentária de recursos
para C&T;
Aproximação pró-ativa da academia com a atividade econômica; e
Combate
aos gargalos. Propõe também linhas de ação e investimentos nos
próximos 4 anos
(http://quimicanova.sbq. org.br/qnol/2003/vol26n3/index. htm). Os
eixos mobilizadores em química são exemplos de contribuições
para
mudanças efetivas que potencializem o ensino e a geração,
divulgação
e apropriação do conhecimento.
Este é um momento especial para a SBPC potencializar seu papel de farol para a ciência e a educação no país, e de ampliar o debate e a interlocução com a sociedade e o Governo, colaborando para que o rumo das mudanças seja o mesmo da esperança. Essa crença e a vontade de auxiliar a SBPC em sua missão me levou a aceitar, com satisfação, a candidatura a vice-presidente da entidade.
Estão abertas até o dia 28 de julho de 2003, as inscrições para a contratação de um docente na categoria Professor Doutor, na área de ESPECTROSCOPIA, em regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, junto ao Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
O edital poderá ser consultado em:
http://www.ffclrp.usp.br/comunicados/index-processosseletivos.html
Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados na Seção de Pessoal da Faculdade, à Avenida Bandeirantes, 3900, "Campus" da USP, Ribeirão Preto, SP, CEP 14040-901, fone (0xx16) 602-3635 ou (0xx16) 602-3690, E-mail: adm-pessoal@ffclrp.usp.br, ou no Departamento de Química pelo FAX (0xx16) 633-8151, fone (0xx16) 602-3764, E-mail: dq-secretaria@ffclrp.usp.br.
Estão abertas até o dia 04 de junho de 2003, as inscrições ao processo seletivo para a contratação de um QUÍMICO (com registro no CRQ), junto ao Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
O edital poderá ser consultado em:
http://www.ffclrp.usp.br/comunicados/index-processosseletivos.html
Del Comité de Actividades Internacionales de la ACS nos es grato enviarle el tercero número del año 2003 de nuestro boletín electrónico que le informa a Ud.en los temas relacionados a las ciencias químicas en la región.
Do Comitê em Atividades Internacionais da ACS somos agradados emviar lhe a terceira edição de ano 2003 de nosso boletim eletrônico em temas relacionados a ciências químicas na região.
Santa Clara, Cubaemail:juliop@uclv.edu.cu
10. Alexander von Humboldt Foundation (AvH) Funding for Long-Term
Research Stays in Germany
http://www.avh.de/en/programme/stip_aus/gf.htm
Inscrição de evento no Boletin ou recebimento de boletin escrever para b-miller@acs.org
Secretaria Geral SBQ
Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!