SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 409


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Informações sobre sessões de painéis na 26a RASBQ
  2. Informações sobre sessões coordenadas, workshops, cursos e conferências na 26a RASBQ
  3. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers. Extensão do prazo para inscrição e submissão de trabalhos
  4. Guia sobre Traceability (Guia Eurachem/CITAC)
  5. Prof. Raimundo Braz Filho é eleito o novo Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  6. Entrevista publicada com o Prof. Raimundo Braz Filho na Folha da Manhã de Campos

1. Informações sobre sessões de painéis na 26a RASBQ


TODOS OS PAINÉIS, DE NÚMEROS PARES E ÍMPARES, SEM EXCEÇÃO, DEVEM SER COLOCADOS BEM CEDO OU NA NOITE ANTERIOR, ANTES DO INÍCIO DAS SESSÕES DE PAINÉIS E RETIRADOS SOMENTE NO FINAL DO DIA.

NÃO É PERMITIDA A RETIRADA DOS PAINÉIS LOGO APÓS AS SESSÕES, ASSIM COMO NÃO É PERMITIDA A COLOCAÇÃO DOS PAINÉIS APENAS NO HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO."

Informações sobre colocação e retirada dos painéis:

1.Fixar na véspera da apresentação a partir das 19:30h

(aqueles com apresentação no 1o dia (27/05) poderão fixá-lo ate às 07:45h)

2.Retirar os painéis entre 17:00h e 18:00h.

Sessão de Painéis:

  1. sessões de discussão (pares e impares) com duração de 1:30 h cada uma.

1a Sessão: das 08:00 às 09:30 - Painéis pares

2a Sessão: das 09:30 às 11:00 - Painéis impares

Tamanho: 1.00m x 1.00m

Em hipótese alguma a largura pode ultrapassar 1.00m, embora o comprimento possa ser um pouco maior.

Conter e-mail do autor principal.
Usar apenas fita adesiva para colar o painel, pois não é possível usar tachinhas ou percevejos.

Um bom painel deve conter:
Objetivo
Descrição muito suscinta do tema
Experimental ilustrativo com esquemas, figuras, gráficos, etc Conclusão
Poucas referências
Agradecimentos (breve)
Pouco texto e as letras devem ser bem visíveis e bem legíveis a 1.00m de distância
O fundo deve ser claro, sem muitos enfeites

Outras informações mais gerais podem ser obtidas em Química Nova - Janeiro de 1983, página 31-36; Biochemistry Education 1997, 25(3), 136-137


2. Informações sobre sessões coordenadas, workshops, cursos e conferências na 26a RASBQ


"NAS APRESENTAÇÕES COM DATASHOW SOLICITAMOS QUE NÃO SEJA UTILIZADO CD-RW"


3. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers. Extensão do prazo para inscrição e submissão de trabalhos


Prezados colegas,

Em virtude do grande número de solicitações, a Comissão Organizadora do BMOS-10 decidiu estender o prazo de inscrição, com apresentação de trabalhos, de 30 DE ABRIL PARA 20 DE MAIO/2003. Tanto o pagamento da primeira parcela da inscrição quanto a submissão do trabalho poderão ser feitas até a data acima.

A comissão esclarece que este é o único prazo sendo estendido e lembra também que todos os pagamentos devem ser feitos nominalmente a Sociedade Brasileira de Química.

Cordiais saudações,

Prof. Carlos Roque D. Correia
Secretário Geral do BMOS-10
Instituto de Química
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083-970, Campinas, São Paulo - Brasil
tel.: (19) 3788-3086; FAX: (19) 3788-3023
homepage: www.bmos.iqm.unicamp.br
e-mail: bmos@iqm.unicamp.br


4. Guia sobre Traceability (Guia Eurachem/CITAC)


Gostaria de informar que o Guia sobre Traceability
(Guia Eurachem/CITAC), importante parametro para medir a qualidade do resultado de uma analise quimica, está disponivel no site do allchemy.iq.usp.br e vponcano@ipt.br.

Prof. Roberto Tokoro


5. Prof. Raimundo Braz Filho é eleito o novo Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)


O Prof. Raimundo Braz Filho foi eleito o novo Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) com 64% dos votos (total) nos três segmentos.

Nota do Editor
Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ, com muito orgulho, parabenizam o Prof. Raimundo Braz Filho pela eleição.

O Prof. Raimundo Braz Filho foi Vice-Presidente da SBQ no período de julho/1982 a junho/1984. Foi também Presidente da SBQ no período de julho/1984 a junho/1986 e membro do Conselho Consultivo de junho/1986 a maio/1992.

O Prof. Raimundo Braz recebeu a Medalha Simão Mathias em 1997, durante a 20a RASBQ e a Medalha JBCS em 1999, durante a 22a RASBQ , pela sua colaboração na criação e consolidação do JBCS.


6. Entrevista publicada com o Prof. Raimundo Braz Filho na Folha da Manhã de Campos


Folha da Manhã
O senhor foi jogador de futebol profissional, ao que parece goleiro, e só voltou a estudar por imposição da família de sua mulher, Dona Maria Maronci Monte Braz. Arrepende-se da decisão? Até que ponto perdemos um bom goleiro e ganhamos um bom cientista?

Fui jogador profissional atuando no meio do campo dos times da primeira divisão do futebol cearense: Ceará, Calouros do Ar (já como aluno do primeiro ano do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará) e Gentilândia (dispensado de treinos durante os dias úteis da semana e já tendo conquistado uma Bolsa de Iniciação Científica em Química, para desenvolver as atividades inerentes no Instituto de Química Agrícola da Universidade Federal do Ceará, após indicação pelo Professor José Wilson de Alencar atendendo solicitação do Diretor Prof. Manuel Mateus Ventura). Assim, sou Engenheiro Agrônomo por formação e Químico por opção (Doutorado em Química Orgânica - Química de Produtos Naturais em 1971). O retorno aos estudos decorreu de decisão própria estimulada pelo namoro com a minha esposa, Maria Maronci Monte Braz, após reflexão que apontou a necessidade de formação profissional compatível com as exigências que garantissem tranqüilidade no casamento e na criação dos futuros filhos (Jamil Monte Braz e Denise Monte Braz). Estou cada dia mais feliz e realizado com a decisão e a trajetória de vida assumida. Sinto-me gratificado pelos resultados das atividades profissionais dedicadas ao processo de formação de recursos humanos qualificados e pela contribuição para desenvolvimento científico, conservando somente as lembranças do futebol.

Folha
Com a falência dos cofres públicos do estado do Rio, as dificuldades financeiras serão o principal desafio de sua gestão na Uenf? O senhor trabalha com a previsão de cortes no orçamento? Logo após ser empossado na reitoria, em julho, o senhor terá pela frente as negociações com o governo do estado por suplementação de verba, que prometem ser muito duras, mas que são fundamentais para a universidade continuar existindo. Está preparado para esse desafio de fato logo após

A situação financeira lastimável do Estado do Rio de Janeiro será superada, mesmo enfrentando dificuldades adicionais como conseqüência da situação imposta pelo contexto nacional economicamente desfavorável. As autoridades constituídas do Estado do Rio de Janeiro, principalmente a governadora Rosinha Mateus, têm sabedoria suficiente para perceber e reconhecer a importância das atividades educacionais, científicas e tecnológicas para o desenvolvimento social e econômico dos municípios, do estado e do País. A situação financeira desfavorável da Coréia do Sul há alguns anos atrás, por exemplo, estimulou maior aplicação de recursos públicos em educação, ciência e tecnologia, promovendo a formação de recursos humanos e geração de novos conhecimentos capazes de impulsionarem aquele País para o destacado e reconhecido estágio de desenvolvimento atual. Acreditamos, sinceramente, que o diálogo, utilizando dados, ações, diretrizes e argumentos acadêmicos institucionais consistentes, isentos de conotações políticas pessoais e partidárias, promoverá entendimentos e as conquistas meritórias que atendam as aspirações e anseios da nossa comunidade universitária, permitindo o processo de consolidação e fortalecimento da UENF. A UENF como instituição de ensino público superior já ocupa destacado estágio institucional de reconhecimento nos cenários nacional e internacional e merece , conseqüentemente, atenção e tratamento especiais das autoridades governamentais municipais, estaduais e nacionais.

Folha
Até que ponto a sua chapa (1) ter sido diretamente acusada, pela chapa perdedora (2), de ser radical, reduto dos que gostam de gritar "Fora Rosinha!", pode prejudicá-lo nas negociações com o governo do estado sobre suplementação para um orçamento que, em 2002, e até o presente momento de 2003, não tem sido suficiente sequer para a Uenf arcar com suas despesas de funcionamento?

A nossa chapa (Chapa 1) surgiu como conseqüência de reuniões envolvendo a participação de diversos representantes dos três segmentos componentes da comunidade universitária da UENF: servidores docentes, servidores não docentes e estudantes, que acabou transformando-se em um movimento amplamente majoritário como mostrou o resultado das eleições. Tais reuniões iniciais desse grupo embrionário destinaram-se exclusivamente ao estabelecimento de perfil profissional de candidaturas adequadas e compatíveis com as exigências institucionais para os cargos de Reitor e de Vice-Reitor, considerando-se principalmente qualificação profissional, comportamento ético inquestionável, reconhecimento científica nacional e internacional e respaldo da comunidade universitária. Portanto, o meu nome e o do Prof. Sérgio de Azevedo como candidatos aos cargos de Reitor e Vice-Reitor, respectivamente, resultaram de insistentes apelos, já que tais nobres cargos não estavam incluídos nos nossos projetos acadêmicos pessoais. Durante essas reuniões não ocorreu nenhuma cogitação partidária e, certamente, não poderia ser diferente. Os interesses e as necessidades institucionais da UENF, e outras universidades públicas de ensino superior, devem ser contemplados de forma objetiva. Uma universidade democrática, autônoma e competente deve adotar princípios fundamentais e meritocráticos: universalismo de procedimentos, processo decisório democrático, transparência na gestão, pluralismo, valorização de todos segmentos universitários e das suas diversas atividades, formação de profissionais cidadãos qualificados comprometidos com a ética, manter relação estreita com os problemas sociais e proporcionar abertura para processo permanente de diálogo. O fato de termos recebido apoio de lideranças dos órgãos representativos dos três segmentos se deveu à nossa abertura para diálogo permanente com todas essas entidades. As pessoas precisam entender que é normal às lideranças de representações corporativas buscarem nas suas negociações com as autoridades constituídas maximizando inicialmente as demandas de seus associados como estratégia de negociação. Isso não significa radicalismo! Aos responsáveis pelas instituições cabe avaliar os possíveis impactos negativos dessas demandas e discutir os limites aceitáveis, em cada contexto histórico, daquilo que pode ser atendido. Durante todo o processo eleitoral deixamos claro em todos as nossas inúmeras reuniões na UENF - seja através de colocações teóricas ou de exemplos práticos - as diferenças entre "lógica institucional" e "lógica corporativa". A missão institucional que orientará a administração superior da UENF pretende processar democraticamente as questões temáticas envolvendo as atividades conjuntas dos três segmentos universitários e separar com clareza e transparência as teses defendidas separadamente por cada uma das representações corporativas.
Gostaríamos de ressaltar que muitos dessas lideranças dos movimentos dos docentes e dos servidores erroneamente classificadas como "radicais" são profissionais competentes, produtivos, respeitados e admirados e que - devido ao vazio político criado pela fragilidade da própria UENF - lideraram bandeiras tipicamente institucionais, como a luta pela autonomia universitária.
Temos certeza que vamos estabelecer um diálogo profícuo com o governo estadual, que redundará em benefícios para todos.

Folha
A campanha se deu num tom mais acirrado do que se esperava. Concluída a eleição, crê que terá muito trabalho na costurar a unidade necessária para enfrentar os desafios que terá pela frente. Até que ponto seu vice, Sérgio de Azevedo, cientista político com vasta experiência prática na implantação de políticas públicas, pode ajudar a concretizar as suas palavras: "Acabada a eleição, a nova reitoria será de toda a Uenf"? De um modo geral, qual será o papel do professor Sérgio em sua administração?

Tenho declarado em diversas oportunidades que, o Prof. Sergio de Azevedo através da sua destacada formação profissional em políticas públicas e gestão administrativa, experiência administrativa, qualificação acadêmica indiscutível e trajetória de vida semelhante à minha assumirá importância fundamental na nossa administração. Tais características pessoais fortalecem qualquer administração. O nosso casamento acadêmico pode ser considerado como perfeito para a administração superior da UENF. Temos experiência suficiente para processar, administrar e superar as dificuldades residuais oriundas do pleito eleitoral, mesmo as mais perversas. Além do que, todos os membros da comunidade universitária da UENF que estejam empenhados na consolidação e no fortalecimento da nossa instituição deverão contribuir com a sua parte. Gostaria de reiterar o que dissemos durante toda a campanha: " terminada a fase eleitoral seremos a Reitoria de toda a UENF"

Folha
Questão que virou bandeira levantada por professores, alunos e funcionários da UENF, foi a autonomia desta em relação a Fenorte. Graças a essa mobilização, bem como à divulgação dela na mídia local, sobretudo na Folha, os passos foram dados para que a bandeira da liberdade fosse devidamente hasteada, no campus universidade, em outubro de 2001. Mas se a Fenorte vai ficando cada vez mais para trás, existe ainda, como falamos há pouco, uma dependência financeira do governo do estado. Na campanha, o senhor falou em se mirar no exemplo de universidades estaduais paulistas, que têm suas verbas mais ou menos garantidas dentro do orçamento do estado. Como é isso e como poderíamos chegar lá?

A conquista da autonomia universitária da UENF, contando com efetiva participação da mídia local, precisa ser fortalecida adicionalmente pela parte financeira. As universidades paulistas contam atualmente com um percentual mínimo do ICMS, provavelmente em torno de 9,6 %, envolvendo a participação ativa e permanente de um deputado estadual como veículo "representante" na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Buscaremos informações adicionais sobre os mecanismos adotados para tal conquista e acionaremos ações e diretrizes junto às autoridades governamentais do Estado do Rio de Janeiro, contando com a necessária participação efetiva da nossa co-irmã UERJ. No Estado de São Paulo funcionam plenamente três universidades estaduais (USP, UNICAMP e UNESP) e duas instituições federais que certamente contribuíram significativamente para o desenvolvimento educacional, social e econômico do Estado e do País. Além disso, vamos criar mecanismos institucionais que permitam um maior aporte de recursos não orçamentários de diversas origens, sempre em sintonia com a comunidade acadêmica da UENF.

Folha
Os 64,18% dos votos que o elegeram, foram obtidos, além das três urnas no prédio da reitoria, em Campos, em outras três instaladas no Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep), em Macaé; além de mais uma na ilha Barra do Pomba, em Itaocara, onde o CCTA da UENF tem instalado um campo experimental. Ou seja: o senhor foi eleito em três municípios. Batendo na mesma tecla que tanto sua chapa, quanto a de seus opositores, os professores José Brandão Fonseca e Herval Ramos Paes Júnior, tanto martelaram na campanha, como fazer da extensão universitária uma política primordial da UENF? Como fazer com que a próxima eleição tenha urnas instaladas ainda em mais lugares? O interesse dos prefeitos dos municípios da região, muitos dos quais o senhor visitou em campanha, poderia compensar as dificuldades financeiras do estado?

A nossa chapa adotou a brilhante declaração do sociólogo Florestan Fernandes na capa de rosto do folder do Programa de Gestão Universitária: " Além do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, a Universidade Pública de um país periférico deve envidar todos os seus esforços no sentido da libertação do povo analfabeto, oprimido, faminto e doente". A nossa trajetória de vida se coaduna com tal necessidade de atuação administrativa. Vamos estabelecer contatos efetivos com os prefeitos da região através da Pró-Reitoria de Extensão para fortalecer

Folha
O senhor e o professor Sérgio, na coletiva que concederam na quarta-feira, falaram sobre a utilização dos royalties em projetos a serem elaborados pela UENF, ou com a sua participação. Nisso, aliás, retomaram outro ponto em comum na campanha com a chapa de oposição. Esses projetos teriam que ser diretamente aplicados em benefício das populações dos municípios da região, para evitar que estas protestassem contra o uso do dinheiro para pesquisas de mero interesse acadêmico? Até que ponto o senhor acha que os recursos dos royalties estão sendo bem aplicados, em Campos e na região? A Cândido Mendes prepara um projeto, em parceria com a Folha, para acompanhar a aplicação desses recursos advindos de uma fonte não renovável, bem como tentar apontar alternativas de criação e incentivo a fontes de renda auto-sustentáveis. A Unef não pensa em algo semelhante, que seria fundamental a nível estratégico?

A função primordial da universidade é a formação de recursos humanos qualificados e a geração de novos conhecimentos. Os projetos de extensão pela sua própria natureza promovem benefícios diretos para a sociedade. Por outro lado, as pesquisas consideradas de interesse meramente acadêmico trazem sempre uma relação de benefício social e econômico, porque contribuem para o desenvolvimento científico e para a solução de problemas que requerem a criação de novas tecnologias. A questão dos royalties requer uma avaliação profunda e criteriosa, com a participação dos atores envolvidos, para estabelecer possibilidades consistentes e destinada à produção de resultados que alcancem as necessidades e aspirações da população regional e funcionando com meios que permitam a atuação instituição universitária. Essa iniciativa deve contar com apoio dos municípios da região, uma vez que há inúmeros estudos estratégicos que transbordam os limites municipais, mas são de interesses de toda a região. Da mesma forma é necessário que a proposta a ser elaborada seja de interesse do próprio estado do Rio de Janeiro. Por fim, como trata- se de tema que envolve legislação federal as articulações devem necessariamente atingir outros estados e o governo federal. Em suma, para se viabilizar uma proposta como essa o grande desafio é propor uma política de soma positiva e não de "soma zero", onde para a UENF receber parte desses benefícios outros atores relevantes sejam ou se sintam prejudicados.

Folha
Consagrado no campo científico, suas ambições políticas terminam na reitoria da UENF?

Após a conclusão do mandato da Reitoria da UENF retornarei às atividades acadêmicas das quais sempre me orgulhei. A conquista do mandato de Reitor da UENF completa a minha trajetória profissional no contexto universitário brasileiro.
Finalmente, julgo oportuno declarar que, sinto-me feliz com a vitória concedida pelos três segmentos da comunidade universitária, revelando maturidade suficiente para compreender e respaldar a nossa proposta participativa de administração superior da UENF. Os desafios são grandes e a união das forças acadêmicas será essencial para promover a superação de todos os problemas presentes e futuros. A dinâmica institucional, como um centro de impulsão intelectual, social e econômico da região, do estado e do País, requer atenção especial e permanente para manter o desejado desempenho funcional em consonância com as aspirações e os anseios da sociedade.


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!