SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 407


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Consulta online de trabalhos da 26aRASBQ
  2. Olimpíada da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (OSBQ)
  3. Número 3, Volume 26 (Maio-Junho 2003) de Quimica Nova está On Line
  4. Informações sobre sessões de painéis na 26a RASBQ
  5. Informações sobre sessões coordenadas, workshops, cursos e conferências na 26a RASBQ
  6. Atenção - Oportunidade de Bolsas para Instrutores Graduados no Instituto de Química da UNICAMP
  7. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers. Extensão do prazo para inscrição e submissão de trabalhos

1. Consulta online de trabalhos da 26aRASBQ


Está na homepage da reunião anual a consulta on line dos trabalhos aceitos para a 26aRASBQ. Para consultar, você deve acessar a homepage da SBQ (www.sbq.org.br), entrar na página da 26aRASBQ e clicar no link "inscrições".

Digite sua identificação e sua senha e depois clique em "Consulta de Trabalhos"

Você pode fazer a busca por seção, palavra-chave ou autor. Optando pela busca por seção, escolha a divisão e clique "consultar". Aparecerão listados todos os trabalhos da respectiva seção, numerados e colocados de 10 em 10. Clicando sobre o número, o arquivo em formato PDF será aberto. Você tem acesso a todos os trabalhos aceitos para apresentação na Reunião Anual.

A busca pode ser feita por palavra-chave e/ou também por autor. O mais conveniente é usar o "sobrenome" do autor, visto que aonde está escrito "nome", apenas as iniciais, separadas por pontos, e espaço devem ser colocadas. Após a escolha, clique em "consultar".

Quanto maior o número de informações, mais fina será a busca.

OBS1. O primeiro trabalho que você tentar abrir pode demorar alguns segundos, pois é necessário abrir o Acrobat Reader antes (feito automaticamente). Uma vez aberto o primeiro trabalho, os outros abrem mais rápido ainda.

Caso seu trabalho não apareça, apenas minimize a tela principal. Ele estará lá.

Caso um de seus trabalhos não esteja abrindo, demore para abrir ou tenha qualquer dificuldade, entre em contato com o Secretario Geral (Luizsbq@iqm.unicamp.br).

Esperamos a participação de todos com críticas, sugestões e opiniões.

Um abraço e tudo de bom a todos!


2. Olimpíada da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (OSBQ)


O projeto tem o seguinte resumo.

"A educação para a cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Constituição Brasileira e a legislação de ensino. Além disso, tal função tem sido defendida pelos educadores para o ensino médio, o qual inclui o ensino de química. Novos métodos para ensinar ciência constituem busca incessante de professores e especialistas em educação. Tanto o exercício da cidadania na sua plenitude, como a necessidade urgente de se atrair bons futuros pesquisadores tornam extremamente importante o entendimento público da ciência. Somos de opinião que é a natureza do que se ensina e não a qualidade do ensino de ciência nas escolas que leva as pessoas a realmente aprenderem temas científicos. Algumas escolas têm trabalhado mais para ensinar às crianças como se faz pesquisa numa determinada área da ciência, no lugar do ensino tradicional da ciência.

Para se implantar esta metodologia há que se trabalhar também programas de formação continuada do professor, para os quais, a Internet é uma grande ferramenta. O projeto de Olimpíada Científica da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ) constitui tentativa de se acrescentar ao ensino tradicional com livro texto, a divulgação da química através do uso, por professores e estudantes, da revista Química Nova na Escola (QNEsc). Este periódico semestral, editado em português, pela Divisão de Ensino da SBQ e dirigido para a atualização dos Professores do Ensino Médio, já conta com excelente acervo do qual constam trabalhos sobre, química e sociedade, educação em química e multimídia, conceitos científicos em destaque, história da química, atualidades em química, relatos de sala de aula, pesquisa no ensino de química e outros. O primeiro objetivo desta OSBQ será o de melhor divulgar as revistas científicas nas escolas de ensino médio e de ensinar para as crianças que também em diversas Instituições Científicas Brasileiras faz-se boa pesquisa em química.

Outro objetivo seria o de mostrar como se desenvolve e escreve um trabalho científico para publicação num periódico ou para apresentação numa conferência nacional ou internacional. A idéia visa substituir o método de se encher o tempo das crianças com enormes quantidades de informações. A memorização de fatos tem relevância limitada, porque os fatos científicos mudam constantemente. Outro detalhe importante é que os estudantes podem passar a ter interesse pela química como um possível campo de atuação profissional futuro. Fazer química passaria a ser trabalho de pessoas normais que eles conhecem, que falam a língua deles, e não só o trabalho de seres distantes, exóticos e pouco reais para eles.

Neste projeto de Olimpíada Científica estamos propondo que a Sociedade Brasileira de Química, através de suas Secretarias Regionais, que cobrem praticamente todo o território nacional, divulgue em Escolas de Ensino Médio sua publicação QNEsc como mote para a reciclagem de professores e conhecimento de seus estudantes da publicação de pequenos artigos sobre Química, como é do escopo da revista. Os estudantes farão avaliação crítica descritiva de artigos publicados em QNEsc e receberão notas em função do aproveitamento demonstrado."

Nota do Editor
O projeto OLÍMPIADA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (OSBQ) foi aprovado pelo CNPq. O projeto tem como Instituição proponente a SBQ. O Professor Antônio Salvio Mangrich, Vise-Presidente da SBQ é o coordenador e o Prof. Paulo Cezar Vieira, Presidente da SBQ, é o vice-coordenador.

3. Número 3, Volume 26 (Maio-Junho 2003) de Quimica Nova está On Line


O Número 3, Volume 26 (Maio-Junho 2003) de Quimica Nova está On Line

Visite a página da revista no site da SBQ (www.sbq.org.br) ou clique direto em: www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm ou em http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm

Este número contém 1o artigos, 5 revisões, 3 artigos de divulgação, 2 notas técnicas, 2 artigos de educação, 2 artigos em assuntos gerais, Editorial e o Programa da 26a. RA da SBQ.

Vamos continuar trabalhando juntos para aprimorar nossa revista cada vez mais!

Editores de Química Nova


4. Informações sobre sessões de painéis na 26a RASBQ


TODOS OS PAINÉIS, DE NÚMEROS PARES E ÍMPARES, SEM EXCEÇÃO, DEVEM SER COLOCADOS BEM CEDO OU NA NOITE ANTERIOR, ANTES DO INÍCIO DAS SESSÕES DE PAINÉIS E RETIRADOS SOMENTE NO FINAL DO DIA.

NÃO É PERMITIDA A RETIRADA DOS PAINÉIS LOGO APÓS AS SESSÕES, ASSIM COMO NÃO É PERMITIDA A COLOCAÇÃO DOS PAINÉIS APENAS NO HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO."

Informações sobre colocação e retirada dos painéis:

1.Fixar na véspera da apresentação a partir das 19:30h (aqueles com apresentação no 1o dia (27/05) poderão fixá-lo ate às 07:45h)

2.Retirar os painéis entre 17:00h e 18:00h.

Sessão de Painéis:

2 sessões de discussão (pares e impares) com duração de 1:30 h cada uma.

1a Sessão: das 08:00 às 09:30 - Painéis pares
2a Sessão: das 09:30 às 11:00 - Painéis impares



Tamanho: 1.00m x 1.00m

Em hipótese alguma a largura pode ultrapassar 1.00m, embora o comprimento possa ser um pouco maior.

Conter e-mail do autor principal.
Usar apenas fita adesiva para colar o painel, pois não é possível usar tachinhas ou percevejos.

Um bom painel deve conter:
Objetivo
Descrição muito suscinta do tema
Experimental ilustrativo com esquemas, figuras, gráficos, etc Conclusão
Poucas referências
Agradecimentos (breve)
Pouco texto e as letras devem ser bem visíveis e bem legíveis a 1.00m de distância
O fundo deve ser claro, sem muitos enfeites

Outras informações mais gerais podem ser obtidas em Química Nova - Janeiro de 1983, página 31-36; Biochemistry Education 1997, 25(3), 136-137


5. Informações sobre sessões coordenadas, workshops, cursos e conferências na 26a RASBQ


"NAS APRESENTAÇÕES COM DATASHOW SOLICITAMOS QUE NÃO SEJA UTILIZADO CD-RW"


6. Atenção - Oportunidade de Bolsas para Instrutores Graduados no Instituto de Química da UNICAMP


O Instituto de Química da UNICAMP está com inscrições abertas ao Programa de Bolsas para Instrutores Graduados. As inscrições se encerram em 15/05/2003 e o valor da Bolsa é de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), por um período de até 4 anos.

Apenas alunos de Doutorado (inclusive os ingressantes no Curso de Doutorado para o 2o. semestre de 2003) poderão se increver.

Maiores informações no endereço www.iqm.unicamp.br .

Prof. Dr. Munir Salomão Skaf
Coordenador de Pós-Graduação
IQ-UNICAMP


7. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers. Extensão do prazo para inscrição e submissão de trabalhos


Prezados colegas,

Em virtude do grande número de solicitações, a Comissão Organizadora do BMOS-10 decidiu estender o prazo de inscrição, com apresentação de trabalhos, de 30 DE ABRIL PARA 20 DE MAIO/2003. Tanto o pagamento da primeira parcela da inscrição quanto a submissão do trabalho poderão ser feitas até a data acima.

A comissão esclarece que este é o único prazo sendo estendido e lembra também que todos os pagamentos devem ser feitos nominalmente a Sociedade Brasileira de Química.

Cordiais saudações,

Prof. Carlos Roque D. Correia
Secretário Geral do BMOS-10
Instituto de Química
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083-970, Campinas, São Paulo - Brasil
tel.: (19) 3788-3086; FAX: (19) 3788-3023
homepage: www.bmos.iqm.unicamp.br
e-mail: bmos@iqm.unicamp.br


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!