SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 403


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Nota de falecimento - Prof. Luiz Manoel Aleixo
  2. Guia IUPAC para a Nomenclatura de Compostos Orgânicos
  3. Visitas curtas de Químicos brasileiros aos Estados Unidos em 2003
  4. Ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA
  5. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers
  6. Processo de seleção ao Programa Piloto de Bolsas para Instrutores Graduados para o Instituto de Química

1. Nota de falecimento - Prof. Luiz Manoel Aleixo


Com profundo pesar, a Diretoria do Instituto de Química da UNICAMP comunica o falecimento do Prof. Dr. Luiz Manoel Aleixo lotado no Departamento de Química Analítica, ocorrido no dia 18 de abril p.p.

Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto em 1971, Mestre em Química pelo Instituto de Química da UNICAMP em 1975 e Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da Unicamp em 1980, o Prof. Aleixo iniciou suas atividades nesta Universidade em 14 de maio de 1974. Desde a sua admissão se dedicou com afinco às atividades didáticas e de pesquisa trazendo valiosíssimas contribuições tanto para este Instituto quanto para a comunidade científica.

O Prof. Aleixo era um docente muito querido pela sua postura ética, pelo senso de humor e pela maneira tranqüila com que procurava tratar os problemas do dia-a-dia.

O Instituto de Química lamenta esta irreparável perda e se solidariza com seus familiares.

Prof.Dr. Francisco de A.M. Reis
Diretor


2. Guia IUPAC para a Nomenclatura de Compostos Orgânicos


"Guia IUPAC para a Nomenclatura de Compostos Orgânicos" Tradução Portuguesa na variantes Européia e Brasileira de "A Guide to IUPAC Nomenclature of Organic Compounds - Recomendations 1993", original em inglês preparado por R. Pânico, W. H. Powell e J.-C. Richer.

Tradutores
Ana Cristina Fernandes, Bernardo Herold, Hernani Maia, Amélia Pilar Rauter e José Augusto R. Rodrigues.

Editora Lidel - Edições Técnicas Ltd., Lisboa, setembro de 2002.

Representante no Brasil
EBRADIL - Livraria Portugal, R. Genebra 161, CEP 01316-010, São Paulo -SP, fone (011) 31060877; ou 36114567; fax: (011)2322071. email ebradil@uol.com.br; ou liv.portc@uol.com.br

Esta versão foi preparada por representantes da SPQ e da SBQ junto à Comissão de Nomenclatura de Química Orgânica da IUPAC. Os tradutores levaram em consideração as várias traduções do"Guide" em línguas latinas, principalmente a francesa, a italiana e espanhola, ouvindo e discutindo com os representantes destas nações na IUPAC.

Foram consultados vários livros de nomenclatura editados no Brasil e Portugal, além de sugestões de inúmeros pesquisadores destes dois paises. O prefácio do livro analisa as varias tentativas de traduções de normas de nomenclatura, principalmente a longa experiência portuguesa, e os critérios adotados pelos tradutores para traduzir termos polêmicos decorrentes de costumes e usos arraigados na comunidade dos dois paises. "Por isso, a Comissão iniciou projetos para criar um guia exaustivo para a seleção de nomes únicos, de forma a que, na medida do possível, venha a poder desfrutar dum elevado grau de reconhecimento e duma aceitação geral por entre os químicos."

A publicação do livro foi autorizada pela IUPAC e contou com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química.

Mais detalhes podem ser obtidos em:
www.iupac.org/publication/books/seriestitles/nomenclature.html

Nota do Editor
Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ parabenizam os tradutores pelo excelente trabalho realizado.

O Prof. José Augusto Rosário Rodrigues é Professor do Departamento de Química Orgânica da UNICAMP e membro da Sociedade Brasileira de Química. Desde 1997, o Prof. José Augusto é o Representante Nacional da SBQ no Comitê Brasileiro de Química junto à IUPAC, na Divisão de Química Orgânica que inclui a Comissão de Nomenclatura de Química Orgânica.


3. Visitas curtas de Químicos brasileiros aos Estados Unidos em 2003


A comissão de Atividades Internacionais da ACS dispõe de pequena verba para financiar, parcialmente, visitas curtas de um ou TALVEZ dois químicos brasileiros aos Estados Unidos, em 2003. O auxílio inclui uma ajuda financeira por visitante que contempla passagem, alojamento e refeições.

As visitas, de duas ou mais três semanas de duração, devem ter o propósito de estabelecer contatos com pesquisadores americanos seniores na área de Química (químicos ou engenheiros químicos), visando o futuro desenvolvimento de projetos de cooperação ou outras interações científicas. Também é solicitado que o(s) candidato(s) programe uma visita a um laboratório industrial, se possível.

O visitante deve ter título de doutor (doutoramento obtido nos últimos 5 anos), vínculo empregatício permanente e ser associado a SBQ. A concessão do auxílio requer o endosso da SBQ.

Os pedidos de auxílio devem ser submetidos a SBQ ate o dia 15 de junho p.f., idealmente; os pedidos recebidos até essa data serão julgados em bloco, para priorização, na primeira semana de agosto Se nenhum pedido for recebido ate 15 de junho, qualquer pedido submetido posteriormente será analisado imediatamente após seu recebimento.

Para concorrer ao auxílio, os candidatos devem enviar a SBQ os seguintes documentos: formulário ACS devidamente preenchido (cópias desse formulário devem ser solicitadas à secretaria da SBQ em São Paulo), um plano das atividades planejadas (cerca de 200 palavras), um curriculum vitae e uma lista de publicações. A aceitação da visita por pelo menos um dos anfitriões americanos deve estar assegurada na época em que o pedido for submetido a SBQ (anexar cópia da carta convite ou de aceitação da visita). As visitas devem ser programadas para os meses de setembro a dezembro de 2003.

Será dada prioridade para candidatos que não tenham tido oportunidade de fazer contatos prévios ou visitas a cientistas nos Estados Unidos.


4. Ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA


Ja está liberada, na pagina da 26aRASBQ, no link INSCRIÇÕES, a ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA. Pedimos a atenção de todos para o fato de que este ano implementamos algumas mudanças nos procedimentos da reserva.

1
No momento da reserva o participante deverá escolher, dentre as opções oferecidas, o horario para embarque, tanto de ida como de volta. Devido às novas normas impostas pela Polícia Federal, somente poderão viajar nos ônibus aqueles que fizerem parte da lista de passageiros previamente aprovada e carimbada pelo DNER, que estará em poder do motorista. Sendo assim, solicitamos a todos que, antes de fazer a opção, verifiquem os horarios de chegada dos voos e deixem um bom intervalo entre um e outro. Lembre-se que seu nome estará apenas na lista do ônibus escolhido e, portanto, nao será possivel embarcar no proximo, mesmo que haja vaga.
2
Todos os campos da ficha de reserva deverão ser preenchidos, pois para que a lista de passageiros seja aprovada é imprescindível que contenha, alem do nome e número da identidade, o órgão e o estado onde o documento foi expedido.
3
O pagamento será feito através de boleto bancário, que poderá ser gerado logo após o envio da ficha de reserva e pago em qualquer agência bancária.

4 - Somente serão consideradas as reservas efetuadas e pagas ate

15/05/03.


5. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for Papers


Prezados colegas,

A comissão organizadora do "10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10)" convida mais uma vez toda a comunidade científica para participar deste evento internacional que será realizado entre os dias 24-28 de agosto de 2003 na cidade de São Pedro, SP. A comissão lembra também a comunidade que o prazo para submissão de trabalhos sob a forma de pôsteres será 30 de abril próximo. Os formulários de inscrição, assim como os formulários para elaboração dos pôsteres e "graphical abstracts" já se encontram a disposição na homepage do evento em www.bmos.iqm.unicamp.br

O BMOS-10 terá uma programação científica bastante intensa contando com oito palestras plenárias, treze palestras convidadas, uma palestra técnica da Varian do Brasil e doze apresentações orais de curta duração, que serão selecionadas pela comissão a partir dos trabalhos submetidos até 30 de abril.

Para esta décima edição do BMOS temos confirmadas todas as palestras e apresentações. O grupo de cientistas convidados para essas palestras é de qualificação excepcional e diversos deles estão dentre os cientistas mais renomados em suas áreas de atuação. Para o BMOS-10 a comissão organizadora fez um esforço adicional para trazer ao Brasil pesquisadores das indústrias farmacêuticas internacionais fortemente envolvidas com a aplicação da química orgânica e medicinal em medicamentos de última geração. Os pesquisadores das palestras plenárias serão os seguintes: Dr. Esteban Pombo-Villar (Novartis Pharma, Switzerland); Prof. Janine Cossy (ESPCI, Paris, France); Prof. Manfred T. Reetz (Max-Planck-Institut, Germany); Prof. Masakatsu Shibasaki (University of Tokyo, Japan); Prof. Miquel A. Pericàs (University of Barcelona, Spain); Dr. Pat N. Confalone (Bristol-Myers Squibb Pharma, USA); Prof. Scott E. Denmark (University of Illinois, USA) e Prof. Stephen F. Martin (University of Texas at Austin, USA).

As palestras convidadas serão apresentadas pelos professores: Adriano L. Monteiro (Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil); Alberto Brandi (University of Florence, Italy); Frank E. McDonald (Emory University, USA); Hee-Yoon Lee (Korea Advanced Institute of Science and Technology, Korea); James L. Leighton (Columbia University, USA); João V. Comasseto (University of São Paulo, Brazil); Luiz C. Dias (State University of Campinas, Brazil); Marc L. Snapper (Boston College, USA); Ludger A. Wessjohann (Leibniz-Institute of Plant Biochemistry, Germany); Maria I. Colombo (IQUIOS, Rosário, Argentina); Peter A. Jacobi (Dartmouth College, USA); Reinhard Brückner (Albert-Ludwigs-University, Freiburg, Germany); Simon J. Garden (Federal University of Rio de Janeiro, Brazil). A palestra técnica terá como tema "New Trends in Instrumentation for Organic Synthesis" (apresentação em Português) e será proferida pelo Dr. Paulo Roberto Bernardo da Varian Industria e Comércio Ltda (Brazil).

Dentro em breve estaremos também divulgando na homepage o programa detalhado do BMOS-10 com os dias e horários de todas as palestras, apresentações orais e sessões de poster.

A comissão organizadora manteve uma intensa negociação com o Hotel Fazenda Fonte Colina Verde nos últimos meses, o que permitiu fechar uma taxa de inscrição para o BMOS-10 a preços bastante atraentes, incluindo as cinco diárias e pensão completa (para preços e condições de pagamento, veja homepage do evento). Todo esse esforço da comissão foi visando a participação do maior número possível de pesquisadores e estudantes de pós-graduação para comemorarmos juntos a décima edição deste importante evento internacional.

Contamos portanto com uma expressiva participação da nossa comunidade para fazermos do BMOS-10 um grande sucesso.

Comissão Organizadora do BMOS-10

Prof. Carlos Roque D. Correia
Secretário Geral do BMOS-10
Instituto de Química
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083-970, Campinas, Sao Paulo - Brasil
tel.: (19) 3788-3086; FAX: (19) 3788-3023
homepage: www.bmos.iqm.unicamp.br
e-mail: bmos@iqm.unicamp.br


6. Processo de seleção ao Programa Piloto de Bolsas para Instrutores


Graduados para o Instituto de Química

PORTARIA INTERNA DIRETORIA/IQ N° 001/2003

FRANCISCO DE ASSIS MACHADO REIS, Diretor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, no uso de suas atribuições e mediante a Resolução GR nº 091/2002 que Institui na UNICAMP Programa Piloto de Bolsas para Instrutores Graduados resolve:

Artigo 1º- Abrir processo de seleção ao Programa Piloto de Bolsas para Instrutores Graduados para o Instituto de Química.

Artigo 2º
As bolsas terão duração de até 4 (quatro) anos, com um valor mensal de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

§1º - Os bolsistas deverão dedicar-se integralmente ao curso de Doutorado e a 8 (oito) horas semanais de atividades didáticas em Cursos de Graduação no Instituto de Química.

§2º - As atividades didáticas incluirão a docência plena em disciplinas de Graduação, ministrando e planejando disciplinas e avaliando estudantes matriculados nas mesmas.

§3º - Os bolsistas do Programa Piloto deverão ser supervisionados em suas atividades didáticas por docentes designados pela Comissão de Graduação.

Artigo 3º
Poderão participar do Programa Piloto, alunos admitidos no Programa de Doutorado do Instituto de Química.

Parágrafo Único - Para os atuais alunos de doutorado o acesso fica restrito àqueles que tenham, no máximo, concluído o terceiro semestre.

Artigo 4º
A seleção dos bolsistas será feita pela Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Química, utilizando os mesmos critérios acadêmicos aplicados na seleção para ingresso nos cursos de Pós-Graduação.

§1º - Alem destes, deverão ser exigidos outros critérios que permitam uma avaliação do potencial para atividades didáticas.

§2º - O acompanhamento do desempenho das atividades de pesquisa dos bolsistas deverá ser feito pela Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Química, através de um relatório semestral. Alem disto,

Diretoria do Instituto de Química, 02 de janeiro de 2003.

Para mais informações, visite o link:
http://www.iqm.unicamp.br/ensino.html


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!