SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 402


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Visitas curtas de Químicos brasileiros aos Estados Unidos em 2003
  2. Ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA
  3. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers
  4. Ecotecnológica 2003
  5. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

1. Visitas curtas de Químicos brasileiros aos Estados Unidos em 2003


A comissão de Atividades Internacionais da ACS dispõe de pequena verba para financiar, parcialmente, visitas curtas de um ou TALVEZ dois químicos brasileiros aos Estados Unidos, em 2003. O auxílio inclui uma ajuda financeira por visitante que contempla passagem, alojamento e refeições.

As visitas, de duas ou mais três semanas de duração, devem ter o propósito de estabelecer contatos com pesquisadores americanos seniores na área de Química (químicos ou engenheiros químicos), visando o futuro desenvolvimento de projetos de cooperação ou outras interações científicas. Também é solicitado que o(s) candidato(s) programe uma visita a um laboratório industrial, se possível.

O visitante deve ter título de doutor (doutoramento obtido nos últimos 5 anos), vínculo empregatício permanente e ser associado a SBQ. A concessão do auxílio requer o endosso da SBQ.

Os pedidos de auxílio devem ser submetidos a SBQ ate o dia 15 de junho p.f., idealmente; os pedidos recebidos até essa data serão julgados em bloco, para priorização, na primeira semana de agosto Se nenhum pedido for recebido ate 15 de junho, qualquer pedido submetido posteriormente será analisado imediatamente após seu recebimento.

Para concorrer ao auxílio, os candidatos devem enviar a SBQ os seguintes documentos: formulário ACS devidamente preenchido (cópias desse formulário devem ser solicitadas à secretaria da SBQ em São Paulo), um plano das atividades planejadas (cerca de 200 palavras), um curriculum vitae e uma lista de publicações. A aceitação da visita por pelo menos um dos anfitriões americanos deve estar assegurada na época em que o pedido for submetido a SBQ (anexar cópia da carta convite ou de aceitação da visita). As visitas devem ser programadas para os meses de setembro a dezembro de 2003.

Será dada prioridade para candidatos que não tenham tido oportunidade de fazer contatos prévios ou visitas a cientistas nos Estados Unidos.


2. Ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA


Ja está liberada, na pagina da 26aRASBQ, no link INSCRIÇÕES, a ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA. Pedimos a atenção de todos para o fato de que este ano implementamos algumas mudanças nos procedimentos da reserva.

1
No momento da reserva o participante deverá escolher, dentre as opções oferecidas, o horario para embarque, tanto de ida como de volta. Devido às novas normas impostas pela Polícia Federal, somente poderão viajar nos ônibus aqueles que fizerem parte da lista de passageiros previamente aprovada e carimbada pelo DNER, que estará em poder do motorista. Sendo assim, solicitamos a todos que, antes de fazer a opção, verifiquem os horarios de chegada dos voos e deixem um bom intervalo entre um e outro. Lembre-se que seu nome estará apenas na lista do ônibus escolhido e, portanto, nao será possivel embarcar no proximo, mesmo que haja vaga.

2 - Todos os campos da ficha de reserva deverão ser preenchidos, pois para que a lista de passageiros seja aprovada é imprescindível que contenha, alem do nome e número da identidade, o órgão e o estado onde o documento foi expedido.

3 - O pagamento será feito através de boleto bancário, que poderá ser gerado logo após o envio da ficha de reserva e pago em qualquer agência bancária.

4 - Somente serão consideradas as reservas efetuadas e pagas ate

15/05/03.


3. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers


Prezados colegas,

A comissão organizadora do "10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10)" convida mais uma vez toda a comunidade científica para participar deste evento internacional que será realizado entre os dias 24-28 de agosto de 2003 na cidade de São Pedro, SP. A comissão lembra também a comunidade que o prazo para submissão de trabalhos sob a forma de pôsteres será 30 de abril próximo. Os formulários de inscrição, assim como os formulários para elaboração dos pôsteres e "graphical abstracts" já se encontram a disposição na homepage do evento em www.bmos.iqm.unicamp.br

O BMOS-10 terá uma programação científica bastante intensa contando com oito palestras plenárias, treze palestras convidadas, uma palestra técnica da Varian do Brasil e doze apresentações orais de curta duração, que serão selecionadas pela comissão a partir dos trabalhos submetidos até 30 de abril.

Para esta décima edição do BMOS temos confirmadas todas as palestras e apresentações. O grupo de cientistas convidados para essas palestras é de qualificação excepcional e diversos deles estão dentre os cientistas mais renomados em suas áreas de atuação. Para o BMOS-10 a comissão organizadora fez um esforço adicional para trazer ao Brasil pesquisadores das indústrias farmacêuticas internacionais fortemente envolvidas com a aplicação da química orgânica e medicinal em medicamentos de última geração. Os pesquisadores das palestras plenárias serão os seguintes: Dr. Esteban Pombo-Villar (Novartis Pharma, Switzerland); Prof. Janine Cossy (ESPCI, Paris, France); Prof. Manfred T. Reetz (Max-Planck-Institut, Germany); Prof. Masakatsu Shibasaki (University of Tokyo, Japan); Prof. Miquel A. Pericàs (University of Barcelona, Spain); Dr. Pat N. Confalone (Bristol-Myers Squibb Pharma, USA); Prof. Scott E. Denmark (University of Illinois, USA) e Prof. Stephen F. Martin (University of Texas at Austin, USA).

As palestras convidadas serão apresentadas pelos professores: Adriano L. Monteiro (Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil); Alberto Brandi (University of Florence, Italy); Frank E. McDonald (Emory University, USA); Hee-Yoon Lee (Korea Advanced Institute of Science and Technology, Korea); James L. Leighton (Columbia University, USA); João V. Comasseto (University of São Paulo, Brazil); Luiz C. Dias (State University of Campinas, Brazil); Marc L. Snapper (Boston College, USA); Ludger A. Wessjohann (Leibniz-Institute of Plant Biochemistry, Germany); Maria I. Colombo (IQUIOS, Rosário, Argentina); Peter A. Jacobi (Dartmouth College, USA); Reinhard Brückner (Albert-Ludwigs-University, Freiburg, Germany); Simon J. Garden (Federal University of Rio de Janeiro, Brazil). A palestra técnica terá como tema "New Trends in Instrumentation for Organic Synthesis" (apresentação em Português) e será proferida pelo Dr. Paulo Roberto Bernardo da Varian Industria e Comércio Ltda (Brazil).

Dentro em breve estaremos também divulgando na homepage o programa detalhado do BMOS-10 com os dias e horários de todas as palestras, apresentações orais e sessões de poster.

A comissão organizadora manteve uma intensa negociação com o Hotel Fazenda Fonte Colina Verde nos últimos meses, o que permitiu fechar uma taxa de inscrição para o BMOS-10 a preços bastante atraentes, incluindo as cinco diárias e pensão completa (para preços e condições de pagamento, veja homepage do evento). Todo esse esforço da comissão foi visando a participação do maior número possível de pesquisadores e estudantes de pós-graduação para comemorarmos juntos a décima edição deste importante evento internacional.

Contamos portanto com uma expressiva participação da nossa comunidade para fazermos do BMOS-10 um grande sucesso.

Comissão Organizadora do BMOS-10

Prof. Carlos Roque D. Correia
Secretário Geral do BMOS-10
Instituto de Química
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083-970, Campinas, Sao Paulo - Brasil
tel.: (19) 3788-3086; FAX: (19) 3788-3023
homepage: www.bmos.iqm.unicamp.br
e-mail: bmos@iqm.unicamp.br


4. Ecotecnológica 2003


Prezados Colegas,

O Centro de Integração de Tecnologia do Paraná - CITPAR / Eurocentro de Cooperação Empresarial do Paraná, Comissão Européia através do Programa AL-INVEST, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP/SENAI, estará realizando em Curitiba - Paraná - Brasil, de 03 a 05 de junho de 2003, a ECOTECNOLÓGICA 2003

A Ecotecnológica 2003 contempla:

  1. Conferência Internacional e Painéis Técnicos sobre Meio Ambiente;
  2. III Seminário da BOLSA DE RECICLAGEM;
  3. Workshops e Cursos Intensivos de Capacitação;
  4. Avanços Tecnológicos - Casos de sucesso;
  5. Encontro Empresarial Internacional;
  6. Feira Internacional e Mostra de Tecnologia Ambiental;
  7. Exposição e apresentação de Pôsteres Acadêmicos.

Neste sentido, gostaríamos de convidá-lo a participar do Encontro Empresarial Internacional, que visa promover a inovação, alavancar a utilização de novas tecnologias e aumentar a cooperação entre outros países e Brasil.
Para participar, favor preencher o formulário anexo e enviar via e-mail no seguinte endereço: cristina@citpar.br.

Qualquer informação adicional, consulte o website do Evento www.ecotecnologica.com.br ou , com o Citpar, com a Doriana ou Cristina, fone: 55 41 2548070.

Contamos com sua presença

Luiz Walter Chalusnhak
Coordenação Geral do Evento


5. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial


Divisão de Metrologia Química

Seleção de bolsista (CNPq) (1 vaga) para trabalhar na montagem de células eletrolíticas e técnicas eletro-analíticas comuns na área de metrologia em eletroquímica.

Requisitos:
-Ter doutorado ou mestrado em Eletroquímica, Eng. Eletroquímica, Química Eletroanalítica ou Físico-Química. -Ter experiência em eletrodeposição e técnicas eletroquímicas. -Ter conhecimento de estatística e noções de qualidade. -Ter noções de manipulação de gases especiais. -Ter disponibilidade de horário integral.

Currículos para: dquim@inmetro.gov.br, icfraga@inmetro.gov.br, magetrouw@inmetro.gov.br indicando como assunto "Bolsa CNPq"


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!