SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 401


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA
  2. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers
  3. 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies (11th International Conference on Surface and Colloid Science)
  4. 1o Congresso Internacional de Biodiesel "Um Salto para o futuro: dos Combustíveis fósseis aos Bio-combustíveis"

1. Ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA


Ja está liberada, na pagina da 26aRASBQ, em inscricoes, a ficha para a reserva dos onibus para os participantes da RA. Pedimos a atenção de todos para o fato de que este ano implementamos algumas mudanças nos procedimentos da reserva.

1 - No momento da reserva o participante deverá escolher, dentre as opções oferecidas, o horario para embarque, tanto de ida como de volta. Devido às novas normas impostas pela Polícia Federal, somente poderão viajar nos ônibus aqueles que fizerem parte da lista de passageiros previamente aprovada e carimbada pelo DNER, que estará em poder do motorista. Sendo assim, solicitamos a todos que, antes de fazer a opção, verifiquem os horarios de chegada dos voos e deixem um bom intervalo entre um e outro. Lembre-se que seu nome estará apenas na lista do ônibus escolhido e, portanto, nao será possivel embarcar no proximo, mesmo que haja vaga.

2 - Todos os campos da ficha de reserva deverão ser preenchidos, pois para que a lista de passageiros seja aprovada é imprescindível que contenha, alem do nome e número da identidade, o órgão e o estado onde o documento foi expedido.

3 - O pagamento será feito através de boleto bancário, que poderá ser gerado logo após o envio da ficha de reserva e pago em qualquer agência bancária.

4 - Somente serão consideradas as reservas efetuadas e pagas até 15/05/03.


2. 10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10). Call for papers


Prezados colegas,

A comissão organizadora do "10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS-10)" convida mais uma vez toda a comunidade científica para participar deste evento internacional que será realizado entre os dias 24-28 de agosto de 2003 na cidade de São Pedro, SP. A comissão lembra também a comunidade que o prazo para submissão de trabalhos sob a forma de pôsteres será 30 de abril próximo. Os formulários de inscrição, assim como os formulários para elaboração dos pôsteres e "graphical abstracts" já se encontram a disposição na homepage do evento em www.bmos.iqm.unicamp.br

O BMOS-10 terá uma programação científica bastante intensa contando com oito palestras plenárias, treze palestras convidadas, uma palestra técnica da Varian do Brasil e doze apresentações orais de curta duração, que serão selecionadas pela comissão a partir dos trabalhos submetidos até 30 de abril.

Para esta décima edição do BMOS temos confirmadas todas as palestras e apresentações. O grupo de cientistas convidados para essas palestras é de qualificação excepcional e diversos deles estão dentre os cientistas mais renomados em suas áreas de atuação. Para o BMOS-10 a comissão organizadora fez um esforço adicional para trazer ao Brasil pesquisadores das indústrias farmacêuticas internacionais fortemente envolvidas com a aplicação da química orgânica e medicinal em medicamentos de última geração. Os pesquisadores das palestras plenárias serão os seguintes: Dr. Esteban Pombo-Villar (Novartis Pharma, Switzerland); Prof. Janine Cossy (ESPCI, Paris, France); Prof. Manfred T. Reetz (Max-Planck-Institut, Germany); Prof. Masakatsu Shibasaki (University of Tokyo, Japan); Prof. Miquel A. Pericàs (University of Barcelona, Spain); Dr. Pat N. Confalone (Bristol-Myers Squibb Pharma, USA); Prof. Scott E. Denmark (University of Illinois, USA) e Prof. Stephen F. Martin (University of Texas at Austin, USA).

As palestras convidadas serão apresentadas pelos professores: Adriano L. Monteiro (Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil); Alberto Brandi (University of Florence, Italy); Frank E. McDonald (Emory University, USA); Hee-Yoon Lee (Korea Advanced Institute of Science and Technology, Korea); James L. Leighton (Columbia University, USA); João V. Comasseto (University of São Paulo, Brazil); Luiz C. Dias (State University of Campinas, Brazil); Marc L. Snapper (Boston College, USA); Ludger A. Wessjohann (Leibniz-Institute of Plant Biochemistry, Germany); Maria I. Colombo (IQUIOS, Rosário, Argentina); Peter A. Jacobi (Dartmouth College, USA); Reinhard Brückner (Albert-Ludwigs-University, Freiburg, Germany); Simon J. Garden (Federal University of Rio de Janeiro, Brazil). A palestra técnica terá como tema "New Trends in Instrumentation for Organic Synthesis" (apresentação em Português) e será proferida pelo Dr. Paulo Roberto Bernardo da Varian Industria e Comércio Ltda (Brazil).

Dentro em breve estaremos também divulgando na homepage o programa detalhado do BMOS-10 com os dias e horários de todas as palestras, apresentações orais e sessões de poster.

A comissão organizadora manteve uma intensa negociação com o Hotel Fazenda Fonte Colina Verde nos últimos meses, o que permitiu fechar uma taxa de inscrição para o BMOS-10 a preços bastante atraentes, incluindo as cinco diárias e pensão completa (para preços e condições de pagamento, veja homepage do evento). Todo esse esforço da comissão foi visando a participação do maior número possível de pesquisadores e estudantes de pós-graduação para comemorarmos juntos a décima edição deste importante evento internacional.

Contamos portanto com uma expressiva participação da nossa comunidade para fazermos do BMOS-10 um grande sucesso.

Comissão Organizadora do BMOS-10

Prof. Carlos Roque D. Correia
Secretário Geral do BMOS-10
Instituto de Química
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083-970, Campinas, Sao Paulo - Brasil
tel.: (19) 3788-3086; FAX: (19) 3788-3023
homepage: www.bmos.iqm.unicamp.br
e-mail: bmos@iqm.unicamp.br


3. 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies (11th International Conference on Surface and Colloid Science)


A 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies (11th International Conference on Surface and Colloid Science) será realizada de 15-19 de setembro de 2003, em Foz de Iguaçu.

Trata-se da primeira vez em que este evento, patrocinado pela IACIS (International Association of Colloid and Interface Scientists, com secretaria executiva em Wageningen, na Holanda), será realizado na América Latina. No Brasil, a SBQ e a Academia Brasileira de Ciências deram seu apoio ao evento.

Os conferencistas plenários serão Egon Matijevic (IACIS Conference) - Clarkson University, Krister Holmberg - Chalmers University of Technology, Jacques Livage - Université Pierre et Marie Curie, Michael Hoffmann - California Institute of Technology, e Robert J. Hunter - University of Sydney, ao lado de muitos destacados palestrantes convidados.

Toda informação sobre a conferência pode ser obtida na homepage http://www.collsurfconference.com.br, pela qual podem ser submetidos resumos e pode ser feita a inscrição, ou pelo e-mail <icscs2003@iqm.unicamp.br>.

O prazo para a apresentação de resumos é 30 de abril próximo.

Os organizadores estão encaminhando pedidos às agências financiadoras, para apoiar os participantes brasileiros, especialmente no que diz respeito às taxas de inscrição. Por se tratar de uma conferência internacional e que deve ser auto-financiada, as taxas de inscrição são elevadas pelos padrões brasileiros, embora sejam modestas para os padrões internacionais.

Fonte
Fernando Galembeck (co-Chairman)
11th. International Conference on Surface and Colloid Science Universidade Estadual de Campinas P.O.Box 6154 Campinas SP, Brazil 13083-970

Phone +55-19-37883080
Fax +55-19-3788-3023
Conference homepage: http://www.collsurfconference.com.br Personal homepage: http://planeta.terra.com.br/educacao/fernagal


4. 1o Congresso Internacional de Biodiesel "Um Salto para o futuro: dos Combustíveis fósseis aos Bio-combustíveis"


O Presidente da Comissão Organizadora, Prof. Dr. Miguel J. Dabdoub, convida você a participar do 1o Congresso Internacional de Biodiesel "Um Salto para o futuro: dos Combustíveis fósseis aos Bio-combustíveis" que estará sendo realizado na cidade de Ribeirão Preto nos dias 14, 15 e 16 de Abril no Centro Nacional de Convenções, Av. Presidente Kennedy, 1835.

A Organização do evento está a cargo do Departamento de Química da Universidade de São Paulo (Campus de Ribeirão Preto), do Ministério da Ciência e Tecnologia (através da Secretaria de Tecnologia Empresarial) e da Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais. Participação, e apóio, inclusive financeiro, tem sido obtido de outros ministérios como o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone

  1. 602-3734 ou pelo web site www.dabdoub-labs.com.br através do qual podem ser realizadas as inscrições OnLine.

No evento estarão sendo discutidas as implicações técnicas, tecnológicas, ambientais, sociais, agrícolas, econômicas e políticas da implantação do Biodiesel na Matriz Energética Brasileira.

Estarão participando pessoas de vários países além do Brasil. Já confirmaram a sua presença, muitos participantes e também palestrantes da Alemanha, França, Estados Unidos, Austria, Austrália, Argentina, Bolivia, Paraguay e Chile.

Os deputados Mendes Thame PSDB-SP (autor de projeto de Lei para a implantação do Biodiesel na Matriz Energética Brasileira), Rubens Otoni PT-GO (autor de Projeto de Lei complementar sobre o Biodiesel) e o Deputado Leonardo Vilela PMDB-GO estarão presentes, assim como o Senador Alberto Silva PMDB-PI (que participa num projeto de Biodiesel, usando mamona no seu estado de origem). Muitas outras autoridades dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério das Minas e Energia (MME), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), assim como do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estarão participando do evento.

Alguns Secretários de Estado (do governo Federal e de Governos Estaduais) já confirmaram a sua presença, entre eles o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Engenheiro Antonio Duarte Nogueira e o secretário de Tecnologia Empresarial do Ministério da Ciência e Tecnologia Dr. Francelino Lamy de Miranda Grando.

A organização ainda aguarda a confirmação da presença dos Governadores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Góias que foram convidados para o evento.

Delegações comerciais de alguns paises como Japão e Paraguay estarão participando da "Roda de Negócios" que ocorrerá durante o congresso. De especial destaque será a assinatura de um convênio entre a USP de Ribeirão Preto e a Prefeitura dessa cidade para movimentar a frota do municipio com esse bio-combustível. O Prefeito, Sr. Gilberto Maggioni, estará assinando dito convênio e dando as boas-vindas a todos os participantes deste evento. Além disso, a proposta para a implantação de um programa Estadual Paulista de Biodiesel será lançada por várias instituições.

Este evento ilustrará como os beneficios da química possibilitam a interação com outras áreas de interesse da sociedade, proporcionando significativo desenvolvimento econômico, socio-ambiental, tecnológico, industrial, agrícola, além das suas implicações políticas.


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!