SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 400


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Workshops durante a 26aRASBQ
  2. 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies (11th International Conference on Surface and Colloid Science)
  3. 1o Congresso Internacional de Biodiesel "Um Salto para o futuro: dos Combustíveis fósseis aos Bio-combustíveis"
  4. Homenagem ao Prof. Otto Richard Gottlieb
  5. Educação superior indígena e as perspectivas para o ensino de Química: O núcleo INSIKIRAN da UFRR
  6. CNPq inicia processo de renovação de membros dos CAs

1. Workshops durante a 26aRASBQ


A INSCRIÇÃO NOS WORKSHOPS DEVE SER FEITA DIRETAMENTE COM OS COORDENADORES DE CADA WORKSHOP, NOS E-MAILS INDICADOS.

Esta informação já foi divulgada antes nos boletins 387, 388 e 389.

Para mais detalhes com relação a programação consulte a homepage da reunião anual.

As inscrições deverão ser efetuadas com o RESPECTIVO Coordenador DE CADA Workshop.

Os interessados não inscritos na Reunião da SBQ deverão depositar R$50,00 na conta 9048-4 da agência 3559-9 do Banco do Brasil e enviar cópia do comprovante de pagamento ao coordenador (FAX:011-38155579).

WORKSHOPS

1. A Química Inorgânica nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação:

O desafio para este século
Debatedores/coordenadores de discussão
Ana Maria da Costa Ferreira (IQ-USP)
Ícaro de Sousa Moreira (UFC)
Antonio Sálvio Mangrich (UFPR)
Coordenadora: Stela Maris de Moraes Romanowski
(steladqi@quimica.ufpr.br)

2. Novas substâncias bioativas: da descoberta de novos protótipos ao desenvolvimento de produtos. O papel da rede de laboratórios

Coordenadores:
Paulo Roberto Ribeiro Costa - NPPN/UFRJ (prrcosta@ism.com.br) Massuo Jorge Kato - IQ/USP (majokato@iq.usp.br)
Carlos Alberto Manssour Fraga - Faculdade de Farmácia/UFRJ (cmfraga@pharma.ufrj.br)

3. Métodos não destrutivos usados em arte, história e arqueologia

Coordenadora
Dalva Lúcia Araújo de Faria (IQ-USP) (dlafaria@quim.iq.usp.br)

4. Química e Saúde

Coordenador
Etelvino Bechara IQ-USP
(ebechara@iq.usp.br)

5. A pesquisa em educação química no Brasil: abordagens teóricas e metodológicas

Coordenador
Eduardo Fleury Mortimer - UFMG
(mortimer@dedalus.lcc.ufmg.br)

6. Métodos Modernos em Fotoquímica e Fotofísica

Coordenadores:
José Carlos Netto Ferreira - UFRRJ (jcnetto@ufrrj.br) Frank H. Quina - IQ/USP (quina@usp.br)

7. Lab-on-a-chip - A Miniaturização de Laboratórios Químicos

Coordenadores
Ivo Milton Raimundo - UNICAMP (ivo@iqm.unicamp.br)
Mauro Korn - UNEB (mkorn@campus1.uneb.br)

8. A SBQ e suas Regionais: Situação Atual e Perspectivas

Coordenadora
Mara Elisa Fortes Braibante - UFSM
(mara@quimica.ufsm.br)

2. 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies (11th International Conference on Surface and Colloid Science)


A 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies (11th International Conference on Surface and Colloid Science) será realizada de 15-19 de setembro de 2003, em Foz de Iguaçu.

Trata-se da primeira vez em que este evento, patrocinado pela IACIS (International Association of Colloid and Interface Scientists, com secretaria executiva em Wageningen, na Holanda), será realizado na América Latina. No Brasil, a SBQ e a Academia Brasileira de Ciências deram seu apoio ao evento.

Os conferencistas plenários serão Egon Matijevic (IACIS Conference) - Clarkson University, Krister Holmberg - Chalmers University of Technology, Jacques Livage - Université Pierre et Marie Curie, Michael Hoffmann - California Institute of Technology, e Robert J. Hunter - University of Sydney, ao lado de muitos destacados palestrantes convidados.

Toda informação sobre a conferência pode ser obtida na homepage http://www.collsurfconference.com.br, pela qual podem ser submetidos resumos e pode ser feita a inscrição, ou pelo e-mail <icscs2003@iqm.unicamp.br>.

O prazo para a apresentação de resumos é 30 de abril próximo.

Os organizadores estão encaminhando pedidos às agências financiadoras, para apoiar os participantes brasileiros, especialmente no que diz respeito às taxas de inscrição. Por se tratar de uma conferência internacional e que deve ser auto-financiada, as taxas de inscrição são elevadas pelos padrões brasileiros, embora sejam modestas para os padrões internacionais.

Fonte
Fernando Galembeck (co-Chairman)
11th. International Conference on Surface and Colloid Science Universidade Estadual de Campinas P.O.Box 6154 Campinas SP, Brazil 13083-970

Phone +55-19-37883080
Fax +55-19-3788-3023
Conference homepage: http://www.collsurfconference.com.br Personal homepage: http://planeta.terra.com.br/educacao/fernagal


3. 1o Congresso Internacional de Biodiesel "Um Salto para o futuro: dos Combustíveis fósseis aos Bio-combustíveis"


O Presidente da Comissão Organizadora, Prof. Dr. Miguel J. Dabdoub, convida você a participar do 1o Congresso Internacional de Biodiesel "Um Salto para o futuro: dos Combustíveis fósseis aos Bio-combustíveis" que estará sendo realizado na cidade de Ribeirão Preto nos dias 14, 15 e 16 de Abril no Centro Nacional de Convenções, Av. Presidente Kennedy, 1835.

A Organização do evento está a cargo do Departamento de Química da Universidade de São Paulo (Campus de Ribeirão Preto), do Ministério da Ciência e Tecnologia (através da Secretaria de Tecnologia Empresarial) e da Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais. Participação, e apóio, inclusive financeiro, tem sido obtido de outros ministérios como o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone

  1. 602-3734 ou pelo web site www.dabdoub-labs.com.br através do qual podem ser realizadas as inscrições OnLine.

No evento estarão sendo discutidas as implicações técnicas, tecnológicas, ambientais, sociais, agrícolas, econômicas e políticas da implantação do Biodiesel na Matriz Energética Brasileira.

Estarão participando pessoas de vários países além do Brasil. Já confirmaram a sua presença, muitos participantes e também palestrantes da Alemanha, França, Estados Unidos, Austria, Austrália, Argentina, Bolivia, Paraguay e Chile.

Os deputados Mendes Thame PSDB-SP (autor de projeto de Lei para a implantação do Biodiesel na Matriz Energética Brasileira), Rubens Otoni PT-GO (autor de Projeto de Lei complementar sobre o Biodiesel) e o Deputado Leonardo Vilela PMDB-GO estarão presentes, assim como o Senador Alberto Silva PMDB-PI (que participa num projeto de Biodiesel, usando mamona no seu estado de origem). Muitas outras autoridades dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério das Minas e Energia (MME), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), assim como do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estarão participando do evento.

Alguns Secretários de Estado (do governo Federal e de Governos Estaduais) já confirmaram a sua presença, entre eles o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Engenheiro Antonio Duarte Nogueira e o secretário de Tecnologia Empresarial do Ministério da Ciência e Tecnologia Dr. Francelino Lamy de Miranda Grando.

A organização ainda aguarda a confirmação da presença dos Governadores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Góias que foram convidados para o evento.

Delegações comerciais de alguns paises como Japão e Paraguay estarão participando da "Roda de Negócios" que ocorrerá durante o congresso. De especial destaque será a assinatura de um convênio entre a USP de Ribeirão Preto e a Prefeitura dessa cidade para movimentar a frota do municipio com esse bio-combustível. O Prefeito, Sr. Gilberto Maggioni, estará assinando dito convênio e dando as boas-vindas a todos os participantes deste evento. Além disso, a proposta para a implantação de um programa Estadual Paulista de Biodiesel será lançada por várias instituições.

Este evento ilustrará como os beneficios da química possibilitam a interação com outras áreas de interesse da sociedade, proporcionando significativo desenvolvimento econômico, socio-ambiental, tecnológico, industrial, agrícola, além das suas implicações políticas.


4. Homenagem ao Prof. Otto Richard Gottlieb


Você foi aluno do Professor Otto Gottlieb? Gostaria de homenageá-lo?

O Prossiga/IBICT e a Sociedade Brasileira de Química estão organizando a Biblioteca Virtual Otto Gottlieb que terá um segmento com depoimentos de antigos colaboradores, amigos e ex-alunos.

Caso queira homenagear o Professor Gottlieb, envie email com seu depoimento para: chibarre@prossiga.br

Todos os depoimentos recebidos até 30 de abril próximo serão disponibilizados na época do lançamento, ou seja no final de maio de 2003 durante a 26. Reunião Anual da SBQ.

Este depoimento pode ser um fato, um diálogo, um texto, uma frase, uma poesia, um desenho ou qualquer expressão escrita ou pictórica que seja de interesse tornar público. Os textos devem ter em média 10 linhas.

Dr. Sergio M. Nunomura
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia
Coordenacao de Pesquisas em Produtos Naturais
Av. Andre Araujo 2936 CP 476
Manaus - AM - Brasil
CEP 69083-000
Tel/fax: (92) 643-3177


5. Educação superior indígena e as perspectivas para o ensino de Química: O núcleo INSIKIRAN da UFRR


A educação coloca-se, cada vez mais, como fator de libertação e integração do indivíduo, tendo em vista a complexidade crescente do chamado mundo moderno. Até algumas décadas atrás, saber ler e escrever, eram requisitos/habilidades suficientes para a colocação do indivíduo no mercado de trabalho, bem como para que o mesmo tivesse uma relação de entendimento e relativo domínio sobre a realidade na qual estava inserido. Contudo, a realidade atual torna-se cada vez mais complexa, exigindo por parte do chamado "cidadão médio", conhecimentos, mesmo que não propriamente especializados, nas áreas das chamadas Ciências Naturais, a fim de embasar suas opiniões e/ou posicionamento político sobre sua cidade e seu país. Freqüentemente vítima da chamada modernidade tecnológica (e.g. contaminação dos rios e solo), o cidadão comum necessita cada vez mais de uma formação científico-tecnológica menos livresca, e mais direcionada para o desenvolvimento dos conhecimentos/habilidades necessários para a tomada de decisões fundamentais para a manutenção e melhoria de uma condição de vida digna.

As comunidades indígenas, consideradas na sua totalidade, foram sempre vítimas da exploração e extermínio indiscriminado por parte do colonizador europeu, e, após o processo de independência do país, por parte dos próprios brasileiros. Não por acaso, os grupos étnicos que sobreviveram (física e culturalmente) por mais tempo, foram justamente aqueles situados em regiões distantes do litoral, porta de entrada para o colonizador.

Mais recentemente, as comunidades indígenas têm sido alvo de um outro tipo de exploração, não menos nociva: seu uso como massa de manobra por parte de organizações nacionais e estrangeiras, que têm como objetivo último não a proteção dessas mesmas comunidades, mas sim o uso das riquezas naturais (minerais, animais ou vegetais) presentes em suas terras, ou ainda dos índios em si, mediante a apropriação indevida de sua herança genética, tal como tem sido relatado em alguns dos escândalos da chamada bio-pirataria. Apenas através da aquisição de conhecimentos específicos, capazes de ampliar seu conhecimento sobre o mundo dos não-índios, poderão os membros das comunidades indígenas, brasileiros antes de tudo, conquistar o espaço que lhes cabe no cenário nacional, em busca de um estado de cidadania plena.

Em função de tudo o que foi anteriormente exposto, a criação, por parte da Universidade Federal de Roraima, de um Núcleo destinado à formação de professores oriundos das comunidades indígenas, e que terão por finalidade precípua a volta às suas comunidades, na condição de difusores do conhecimento, pode ser vista não apenas como louvável, mas também oportuna. Some-se ainda aos motivos anteriormente expostos, a condição de Roraima como Estado fronteiriço com vizinhos sul-americanos, assumindo assim, inevitavelmente, uma função geopolítica de destaque no cenário nacional, o que apenas reforça a necessidade da melhoria da educação oferecida à sua população, incluindo-se aí, evidentemente, as comunidades indígenas.

O Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima, oferece um Curso de Licenciatura Intercultural, no qual as chamadas Ciências Naturais, incluindo-se aí a Química, encontram-se contempladas. A habilitação em Ciências Naturais é uma das possibilidades pela qual pode optar o aluno do Curso. O primeiro vestibular já foi realizado, e a primeira turma inicia suas atividades.

A iniciativa da UFRR soma-se a uma experiência já existente na formação de professores indígenas em nível superior, a saber: o curso de 3° grau indígena ofertado pela Universidade do Estado do Mato Grosso, UNEMAT. Contudo, o curso oferecido pela UFRR é o primeiro a surgir tendo organizações indígenas como parceiras, notadamente a APIRR (Associação dos Povos Indígenas de Roraima) e a OPIR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima).

Além de sua finalidade precípua de formar professores oriundos das comunidades indígenas e que nessas comunidades atuarão, o Núcleo Insikiran, assim como todo núcleo destinado à formação de professores, pode ser visto, no bem sentido é claro, como um grande laboratório, no qual investigações na área de Ensino, e, no nosso caso em particular, Ensino de Química, podem ser desenvolvidas. As perspectivas que se abrem são realmente fascinantes, visto que o encontro entre o saber do "não-índio", com o saber dos alunos das diferentes etnias que comporão o curso (e.g. Ianomâmis e Macuxis) abrirá todo um vasto campo para estudos relacionados ao Ensino de Ciências, e da Química em particular.

Em função do anteriormente exposto, o Grupo de Estudos em Ensino e História da Química (GEHISQ) do Departamento de Química da UFRR, decidiu incluir, entre as suas linhas de investigação, o Ensino de Química para Comunidades Indígenas, e colocamo-nos à disposição dos colegas que queiram conosco compartilhar dessa iniciativa, estabelecendo parcerias.

Prof. Dr. Robson Fernandes de Farias
Departamento de Química, UFRR.
robsonfarias@aol.com


6 CNPq inicia processo de renovação de membros dos CAs


Foi iniciado, na semana passada, o processo de renovação de membros dos Comitês de Assessoramento do CNPq

Para isso, será realizada a consulta a pesquisadores, associações e sociedades científicas nacionais e entidades atuantes na pesquisa tecnológica.

O objetivo da consulta, segundo texto divulgado pelo CNPq, é ter uma relação de nomes que possam efetivamente contribuir para o avanço da C&T no país e para uma melhor atuação do CNPq.

Serão indicados membros representativos da comunidade científico-tecnológica nacional que sejam aptos não apenas a emitir opinião sobre o desenvolvimento de sua especialidade, mas também, de suas possíveis interfaces com outras.

Deverão ser indicados bolsistas de produtividade em pesquisa da categoria I do CNPq ou pesquisadores de qualificação equivalente, excluídos os que atualmente integram os Comitês, cuja relação/composição pode ser encontrada no site: http://www.cnpq.br/sobrecnpq/instanciasdecisorias/composicaocas.htm e que estejam relacionados com as áreas que estão sendo renovadas.

Serão consultados
pesquisadores I e IIA constantes atualmente do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq; sociedades científicas e tecnológicas de âmbito nacional e associações civis de âmbito nacional com atuação na área tecnológica.

O CNPq ressalta que não se trata de uma eleição e que os assessores escolhidos não serão considerados - e não deverão atuar - como representantes de suas instituições ou de suas regiões geográficas no conselho.

As indicações podem ser feitas até o dia 30 deste mês.

Informações completas podem ser obtidas no site http://www.cnpq.br (Gestão C&T, no. 164)


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!