SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 398


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. WORKSHOP QUÍMICA E SAÚDE - SBQ 2003

    Coordenador: Etelvino JH Bechara (IQUSP)

  2. 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies

    (11th International Conference on Surface and Colloid Science)

  3. IV workshop sobre preparo de amostras
  4. Sobre a crise dos 40 anos e os programas institucionais que se inspiram em limitações de idade

WORKSHOP QUÍMICA E SAÚDE - SBQ 2003 Coordenador: Etelvino JH Bechara (IQUSP)

O workshop "Química e Saúde" (26/04) discutirá dois temas de fronteira da bioquímica em que químicos têm tido papel destacado, ambos premiados recentemente com "Nobéis" de Medicina: (1) o balanço redox oxidativo/nitrosativo e (2) a relação estrutura-função de proteínas.

Está organizado em dois módulos:
9-12 hs: "Oxigênio e Óxido Nítrico - Parceiros na Vida e na Morte", com a participação dos pesquisadores: Ohara Augusto (IQUSP), Hugo Monteiro (HEMOCENTRO) e Marcelo Oliveira - IQUNICAMP).

14
17 hs: "Estrutura de Proteínas: Função e Disfunção", com a participação dos pesquisadores: Sérgio Ferreira (ICB-UFRJ), Ana Paula Valente (CNRMN-UFRJ), e Carlos Bloch Jr. (EMBRAPA-DF/LNLS).

Este evento constituirá oportunidade ímpar para um encontro de pesquisadores renomados das áreas da Bioquímica, Biologia Molecular e Medicina, todos eles graduados em Química, com a comunidade de químicos da SBQ na discussão da físico-química e biomedicina de moléculas-chave do metabolismo. Abaixo seguem os títulos e resumo das apresentações do módulo sobre o estresse oxidativo e nitrosativo:

Profa. Ohara Augusto
Óxido Nítrico e Oxidantes dele Derivados: Produção e Papel em Injúria Tecidual.O óxido nítrico desempenha importantes papéis fisiológicos mas sua produção excessiva durante situações inflamatórias tem sido responsabilizada pela injúria tecidual resultante dessas condições. Compreender essses papéis patofisiológicos requer o conhecimento da química e bioquímica do óxido nítrico e de oxidantes dele derivados como o peroxinitrito e o dióxido de nitrogênio. Revisarei esse conhecimento e discutirei como ele pode contribuir para o desenvolvimento de terapêuticas que reduzam a injúria tecidual de condições inflamatórias.

Prof. Hugo Pequeno Monteiro: Sinalização Redox Mediada pelo Óxido Nítrico. O óxido nítrico (NO) se destaca como um radical livre com propriedades de molécula sinalizadora. O NO é um gás altamente difusível que pode reagir com o grupo heme (nitrosilação) da enzima guanilil ciclase, ou com grupos tióis (oxidação/nitrosação) essenciais para a atividade de proteínas constituintes de vias de sinalização - quinases, fosfatases, e proteínas G de baixo peso molecular. No sistema vascular, o estímulo de atividade da guanilil ciclase com elevação dos níveis intracelulares de GMP cíclico pelo NO, está diretamente relacionado as suas propriedades vasoativas e vasodilatadoras. Já as reações de S-nitrosação envolvendo a cisteína 118 de Ras, uma proteína G de baixo peso molecular, ou a oxidação de cisteínas críticas para quinases e fosfatases, desempenham funções reguladoras em sistemas biológicos. Nesta apresentação abordaremos a ocorrência destes processos em culturas celulares procurando relacionar modificação química com o efeito final sobre as células.

Prof. Marcelo Ganzarolli de Oliveira: Doadores de Óxido Nítrico no Controle da Hipertensão e da Aterosclerose. As disfunções na síntese de óxido nítrico (NO) pelas células endoteliais em humanos são atualmente associadas a várias doenças cardiovasculares como a hipertensão e a aterosclerose. Mostrarei o potencial terapêutico dos S-nitrosotióis, doadores de NO, como vasodilatadores e como inibidores dos primeiros estágios de desenvolvimento da aterosclerose e a correlação destas ações com o seu comportamento químico, investigado por técnicas espectroscópicas e cinéticas. Mostrarei também que a possibilidade de incorporar estes doadores em biomateriais abre novas perspectivas no tratamento destas patologias.


2. 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies

(11th International Conference on Surface and Colloid Science)


A 11a. Conferência Internacional de Ciência de Colóides e Superfícies (11th International Conference on Surface and Colloid Science) será realizada de 15-19 de setembro de 2003, em Foz de Iguaçu.

Trata-se da primeira vez em que este evento, patrocinado pela IACIS (International Association of Colloid and Interface Scientists, com secretaria executiva em Wageningen, na Holanda), será realizado na América Latina. No Brasil, a SBQ e a Academia Brasileira de Ciências deram seu apoio ao evento.

Os conferencistas plenários serão Egon Matijevic (IACIS Conference) - Clarkson University, Krister Holmberg - Chalmers University of Technology, Jacques Livage - Université Pierre et Marie Curie, Michael Hoffmann - California Institute of Technology, e Robert J. Hunter - University of Sydney, ao lado de muitos destacados palestrantes convidados.

Toda informação sobre a conferência pode ser obtida na homepage http://www.collsurfconference.com.br, pela qual podem ser submetidos resumos e pode ser feita a inscrição, ou pelo e-mail <icscs2003@iqm.unicamp.br>.

O prazo para a apresentação de resumos é 30 de abril próximo.

Os organizadores estão encaminhando pedidos às agências financiadoras, para apoiar os participantes brasileiros, especialmente no que diz respeito às taxas de inscrição. Por se tratar de uma conferência internacional e que deve ser auto-financiada, as taxas de inscrição são elevadas pelos padrões brasileiros, embora sejam modestas para os padrões internacionais.

Fonte
Fernando Galembeck (co-Chairman)
11th. International Conference on Surface and Colloid Science Universidade Estadual de Campinas P.O.Box 6154 Campinas SP, Brazil 13083-970

Phone +55-19-37883080
Fax +55-19-3788-3023
Conference homepage: http://www.collsurfconference.com.br Personal homepage: http://planeta.terra.com.br/educacao/fernagal


3. IV workshop sobre preparo de amostras


O IV workshop sobre preparo de amostras ocorrerá em Salvador, BA, de 22 a 25 de abril de 2003, nas instalações do Instituto de Química da UFBA e no SENAI/CETIND. Informações mais precisas sobre o evento e o processo para inscrições podem ser obtidos através do acesso a www.cetind.fieb.gov.br/wpa/.

Interessados em se inscrever no evento, aqueles que gostariam de receber material de divulgação ou qualquer outro comentário / informação sobre o evento devem enviar mensagem com suas solicitações simultaneamente para wsamprep@ufab.br korn@ufba.br e mkorn@campus1.uneb.br.


4. Sobre a crise dos 40 anos e os programas institucionais que se inspiram em limitações de idade


Aos 40 anos de idade poder-se-ia, facilmente, estabelecer um marco etário, tanto do ponto de vista social quanto da carreira científica.

Talvez amparados em Confúcio "um ser humano que chegasse aos quarenta anos sem ser conhecido, não passaria de um desconhecido e, por isso, não mereceria respeito". Esse ilustre filósofo chinês escreveu isso a cerca de 500 anos antes de Cristo, talvez porque nessa idade e naquela época a morte anunciasse chegada prévia. Os "iluminados" que receberam o prêmio Nobel em química e física em 2002, certamente não passariam de ilustres desnecessários. O mais novo não tinha menos do que 40 anos e a média dos três físicos era de 78 anos. Duzentos anos após Confúcio, outro filosofo chinês, Mencius, escreveu: "aos 40 anos de idade, alcancei uma mente que não se perturba". Mas, não há como deixar a indignação de lado quando os 40 anos passam a ser limitantes da atividade intelectual.

Recentemente, assistiu-se a um questionamento semelhante no CNPq. Felizmente, sábias mentes emudeceram aos que flertavam com limites superpostos da capacidade intelectual alheia. A vida começa aos 40, imagine as mentes intelectualizadas de detentores de conhecimentos científicos fortalecidos, amadurecidos, mais confiantes, autônomos, e mais livres. Do topo da montanha onde estão os quadragenários, as leis da física assim explicam, aumenta-se a rapidez do discernimento elucubrando-se soluções talvez nunca antes aventadas. Destarte, contribuindo para um pensamento holístico repleto de interfaces entreabertas e distantes de um falido mundo cartesiano. Espera-se que os sábios desta terra brasileira não permitam que instituições públicas ou privadas esfacelem os quarentões, nem mesmo os outros sãos da mente intelectualmente produtiva. A subserviência etária do indivíduo aos desmandos da instituição não cabe na ordem do novo século. Não há mais espaço para a unilateralidade, mas sim para a pluralidade equilibrada.

Carlos Alberto Montanari, M.Sc., Ph.D.
Nucleo de Estudos em Quimica Medicinal, NEQUIM
Departamento de Quimica/ICEx
Universidade Federal de Minas Gerais
Campus da Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil
TEL +55-31-3499-5728, +55-31-3499-5765
FAX +55-31-3499-5700
email: montana@dedalus.lcc.ufmg.br


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!