SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 392


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Entrevista do Prof. Fernando Coelho a Rádio CBN referente ao Programa Institucional de Gerenciamento de Resíduos Perigosos da Unicamp
  2. Segunda circular 12o ENQA
  3. IV workshop sobre preparo de amostras
  4. Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados
  5. Nota da UFMG sobre informe: Governo aumenta o número de bolsas para pesquisa do CNPq e começa a preencher vagas ociosas em Universidades federais

1. Entrevista do Prof. Fernando Coelho a Rádio CBN referente ao


Programa Institucional de Gerenciamento de Resíduos Perigosos da Unicamp

Sr Secretário,

Recebi um convite da Rádio CBN para uma entrevista ao vivo referente ao Programa Institucional de Gerenciamento de Resíduos Perigosos da Unicamp.

Durante a entrevista, ocorrida hoje às 16h, fui questionado sobre o estágio atual da questão tratamento de resíduos no Brasil.

Gostaria de comunicá-lo desta entrevista e ao mesmo tempo agradecer à SBQ por todo o incentivo que vem sendo dado a este tema, seja através de workshops realizados durante as Reuniões Anuais, seja através de mini-cursos na área de segurança em química e em reuniões cientificas.

Não gostaria de trazer para mim todos os méritos, por isso estou passando essa mensagem para notificá-lo de que todo o reconhecimento pelo apoio da SBQ foi feito ao vivo em rede nacional.

Aproveito a oportunidade para insistir na relevância do tema e para agradecer todas as ações implementadas pela nossa Sociedade neste sentido. Sem mais para o momento

Subscrevo-me. Atenciosamente,

Prof. Dr. Fernando A. S. Coelho
Presidente da Comissão Assessora de Resíduos Biológicos, Químicos e Radioativos da UNICAMP


2. Segunda circular 12o ENQA


Aos Membros da Divisão de Química Analítica - SBQ Assunto: Segunda circular 12o ENQA

Prezado(a) Colega,

Informamos que a programação científica já se encontra disponível no site do 12o Encontro Nacional de Química Analítica (www.ufma.br/quimica/enqa).

Informamos também que, a partir de agora, ajustes, atualizações e novas informações serão feitos com mais freqüência, com chamadas no link notícias (em destaque na primeira página e no link interno).

Atenciosamente,

Comissão Organizadora 12o ENQA


3. IV workshop sobre preparo de amostras


O site do IV WPA já está disponível e pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.cetind.fieb.org.br/wpa.

O evento ocorrerá em Salvador no período de 22 a 25 de abril de 2003 e as informações sobre o evento (palestras,práticas, e processo para inscrição) já estão disponíveis naquele site.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: wsamprep@ufba.br


4. Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados


"A Comissão Organizadora do II EPOA (Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados) comunica que a página contendo informações sobre o evento, bem como fichas de pré-inscrição já pode ser acessada no site http://lqa.iqm.unicamp.br/".

Aguardamos sua visita e contamos com voce para ajudar a abrilhantar este evento."

Obrigado.

Wilson F. Jardim, Ph.D.


5. Nota da UFMG sobre informe: Governo aumenta o número de bolsas para pesquisa do CNPq e começa a preencher vagas ociosas em Universidades federais


A UFMG pratica, há quase duas décadas, a política de, semestralmente, reofertar as vagas ociosas. Sendo assim, as únicas vagas ociosas existentes na UFMG são aquelas ocassionadas por eventos ocorridos no semestre letivo anterior, cujo processo de provimento já está em fase de finalização, com o julgamento dos pedidos protocolados. Ademais, existe a obrigação de preenchimento de todas as vagas, tanto no vestibular, quanto no processo de provimento das vagas ociosas.

Até onde a UFMG conseguiu apurar, o equívoco da notícia deve-se a uma interpretação errada da imprensa de uma fala do Professor Carlos Roberto Antunes, secretário de ensino superior. O Professor Carlos disse que algumas universidades do sistema federal já praticavam o aproveitamento das vagas ociosas - entre as quais, a UFMG, a UFPR, a UFSC e a UFRGS - e, em razão disto, estaria prevista a admissão de um determinado número de estudantes, por essa via, neste ano.

Atenciosamente,

Mauro Braga
Chefe de Gabinete da UFMG

Nota do Editor
Nota publicada por solicitação do Chefe de Gabinete da UFMG, referente a notícia de número 8, divulgada no último boletim da SBQ: "Governo aumenta o número de bolsas para pesquisa do CNPq e começa a preencher vagas ociosas em Universidades federais". Esta notícia foi retirada do site do CNPq.

Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!