SBQ - (BIÊNIO 2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 388




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

Veja nesta edição:

  1. Número 1, Volume 26 (Janeiro-Fevereiro 2003) de Quimica Nova está On Line
  2. 26a Reunião Anual da sociedade Brasileira de Química - SBQ
  3. Workshops durante a 26aRASBQ
  4. Informações Sessão de Painéis
  5. 1o. Congresso Internacional de Biodiesel. "Um Salto para o Futuro: Dos combustíveis Fosseis aos Bio-combustíveis"
  6. "10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis"
  7. Mestrado e Doutorado em Química Orgânica na UFRRJ
  8. Processo seletivo para a contratação de um educador junto ao Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  9. Prêmios Nobel assinam ato contra a guerra no Iraque
  10. Relatório pede investimento em tecnologia
  11. MEC volta a debater autonomia das Universidades Federais

1. Número 1, Volume 26 (Janeiro-Fevereiro 2003) de Quimica Nova está On Line


O Número 1, Volume 26 (Janeiro-Fevereiro 2003) de Quimica Nova está On Line

Visite a página da revista no site da SBQ (www.sbq.org.br) ou clique direto em: www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm ou em http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm

Este número contém 10 artigos, 5 revisões, 4 artigos de divulgação,

  1. notas técnicas, 2 artigos de educação, 1 artigo em assuntos gerais

1 Carta ao Editor e ainda a lista de Assessores de 2002, além do Editorial.

Vamos continuar trabalhando juntos para aprimorar nossa revista cada vez mais!

Editores de Química Nova


2. 26a Reunião Anual da sociedade Brasileira de Química - SBQ


Seguem algumas informações sobre a 26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Tema Central: "A QUÍMICA TORNA SUA VIDA MELHOR"

Data: 26 a 29 de maio de 2003

Poços de Caldas - MG - Brasil

O PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS É: 03 DE FEVEREIRO DE 2003

O PRAZO PARA PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO É: 10 DE FEVEREIRO DE 2003

Conferência de abertura: Eliezer J. Barreiro
(Faculdade de Farmácia da UFRJ)

Mais informações: www.sbq.org.br


3. Workshops durante a 26aRASBQ


A INSCRIÇÃO NOS WORKSHOPS DEVE SER FEITA DIRETAMENTE COM OS COORDENADORES DE CADA WORKSHOP, NOS E-MAILS INDICADOS.

  1. A Química Inorgânica nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação: O desafio para este século Debatedores/coordenadores de discussão Ana Maria da Costa Ferreira (IQ-USP) (amdcferr@iq.usp.br) Ícaro de Sousa Moreira (UFC) (icarosm@dqoi.ufc.br) Antonio Sálvio Mangrich (UFPR) (mangrich@quimica.ufpr.br)

  2. Novas substâncias bioativas: da descoberta de novos protótipos ao desenvolvimento de produtos. O papel da rede de laboratórios Coordenadores: Paulo Roberto Ribeiro Costa - NPPN/UFRJ (prrcosta@ism.com.br) Massuo Jorge Kato - IQ/USP (majokato@iq.usp.br) Carlos Alberto Manssour Fraga - Faculdade de Farmácia/UFRJ (cmfraga@pharma.ufrj.br)

3. Métodos não destrutivos usados em arte, história e arqueologia

Coordenadora
Dalva Lúcia Araújo de Faria (IQ-USP) (dlafaria@quim.iq.usp.br)

4. Química e Saúde

Coordenador
Etelvino Bechara IQ-USP
(ebechara@iq.usp.br)

5. A pesquisa em educação química no Brasil: abordagens teóricas e metodológicas

Coordenador
Eduardo Fleury Mortimer - UFMG
(mortimer@dedalus.lcc.ufmg.br)

6. Métodos Modernos em Fotoquímica e Fotofísica

Coordenadores:
José Carlos Netto Ferreira - UFRRJ (jcnetto@ufrrj.br) Frank H. Quina - IQ/USP (quina@usp.br)

7. Lab-on-a-chip - A Miniaturização de Laboratórios Químicos

Coordenadores
Ivo Milton Raimundo - UNICAMP (ivo@iqm.unicamp.br)
Mauro Korn - UNEB (mkorn@campus1.uneb.br)

8. A SBQ e suas Regionais: Situação Atual e Perspectivas

Coordenadora
Mara Elisa Fortes Braibante - UFSM
(mara@quimica.ufsm.br)

Informações Sessão de Painéis

Serão 2 sessões de discussão (pares e impares) com duração de 1:30 h cada uma.

TODOS OS PAINÉIS, DE NÚMEROS PARES E ÍMPARES, SEM EXCEÇÃO, DEVEM SER COLOCADOS BEM CEDO OU NA NOITE ANTERIOR, ANTES DO INÍCIO DAS SESSÕES DE PAINÉIS E RETIRADOS SOMENTE NO FINAL DO DIA.

NÃO É PERMITIDA A RETIRADA DOS PAINÉIS LOGO APÓS AS SESSÕES, ASSIM COMO NÃO É PERMITIDA A COLOCAÇÃO DOS PAINÉIS APENAS NO HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO."

Informações sobre colocação e retirada dos painéis:

  1. Fixar na véspera da apresentação a partir das 19:30h (aqueles com apresentação no 1o dia (27/05) poderão fixá-los até às 07:45h)

  2. Retirar os painéis entre 17:00h e 18:00h.


1o. Congresso Internacional de Biodiesel. "Um Salto para o Futuro: Dos combustíveis Fosseis aos Bio-combustíveis"


O 1o Congresso Internacional de Biodiesel. "Um Salto para o Futuro: Dos combustíveis Fosseis aos Bio-combustíveis" será realizado em Ribeirão Preto nos dias 15, 16 e 17 de Abril de 2003 no Centro de Convenções do Hotel JP.

O web site para obtenção de maiores informações é: http://www.dabdoub-labs.com.br ou com o Professor Dr. Miguel J. Dabdoub do Departamento de Química da FFCL de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo; e-mail: biodiesel@dabdoub-labs.com.br).

O Congresso será realizado com o patrocinio do Ministério de Ciência e Tecnologia (Programa nacional PROBIODIESEL), Ministério das Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura e do abastecimento, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Além desses orgãos, o setor Industrial terá participação ativa através de indústrias isoladas e também de associações como ABIOVE (Associação Brasileira de Indústrias de Óleos vegetais), UNICA (União de Indústrias Canavieiras), ANFAVEA, SINDIPEÇAS, AEA (Associação de Engenharia Automotiva) e outras estarão participando.

As secretárias da Agricultura do Estado de São Paulo e as Secretárias do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e do Estado do Paraná também estarão devidamente representadas, além do setor técnico-acadêmico através de várias Universidades, como a USP, UNESP, UFRJ/COPPE, UNB, URI, UFPR e centros ou institutos de pesquisa como o INT, IPT, TECPAR, CENBIO, CERBIO, CENPES, LACTEC.

O evento também contará com a participação de pesquisadores estrangeiros possibilitando a discussão do "estado da arte" na produção e uso de esteres etílicos e metílicos derivados de óleos vegetais como substitutos de Diesel de petróleo, assim como as implicações políticas, tecnológicas, ambientais e socio-econômicas da implantação do Programa Nacional PROBIODIESEL (equivalente ao Pró-álcool).

Fonte
Professor Dr. Miguel J. Dabdoub
Departamento de Química da FFCL de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo; e-mail: biodiesel@dabdoub-labs.com.br

10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis


Prezados colegas,

É com grande satisfação que a Comissão Organizadora do "10th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (10th BMOS)" faz a divulgação do evento que será realizado na cidade de São Pedro, Estado de São Paulo, entre os dias 24-28 de agosto de 2003 e convida toda a comunidade científica a visitar sua página no endereço: http://www.bmos.iqm.unicamp.br

Esta página deverá ser atualizada periodicamente na medida em que nos aproximamos do 10th BMOS.

Portanto, neste anúncio procuramos fornecer informações de caráter geral sobre o evento, assim como uma apresentação do programa científico, que conta com um grupo de palestrantes de altíssimo gabarito e renome internacional.

Temos confirmadas todas as oito conferências plenárias e doze conferências convidadas programadas para o evento. Estão previstas também seções de pôsteres e diversas apresentações orais curtas (short presentations) de 15 minutos para os resumos selecionados dentre aqueles que optarem por uma apresentação oral do seu trabalho.

Contamos com a participação de todos e agradecemos desde já sugestões visando o aprimoramento e funcionalidade de nossa "homepage".

Sua contribuição é importante para nós.

Saudações,

Prof. Carlos Roque Duarte Correia
Instituto de Química - Unicamp
Secretário Geral para o 10th BMOS

Prof. Carlos Roque D. Correia
Instituto de Química, Depto. de Quimica Organica Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083-970, Campinas, Sao Paulo - Brasil
tel.: (19) 3788-3086; FAX: (19) 3788-3023
e-mail: roque@iqm.unicamp.br
http://www.iqm.unicamp.br/profs/roque.html


7. Mestrado e Doutorado em Química Orgânica na UFRRJ


Mestrado e Doutorado em Química Orgânica na UFRRJ/ Bolsas da CAPES e do CNPq

Inscrições até: 21/02/2003

Os exames de seleção serão realizados em 26 e 27/2/2003

Endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DPPG
sala 116/P1
Mais informações no site: http://www.ufrrj.br/posgrad/cursos.htm E-mail: cpqo@ufrrj.br (Osmar, Prof.João Batista ou Profa. Rosane Nora) Fone: (21) 2682-1210 ou 2682-1872

8. Processo seletivo para a contratação de um educador junto ao


Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo


EDITAL FFCLRP
No 7/2003ABERTURA DE PROCESSO SELETIVOA Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP torna pública a abertura de inscrição ao processo seletivo para uma vaga e outras que forem surgindo na função de Educador, junto ao Departamento de Química.

As inscrições serão realizadas no período de 29-1 a 7-2-2003 (exceto sábado e domingo) das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, na Seção de Pessoal desta Faculdade, Bloco A, à avenida Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, SP.1. A função será preenchida sob o Regime da CLT, em Jornada de Trabalho de 40 horas semanais de trabalho.O contrato de trabalho será por tempo determinado ou indeterminado de acordo com a necessidade da administração.2. O salário inicial para o mês de janeiro/2003 é de R$ 2.067,79 o que corresponde a Superior I A.3.

São algumas atribuições da função:- Atribuições Gerais: Participa de elaboração e desenvolvimento de plano escolar e programação psicopedagógica e/ou pedagógica, lecionando disciplinas, preparando material didático, com técnicas pedagógicas.Desenvolve a ação educativa em Museus através de Projetos voltados para os públicos de pré-escola, 1º, 2º, 3º Graus, profissionais do ensino e a comunidade em geral. Orienta, elabora e desenvolve pesquisas, cursos e treinamento, na sua área de especialização, participando do processo de avaliação, recuperação e interação do aluno e público com a comunidade.Planeja e orienta a produção de materiais e brinquedos pedagógicos e materiais didáticos e de apoio.Publica experiências realizadas, bem como elabora e aplica cursos de formação permanente com profissionais de outras instituições, estagiários, alunos de pós-graduação, mestrado, doutorado em fase de tese e profissionais na educação de pré-escola, 1º, 2º Graus e divulga bibliografia específica.

Coordena e/ou participa de projetos interdisciplinares, bem como desenvolve ações educativas integradas aos projetos institucionais. Presta assessoria a projetos ligados à área.Procede à avaliação do desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças e apresenta relatórios de avaliação. Promove auto-desenvolvimento através da frequência e cursos, seminários, simpósios em sua área de atuação.

  1. São condições para a inscrição: Possuir Licenciatura Plena na Área de Atuação. Possuir 18 anos completos no ato da inscrição. Será aceita a inscrição de estrangeiros.

  2. No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar:Cédula de Identidade (cópia); Carteira Profissional (cópia da fl. de identificação e dos contratos);Título de Eleitor;Certificado Militar, quando do sexo masculino;CPF;Comprovante de Escolaridade (cópia); Curriculum Vitae (4 cópias sendo uma delas com cópia dos comprovantes). 5.1. Caso o candidato já tenha sido funcionário desta Universidade, apresentar declaração da Seção de Pessoal da Unidade/Órgão a que pertencia, contendo data e motivo do desligamento.5.2. De conformidade com o disposto na Lei Complementar nº 683, de 18-9-92 (art. 1º) não serão reservadas vagas para deficientes físicos, uma vez que o percentual de vagas disponíveis não atinge o mínimo de 1 vaga.6. Das provasA seleção será realizada por Comissão de Seleção composta por 03 docentes do Departamento de Química.O processo seletivo deverá ser realizado em até 60 dias após o encerramento das inscrições e constará das seguintes etapas:1ª etapa - Provas Escritas (eliminatórias)a) Prova escrita baseada na seguinte bibliografia sugerida: J.B. Russel, "Química Geral", 2ª Edição, Makron Books do Brasil Editora Ltda., São Paulo, 1994. J.C. Kotz and P.Treichel Jr., "Chemistry & Chemical Reactivity", Third Edition, Saunders College Publishing., N.Y., 1996. CARVALHO, A. M. P., Formação de Professores de Ciências; tendências e inovações, 4. ed. São Paulo, Cortez, 2000. CHASSOT: A. A Ciência através dos Tempos; 7. ed. São Paulo : Moderna, 1997. LAZLO, P. A Palavra das Coisas ou A Linguagem da Química; 74, Lisboa : Gradiva, 1995. (Coleção Ciência Aberta). GARDNER, H. Inteligências Múltiplas; Porto Alegre : Artes Médicas, 1995. CHASSOT,
  1. I., Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação, Ijuí : Unijuí, 2000. SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P., Educação em Química, 2. ed., Ijuí : Unijuí, 2000. MALDANER, O. A., A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química - Professores/Pesquisadores, Ijuí : Unijuí, 2000. ASTOLFI, J. P., DEVELAY, M., A Didática das Ciências, 5. ed. Campinas : Papirus, 1995.
  1. Tradução de texto de química em inglês.2ª etapa - Análise de curriculum-vitae (eliminatória)3ª etapa - Entrevista (eliminatória) 7.

Da convocação para as Avaliações:As provas serão realizadas no Departamento de Química e os candidatos serão convocados para as diferentes etapas da avaliação pelo DOE, podendo ainda ser avisados por outros meios de comunicação (telefone, carta, etc.).

  1. Dos resultados:O resultado de cada etapa será afixado no local das inscrições, sendo a lista de Resultado Final/Classificação publicada no DOE. 9. O processo seletivo terá validade de 1 ano a contar da data de Publicação do Edital de Homologação, podendo, a critério do Diretor da Unidade, ser prorrogado por igual período.10. São condições de admissão:Apresentar documentação pessoal completa, por ocasião da convocação;Estar apto no Exame Médico pré-admissional realizado pela USP;Ser autorizada a acumulação caso exerça outro cargo, emprego ou função pública (inclusive aposentadoria).

Fonte Prof. Dr. Mauricio dos Santos Matos


9. Prêmios Nobel assinam ato contra a guerra no Iraque


Quarenta americanos laureados com o Prêmio Nobel assinaram declaração contra uma guerra no Iraque, afirmando que uma ação unilateral e preventiva das forças dos EUA pode afetar a segurança nacional.

Eles afirmam que o ataque, mesmo que tenha apoio internacional, pode resultar em uma aparente vitória no curto prazo, mas terá consequências sérias no longo prazo, que podem ser negativas para os americanos.

'As consequências médicas, econômicas, ambientais, espirituais, políticas e legais de um ataque preventivo dos EUA ao Iraque podem minar, e não proteger, a segurança dos americanos e a estabilidade do mundo', diz a declaração dos laureados.

A ausência mais notada entre os signatários da declaração foi a do ex-presidente Jimmy Carter (77-81). Segundo os outros premiados, não houve tempo para Carter assinar, mas ele deve aderir à declaração em breve.

A seguir, os nomes dos laureados que assinaram a declaração: George A. Arkelof (economia), Philip W. Anderson (física), Paul Berg (química), Hans A. Bethe (física), Nicolaas Bloembergen (física), Paul D. Boyer (química), Leon N. Cooper (física), James W. Cronin (física), Robert F. Curl Jr. (química), Val L. Fitch (física), Robert

  1. Furchgott (medicina), Sheldon L. Glasgow (física), Roger Guillemin (medicina), Herebert A. Hauptman (química), Alan J. Heeger (química), Louis J. Ignarro (medicina), Eric R. Kandel (medicina), Har Gobind Khorana (medicina), Lawrence R. Klein (economia), Walter Kohn (química), Leon M. Lederman (física), Yuan T. Lee (química), William
  1. Lipscomb (química), Daniel L. McFadden (economia), Franco Modigliani (economia), Ferid Murad (medicina), George E. Palade (medicina), Arno A. Penzias (física), Martin L. Perl (física), William
  1. Phillips (física), Norman F. Ramsey (física), J. Robert Schrieffer (física), William F. Sharpe (economia), Jack Steinberger (física), Joseph H. Taylor Jr. (física), Charles H. Townes (física), Daniel C. Tsui (física), Harold E. Varmus (medicina), Robert W. Wilson (física) e Ahmed H. Zewail (química).

Fonte: Folha de SP, 29/1


10. Relatório pede investimento em tecnologia


Segundo estudo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, só o conhecimento pode aproximar nações pobres das ricas

Relatório do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets) alerta que o único caminho para os países pobres conseguirem acompanhar o desenvolvimento das nações mais ricas é investindo na produção de conhecimento e tecnologia.

A publicação, divulgada nesta terça-feira no Rio, afirma ainda que a promoção de políticas públicas focadas nesse objetivo também ajudará a reduzir as desigualdades existentes dentro das fronteiras desses países.

O estudo compara o desenvolvimento econômico do Brasil e da Coréia, desde a década de 70, para tentar mostrar como o investimento em conhecimento fez com que o país asiático tivesse um salto nos últimos anos, o que não ocorreu com o Brasil.

Em 1970, diz o relatório, o PIB per capita coreano era de US$ 275, cerca de 75% do brasileiro. Em 2001, o mesmo índice da Coréia era 2,5 vezes maior que o do Brasil.

Há ainda outros indicadores que mostram o avanço coreano, como o número de patentes registrado pelos dois países. Em 1980, o Brasil tinha 24, contra 8 da Coréia. Mas em 2000 houve uma inversão: 98 brasileiras e 3.314 coreanas.

'Cada vez mais o valor está associado ao conhecimento e menos com a matéria prima. Sem esse caminho, vai ficar difícil a gente se inserir nesse novo mundo', afirmou Marcos Cavalcanti, autor de um dos artigos da publicação e pesquisador da Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do RJ (Coppe/UFRJ).

Conhecimento
A idéia defendida pelos pesquisadores que participaram do trabalho é que há uma mudança da 'sociedade industrial' para a 'sociedade do conhecimento'. 'O valor dos produtos depende do percentual de inovação e tecnologia a eles incorporados', diz o texto. 'O conhecimento é o novo motor da economia.'

Segundo Cavalcanti, esse novo foco tem de estar presente nas políticas públicas brasileiras. Investimentos em educação e formação de mão-de-obra intelectual são essenciais para percorrer esse caminho.

E isso, segundo ele, não se aplica apenas em setores mais desenvolvidos da produção.

'Não estou dizendo que precisamos passar a produzir apenas alta tecnologia. O que afirmo é que, mesmo em setores básicos da economia, como a agricultura, temos que investir em melhorar o conhecimento e agregar valor aos produtos. Temos de deixar de ser apenas exportadores de produtos primários', acrescentou Cavalcanti.

Fonte: O Estado de SP, 29/1


11. MEC volta a debater autonomia das Universidades Federais


Governo quer que os reitores possam definir formas de administrar seus recursos

O Ministério da Educação vai retomar o debate sobre autonomia das Universidades federais. Uma comissão analisará, a partir desta semana, como dar mais poder às 52 entidades de ensino superior, sem precisar recorrer ao Congresso.

O governo avalia a possibilidade de garantir, por exemplo, que os reitores possam definir formas de utilizar recursos e autorizar viagens de professores.

Com 470 mil alunos, o sistema universitário federal é considerado por especialistas e políticos como um dos maiores 'vespeiros' da administração.

Em 2001, os professores do ensino superior ficaram 107 dias em greve. Foi o mais longo movimento sindical do governo tucano.

Em sessão realizada ontem no Conselho Nacional de Educação, órgão que define regras para o setor, o ministro da Educação, Cristovam Buarque, disse que as Universidades não sofrem apenas a falta de dinheiro. 'A Universidade deixou de ser lugar de vanguarda e encantamento', afirmou.

O ministro considera que o ensino superior utiliza poucos recursos eletrônicos e não acompanha as tranformações sociais e tecnológicas.

'Muitos livros quando chegam à sala de aula já estão defasados.' O secretário de Ensino Superior do ministério, Carlos Roberto Antunes dos Santos, que tomou posse como novo representante do governo no CNE, avalia que em um mês será possível remover o 'entulho burocrático' e tornar mais ágil o trabalho das reitorias. Televisão - Cristovam defendeu o uso da dramaturgia televisiva para incentivar o gosto pela leitura.

'Nenhum galã de novela se destaca e consegue arrumar namorada porque é estudioso. Só arruma namorada (em telenovela) o sarado', disse. 'O estudioso e o alfabetizador devem ser os heróis.'

Em palestra para professores de uma escola de Brasília, Cristovam reclamou que as casas dos ricos das telenovelas não têm estantes com livros e sugeriu que as personagens ensinem as empregadas a ler e a escrever.

Pela manhã, Buarque participou da posse de novos membros do CNE. A secretária de Educação Fundamental do MEC, Maria José Feres, assumiu cadeira na Câmara de Educação Básica do conselho.

Já o secretário de Ensino Superior do ministério, Carlos Roberto Antunes, ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, assumiu vaga na Câmara de Educação Superior.

Fonte: O Estado de SP, 29/1


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!