SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 384


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Olá pessoal,

Este é o primeiro Boletim Eletrônico do Ano e já vai com várias notícias. Algumas destas notícias foram recebidas logo após termos enviado o último boletim de 2002 e por isto estão sendo divulgadas com certo atraso, mas estamos enviando assim mesmo. Desejo para todos vocês, colegas que recebem este Boletim e às suas Famílias e amigos um ano de 2003 cheio de muita paz, fé, saúde, força, alegria, felicidades, muita luz e muita vida. Tudo de melhor para todos em 2003. Vamos lá!!!

Luiz Carlos
Veja nesta edição:

  1. Química Nova na Escola - nº 16
  2. No ar o novo Portal do Professor de Química
  3. Inscrições para o mestrado, primeiro semestre de 2003, estarão abertas ate 31/01/03 no IQ da UFRJ
  4. Inscrições para o curso de mestrado na área de Química Analítica Orgânica do Estado do Rio de Janeiro
  5. Relatório do Comitê Assessor de Química - CNPq CA-10/2002
  6. Primeira circular do XII Congresso Ítalo Latino-Americano de Etnomedicina
  7. II Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais
  8. Currículos físico-química
  9. Procura-se bolsista urgente


1. Química Nova na Escola - nº 16

Química Nova na Escola n. 16

Já está disponível o nº 16 de Química Nova na Escola, revista da Divisão de Ensino de Química da SBQ voltada aos professores do Ensino

Médio e Fundamental e aos licenciandos em Química, com o seguinte conteúdo:

* Seção Química e Sociedade (p. 3-8):

- "A química do corpo humano: tensão superficial nos pulmões" (p. 3-5),de Marcos Guglioti

- "A química do tempo: carbono-14" (p. 6-8), de Robson Fernandes de Farias [com nota sobre o o novo portal da divisão de Ensino de Química da SBQ: http://www.sbq.org/ensino, na p.8]

* Seção Atualidades em Química (p. 9-14): "Espectrometria de massa e RMN multidimensional e multinuclear: revolução no estudo de macromoléculas biológicas" (sobre o Prêmio Nobel de Química de 2002), de Luiz Alberto Colnago, Fábio C. L. Almeida e Ana Paula Valente

* Seção Espaço Aberto (p. 15-20): "Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de Química", de Roseli P. Schnetzler [com nota sobre os assessores de Química Nova na Escola, em 2002, na p. 20]

* Seção Conceitos Científicos em Destaque (p. 21-25): "O conceito de elemento: da Antigüidade à Modernidade", de Maria da Conceição Marinho Oki

* Seção Relatos de Sala de Aula (p. 26-31): "Química Analítica e cidadania no trânsito interdisciplinar", de Reinaldo Carvalho Silva, Annik Silva, Ricardo Pinheiro de Lima, Jessee Severo Azevedo Silva e Sandro da Silva Livramento Machado [com a nota "Educação Química na Internet", na p. 31]

Seção História da Química (p. 32-35):
"Biblioteca de Alexandria: a Fênix ressuscitada", de Attico I. Chassot

* Seção Pesquisa no Ensino de Química (p. 36-40): "Mediação interdisciplinar na construção de um projeto de ensino de Química: uma análise pautada no diálogo de diferentes saberes", de Maria Inês de Freitas Petrucci e Adriana Vitorino Rossi [com resenha sobre o livro "Química para o Ensino Médio", de Eduardo Fleuri Mortimer e Andréa Horta Machado, na p. 40]

Seção Experimentação no Ensino de Química (p. 41-49):

-"Reação relógio iodeto/iodo com material alternativo de baixo custo e fácil aquisição", de Reinaldo Francisco Teófilo,  Per Christian Braathen  e Mayura Marques Magalhães Rubinger (p. 41-44)

-"Chafariz de amônia com materiais do dia-a-dia: uma causa inicial ...quantos efeitos?", de José de Alencar Simoni e Matthieu Tubino (p. 45-49)

* Seção Elemento Químico (p. 51) "Enxofre", de Eduardo Motta Alves Peixoto

Mais informações sobre a revista: http://www.sbq.org.br/ensino




2. No ar o novo Portal do Professor de Química

Já está no ar o novo PORTAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA. Nesse Portal o Professor de Química do Ensino Médio e Fundamental, encontrará uma série de recursos para ajudá-lo a preparar suas atividades em sala de aula. Você poderá elaborar, on-line, tabelas periódicas personalizadas e, para aqueles elementos que selecionar, gráficos com as variações de uma grande quantidade de propriedades em função do número atômico.

Será capaz de produzir gráficos da variação da solubilidade de várias substâncias em função da temperatura. Em uma outra janela do Portal, você encontrará explicações de como essas propriedades foram medidas, quais as técnicas utilizadas na sua determinação. Você também poderá selecionar questões de vestibular das mais diversas Universidades brasileiras e de vários anos, organizadas por assunto, para preparar suas provas.

Você poderá ter acesso aos artigos publicados em Química Nova na Escola nos números 1 a 12. Nossa intenção é disponibilizar, no Portal, os artigos, com quatro números de atraso em relação ao último publicado. Assim, quando o número 17 for publicado, os artigos do número 13 passarão a estar no Portal. Você poderá fazer a busca desses artigos por assunto, por autor e por seção. Em breve, os artigos dos quatro Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola também estarão disponíveis com as mesmas facilidades de busca por assuntos e por autores.

Manteremos esse Portal atualizado e, a partir de janeiro/2003, semanalmente, você encontrará as últimas novidades da Química, por meio de resenhas de artigos publicados em revistas científicas como Nature, Science e Ciência Hoje.

Por outro lado, você poderá participar de um fórum de discussão, por intermédio do qual poderá tirar dúvidas em relação a conteúdos a serem ensinados, discutir aspectos metodológicos de suas aulas e o uso de novas estratégias de ensino com seus colegas de profissão de todo o Brasil. Poderá também discutir temas gerais de seu interesse, nesses grupos.

Nessa fase de implantação do Portal, estaremos constantemente monitorando seu uso, com a finalidade de detectar problemas e soluções para tornar a interface a mais amigável possível para os professores de Química.

Esse Portal é um dos resultados do Projeto de Produção de Materiais Didáticos para o Professor de Química, financiado pela Fundação Vitae e pelo CNPq. Gostaríamos de agradecer ao professor de Química Ronaldo Gonçalves Pires e ao desenvolvedor e webdesigner Nuba Rodrigues Princigalli, que elaboraram o conteúdo, o desenho e a e a parte técnica por tras do Portal, sob a supervisão de Eduardo Fleury Mortimer, diretor da Divisão de Ensino de Química da SBQ e coordenador dos Projetos. Gostaríamos também de agradecer ao FoCo - Programa de Formação Continuada de Professores de Química, do CECIMIG - Faculdade de Educação da UFMG, que forneceu a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do projeto.

O Portal é mais uma ação da Sociedade Brasileira de Química, por intermédio de sua Divisão de Ensino de Química, com o objetivo de disponibilizar aos professores de Química materiais de apoio ao seu trabalho pedagógico em sala de aula. Acreditamos que o conjunto desses recursos que a Divisão vêm produzindo para os professores, como esta revista, os Cadernos Temáticos, o Kit Multimídia e agora o Portal do Professor de Química, tem colaborado para melhorar o ensino de Química no Brasil, de forma a torná-lo mais significativo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes das importantes relações entre a ciência química e a sociedade.
Professor, o Portal é seu: use e abuse.

Fonte: Prof. Eduardo Mortimer
Diretor da Divisão de Ensino de Química da SBQ




3. Inscrições para o mestrado, primeiro semestre de 2003, estarão abertas ate 31/01/03 no IQ da UFRJ

O Programa de Pos-Graduação em Quimica Organica do Instituto de Química da UFRJ informa que as inscrições para o mestrado, primeiro semestre de 2003, estarão abertas ate 31/01/03.

O Programa oferecerá curso de nivelamento em Quimica Organica e Metodos Fisicos de Analise no mes de fevereiro.

As avaliações em Quimica Organica, Metodos Fisicos de Analise e Ingles, bem como as entrevistas com os candidatos, ocorrerão na ultima semana de fevereiro, nos seguintes dias:

-Química Orgânica: 27/02/03, das 9 às 11h, sala 618

-Métodos Físicos de Análise: 28/02/03, das 9 às 11h, sala 618

-Inglês, dia 27/02, das 12 às 13h, sala 618. ENTREVISTAS:

Dias 26 e 27/02 à tarde, horário a combinar.

RESULTADO: 4/03/03  a partir das 11h.

Maiores informações poderão ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.iq.ufrj.br/extra_org.html

Contatos:
secretaria de pos-graduação: spg@iq.ufrj.br
coordenação: Prof. Claudia Rezende (crezende@iq.ufrj.br)

Também encontram-se abertas as inscrições para o doutorado, sob regime de fluxo contínuo.
Bolsas disponíveis (CNPq, CAPES e FAPERJ)




4. Inscrições para o curso de mestrado na área de Química Analítica Orgânica do Estado do Rio de Janeiro

Estão abertas desde 23 de outubro de 2002 a 13 de janeiro de 2003, as inscrições para o curso de mestrado na área de Química Analítica Orgânica do Estado do Rio de Janeiro.
O Programa de Pós- Graduação em Química Analítica oferecerá curso de nivelamento em Quimica Análitica, Ultra Violeta, Infra Vermelho, Ressonância Magnética Nuclear e Espectrometria de Massas no mês de janeiro.

As informações especificas sobre as avaliações nestas disciplinas e o exame de lingua Inglesa, bem como as entrevistas com os candidatos selecionados, e outros dados relacionados com o Programa de Pós-Graduação em Química Analítica poderão ser obtidos no endereço eletrônico: www.iq.ufrj.br

Contatos:

secretaria de pos-graduação: spg@iq.ufrj.br

coordenação: Prof. Jari Nóbrega Cardoso, jari@iq.ufrj.br

Estudantes de Graduação, Profissionais e Professores Universitários das áreas da Quimica e afins,  são muito bem vindos para participarem do curso de nivelamento do Programa de Pós-Graduação em Química Analítica, como ouvintes ou para participarem do processo seletivo.

NÃO SERÁ COBRADA NENHUMA TAXA PARA PARTICIPAR DO CURSO DE NIVELAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA.

Bolsas disponíveis (CAPES e FAPERJ)

UFRJ, A MAIOR E MELHOR UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PAÍS.

Fonte: Prof. Claudio C. Lopes , Assessor do Reitor da UFRJ




5. Relatório do Comitê Assessor de Química - CNPq CA-10/2002

O Comitê Assessor de Química do CNPq, formado por Célio Pasquini (UNICAMP), Faruk Nome (UFSC), convidado em substituição a José Manuel Riveros Nigra (USP), José Maria Barbosa (UFPB), Manfredo Hoerner (UFSM), Oscar Manoel Malta (UFPE), Henrique Eisi Toma (USP) e César Zucco (UFSC), coordenador, reuniu-se no período de 18 a 21 de novembro de 2002, no prédio do CNPq, em Brasília, para avaliar os processos referentes a bolsas de apoio técnico (renovações e novas), bolsas de produtividade em pesquisa - BPPq, (renovações e novas), bolsas de iniciação científica (renovações e novas), fluxo contínuo e assuntos internos do CA.

O relatório de disponibilidades para esse CA apresentava os seguintes itens: (i) bolsas de apoio técnico: disponibilidade de 11 para demanda de 12 novas e 14 renovações; (ii) bolsas de iniciação científica: disponibilidade de 71 para demanda de 71 novas e 31 renovações,; (iii) BPPq: disponibilidade de 87 para demanda de 88 novas e 71 renovações; (iv) demanda de fluxo contínuo: 51 propostas (1 ARC, 4 APQ, 12 RD, 5 PD, 13 DCR, 3 PV, 6 SWE, 7 PDE). Na data desta reunião do CA, a área de Química tinha (implementadas) 53 bolsas de auxílio técnico, 188 de iniciação científica e  355 bolsas de produtividade em pesquisa.

O procedimento comum às avaliações procedidas pelo CA envolveu a análise individual de cada solicitação, realizada por um membro do CA, que relatou as principais observações aos demais membros, emitindo seu parecer. Após discussão em colegiado, o parecer final do comitê era, então, elaborado. Sempre que algum pleito envolvesse um membro do CA ou que, de alguma forma, pudesse caracterizar conflito de interesse envolvendo algum membro do CA, este se ausentava do recinto.

No que concerne aos pedidos de bolsas de apoio técnico (AT), foram concedidas as 17 disponíveis (12 renovação e 5 novas). Foram renovadas as 31 solicitações de IC e concedidas 40 novas, perfazendo o total de 71 bolsas disponíveis. Foram renovadas 75  bolsas de BPPq e 12 novas foram concedidas, totalizando as 87 cotas disponíveis. Além disso, 10 solicitações de novas BPPq foram aprovadas no mérito. O CA, ante a indisponibilidade de cotas de bolsas de produtividade, faz constar mais uma vez no seu relatório que a área (de Química) tem demanda reprimida. Das 51 solicitações em fluxo contínuo, 35 foram aprovadas:

1 ARC, 3 APQ, 9 RD,  3 PD, 10 DCR, 2 PV, 5 SWE, 2 PDE.
O parecer do CA referente aos julgamentos das solicitações de BPPq considerou, necessariamente, os seguintes parâmetros: (i) mérito acadêmico do Projeto de Pesquisa (estado-da-arte, objetivos, justificativas, metas, metodologia, cronograma, exeqüibilidade); (ii) a produção científica (número, regularidade, independência, qualidade do veículo de divulgação, medida pelo índice de impacto, e, sempre que possível, verifica-se as citações de determinadas publicações; (iii) envolvimento na formação de pessoal (ICs, mestres, doutores) e participação deste na produção científica; (iv) análise crítica/mérito dos pareceres ad hoc e (v) facilidades institucionais para a realização de pesquisa. É sempre válido ressaltar que os pareceres dos consultores ad hoc são peças importantes em todas as avaliações do CA. Em geral, observa-se, após os inúmeros apelos, sensível melhora na qualidade desses pareceres; porém, ainda encontra-se pareceres inúteis ao processo de julgamento.

O perfil minimamente desejável  para que o pesquisador seja classificado no nível de ingresso, 2C, do sistema de BPPq é: apresentar projeto próprio (que não seja pura continuação de suas atividades de doutorado e/ou pós-doutorado); apresentar produção científica regular e significativa em periódicos de médio a alto índice de impacto (> 0,5), com indicação de independência científica (ser autor principal); demonstrar capacidade de orientação de, no mínimo, iniciação científica; publicar, preferencialmente, com seus orientados.

Nos últimos anos, o programa de bolsas de produtividade (BPPq) da área de Química teve uma descompressão de 25 bolsas (no CA 10/99 eram 334 e no CA 05/01, 359); ainda assim, não se atingiu o patamar anterior a 1999: 365 bolsas. É imprescindível que o CNPq expanda esse programa para que se atinja uma relação mais equilibrada e justa entre a demanda qualificada crescente da área e o número de bolsas implementadas. O perfil médio dos jovens pesquisadores que pleiteiam uma BPPq na Química, freqüentemente, é comparável ao de bolsistas seniores de outras áreas.  Além disso, a Química é uma das áreas que mais tem se expandido no sistema de C&T do país, com base em quaisquer dos indicadores: quantidade de grupos de pesquisa no Diretório do CNPq; cursos de PG com conceitos acima de cinco; qualidade e quantidade da produção científica e de doutores formados (este atingindo aproximadamente 300 por ano).

O CA deverá promover discussão relativamente à participação de professores aposentados e de professores seniores (da ativa) no sistema de BPPq. Acontece que muitos desses professores, cujo vida acadêmica pregressa está cheia de realizações e de importantes participações no desenvolvimento de sua área específica de conhecimento, já não são mais competitivamente "produtivos". Há que se encontrar uma forma justa de  tratá-los.

O CA também deverá retomar as discussões referentes à atualização dos critérios de avaliação dos pesquisadores, mormente no que se refere aos pleitos de bolsa de produtividade, com a introdução de índices que valorizem mais a qualidade, sobretudo das atividades de pesquisa e formação de pessoal de alto nível.

Com a saída do Prof. Zucco do CA, o Prof. Pasquini será o novo coordenador a partir de dezembro do corrente ano.

Durante os trabalhos deste CA-10, vários pontos foram observados e merecem a atenção, especialmente, os recorrentes:

i) O CA-Química adotará o modelo resumido de relatório de BPPq (existente no sistema on-line) para todo tipo de solicitação que envolva a apresentação de relatório de atividades de pesquisa. Se necessário for, o solicitante deverá fazer as devidas adaptações.

ii) As bolsas de apoio técnico (AT), segundo as normas do CNPq, são destinadas  a pesquisadores nível 1. Se pesquisadores 2A ou 2B solicitarem e vierem a receber, será por ausência de demanda de pesquisadores nível 1. Neste caso, a  concessão será sempre em regime de excepcionalidade e, portanto, por tempo determinado.

iii) Publicações relacionadas no CV Lattes como submetidas não são consideradas pelo CA nos julgamentos das solicitações. As publicações relacionadas como no prelo ou aceitas só serão consideradas mediante carta de comprovação do editor do veículo de divulgação e cópia da referida publicação.

iv) O CA, sempre que julgar necessário, fará buscas no sistema CV Lattes para complementar informações contidas nos processos. Por isso, é necessário que os usuários mantenham atualizados seus CV nas datas de julgamento de suas petições.

v) Considerando a crescente competição no sistema de ciência e tecnologia (tanto de bolsas quanto de fomento à pesquisa), é importante que os usuários selecionem melhor os veículos de divulgação de seus resultados. A qualidade e a abrangência dos trabalhos, não raro, podem ser avaliadas a partir do impacto dos periódicos de divulgação.

vi) No julgamento de recurso a uma decisão do CA, não serão aceitos documentos que acrescentem novas informações aos autos do processo, i.e., informações que não constavam do processo na data do seu julgamento. O CA entende que tal procedimento altera a solicitação original e, portanto, caracteriza uma nova solicitação e como tal deve ser encaminhada.

Célio Pasquini (UNICAMP)
Faruk Nome  (UFSC), convidado
Henrique Eisi Toma (USP)
José Maria Barbosa (UFPB)
Manfredo Hoerner (UFSM)
Oscar Manoel Malta (UFPE)
César Zucco  (UFSC)




6. Primeira circular do XII Congresso Ítalo Latino-Americano de Etnomedicina

ISTITUTO ITALO-LATINO AMERICANO (IILA)  ROMA
SOCIETÁ ITALO-LATINOAMERICANA DI ETNOMEDICINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
PESTANA RIO ATLÂNTICA HOTEL

XII CONGRESSO
ITALO-LATINOAMERICANO DE ETNOMEDICINA "NUNO ÁLVARES PEREIRA"
Rio de Janeiro 8 - 12 setembro de 2003 http://www.farmacia.ufrj.br/silae

INFORMAÇÕES GERAIS

O XII Congresso Ítalo-Latinoamericano de Etnomedicina dá prosseguimento aos encontros que foram realizados nos anos de 1992 em Salerno, 1993 em Lima, 1994 em Roma, 1995 em Quito, 1996 em Roma e Padula, 1997 em Antigua, 1998 em Salerno e Roma, 1999 em Valparaíso, 2000 em Urbino, 2001 na Isla de Margarita e 2002 em Pavia e tem, como os anteriores, a finalidade de apresentar um panorama dos mais recentes progressos da investigação nos vários setores contemplados pelo Congresso.

Dessa forma, serão apresentadas seis sessões, com conferências plenárias, comunicações orais e posters, nos diversos setores da Antropologia, Etnobotânica, Fitoquímica, Química dos Produtos Naturais Marinhos, Farmacologia e Alimentação, com o aporte de pesquisadores europeus e latinoamericanos. O Congresso acontecerá no Pestana Rio Atlântica Hotel de 8 a 11 de setembro. O encerramento está previsto para ser realizado no Solar da Imperatriz (Escola Nacional de Botânica Tropical), próximo ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro no dia 12 de setembro.
Sessões: Antropologia, Etnobotânica, Farmacologia, Fitoquímica, Química dos Produtos Naturais Marinhos,Alimentação

CONSELHO DIRETOR DA SILAE
Jeanette Mendez, Presidente
Paola Vita Finzi, Vice presidente
Massayoshi Yoshida, Secretário
Gerardo Alberto Mora, Tesoureiro
Anibal G. Amat, Conselheiro
Pietro Mazzeo, Conselheiro
Cosimo Pizza, Conselheiro
Francesco De Simone, Ex-Presidente
Fernando Cabieces, Ex-Presidente
Plutarco Naranjo, Ex-Presidente
Juan Garbarino, Ex-Presidente.

COMITÊ CIENTÍFICO DA SILAE / COMITATO SCIENTIFICO DELLA SILAE
Rita Aquino - Itália
Ivano Morelli - Itália
Isabelle Basualdo - Paraguai
Plutarco Naranjo - Equador
Carlo Bicchi - Itália
Marcello Nicoletti - Itália
Fernando Cabieses - Peru
Cosimo Pizza - Itália
Amarillis Saravia - Guatemala
Soccorro Owens - El Salvador
Massimo Curini - Itália
Jorge Molina- México
Giovanni Dugo - Itália
Inés Ruiz - Honduras
Prof. Horacio Heinzen - Uruguai
Franceso De Simone - Itália
Juan A. Garbarino - Chile
Mahabir Gupta - Panamá
Paolo Manitto - Itália
Ruben Torrenegra - Colombia
Ernesto Medina - Nicaragua
Annibal Amat - Argentina
Jeanette Méndez - Venezuela
Sylvia Prieto - Cuba
Gerardo Mora - Costa Rica
Paola Vita-Finzi - Itália
Luis Morales Escobar - Bolívia
Massayoshi Yoshida - Brasil
Ricardo Guerrero - Porto Rico

COMITÊ ORGANIZADOR / COMITATO ORGANIZZATORE

Suzana Guimarães Leitão - FF/UFRJ - Brasil
Fábio de Sousa Menezes - FF/UFRJ - Presidente - Brasil
Gilda Guimarães Leitão - NPPN/UFRJ - Brasil
Luca Rastrelli - Università di Salerno - Itália
Maria Eline Matheus - Departamento de Farmacologia Básica e Clínica/UFRJ - Brasil
Maria Pia Bernardis - Università di Salerno - Itália
Massayoshi Yoshida - IQ/USP - Brasil
Patrícia Dias Fernandes - Departamento de Farmacologia Básica e Clínica /UFRJ - Brasil
Tereza Sollero - Departamento de Farmacologia Básica e Clínica /UFRJ - Brasil
Wagner Vilegas - IQ/UNESP - Brasil

CHAIRMEN DO CONGRESSO / CHAIRMEN DEL CONVEGNO
Fábio de Sousa Menezes, Gilda Guimarães Leitão, Suzana Guimarães Leitão
SECRETARIA DO CONGRESSO / SEGRETERIA CONGRESSO BRASIL
Secretaria científica/Segreteria scientifica
Dr. Fábio de S. Menezes, Dra. Suzana G. Leitão
Departamento de Produtos Naturais e Alimentos,
Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, CCS,
Bl. A 2 andar Cidade Universitária, Rio de Janeiro - Brasil
Tel +55 21 25626413, Fax 25626413
e-mail: fsmenezes@pharma.ufrj.br / sgleitao@pharma.ufrj.br
BRASIL Secretaria organizadora/Segreteria organizzativa
Fundação Educacional Charles Darwin
Raquel Cazes
Universidade Federal do Rio de Janeiro
CCS - Bloco L - Ilha do Fundão
21941-590 - Rio de Janeiro - Brasil
e-mail: raquel@bioqmed.ufrj.br
Tel: +55 21 22905436, Fax 25612936
ROMA
Sig.ra Maresa Iorfida
Vice-Segreteria Tecnico Scientifica
Istituto Italo Latino Americano IILA
Piazza Cairoli 3, 0044 Roma, Italia
Tel. 0039 06 684921 Fax 0039 6 6872834
e- mail: iila.vsts@agora.stm.it
SALERNO
Dr. Maria Pia Bernardis, Prof. Luca Rastrelli
Facoltà di Farmacia, Università di Salerno, Italia
Via Ponte Don Melillo - 84084 Fisciano (Salerno)
Tel. +39 089 962467 / 964356  Fax +39 089 962828
e-mail: bernardi@seda.unisa.it; rastrelli@unisa.it


7. II Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais

II Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais
3 a 5 de novembro de 2003
Instituto Agronômico (IAC), Campinas, S.Paulo
www.iac.sp.gov.br/sboe/oleosessenciais.htm
Informações: sboe@iac.br.


8. Currículos físico-química

"O curso de Química da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missôes (URI) campus de Erechim, estará recendo, até o dia 24 de janeiro, currículos de doutores ou doutorandos em fase de conclusão de tese, em físico-química, atuantes em linhas de pesquisa com interface com química ambiental, química analítica e química inorgânica. Os currículos devem ser enviados para: iraja@uri.com.br"

Grato pela sua atenção.

Irajá do Nascimento Filho

Coordenador do curso de Química - URI - campus de Erechim




9. Procura-se bolsista urgente

Prezados colegas,

O Grupo de Catálise da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia está realizando seleção de bolsistas para projeto CTPetro Petrobrás-FINEP na área de gás natural.

  1. Titulação: doutorado na área de catálise ou áreas afins (química, materiais,etc.).
  2. Período da bolsa: 12 meses.
  3. Local: Av. João Naves de Ávila 2160 - Bloco K - Santa Mônica
  4. Período de inscrição: até 31 de janeiro
  5. Documentação: C.V. (modelo Lattes se possível)

OBS. : Aceita-se inscrição de alunos que estejam terminando o doutorado.

OBS. : O Laboratório de Catálise da FEQ/UFU dispõem de uma excelente infraestrutura para execução do Projeto : (3 CG da Shimadzu; 2 espectrômetros de massas do tipo quadripolo da Balzer, 1 FTIR da Bruker (Equinox) com acessórios p/ reação em Reflectância Difusa e em Transmissão, 1 DSC da TA,...

OBS. : Alunos que estejam terminando o mestrado e tem interesse em começar o Doutorado dentro destas linhas (ou outra dentro da catálise); existem bolsas institucionais dentro do PPG-FEQ/UFU que podem ser pleiteadas pelo candidato. Favor entrar em contato.

OBS. : Para quem não conhece, Uberlândia é uma cidade com excelente infraestrutura e baixo custo e  alta qualidade de vida, com diversas oportunidades para projetos futuros.

Aos interessados solicita-se entrar em contato através do e-mail rrsoares@ufu.br ou pelo telefone (34) 3239-4189 (4292); ramais 209 ou 207

Fonte: Prof. Ricardo Reis Soares
Universidade Federal de Uberlândia (Federal University of Uberlandia)
Faculdade de Engenharia Química (Faculty of Chemical Engineering)
Av. João Naves de Ávila 2160 - Bloco K
Santa Mônica - Uberlândia/MG - Brasil
CEP (Zip Code): 38408-100
Tel. (phone) : 0XX-34-3239-4189 Ramal 207 (55-34-3239-4189 R 207)
Fax : 0XX-34-3239-4188 (55-34-3239-4189)
e-mail : rrsoares@ufu.br



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br