SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 383


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Último boletim eletrônico do ano
  2. Mensagem do Presidente da SBQ
  3. Secretaria da SBQ - Recesso
  4. Inscrições para o mestrado em Ciência dos Materiais do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira- UNESP
  5. Maior debate em torno do projeto de lei sobre Inovação Tecnológica


1. Último boletim eletrônico do ano

Olá pessoal,

Este é o último Boletim Eletrônico do Ano. O próximo será enviado no início de Janeiro, lá pelo dia 10.

Nos próximos dias poderemos, eventualmente, enviar mensagens com dicas relacionadas à inscrição online na 26a Reunião Anual da SBQ ou alguma notícia que precise de divulgação urgente.

Quero aproveitar e agradecer a todos os colegas sócios e não sócios da SBQ o apoio dado durante este ano. Esperamos contar com o ajuda de todos na etapa de inscrição online para a próxima RA da SBQ.

Também quero agradecer de coração toda a ajuda dos meus queridos colegas da Secretaria da SBQ, nossa incansável e maravilhosa Dirce, Cleuza, Benedito, Arlan, Alexandre, Pricila, Patricia e a Beth, que ajudam a fazer nossa SBQ cada dia mais forte. Um grande abraço também para o Valdir Bertolino, webmaster da SBQ, pela ajuda nas homepages da SBQ e Reunião Anual e também no Boletim Eletrônico. Valeu pessoal!

Desejo para todos vocês, colegas que recebem este Boletim e às suas famílias um super Feliz Natal e um ano de 2002 cheio de muita paz, fé, força, alegria, felicidades, saúde, luz, muita luz e muita vida.

Tudo de melhor para todos em 2003.
Luiz Carlos




2. Mensagem do Presidente da SBQ

"Chegamos ao fim de mais um ano. Ano em que participamos de uma série de atividades, algumas delas, que geraram expectativas otimistas, entretanto, com desfechos nem tanto.

O financiamento à pesquisa, mais uma vez, sofre grande golpe, e o CNPq passa o ano quase que estagnado, não podendo implementar recursos para os projetos de fluxo contínuo e somente, no final do ano, surge a chamada para o edital universal. A FAPESP, modelo para outras FAPs, também enfrenta dificuldades. Os fundos setoriais que surgiram como grande alternativa para o financiamento de C&T no país, sofreram forte contingenciamento em 2002 e não conseguiram cumprir com o seu papel. As universidades federais estão mergulhadas em profundas crises financeiras, dramatizadas na situação de seus hospitais universitários.

A situação parece crítica por um lado, mas por outro, a mudança de governo nos permite ter mais esperanças, e é com essa esperança que a SBQ promoveu em 2002, uma ampla discussão dos "Eixos Mobilizadores da Química", que culminou com a reunião de Salvador, no período 04-06/12 pp. Os assuntos discutidos e as deliberações da reunião serão consolidados num documento, em elaboração que será apresentado ao novo Governo Brasileiro e a setores da sociedade relacionados com a área.

O ano que finda nos dá a certeza de termos cumprido com nosso papel de cidadãos e cria as melhores expectativas de um Ano Novo repleto de alegrias e realizações.

Em nome da Sociedade Brasileira de Química - Diretoria, Conselho, Secretaria e Editorias, gostaríamos de expressar à COMUNIDADE da SBQ e respectivas FAMÍLIAS, nossos melhores votos de BOAS FESTAS e um ANO 2003 pleno de saúde e harmonia, com a química cada vez mais presente e forte em nossas vidas.

Paulo Cezar Vieira
Presidente da SBQ




3. Secretaria da SBQ - Recesso

Comunicamos que a secretaria da SBQ estará fechada durante o período de 21/12/02 a 05/01/03.

No dia 06/01/03 as atividades voltarão ao normal.




4. Inscrições para o mestrado em Ciência dos Materiais do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira- UNESP

Encontram se abertas, até 24 de Janeiro de 2003, as inscrições para o mestrado em Ciência dos Materiais do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira- UNESP.

Informamos que há disponibilidade de bolsas.

Tópicos de pesquisa:


Maiores informações podem ser obtidas no endereço:
http://www.fqm.feis.unesp.br
ou no endereço
Seção de Pós-Graduação
A/C Adelaide Amaral Passipieri / Maria de Fátima
Av. Brasil 56, Cx. Postal 31 - Fone/Fax: 018-3743-1077
CEP: 15385-000 - Ilha Solteira - SP
spg@adm.feis.unesp.br



5. Maior debate em torno do projeto de lei sobre Inovação Tecnológica

Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2002.

A Comunidade Cientifica:

Ciente da necessidade de um maior debate em torno do projeto de lei sobre Inovação Tecnológica, enviado pelo Executivo ao Congresso em novembro último, a Secretaria Regional Rio da SBPC propõe que nossa comunidade científica venha a discutir e analisar a proposta em questão.

Apesar da solicitação de votação em regime de urgencia, feita pelo atual governo ao Congresso, essa votação nao ocorreu, felizmente. Isso nos dá a oportunidade de levar adiante o debate sobre o projeto e suas implicações para o trabalho desenvolvido nos Institutos de Pesquisa e nas Universidades. Tais consequencias podem ser muito profundas. Por exemplo, o projeto prevê longas ausencias de professores das universidades para trabalharem na iniciativa privada.

Assim, a Secretaria Regional/RJ da SBPC convida o(a)s interessados para um debate a ser realizado no dia 13 de janeiro de 2003, as 17 horas no Auditorio Ministro Joao Alberto Lins e Barros, no CBPF, Rua Xavier Sigaud, 150-Rio de Janeiro, com a participacao do Prof. Jose Eduardo Cassiolato (IE/UFRJ) e do Dep. Jorge Bittar (PT/RJ).

O projeto pode ser encontrado no site do MCT: www.mct.gov.br .

Contamos com a presenca de todos voces e aproveitamos para enviar nossos votos de Boas Festas e um Feliz 2003.

Pelo conselho e secretaria da regional Rio,

Maria Eulalia Vares
(sec. regional da SBPC/RJ)



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br