SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 381


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Sociedade Brasileira de Química, SBQ organiza os "EIXOS MOBILIZADORES DA QUÍMICA BRASILEIRA"
  2. Suspenso limite de idade para bolsas do PIBIC
  3. Processo seletivo para a contratação de 2 docentes USP - Ribeirão Preto
  4. ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTE EDITAL FFCLRP No 74/2002
  5. V Semana de Química da UNIOESTE/Toledo (PR)


1. Sociedade Brasileira de Química, SBQ organiza os "EIXOS MOBILIZADORES DA QUÍMICA BRASILEIRA"

A Sociedade Brasileira de Química realizou na Universidade Federal da Bahia, nos dias 04 a 06 de dezembro o workshop "A QUÍMICA NO BRASIL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS", cujo objetivo principal foi dar continuidade às discussões sobre o Ensino, Pesquisa e Avaliação em Química, com a participação dos(as) Coordenadores(as) de Programas de Pós-graduação em Química, Diretoria e Conselho da SBQ e Membros dos Comitês Assessores de Química na CAPES, CNPq e Fundações Estaduais de Fomento.

A reunião envolveu a apresentação de palestras sobre os temas e a realização de trabalho em grupo. Os assuntos discutidos e as deliberações da reunião serão consolidados num documento, em elaboração, "EIXOS MOBILIZADORES DA QUÍMICA BRASILEIRA" que será apresentado ao novo Governo Brasileiro e a setores da sociedade relacionados com a área.

Seis eixos mobilizadores foram identificados e discutidos e os textos respectivos estão em elaboração:




2. Suspenso limite de idade para bolsas do PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) está aceitando bolsistas sem restringir a idade máxima de 24 anos aos candidatos.

As novas condições, sem a faixa etária como pré-requisito, estão sendo implementadas em função de uma ação judicial proposta pelo Ministério Público Federal.

Embora a Procuradoria Jurídica do CNPq já tenha entrado com recurso para contestar a decisão, o Conselho está informando a todas as Instituições de ensino envolvidas com o PIBIC sobre os novos procedimentos que devem ser adotados a partir de então.

Nota do Editor: Na última reunião anual da SBQ, a assembléia geral aprovou moção sobre esse assunto.




3. Processo seletivo para a contratação de 2 docentes USP - Ribeirão Preto

Estão abertas até o dia 13/12/2002 as inscrições ao processo seletivo para a contratação de dois docentes na categoria Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral a Docência e a Pesquisa, junto ao Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, sendo um na área de QUÍMICA ANALÍTICA e um outro na especialidade ENSINO DE QUÍMICA.

Maiores informações:

http://www.ffclrp.usp.br/comunicados/index-processosseletivos.html
Fone: (0xx16) 602 3764 / Fax: (0xx16) 6338151
e-mail: dq-secretaria@ffclrp.usp.br

Prof. Dr. Gil V. J. da Silva
DQ-FFCLRP-USP




4. ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTE EDITAL FFCLRP No 74/2002

PUBLICADO NO DOE DE 15-11-2002
EDITAL FFCLRP No 74/2002

O Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido em "ad-referendum" do Conselho Técnico Administrativo em 14/11/2002, estarão abertas, pelo prazo de 30 dias, a contar da data da primeira publicação deste edital, no horário das 9 às 11 e das 14 às 17 horas exceto aos sábados, domingos e feriados, as inscrições ao processo seletivo de provas para contratação de 1 docente, claro: 1000683, na categoria de PROFESSOR DOUTOR, referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP, recebendo o salário de R$ 4.173,14, junto ao Departamento de Química, na especialidade Ensino de Química.

As provas serão realizadas com base no programa e pelas normas do presente edital e, supletivamente pelos artigos 135 a 144 do Regimento Geral e demais Disposições Estatutárias e regimentais pertinentes.

  1. As inscrições serão feitas pessoalmente na Seção de Pessoal desta Faculdade, à Avenida Bandeirantes, 3900 "Campus" da USP, Ribeirão Preto, SP, CEP 14040-901, ou por via postal devendo o candidato apresentar:
    1. documento de identificação

    2. "Curriculum Vitae" circunstanciado (6 cópias)

    3. projeto de pesquisa relacionado com o programa do processo seletivo (6 cópias)

    4. prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional.

      Obs.: não serão admitidas inscrições de aposentados para o exercício de funções docentes
      § 1º - Os documentos deverão conter clara indicação: a) do tema escolhido para apresentação no Seminário Público conforme itens 6 e 8; b) endereço, telefone, fax-símile e E-mail para facilitar os contatos posteriores.
      § 2º- Na inscrição por via postal deverão ser atendidas as seguintes condições:
      a) - constar por fora do envelope "processo seletivo DQ - Ensino de Química" b) a correspondência deverá ser postada até o último dia de inscrição e recebida pela Seção de Comunicações desta Faculdade até o quinto dia útil após o encerramento das inscrições.
  2. As inscrições serão julgadas, em seu aspecto formal, pelo Conselho Técnico Administrativo, publicando-se a decisão em edital.
    § único - O processo seletivo deverá ser realizado em até 120 dias após a aprovação das inscrições.
  3. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do aprovado.
  4. A seleção será realizada por Comissão de Seleção, composta por 5 docentes em que, pelo menos, 3 membros serão estranhos à Unidade, segundo critérios objetivos por meio de atribuição de notas em provas que constituirão em:
    1. julgamento de "Curriculum Vitae'

    2. seminário público

      entrevista com a comissão de seleção
      § 1º - O candidato deverá possuir formação para ministrar aulas de graduação do conjunto de disciplinas de Química do Currículo do Curso de Química (Química Geral, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química, Bioquímica).
      § 2º - O candidato deverá possuir experiência na realização de pesquisa cujo tema central se enquadra na Especialidade do Processo Seletivo.
  5. O julgamento do "Curriculum Vitae", expresso mediante nota global, deverá refletir o mérito do candidato e o atendimento aos § 1º e § 2º do Item 4.
    § 1º - No julgamento do "Curriculum Vitae", a Comissão apreciará:
    1. produção científica, julgada pela coerência da linha temática e pela qualidade das publicações, preferencialmente na especialidade do Processo Seletivo.
    2. atividades no ensino universitário, em nível de graduação e pós-graduação, avaliando-se, inclusive, o potencial do candidato para a formação de mestres e doutores e para a obtenção de auxílios financeiros para a pesquisa.
    3. atividades relacionadas a prestação de serviço à comunidade
    4. atividades profissionais
    5. diplomas e dignidades universitárias.

      § 2º - O candidato que obtiver nota menor que 7 de 3 ou mais dos 5 membros da Comissão de Seleção, no julgamento inicial do "Curriculum-Vitae", estará reprovado e não poderá realizar as demais provas.

      § 3º - O candidato que obtiver nota 7 ou maior de pelo menos 3 examinadores no julgamento inicial do "Curriculum-Vitae' será convocado para realizar as demais provas do processo seletivo.

      § 4º - O candidato convocado deverá apresentar uma cópia dos comprovantes das atividades referidas em seu 'Curriculum-Vitae", por ocasião da realização das demais provas.
  6. O seminário público cujo tema será de livre escolha do candidato, terá duração mínima de quarenta e máxima, de sessenta minutos, e versará sobre o programa do processo seletivo, conforme item 8. O candidato por ocasião da inscrição definirá o tema escolhido.

    § único - As notas atribuídas a esta prova deverão também refletir a capacidade de comunicação dos candidatos, a coerência expositiva e o nível de conhecimento do tema.
  7. A entrevista não terá caráter público e nela o candidato deverá expor com clareza os projetos a serem desenvolvidos na eventualidade de ser contratado; será argüido sobre o seminário público, o Curriculum-Vitae e os projetos.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados na Seção de Pessoal desta faculdade, à Avenida Bandeirantes, 3900, “Campus da USP, Ribeirão Preto, SP, CEP 14040-901, fone (0xx16)602-3635 ou (0xx16)602-3690, E-mail: adm-pessoal@ffclrp.usp.br, ou no Departamento de Química pelo FAX (0xx16) 633-8151, fone (0xx16) 602-3764, E-mail: dq-secretaria@ffclrp.usp.br.

Fonte: * Prof. Dr. Mauricio Matos
* Coordenador do CEIQ/DQ/FFCLRP-USP
* Departamento de Psicologia e Educação-USP-Ribeirão Preto




5. V Semana de Química da UNIOESTE/Toledo (PR)

A "V Semana de Química da UNIOESTE/Toledo (PR)", realizar-se-á entre os dias 27 e 31 de janeiro do próximo ano.

Maiores informações podem ser obtidas no site www.unioeste.br/eventos/vsemanadequimica.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Cleber Lindino e Prof. Dr. Mauricio Rosa



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br