SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 380


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Homepage da 26aRASBQ no ar
  2. Editorial 26aRASBQ
  3. Celso Spínola será Professor Emérito da UFBA
  4. Bolsa de Recém Doutor
  5. Projeto qmc.CIÊNCIA: cientistas convidados pelo QMCWEB.org nos levam ao fantástico mundo da ciência!


1. Homepage da 26aRASBQ no ar

Está no ar a homepage da 26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ.

Basta entrar na homepage da SBQ (www.sbq.org.b) e clicar no link da reunião.

Estaremos constantemente atualizando esta página. Lá você encontra todas as informações sobre a reunião. É importante deixar claro que esta página é melhor visualizada com resolução de seu monitor 800x600.

Mais informações sobre a 26aRASBQ na notícia No. 2, a seguir.

O prazo para envio de trabalhos é 03/02/2002.

Solicitamos a todos que fizerem suas inscrições na 25aRASBQ e que forem submeter trabalhos, que enviem uma cópia impressa dos trabalhos para a secretaria da SBQ. Este procedimento servirá para controle da secretaria e para que possamos utilizar estas cópias no processo de referagem, não havendo a necessidade de ter que imprimir todos os trabalhos aqui.




2. Editorial 26aRASBQ

A 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química ocorrerá em Poços de Caldas - MG, no período de 26 a 29 de maio de 2003 e terá como tema central "A QUÍMICA TORNA SUA VIDA MELHOR".

Contemplando o tema central da Reunião, a conferência de abertura será proferida pelo Prof. Eliezer Barreiro (Faculdade de Farmácia - UFRJ), ex-Presidente da SBQ e atual membro do Conselho Consultivo.

Programamos para esta Reunião 9 conferências plenárias, 3 simpósios, 6 Workshops, 9 cursos e lançamentos de livros. Ainda, como parte da programação, teremos a apresentação da versão para o teatro do livro "Oxigênio", de autoria de Carl Djerassi e Roald Hoffman, com apresentação do Grupo de alunos do IQ/UFRJ, sob a coordenação do Prof. Carlos Alberto Filgueiras.

Esperamos cerca de 1500 trabalhos que serão apresentados na forma de painéis e, alguns também discutidos em sessões coordenadas específicas. A avaliação dos trabalhos submetidos será realizada por assessores ad-hoc das diversas áreas, sob a coordenação das Comissões Organizadora e Científica. O Programa está sendo elaborado considerando a experiência adquirida e as sugestões recebidas dos sócios.

Ainda este ano, decidiu-se manter a concessão de 100 auxílios-participação para estudantes de graduação, distribuídos de acordo com o mérito, que será julgado pela Comissão Científica, por ocasião da avaliação dos trabalhos submetidos à 26a RASBQ.

Uma novidade para este ano é a utilização de boleto bancário para o pagamento da incrição na 26a RASBQ. A SBQ, empenhada em propiciar maior comodidade à seus sócios, agilização do sistema de cobrança e modernização de seu setor financeiro, decidiu implantar a partir deste ano, o sistema de cobrança via boleto bancário. O boleto foi adotado pela SBQ, objetivando um salto de qualidade no serviço prestado aos seus sócios, uma vez que com este sistema o pagamento poderá ser efetuado em QUALQUER Banco, até a data de vencimento.

A inscrição ficará "pendente" até a confirmação do pagamento, conferência dos dados e confirmação do recebimento das "templates". Após a confirmação do pagamento, o sistema disponibilizará automaticamente o recibo, que poderá ser impresso ou salvo, quantas vezes forem necessárias.

Durante a 25ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química iniciamos a comemoração dos 25 anos da SBQ. Nas conversas com os sócios e na assembléia geral ordinária, foi possível perceber que a reunião foi considerada um sucesso em todos os sentidos, pela imensa maioria dos participantes.

Ficamos todos muito felizes ao ouvir os elogios a esta reunião durante a assembléia geral ordinária da SBQ e durante todo o evento, nos intervalos, corredores, coquetel de encerramento, etc. Para nós da comissão organizadora, foi realmente muito gratificante perceber o retorno dos sócios neste sentido.

Revigorados pelo enorme sucesso da 25aRASBQ queremos convidar a todos a participarem da 26aRASBQ. Garanto que não faltará vontade e determinação por parte da comissão organizadora no sentido de fazer com que esta próxima reunião seja ainda melhor.

Converse com seus colegas, amigos, alunos, professores e traga mais gente para a SBQ. Se você ainda não é sócio, aproveite e associe-se. Assine o JBCS e a QNEsc. Vamos juntos construir uma SBQ cada vez mais forte!!!

Vamos nos encontrar em Poços de Caldas e comemorar juntos mais uma grande reunião de nossa SBQ.
Até lá.

Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da SBQ




3. Celso Spínola será Professor Emérito da UFBA

A UFBA vai conceder o título de Professor Emérito ao Dr. Antonio Celso Spínola Costa, em solenidade nesta quinta, 5, às 18 horas, na Sala dos Conselhos da Reitoria. Químico, professor e pesquisador na área da Química Analítica, Spínola entrou na UFBA em 1956, onde foi chefe de departamento, coordenador do programa de pós-graduação em Química, diretor do Instituto de Química além de coordenador central de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA - correspondendo a atual pró-Reitoria. Fora da UFBA, foi diretor Nacional do Programa PNUD-UNESCO, Consultor do Ceped e integrante do Conselho Federal de Química, por 9 anos, tendo exercido a vice-presidência por um ano. Por mais de vinte anos, participou como assessor ou consultor de julgamento ou avaliação de Projetos de Pesquisa em Química para fins de financiamanto como consultor ou membro de comitês assessores para Capes, CNPq, Finep, Funderj, Padct-QEQ e Spin.




4. Bolsa de Recém Doutor

Gostaria, se possível fosse, de divulgar que existe uma Bolsa de Recém Doutor para quem tenha trabalhado no doutorado com a técnica de ICP-MS aqui na Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais. A bolsa já está disponível e o equipamento está chegando. Estamos necessitando de alguém que esteja terminando ou terminado o doutorado na área e que tenha interesse em vir para Belo Horizonte.

Contato com o prof. José Bento Borba da Silva - Departamento de Química da UFMG pelo telefone (31) 34995708, 34995750 - email: bentojb@hotmail.com, bentojb@terra.com.br

Atenciosamente,

Prof. Dr. José Bento Borba da Silva
Departamento de Química - UFMG




5. Projeto qmc.CIÊNCIA: cientistas convidados pelo QMCWEB.org nos levam ao fantástico mundo da ciência!

O QMCWEB.org - revista eletrônica de Química - está promovendo uma série periódica de seminários de pesquisadores da UFSC e de outras instituições para os alunos de nossa universidade, sobretudo os de graduação. É o primeiro projeto de atuação física do QMCWEB no departamento de Química da UFSC. A idéia é de enriquecer culturalmente nossos alunos, bem como aproximar-lhes das várias linhas de ação da pesquisa química desde as primeiras fases. Os seminários são sempre de conteúdo atual e interdisciplinar.

A primeira edição do evento já ocorreu e foi um sucesso: mais de 100 alunos assistiram à palestra da professora Dra. Marina Uieara, pesquisadora em nosso departamento, sobre Gordura e Substitutos da Gordura.

Na próxima Quarta-feira - 11/12 - o qmc.CIÊNCIA apresenta a sua segunda edição: uma palestra com o prof. Dr. Dino Zanette, sobre o fenômeno de associação de moléculas anfifílicas. Do sabão às membranas celulares, o tema é bastante abrangente e, certamente, irá contribuir muito para a formação de nossos alunos.

Esta iniciativa - em caráter extracurricular - está sendo muito bem aceita por nossos alunos. Vale a pena ser copiada!

qmc.CIÊNCIA
http://www.qmcweb.org



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br