SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 371


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Nota de falecimento
  2. Guia IUPAC para a Nomenclatura de Compostos Orgânicos
  3. Processo seletivo de provas e títulos para contratação de quatro docentes junto ao Departamento de Química Fundamental do IQ-USP
  4. Série de seminários do Prof. Patrice Bret sobre história da química
  5. Perez: Fapesp tem mecanismos para que a avaliação de projetos se revista do mais alto grau possível de objetividade e transparência
  6. Concurso Público na UNICENTRO


1. Nota de falecimento

Os professores do Departamento de Química do ICEx da UFMG comunicam o falecimento do prof. Nelson de Souza Pereira, ocorrido em 1/11 em Salvador.

Nelson era Farmacêutico-Químico formado pela UFBA em 1963, fez seu Mestrado em Química na UFMG em 1980 e era professor do Departamento desde 1966.

Tendo se dedicado ao ensino da Química Orgânica, era membro do Colegiado de Graduação, onde atuou por diversos mandatos, sendo muito estimado pelos alunos, muitos dos quais fizeram sua Iniciação Científica em Produtos Naturais, sob sua orientação. Era dos mais antigos sócios da SBQ. Inteligente, dedicado e alegre, deu uma grande contribuição para o desenvolvimento da Química Orgânica em nossa Universidade, deixando uma grande saudade em todos nós.

Nota do Editor: Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ, lamentam profundamente a morte do colega professor Nelson de Souza Pereira.

A comunidade química brasileira se une a família e amigos de Nelson de Souza Pereira neste momento triste.




2. Guia IUPAC para a Nomenclatura de Compostos Orgânicos

Recentemente foi lançado o livro "Guia IUPAC para a Nomenclatura de Compostos Orgânicos - Tradução Portuguesa nas Variantes e Européia e Brasileira", tradução do original inglês do "A Guide to IUPAC Nomenclature of Organic Compounds Recomendations 1993", tradução portuguesa de Ana Cristina Fernandes, Bernardo Herold, Hernâni Maia, Amélia Pilar Rauter e José Augusto Rosário Rodrigues, editado pela Lidel - Edições Técnicas Lta, Lisboa, setembro de 2002.

A Livraria EBRADIL - Livraria Portugal é a representante brasileira da Lidel. Seu endereço é Rua Genebra, 161 - CEP 01316-010 São Paulo-SP fone (011)- 31060877, fax (019) 2322071.

Em Protugal o livro custa 15 EUROS, mas ainda não temos o preço no Brasil uma vez que a EBRADIL ainda não recebeu o livro para vendas no mercado nacional.

Os interessados devem procurar contato com a livraria para manifestarem seu interesse e deste modo, pressioná-los para a importação dos exemplares. A tradução feita por portugueses e brasileiros é uma tentativa de unificar a tradução portuguesa das recomendações da IUPAC. Os tradutores consideraram a tradução feita em outras linguas latinas, além de tentativas realizadas tanto no Brasil quanto em Portugal.

Os critérios de tradução adotados estão discutidos no prefácio.

Fonte: Prof. José Augusto
Instituto de Química - UNICAMP




3. Processo seletivo de provas e títulos para contratação de quatro docentes junto ao Departamento de Química Fundamental do IQ-USP

Acham-se abertas, no período de 30/10/02 a 28/11/02, as inscrições ao processo seletivo de provas e títulos para contratação de 4 (quatro) docentes, na categoria de Professor Doutor, Referência "MS-3", no Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), (40 horas semanais) junto ao Departamento de Química Fundamental do IQ-USP.

Os docentes deverão apresentar perfil e capacitação para atuar: 3 (três) na Área de Pesquisa em Química do Meio Ambiente e 1 (hum) na área de Pesquisa em Ensino/Educação em Química, devendo ministrar aulas de Química Geral/e ou Inorgânica, principalmente, no curso noturno de Química ambiental e de Licenciatura em Química, (publicado no D.O. do Estado de São Paulo de 30/10/02, Seção I, página 65, Editais IQ/USP 020/2002 e 021/2002).

As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Química Fundamental, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco 3-Superior, sala 0355, de segunda a sexta-feira, em todos os dias úteis, das 14:30 às 17:00 horas, ou através de correspondência para a Caixa Postal 26077, CEP 05513-970, São Paulo, SP, endereçada ao Chefe do Departamento de Química Fundamental, Processo Seletivo.

Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria do Departamento, telefones (011) 3031-3120 e (011) 3818-3883, e.mail: depqfl@iq.usp.br, fax (011) 3818-2187.




4. Série de seminários do Prof. Patrice Bret sobre história da química

O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e o Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA)da PUC-SP estão recebendo, de 20/10 a 23/11/2002, a visita do Prof. Dr. Patrice Bret, pesquisador do CNRS (Paris, França).

O Prof. Bret é um destacado historiador da ciência, e seus trabalhos abrangem vários aspectos da história da química. Durante sua visita, o Prof. Bret fará uma série de seminários cujos temas atrairão a atenção de todos os sócios da SBQ interessados na história da química.

A programação completa dos seminários do Prof. Bret pode ser consultada no "site" do CESIMA: www.pucsp.br/~cesima/eventos.htm

Os seminários, realizados no Câmpus Marquês de Paranaguá da PUC-SP, são abertos a todos os interessados.

Fonte: Prof. Dr. Paulo A. Porto

Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA) e Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).




5. Perez: Fapesp tem mecanismos para que a avaliação de projetos se revista do mais alto grau possível de objetividade e transparência

O diretor científico da Fapesp, José Fernando Perez, faz esclarecimentos em carta publicada na 'Folha de SP'

'A propósito de reportagem 'Fapesp vai restringir verba para pesquisa' (Folha de SP, Ciência, 29/10), cabe-me prestar alguns esclarecimentos -de ordem meramente fatual.

Em primeiro lugar, lê-se no texto que o prof. Crodowaldo Pavan considera 'um erro' que o Conselho Superior da Fapesp inclua 'membros permanentes'.

O Conselho Superior da Fapesp não inclui membros permanentes - ele é formado por 12 conselheiros com mandato de seis anos. Seis desses conselheiros são de livre escolha do governador do Estado. Os demais são indicados por ele a partir de listas tríplices elaboradas pelas Universidades e pelas instituições paulistas de pesquisa.

Em segundo lugar, lê-se que um pesquisador não identificado se teria queixado do fato de que um projeto seu de pesquisa, reconhecido como excelente, não teria sido financiado por razões burocráticas.

Reafirmo que a política da Fapesp é financiar, da maneira definida por suas normas, todo projeto de pesquisa cuja excelência científica tenha sido irrestritamente atestada pelos especialistas encarregados de sua avaliação, na qualidade de assessores 'ad hoc', sem nenhum vínculo permanente com a Fapesp.

É claro que erros podem ser cometidos, seja na definição do mérito científico dos pedidos de financiamento, seja na aferição de seu enquadramento nas normas da Fapesp.

É por isso que são previstos mecanismos rotineiros de revisão das decisões negativas tomadas pela Fapesp, cuja aplicação freqüentemente redunda na retificação das decisões iniciais.

Entende-se que a existência desses mecanismos seja condição essencial para que os processos de avaliação se revistam do mais alto grau possível de objetividade e transparência.' (Folha de SP, 31/10)

Fonte: JC e-mail 2153, de 31 de Outubro de 2002




6. Concurso Público na UNICENTRO

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NÃO TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, NA UNICENTRO, Nº 51/2002-CESCAD/UNICENTRO

  1. Da data, do local e dos horários para as inscrições.

    Data: de 30 de outubro a 19 de novembro de 2002.
    Local: a inscrição poderá ser feita nos Protocolos dos Campi de
    Guarapuava e Irati, pessoalmente ou por meio de procurador munido de
    competente instrumento, no qual constem poderes especiais para o atendimento das exigências deste Edital, ou, ainda, por correspondência postada por SEDEX, desde que a data de postagem não ultrapasse 19 de novembro de 2002.

  2. Das inscrições.

    As cópias deste Edital, do programa e da bibliografia sugerida da área e/ou matéria de conhecimento serão disponibilizadas nos Protocolos dos Campi e na home page da UNICENTRO (www.unicentro.br), a partir do dia 6 de novembro de 2002.

  3. Do local e período de realização do Concurso Público.
  1. O Concurso Público será realizado nos Campi de Guarapuava, de acordo com a oferta das vagas.
  2. Datas do concurso: 19 a 21 de dezembro de 2002.

DEPTO/CAMPUS/GRANDEÁREA/MATÉRIA/VAGAS/Regimedetrabalho/hora/TITULAÇÃO

DEQ/Guarapuava/Química/Química Analítica/01/40/Graduado em Química

Exigência: Doutor em Química Analítica ou área afim.

QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE ESTE CONCURSO CONSULTE A PÁGINA:

www.unicentro.br



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br