SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 370


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Jailson Bittencourt de Andrade é o mais novo membro do CD do CNPq
  2. A Química no Brasil: Situação atual e perspectivas
  3. Curso sobre Espectroscopia na Regiao do Ultravioleta de Vácuo
  4. Lançamento da Coleção: IMORTAIS DA CIÊNCIA
  5. Inscrições para o mestrado e doutorado em Química Orgânica no PPGQO- UFRRJ
  6. Processo de inscrição e seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais na Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ
  7. Espanha oferece Bolsas para Professores Universitários e Pesquisadores


1. Jailson Bittencourt de Andrade é o mais novo membro do CD do CNPq

Portaria do MCT, publicada em 23 de outubro, nomeia membros para integrarem o Conselho Deliberativo do CNPq.

O ministro interino da C&T, Carlos Américo Pacheco, assinou e fez publicar portaria no Diário Oficial da União, em 23/10, nomeando membros para o Conselho Deliberativo do CNPq.

Os designados para cumprir mandato de dois anos foram os seguintes:

  1. Pela comunidade científica Nacional, Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA), em substituição a Fernando Galembeck (Unicamp), bem como José Luiz Fiorin e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, ambos para cumprirem novo período de dois anos.

  2. Pela comunidade tecnológica, Carlos Sérgio Asinelli e Odilon Antônio Marcuzzo do Canto, ambos também para cumprir novo mandato.

  3. Pela comunidade empresarial: Celso Antônio Barbosa e Manoel Dantas Barreto Filho, ambos igualmente para cumprir novo mandato.

  4. Pela comunidade dos servidores do CNPq: Carlos Eduardo Costa Almeida, também para cumprir novo mandato.

Como se vê, Jailson Bittencourt de Andrade, indicado pela SBPC, aparece agora como a única fisionomia nova no Conselho Deliberativo da mais importante agência de fomento à ciência e tecnologia no Brasil.

Antes da nomeação, a SBPC havia mandado, em 23 de setembro, uma carta ao ministro Sardenberg com uma 'lista tríplice obtida após uma série de consultas às sociedades científicas nacionais, para a escolha de um representante da comunidade científica junto ao Conselho Deliberativo do CNPq'.

Os nomes foram os de Jailson Bittencourt de Andrade, prof. titular de Química Analítica da UFBa; Luiz Davidovich, prof. titular de Física Matemática da UFRJ; e Adalberto Fazzio, prof. titular do Instituto de Física da USP.

Fonte: JC E-mail

Nota do editor: A diretoria e o conselho da SBQ parabenizam o Prof. Jailson pela indicação, e lhe desejam um excelente trabalho junto a esse importante órgão de fomento à pesquisa no Brasil. Lembramos ainda que faz parte do CD do CNPq, o Prof. Oswaldo Luiz Alves, ex-presidente e atual conselheiro da SBQ.

A representação no CD não é por categoria profissional, mas é inegável a importância de ter duas pessoas tão ligadas à nossa sociedade ocupando cargos com esse destaque. Parabéns Prof. Jaílson!!!




2. A Química no Brasil: Situação atual e perspectivas

Em continuidade as ações da SBQ com relação ao futuro da Química no país e em atenção às deliberações do Workshop "UM OLHAR SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NO BRASIL", que ocorreu durante a 25 RA da SBQ a Sociedade Brasileira de Química está organizando o workshop " A QUÍMICA NO BRASIL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS", que ocorrerá nos dias 04 e 05 de dezembro de 2002 em Salvador, BA.

O objetivo principal da reunião será dar continuidade às discussões sobre o Ensino, Pesquisa e Avaliação em Química, com a participação dos(as) Coordenadores(as) de Programas de Pós-graduação em Química, Diretoria e Conselho da SBQ e Membros dos Comitês Assessores de Química na CAPES, CNPq e Fundações Estaduais de Fomento.

Os assuntos discutidos e as deliberações da reunião farão parte do documento, em elaboração, "EIXOS MOBILIZADORES DA QUÍMICA BRASILEIRA" que será apresentado ao novo governo brasileiro, bem como poderão compor o Simpósio: " A Formação do Químico" que ocorrerá na 26a Reunião Anual da SBQ.

Os Conselheiros da SBQ, Solange Cadore (UNICAMP) e Jailson de Andrade (UFBA) são os responsáveis pela Coordenação do workshop "A QUÍMICA NO BRASIL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS". Brevemente serão divulgadas as informações sobre agenda, local de reuniões, hoteis, etc.

A SBQ não dispõe de recursos específicos para a reunião. A CAPES, CNPq e Fundações Estaduais de Fomento deverão responsabilizar-se pelas despezas dos seus Assessores e os Coordenadores de PG poderão utilizar o PROAP-CAPES. Nesse sentido, todos(as) os(as) Colegas interessados (as) em participar do evento são bem vindos e deverão contar com apoio financeiro das respectivas instituições.

Sugestões de temas são bem vindas e podem ser enviadas para os seguintes endereços: cadore@iqm.unicamp.br e/ou jailsong@ufba.br.




3. Curso sobre Espectroscopia na Regiao do Ultravioleta de Vácuo

No período de 6 a 8 de novembro de 2002 será realizado, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, um "Minicurso sobre Espectroscopia VUV".

O minicurso será ministrado pelos professores Richard Landers (Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP), Georges Kleiman (Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP) , Antonio Rubens de Castro (Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP, e LNLS) e Gerardo Gerson Bezerra de Souza (Instituto de Química da UFRJ).




4. Lançamento da Coleção: IMORTAIS DA CIÊNCIA

O SESC - Serviço Social do Comércio e a Odysseus Editora convidam para o lançamento da Coleção: IMORTAIS DA CIÊNCIA

Dia 13 de Setembro, as 20h.
Teatro SESC Vila Mariana

Na ocasião, as 20h30, será realizada a mesa-redonda "A Aventura da Ciência", com a participação de Marcelo Gleiser, coordenador científico da coleção e autores.
Em seguida, haverá sessão de autógrafos no Foyer do Teatro.

SESC Vila Mariana Rua Pelotas, 141, tel. 11 5080-3000

Favor confirmar sua presença com Isabel no telefone 11 3816-0835.

Coordenação: Marcelo Gleiser

Nota do editor: A diretoria e o conselho da SBQ parabenizam os Profs.
Filgueiras e Ricardo Ferreira, ex-Presidentes da SBQ, pela bela participação na Coleção IMORTAIS DA CIÊNCIA.




5. Inscrições para o mestrado e doutorado em Química Orgânica no PPGQO- UFRRJ

As inscrições para o mestrado e doutorado em Química Orgânica no PPGQO- UFRRJ estão abertas no periodo de 28/10 a 06/11.

A prova escrita para o mestrado será no dia 08/11 `as 9 horas e a entrevista para o mestrado e doutorado no dia 08/11 `as 14 horas.

Local de inscrição:

UFRRJ - Decanato de Pesquisa e Pós-graduação.
Pavilhao Central -sala 116
Rodovia Br-465 - Km 7 -Seropedica- RJ
Tel: 21-2682-1201
e-mail: dppg@ufrrj.br

Atenciosamente,

Profa Rosane Nora Castro
PPGQO-UFRRJ




6. Processo de inscrição e seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais na Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes, RJ.

Vagas: Mestrado: 25 vagas / Doutorado: 10 vagas

Inscrições: de 29/10 a 29/11/2002 - de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas

Local: Campus da UENF - Av. Alberto Lamego 200 - Campos do Goytacazes-RJ, CEP 280-13-600 – Coordenação de Pós-Graduação do CCT. Tel: (22) 2726-1662 – adailjr@uenf.br

Processo Seletivo: 02/12 a 13/12/02 (conforme calendário a ser divulgado)
Divulgação dos resultados: 18/12/2002
Início das atividades: março/2003
Documentação Necessária para inscrição:

Informações:

Prof. Sergio Luis Cardoso
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais
Universidade Estadual do Norte Fluminense- CCT - LCQUI
Av. Alberto Lamego, 2000
Campos dos Goytacazes - RJ - 28013-600
Tel: (22) 2726-1597
Fax: (22) 2726-1519
e-mail: pgcn@uenf.br
http://www.uenf.br (EDITAL E FORMULÁRIOS)




7. Espanha oferece Bolsas para Professores Universitários e Pesquisadores

Espanha oferece Bolsas para Professores Universitários e Pesquisadores

O Ministério de Educação, Cultura e Desporto da Espanha está divulgando Chamada para o Programa Nacional de Concessão de Bolsas para a Mobilidade de Professores de Instituições de Ensino Superior e Pesquisadores, espanhóis e estrangeiros, em todas as áreas do conhecimento.

Professores, pesquisadores, e doutores estrangeiros terão oportunidade de permanecer em universidades ou centros de pesquisa espanhóis, integrados em um grupo ou Departamento de Pesquisa.

Mais informações estão disponíveis no site http://www.univ.mecd.es



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br