SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 369


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Número 6A, Volume 25 (Novembro/Dezembro-2002) de Quimica Nova está On Line
  2. Editorial No. 6A, Vol. 25 (Novembro/Dezembro-2002) de Quimica Nova
  3. Número 5, Volume 13, do J. Braz. Chem. Soc., 2002, está disponível On line
  4. PhD open position
  5. Curso: Uma ferramenta para a difração de raios X (convencional e síncrotron) e de nêutrons: O Método de Rietveld


1. Número 6A, Volume 25 (Novembro/Dezembro-2002) de Quimica Nova está On Line

O número 6A, Volume 25 (Novembro/Dezembro-2002) de Quimica Nova está On Line

Visite a página da revista no site da SBQ (www.sbq.org.br) ou clique direto em: www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm ou em http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm

Este número contém 12 artigos, 4 revisões, 3 artigos de divulgação, 2 notas técnicas, 1 artigo de educação e 1 artigo em assuntos gerais e 1 errata, além do editorial.

Vamos continuar trabalhando juntos para aprimorar nossa revista cada vez mais!

Editores de Química Nova




2. Editorial No. 6A, Vol. 25 (Novembro/Dezembro-2002) de Quimica Nova

A Sociedade Brasileira de Química completou 25 anos ao tempo em que se consolida como o principal eixo mobilizador da química brasileira.

Há cinco anos, como parte das comemorações dos vinte anos, foi editado um número especial de Química Nova (Vol. 20 No Especial) onde através da opinião de vários pesquisadores, foi mostrada a situação, naquela época, da Química brasileira e o papel importante da SBQ no seu desenvolvimento.

O mesmo foi feito este ano com a publicação de outro número especial de Química Nova, http://www.quimicanova.sbq.org.br/qnol/2002/vol25_esp1/index.htm . Neste, as doze divisões científicas da SBQ contribuíram, com um artigo cada 1, onde está registrada a situação atual de cada sub-área e, especialmente, de forma prospectiva os caminhos para o futuro. Através das opiniões registradas nestes dois números especiais é possível ter uma visão abrangente de como a química brasileira tem ampliado o seu impacto e o seu grau de consolidação. Com relação às publicações da SBQ, a mais jovem, Química Nova na Escola, já ocupa a posição da mais importante revista de Ensino de Química editada em língua portuguesa. Um exemplo desta consolidação é o apoio da Fundação Vitae e do CNPq à edição de cadernos temáticos, e a solicitação recente da UNESCO de permissão para distribuí-la aos países de língua portuguesa.

Quanto à Química Nova e ao Journal of the Brazilian Chemical Society, em 2002, o Journal of Citation Reports divulgou os Fatores de Impacto (FI) dos periódicos referentes a 2001, onde estão registrados aumentos significativos no FI de Química Nova (http://www.sbq.org.br/ quimicanova) que passou para 0,444 e do Journal of the Brazilian Chemical Society (http://www.sbq.org.br/jbcs) que saltou para 0,619.

As duas publicações da SBQ mantêm a liderança na área como os periódicos de maior impacto científico na América Latina. As publicações da SBQ representam grandes marcos nestes 25 anos de existência.

Variação do fator de Impacto de Química Nova e do Journal of the Brazilian Chemical Society no período 1997-2001.

A despeito do continuado sucesso editorial das publicações da SBQ, alguns aspectos abordados no Editorial 2 do Número Especial de QN dedicado aos 20 anos permanecem atuais: "...A revista QUÍMICA NOVA foi sempre o cartão de apresentação da Sociedade e, hoje podemos dizer, com poucas chances de erro, que se trata do espelho do que é a Química brasileira, naquilo que ela tem de melhor.

Com tantas revistas de qualidade duvidosa - muitas das quais com o ISSN estampado na capa e financiadas por agências de fomento, é difícil ouvir alguns colegas, sem um sentimento de grande aversão, quando questionam se QN é uma revista científica nacional ou internacional. Parece que, para alguns, ser nacional é sinônimo de baixa qualidade! O mesmo sentimento de aversão surge quando observamos a existência de autores brasileiros que não citam brasileiros em suas publicações no exterior, que acaba muitas vezes por diminuir o impacto internacional das revistas nacionais..." 2.

Valorizar as publicações da SBQ, não significa criar uma "química brasileira" sem sintonia com o mundo ex-terior! Os dados apresentados pelos cursos de Pós-graduação revelam um crescimento exponencial das publicações dos químicos brasileiros no exterior. Entretanto, reconhecer o impacto das publicações da SBQ é valorizar o fruto de trabalho árduo que representa conquistas importantes, e ímpar, da comunidade de Química. A valorização destas publicações faz parte da afirmação da área de Química como responsável por uma parcela significativa da ciência produzida no Brasil.

A representatividade da SBQ também pode ser mensurada através da atuação dos seus sócios 3. "...A representatividade da SBQ, através dos seus sócios, no sistema de ensino, ciência e tecnologia do país é inquestionável e confunde-se com a representatividade da própria área de Química. Recentemente, em qualquer comitê que envolva a área de Química, formado no âmbito das Universidades, MEC, MCT, Agências Estaduais de Fomento à Pesquisa ou Academia Brasileira de Ciências, entre outros, reconhecemos a presença majoritária de membros da Sociedade.

Um fato recente e de grande relevância é a presença significativa de sócios da SBQ nas Reitorias e/ou Pró-Reitorias de várias Universidades Brasileiras nas várias regiões do país... Em resumo, a Sociedade permeou o sistema de ensino, ciência e tecnologia do país e o maior desafio atual e futuro é tornar institucional a representatividade "individual". ..." 3 .

Não compete à SBQ influir diretamente nos processos de avaliação por pares. "...Comitês são constituídos para avaliar qualidade.

Os maiores desafios da avaliação por pares estão na escolha dos pares, na sua adequação com relação ao sistema sob avaliação e na definição dos parâmetros e dos indicadores relevantes ao sistema.

Apesar deste assunto estar presente constantemente nas reuniões e publicações da SBQ, ainda não existe uma relação direta entre a discussão na Sociedade e a ação das Agências..."3 . Entretanto, a SBQ deve (e pode) continuar influindo positivamente na formação dos Comitês e no estabelecimento de padrões para a área. Especialmente considerando-se que a SBQ não representa Grupos, Departamentos e/ou IES específicas, mas sim a comunidade química brasileira.

Alguns dos desafios do passado permanecem no presente, mas não ameaçam o futuro. "...A criação da Sociedade Brasileira de Química, em julho de 1997, mais do que um ato de rebeldia, foi uma demonstração de coragem de alguns cientistas inconformados com a falta de representatividade dos químicos brasileiros..."2 . "...quando criada a SBQ, alguns químicos demonstraram que só foi preciso perseguir um ideal para que as grandes transformações pudessem ser feitas.

A continuidade e o futuro da SBQ depende, agora, dos novos jovens. Não temos dúvidas: quanto mais forte a SBQ melhor será a Química brasileira!"2 .

Jailson B. de Andrade
IQ - UFBA
REFERÊNCIAS

  1. Vieira, P. C.; Barreiro, E. J.; Editorial, Quim. Nova 2002, 25(Supl. 1), 5.
  2. Pinto, A. C.; de Andrade, J. B.; Pardini, V. L.; Editorial, Quim. Nova 1997, 20(Especial), 5.
  3. de Andrade, J. B.; Editorial, Quim. Nova 1998, 21, 383.



3. Número 5, Volume 13, do J. Braz. Chem. Soc., 2002, está disponível On line

Temos a satisfação de anunciar que o número 5, Volume 13, do J. Braz. Chem. Soc., 2002, já está disponível desde o dia 22 de outubro de 2002 dentro do NOVO sítio da revista : http://jbcs.sbq.org.br .

Para receber sempre o aviso de um novo número disponível on-line, assine o Alert disponível também na nossa página. Divulgue entre seus colegas, dentro e fora do Brasil, este serviço, ajudando o JBCS a ser cada vez mais conhecido e reconhecido no mundo científico. Faça um link para o JBCS na sua página pessoal ou institucional. Não há custos envolvidos.

Os assinantes devem receber seus exemplares em breve.

Este número contém 1 comunicação, 20 artigos e 7 "short report" totalizando 160 páginas.

Submeta seus trabalhos para publicação no JBCS ! Nosso "Impact Factor" de 2002 é 0.619 !!!

Aproveite também a oportunidade para tornar-se assinante do JBCS se você ainda não é, ou de garantir uma assinatura para a biblioteca de sua Instituição.

Mais informações sobre a revista podem ser encontradas no NOVO website http://jbcs.sbq.org.br. Visite-o e preencha o canal interativo, o nosso "Survey" que nos ajudará a melhorar o JBCS a partir da sua opinião.

Vamos continuar trabalhando juntos para aprimorar nossa revista cada vez mais !

Editores do J. Braz. Chem. Soc.




4. PhD open position

HASYLAB is a German user research facility. Scientists from all over the world perform experiments using Synchrotron radiation emitted from positrons in the DORIS and PETRA storage rings containing 42 experimental stations with 76 instruments. Researchers from universities, industries, and government laboratories investigate in the fields of physics, biology, chemistry, crystallography, materials and geological sciences and medical applications.

We are looking for a candidate with interest in the interaction of additives with model lipid membranes, in particular peptides and proteins. We are interested in the structural aspects of such interactions and will pursue them with different techniques.

We manage the Soft Condensed Matter beam line A2 at HASYLAB, were different X-rays scattering measurements can be performed. Also, there are in-house polarizing optical microscopy. Other techniques such as NMR, FTIR, DSC are available through collaborations with other Institutes on the campus. A small part of the project is dedicated to setting/developing instrumentation at the beam line and supporting users. Interested candidates should send a short CV and a letter describing the personal scientific interests on the project.

The position is BAT-IIa based and will remain open until filled, however, we expect to start this project at the beginning of 2003.

Contact:
Dr. Sérgio S. Funari Tel. + 49 40 8998-4521, 3066 (Beamline)
c/o HASYLAB Fax. + 49 40 8998- 4475
Notkestrasse 85 Sergio.funari@desy.de
D-22603 Hamburg http://www.desy.de/~sergio
Germany http://www-hasylab.desy.de/science/groups/main.htm




5. Curso: Uma ferramenta para a difração de raios X (convencional e síncrotron) e de nêutrons: O Método de Rietveld

Uma ferramenta para a difração de raios X (convencional e síncrotron) e de nêutrons: O Método de Rietveld. O Laboratório Computacional de Análises Cristalográficas e Cristalinas - LabCACC está oferecendo dois cursos para esse verão. Um em dezembro (17 a 19) e o outro em janeiro de 2003 (21 a 23). Diferentemente dos anteriores, esse será de apenas 3 dias. Uma ferramenta capaz de realizar análise de estrutura cristalina, além de fornecer a análise quantitativa de fases como nenhuma outra ferramenta. Análises microestruturais também são possíveis, mesmo para os casos onde os cristalitos e a microdeformação são anisotrópicos. Os participantes deverão concluir o curso com a base necessária para usar o programa GSAS de refinamento de estruturas cristalinas pelo Método de Rietveld. Será realizada uma demonstração de 30 minutos do programa DBWS [release 2002, distribuída pelo LabCACC (SIZE2002)] com o front end Man4DBWS versão 2.01.

Maiores informações podem ser obtidas na página: http://labcacc.iq.unesp.br/mrv2003.

Professor responsável:

Carlos de Oliveira Paiva Santos. É professor de física no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista em Araraquara. Trabalha desde 1987 com o método de Rietveld e desde 1994 é co-autor do programa da série ‘DBW...’, de refinamento de estruturas pelo método de Rietveld (atualmente na versão DBWS 9807a), largamente utilizado em todo o mundo. Desde 1996 vem ministrando cursos sobre o método de Rietveld e tem publicado e realizado palestras mostrando potencialidades de suas aplicações. Concluiu o doutorado em 1990 realizando análises estruturais e quantitativas de fases com o uso do método de Rietveld. Em 1988 apresentou, no XI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, juntamente com a Profa. Y. P. Mascarenhas, o seu primeiro trabalho com o MR, onde foi realizado a análise quantitativa de fases em cerâmicas PZT.

Miguel Jafelicci Junior
Unesp - Instituto de Quimica



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br