SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 365


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Pauta da reunião de Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química -SBQ
  2. Concurso para Prof. Adjunto do Departamento de Química da UFSC na área de Química Analítica
  3. IX Semana de Química - UFPR
  4. Salão de iniciação científica da UFRGS
  5. 12o. Encontro Nacional de Química Analítica
  6. Está no ar a WWVerde, página de divulgação da Química Verde no Brasil
  7. Inscrições para o Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Química e Física)


1. Pauta da reunião de Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química -SBQ

Pauta da reunião de Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química -SBQ

Data: 18/10/2002

PAUTA:

  1. 26a RASBQ
  2. CLAQ/FLAQ/27aRASBQ
  3. Propostas SBQ
  4. Informes
  5. Outros

Com o intuito de cumprir a pauta, o Presidente informa que a reuniao terá início pontualmente as 10:00 e termino as 16:30h, com uma hora de intervalo para o almoço.




2. Concurso para Prof. Adjunto do Departamento de Química da UFSC na área de Química Analítica

Concurso para Prof. Adjunto do Departamento de Química da UFSC na área de Química Analítica. O edital do concurso pode ser encontrado no endereço http://www.reitoria.ufsc.br/preg/ed101.htm. e o período de inscrição é 14/10 a 12/11/2002. Segue abaixo parte do edital com os pré-requisitos:

1.2.2- Departamento: Química/QMC

  1. Formação Acadêmica:

    título de Doutor em Ciências na área de concentração Química Analítica;
  2. Experiência Profissional:

Estágio de Pós-Doutorado, vinculado a programa de doutoramento, com duração de, no mínimo 01(um) ano, comprovado através de atestado da Instituição e do supervisor/orientador;

Experiência didática em ensino superior de Química de, no mínimo, 02 (dois) anos letivos, comprovada através de atestado da Instituição.

Fonte: Eduardo Carasek




3. IX Semana de Química - UFPR

Estará sendo realizada no período de 21 a 25 de outubro de 2002 a IX SEMANA DE QUÍMICA no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, congregando estudantes e profissionais com o objetivo de proporcionar um espaço de discussão de temas atuais e o aprimoramento de conhecimentos na área de química.

A programação é extensa, contando com cursos e palestras, mostra de trabalhos técnico - científicos, mesa redonda e atividades culturais, devendo reunir algumas centenas de participantes entre estudantes, professores do ensino básico e superior e profissionais atuantes na área industrial e comercial.

As palestras e cursos serão ministrados por docentes da UFRJ, UNICAMP, PUC-RJ, UFSM, CEFET-PR, UFPR e Fundação Araucária.

A programação completa e demais informações sobre o evento estão disponíveis na internet ( http://www.quimica.ufpr.br/semana ), pelo e-mail petquim@quimica.ufpr.br ou diretamente pelo telefone (41) 361-3391 no horário comercial.

A promoção é do Departamento de Química da UFPR, Grupo PET/Química e Centro de Estudos de Química, com o patrocínio da Fundação Araucária e o apoio da SBQ - Regional Paraná, CRQ 9ª Região, Peróxidos do Brasil e Setor de Ciências Exatas - UFPR.

As inscrições podem ser feitas até o início do evento, mas aqueles que pretendem participar dos cursos oferecidos devem efetuá-la o quanto antes pois as vagas disponíveis nos mesmos são limitadas.

Prof. Claudio Tonegutti
Coordenador da IX SEQUIM




4. Salão de iniciação científica da UFRGS

PARTICIPE DO SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS - 02 A 06 DE DEZEMBRO DE 2002 NA ESEF INFORMAÇÕES FONE (51) 3316-4102 ou pela homepage: www.ufrgs.br/propesq.

Fonte: Ana Recchi

E-mail: recchi@propesq.ufrgs.br




5. 12o. Encontro Nacional de Química Analítica

O 12o Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) acontecerá em São Luis-MA, no período de 14 a 17 de outubro de 2003, e será realizado pela Universidade Federal do Maranhão.

As primeiras informações sobre o evento já estão disponíveis no site www.ufma.br/quimica/enqa. Informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria do evento pelotelefone (98) 217 8266 ou via e-mail: enqa@ufma.br.

Comissão Organizadora




6. Está no ar a WWVerde, página de divulgação da Química Verde no Brasil

Está no ar a WWVerde (www.ufpel.tche.br/iqg/wwverde), página de divulgação da Química Verde no Brasil. Mantida pelo Grupo de Síntese Orgânica da Universidade Federal de Pelotas, a página traz uma série de informações e vasta bibliografia sobre química limpa e sua inserção no ensino, pesquisa e na indústria.

Diante da escassez de material bibliográfico de qualidade sobre o assunto em língua portuguesa, espera-se que a WWVerde possa ser útil como fonte de informação, incentivando a discussão sobre os princípios e práticas da química verde, para que passem a fazer parte da cultura dos profissionais de química do país. Para isso contamos com a colaboração da comunidade química nacional no sentido de contribuir para o enriquecimento do conteúdo da WWVerde.

Textos e divulgação de novas tecnologias limpas, comentários sobre a química sustentável no Brasil, por exemplo, serão bem-vindos e, sempre que possível incorporados ao conteúdo da página.




7. Inscrições para o Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Química e Física)

Inscrições para o Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Química e Física).

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - modalidades Química e Física- dos Instituo de Química, Instituo de Física e Faculdade de Educação da USP

período de inscrição: de 21/10 a 08/11/2002 maiores informações: Secretária da Pós-graduação tel (011)30916901 e- mail: cpgusp@if.usp.br

www.if.usp.br (comissões)



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br