SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 360


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Cursos Noturnos serão implantados no Instituto de Química da USP
  2. Chamada ProDoc/CAPES na Universidade Federal de Ouro Preto
  3. Curso de mestrado em Química de recursos naturais
  4. Mestrado em ensino de ciências e matemática
  5. 1st International Symposium on Residue Management in Universities
  6. Sociedade Brasileira de pesquisadores da área apícola (SBPA)
  7. XV Jornada Universitária Farmacêutica (XV JUFAR)
  8. XIII Simpósio brasileiro de eletroquímica e eletroanalítica (SIBEE)
  9. Xth International Conference on the Physics of Non-Crystalline Solids (X-PNCS)
  10. Postdoctoral position - University of Puerto Rico
  11. Plaza postdoctoral en el área de la fotoquímica de contaminantes orgánicos


1. Cursos Noturnos serão implantados no Instituto de Química da USP

Os Cursos Noturnos serão implantados no Instituto de Química da Capital em 2003 e terá a duração de 4 anos e meio com a seguinte distribuição de vagas:

Bacharelado em Química Ambiental: 30 vagas
Licenciatura: 30 vagas

  1. Bacharelado em Química Ambiental: Forma um profissional com sólida formação básica em química, mas especializado nas questões ambientais, sendo capacitado a compreender as complexas interações químicas entre os componentes naturais e aqueles introduzidos pela atividade humana, suas transformações e efeitos, e a intervir de modo a resolver os problemas deles decorrentes. O profissional formado nesta habilitação será capaz de atuar no controle, monitoramento e redução da poluição, bem como na legislação e orientação de políticas públicas.
  2. Licenciatura em Química: Forma um profissional com uma sólida formação básica em química e nas áreas pedagógicas, que poderá atuar no magistério do Ensino Médio e também na área da Ciência da Educação.

Um aspecto importante e diferencial na formação dos profissionais egressos do Instituto de Química - USP é a realização de estágios nos seus diversos laboratórios de pesquisa (Iniciação Científica, IC) e/ou em indústrias. Bolsas de estudos (IC) podem ser obtidas nos órgãos de fomento à pesquisa (FAPESP e CNPq) para esta atividade considerada essencial para a sedimentação dos conhecimentos e o aprimoramento e desenvolvimento das habilidades necessárias para a identificação e resolução de problemas. Na modalidade Licenciatura, o estudante deverá realizar estágios em escolas e colégios da rede pública e/ou particular.




2. Chamada ProDoc/CAPES na Universidade Federal de Ouro Preto

O Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto está selecionando um Químico ou Engenheiro Químico (doutor) para trabalhar no Laboratório de Geoquímica Ambiental (LGqA) com Espectrometria (ICP-AES e Fluorescência de Raios-X) e auxiliar na implementação de técnicas analíticas e no desenvolvimento de projetos.

Os interessados deverão encaminhar o curriculum vitae para a Coordenador do LGqA Prof. Hermínio Nalini Jr., via e-mail (nalini@degeo.ufop.br) até 10/out/02. Caso a bolsa solicitada à CAPES seja aprovada, os selecionados serão convocados para uma entrevista que será marcada no período de 10 a 17/out/02, quando deverão entregar duas cartas de recomendação.

Informações adicionais: Poderãoparticipar doutores com experiência em Espectrometria com até 40 anos.

O contratado receberá uma bolsa da CAPES no valor de R$ 3000,00 mensais. O contrato tem validade de 2 anos e poderá ser renovado para mais dois anos.

O resultado da seleção será divulgado no dia 18/out/02. O início das atividades está previsto para 01/nov/02.

Para maiores informações sobre a UFOP e o DEGEO/UFOP consulte os nossos sites www.ufop.br e www.degeo.ufop.br

Universidade Federal de Ouro Preto
Escola de Minas - Departamento de Geologia
Morro do Cruzeiro s/n
35 400-000 - Ouro Preto (MG)
(31) 3551 1605 ­ Ramais 200 ou 271 (Secretaria da Pós-Graduação)
(31) 3551 1605 ­ Ramal 212 (Prof. Hermínio)




3. Curso de mestrado em Química de recursos naturais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA-CCE

CURSO DE MESTRADO EM QUÍMICA DE RECURSOS NATURAIS

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS

Mês de setembro

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Alberto Paulinetti da Camara

Tema: Desenvolvimento de instrumentação eletroquímica automatizada para aplicação em fluxo com ultramicroeletrodos
Local: Sala de multimeios
Data: 18/09/2002 (quarta-feira)
Horário: 8:30 h




4. Mestrado em ensino de ciências e matemática

Canoas/RS, 10 de setembro de 2002.

Á Sociedade Brasileira de Química
A/C Presidente
Dr. Paulo Cezar Vieira,

Prezado Senhor:

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, recomendado pela CAPES em dezembro de 2001, tem a necessidade de ampliar seu quadro de docentes e pesquisadores na área de Ensino de Ciências e Matemática e para tal a Coordenação do Programa solicita sua colaboração no sentido de que a página da Sociedade Brasileira de Química divulgue o documento em anexo.

Na oportunidade em que nós estávamos montando a proposta para encaminhamento à CAPES já tivemos a prestigiosa colaboração da SBQ no sentido de divulgar às nossas necessidades. Graças à colaboração da entidade, na divulgação solicitada, tivemos sucesso e contratamos, entre outros, a professora Drª. Flávia Maria Teixeira dos Santos, de Minas Gerais, na área de Ensino de Química.

Desde já agradecemos muito a colaboração,

Atenciosamente,

Dr. Arno Bayer
Coordenador do PPGECIM
e-mail: bayer@ulbra.br

MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

A ULBRA - Universidade Luterana do Brasil é uma Universidade com sede em Canoas/RS e Campi em várias cidades do Brasil, em Canoas possui mais de 25.000 alunos e na sede possui cursos de licenciatura em Matemática, Biologia, Química e Física e um Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, recomendado pela CAPES.

Neste momento a Universidade deseja ampliar seu quadro de pesquisadores na área de Ensino de Ciências e Matemática, para participarem deste Programa. A Universidade deseja contratar estes profissionais, 40 h/s, para atuarem como docentes na pós-graduação e graduação e como pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática.

Canoas é uma cidade ao lado da capital do Estado (Porto Alegre), um lugar agradável para morar e com um custo de vida não elevado, é uma cidade de médio porte, de fácil acesso e com todas as comodidades de uma cidade grande.

Nossa necessidade é de que os profissionais interessados possuam doutorado e publicações na área de Ensino de Ciências e Matemática. Caso haja interesse em se integrar em nossa equipe entre em contato pelo fone: 0 - XX - 51 - 477-9278, e-mail: ppgecim@ulbra.b ou pelo endereço Rua Miguel Tostes, 101 - Bairro São Luiz - Canoas/RS CEP 92420-280.

Agradeço sua atenção e aguardo seu contato.

Atenciosamente,

Arno Bayer
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências e Matemática - ULBRA




5. 1st International Symposium on Residue Management in Universities

Santa Maria, RS, Brazil - November 6-8th, 2002

Caros colegas e amigos:

No próximo dia 20 de setembro encerra-se o prazo para a inscrição de resumos de trabalhos (abstracts) para o ISRMU 2002. Encerra-se também o prazo para a inscrição no simpósio, sem acréscimo. Todas as orientações para a inscrição on line estão disponíveis nos sites:

http://www.ufsm.br/isrmu

http://www.hospedasite.com.br/isrmu/

Agradecemos, antecipadamente, a gentileza da divulgação entre seus colegas e colaboradores!

Comitê Organizacional do ISRMU 2002

isrmu@www.ufsm.br




6. Sociedade Brasileira de pesquisadores da área apícola (SBPA)

No dia 24 de julho de 2002, em Bragança Paulista - SP, foi fundada a Sociedade de Pesquisadores da Área Apícola (SBPA), visando congregar, promover e difundir os conhecimentos desta área na comunidade científica brasileira.

A assembléia deliberou pela criação de um comitê provisório presidido pela Dra. Maria Cristina Marcucci Ribeiro, e formado ainda por: Dra. Ildenize Barbosa da Silva Cunha, Dra. Solange L. de Castro, Dra. Etelvina Conceição Almeida da Silva, Dra. Maria das Graças Vidal Alves e MSc. Niraldo Paulino. Além destes estarão assessorando o comitê: Dra. Angela Ramalho Custódio, Dr. Marcos Nogueira Eberlin, Dra. Solange Cadore, Dr. Alberto dos Santos Pereira, Dra. Mônika Barth, Dr. Carlos Eduardo Pulz Araújo e Dr. Mario Shimizu.

Em princípio, sugeriu-se que a sede desta Sociedade deverá estar localizada na Universidade São Francisco - Campus Bragança Paulista. O comitê provisório deverá preparar o estatuto da Sociedade até dezembro de 2002. Muitos cientistas desta área têm dificuldades em compartilhar e discutir seus conhecimentos e experimentos em eventos específicos. A criação da SBPA visará ações que facilitem uma maior interação entre os cientistas, inclusive ampliando os contatos internacionais, promovendo-se workshops e cursos regionais com a colaboração de especialistas e entidades afins.

Nada mais havendo a tratar, encerra-se a presente ata que será assinada por todos os presentes. Bragança Paulista, 24 de julho de 2002.

Fonte: Profa. Solange Cadore




7. XV Jornada Universitária Farmacêutica (XV JUFAR)

Profª. Ms. Márcia Aparecida Antônio
IV Simpósio de Farmácia
Prof. Dr. Graciliano de Oliveira Neto
III Encontro de Própolis (III ENPRUSF)
Credibilidade Farmacológica da Própolis

Realização: 07 a 11 de Outubro de 2002.
Envio de Trabalhos científicos: Até 30/09/2002.

INFORMAÇÕES
A/C Comissão Organizadora
Curso de Farmácia - UAACBS-USF
Av. São Francisco de Assis, 218
12916-900 Bragança Paulista-SP
Fone: (11)40348233
Fax: (11) 40341825
www.saofrancisco.edu.br/farmacia/jufar
email: jufar@saofrancisco.edu.br




8. XIII Simpósio brasileiro de eletroquímica e eletroanalítica (SIBEE)

01 a 05 de Dezembro de 2002
UNESP - Campus de Araraquara, São Paulo
Informações e inscrições: http://sibee.iq.unesp.br
Fone: (16) 2016605

Agradecemos a atenção dispensada,

Marie
Secretaria do Depto. Q. Analítica
IQ/UNESP




9. Xth International Conference on the Physics of Non-Crystalline Solids (X-PNCS)

Xth International Conference on the Physics of Non-Crystalline Solids
Parma - Italy, 13-17 July 2003

CHAIRMAN: Prof. Angelo Montenero

PHONE: (+39) 0521 - 905 553
FAX: (+39) 0521 - 905 556
e-mail: xpncs@unipr.it
WEB SITE: http://www.chim.unipr.it/xpncs/home.htm

G. Gnappi
Conference Secretariat

Organizing Secretariat
Antonella Azzali
Dept. General and Inorganic Chemistry
University of Parma
Parco Area delle Scienze 17/A
43100 PARMA - Italy

Phone (+39) 0521 - 905 553
Fax (+39) 0521 - 905 556
e-mail: xpncs@unipr.it




10. Postdoctoral position - University of Puerto Rico

Al presente cuento con fondos para una plaza postdoctoral para ocupación inmediata en el área de la fotoquímica de una familia de contaminantes orgánicos. El proyecto tiene como metas estudiar los mecanismos de transformación fotoquímica de los hidrocarburos policíclicos aromáticos adsorbidos en modelos del particulado atmosférico. La persona intersada debe tener experiencia previa en técnicas fotoquímicas, espectroscopia visible UV, fluorescencia y HPLC. Tener algún conocimiento de técnicas de espectroscopia cinética de láser es de gran beneficio.

Tengo interés especial en ofrecerle esta oportunidad, si es posible, a un(a) joven talentoso(a) en el campo de fotoquímica. Mucho agradecería circule esta información a sus estudiantes u otras personas que pudiesen estar interesadas en el anuncio adjunto.

Gracias anticipadas por su cooperación

Saludos cordiales,

Rafael Arce, Ph.D.
Professor of Chemistry
University of Puerto Rico
San Juan, Puerto Rico 00931-3346
Tel. (787) 764-0000, Ext. 2433
E-mail: rarce@goliath.cnnet.clu.edu





11. Plaza postdoctoral en el área de la fotoquímica de contaminantes orgánicos

Plaza Postdoctoral
Departamento de Química
Universidad de Puerto Rico
Recinto de Río Piedras

Se invita a los interesados a solicitar una plaza postdoctoral para su ocupación inmediata en el área de la fotoquímica de contaminantes orgánicos.

El proyecto tiene como metas estudiar los mecanismos de transformación fotoquímica de los hidrocarburos policíclicos nitroaromáticos (nitro PAHS) adsorbidos en modelos del particulado atmosférico con el propósito de entender el destino final de estos contaminantes en la atmósfera. Estamos interesados en entender el efecto de las propidedes físicas y químicas de la superficie sobre la rapidez de fotodegradación, el rendimiento de las especies intermedias y productos y en la identificación de especies reactivas y de los productos finales.

Los interesados deben tener experiencia previa en el uso de técnicas espectroscopias UV-visible, fluorescencia y HPLC. Tener algún conocimiento de técnicas de espectroscopia cinética de láser es de gran beneficio pero no imprescindible.

Los candidatos interesados favor de enviar su CV y dos cartas de recomendación.

Para información adicional sobre el proyecto o la solicitud favor de escibir o llamar:

Prof. Rafael Arce
Departamento de Química
Universidad de Puerto Rico
P. O. Box 23346
Río Piedras, PR 00931-3346
Teléfonos: (787) 764-0000, Ext. 2433
Fax: (787) 759-6885
rarce@goliath.cnnet.clu.edu



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br