SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 357


PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.
Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. Pauta da Reuniao de Diretoria e Conselho da SBQ em 13/09/02
  2. Resposta do CNPq á moção sobre o limite de idade no PIBIC
  3. Curso: "Orbitais Moleculares - Uma Visão Abrangente de suas Aplicações"
  4. Informe Capes nº 13/2002 - Programa para jovens doutores está com inscrições abertas


1. Pauta da Reuniao de Diretoria e Conselho da SBQ em 13/09/02

PAUTA:

  1. Informes
  2. Taxas para 2003 (anuidades, revistas, inscrições RA, etc)
  3. 26aRASBQ (Tema central, conferencista de abertura, homenageados etc.)
  4. 27aRASBQ (local e data)
  5. Identificação Sócios SBQ
  6. Convênio SBQ/POLYTECNICA
  7. Outros

Com o intuito de cumprir a pauta, o Presidente informa que a reunião terá início pontualmente as 10:00h e, por tratar-se de 6a. feira, o termino será antecipado para 16:30h.




2. Resposta do CNPq à moção sobre o limite de idade no PIBIC

Brasília, 30 de agasto de 2002.

Ilmo. Sr.
Prof. Dr. Paulo Cezar Vieira
Presidente
Sociedade Brasileira de Química - SBQ

Prezado Professor,

Recebemos sua correspondência, onde envia o texto da moção aprovada pela Assembléia Geral Ordinária dos Sócios da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, sobre o estabelecimento de limite de idade para ingresso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Nossas considerações são as seguintes:

  1. Inicialmente, gostaríamos de registrar que, conforme as normas do Programa, alunos com mais de 24 anos de idade podem concorrer à bolsa, desde que seu orientador apresente uma justificativa à coordenação local do PIBIC. Certamente, isso não inibirá os bons orientadores em indicá-los, particularmente se esses alunos passaram um tempo fazendo iniciação científica sem bolsa.

  2. Somos favoráveis a que todo aluno de graduação deva ter acesso à Iniciação cientifica, independente da idade. Já a bolsa de iniciação científica é seletiva, pois é uma modalidade de financiamento que privilegia apenas aqueles alunos com excelente rendimento acadêmico e perfil para ser um futuro pesquisador, e o ideal seria que todo candidato tivesse uma experiência prévia com seu orientador antes de ser indicado para receber uma bolsa. Nesse sentido, não se pode esperar que todo aluno em atividade de iniciação científica tenha bolsa.

  3. Cabe esclarecer que a decisão sobre o estabelecimento do limite de idade para ingresso no PIBIC foi tomada após discussão do assunto, não só com pesquisadores do CNPq com bolsa de produtividade como também com os membros do Grupo de Assessoramento do PIBIC, que se posicionaram favoravelmente. Foi verificada a distribuição das bolsas por faixa de idade, onde se contatou a maioria dele entre 19 e 22 anos. Quanto ao limite de idade ser considerado inconstitucional, a Procuradoria Jurídica deste CNPq analisou a questão e concluiu que não existe pertinência em tal argumento.

  4. O Programa tem objetivos a serem cumpridos e pelos quais é avaliado. O principal objetivo, desde sua criação há 10 anos, é diminuir não só o tempo de formação como também a idade com que nossos alunos concluem a pós-graduação. Hoje a idade média com que um doutor se forma é de 40 anos. O investimento público feito nos bolsistas do PIBIC busca, primordialmente, formar doutores com aproximadamente 30 anos de idade.

  5. Constava da Resolução Normativa anterior a recomendação de que o aluno deveria ser um "jovem universitário". Tal recomendação não foi suficiente para evitar que houvesse indicação de alunos com idade bastante avançada, totalmente fora dos objetivos do Programa, comprometendo, inclusive, a sua credibilidade.

    Atenciosamente,

    ESPER ABRÂO CAVALHEIRO
    Presidente




3. Curso: "Orbitais Moleculares - Uma Visão Abrangente de suas Aplicações"

À Comunidade de Quimica do Estado do Rio de Janeiro

O Programa de Pos-graduação em Quimica Organica do Instituto de Quimica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio da Sociedade Brasileira de Quimica- Regional Rio e da Diretoria do Instituto de Quimica da UFRJ, tem o prazer de receber o Prof. Luiz Carlos Dias do Instituto de Quimica da UNICAMP e secretario geral da SBQ, para ministrar o curso: "Orbitais Moleculares- Uma Visão Abrangente de suas Aplicações", no periodo de 16 a 19 de setembro corrente.

O Prof. Luiz Carlos fez seu Doutorado na UNICAMP e seu Pos-doutorado na Universidade de Harvard com o Prof. David Evans em Sintese Assimetrica.

Após o encerramento do curso, o Prof. Luiz Carlos estará proferindo a palestra intitulada "Sintese Total da Crocacina C e Estudos Visando a Síntese Total do Dolabriferol", na sala 633 do IQ/UFRJ as 15h.

As inscrições para o curso ja se encontram abertas na secretaria de pos-graduação do Instituto de Quimica da UFRJ, 5º. Andar.

Maiores informações poderão ser obtidas com a Sra. Nadia no telefone 2562-7160 ou pelo endereço eletrônico spg@iq.ufrj.br

Cordialmente,
Profa. Claudia M. Rezende
Coordenadora do Programa de Pos-graduação em Química Orgânica
Instituto de Química/UFRJ




4. Informe Capes nº 13/2002 - Programa para jovens doutores está com inscrições abertas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está recebendo inscrições, até o próximo dia 20 deste mês, de instituições de ensino superior interessadas em participar do Programa Nacional de Absorção Temporária de Doutores (PróDoc).

Criado com o objetivo de absorver temporariamente jovens doutores em programas de pós-graduação, em atividades de docência e pesquisa, o PróDoc vai oferecer anualmente 125 bolsas, com duração de quatro anos, para um conjunto de grandes áreas do conhecimento.

Nos anos pares serão atendidas as áreas de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; e Ciências Agrárias; e nos anos ímpares será a vez das áreas de Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Letras, Lingüística e Artes; e Multidisciplinar. O programa de pós-graduação que for aprovado receberá, por ano, recursos de custeio no valor de R$ 12 mil. O doutor indicado terá direito a bolsa no valor de R$ 3 mil mensais.

Mais informações estão disponíveis na internet: www.capes.gov.br ou pelo e-mail prodoc@capes.gov.br.




5.




6.




7.




8.




9.




10.



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br