SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 355


PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. Lançamento do livro O LABORATÓRIO, A OFICINA E O ATELIÊ - A ARTE DE FAZER O ARTIFICIAL
  2. X Encontro de Química da Região Sul
  3. Nota da Profa. Glaucione sobre acidente em laboratario na UFGRS
  4. 20th International Conference on Amorphous and Microcrystalline Semiconductors (ICAMS 20)
  5. Crise no CNPq afeta custeio de pesquisas


1. Lançamento do livro O LABORATÓRIO, A OFICINA E O ATELIÊ - A ARTE DE FAZER O ARTIFICIAL

O Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA), os autores e a Editora da PUC-SP (EDUC) convidam para o lançamento do livro O LABORATÓRIO, A OFICINA E O ATELIÊ - A ARTE DE FAZER O ARTIFICIAL, com textos de Ana Maria Alfonso-Goldfarb, Maria Helena Roxo Beltran (organizadoras), Safa Jubran, Ivoní de Freitas Reis, Paulo Alves Porto, Márcia Helena Mendes Ferraz, João Batista Alves dos Reis, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira, Roberto de Andrade Martins, Luzia Aurélia Castañeda e Lilian Al-Chueyr Pereira Martins.

O lançamento ocorrerá dia 04 de setembro de 2002, às 18h, na Biblioteca Nadir G. Kfouri da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), à Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes, São Paulo, SP.

Às 19h, haverá a apresentação do livro pelas organizadoras.

No mesmo local, de 2 a 6 de setembro, haverá Mostra da Biblioteca Virtual do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência da PUC-SP, com a exposição de documentos raros e antigos de interesse para a história da ciência.

Os interessados no livro podem adquiri-los diretamente na EDUC, através do FAX (11) 3873-6133; ou na Livraria Belas Artes (Av. Paulista, 2448, São Paulo, SP - telefone (11) 3256-8316).

Observação: A maioria dos autores desse volume são sócios da SBQ, e vêm apresentando trabalhos nas concorridas Sessões Coordenadas de História da Química das Reuniões Anuais da SBQ nos últimos anos, bem como vêm publicando periodicamente na revista QUÍMICA NOVA.

Fonte: Prof. Dr. Paulo A. Porto

Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA) e Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).




2. X Encontro de Química da Região Sul

Prezados colegas:

A Universidade da Região de Joinville (Univille) realizará, no período de 06 a 08 de novembro próximo, o X Encontro de Química da Região Sul, tendo

como tema central "Química & Indústria: Conhecimento e Qualidade de Vida". O evento está sob a coordenação geral da Prof. Nilza Martins Marcheze (Univille).

A programação completa e os procedimentos para a inscrição e submissão de trabalhos, alem de outras informações adicionais, podem ser obtidos na homepage do encontro: www2.univille.edu.br/quimica

Contamos com a participação de todos!

Atenciosamente,

Marcus Mandolesi Sa'
Nilza Martins Marcheze
Luiz Augusto Madureira
Sociedade Brasileira de Química
Secretaria Regional de Santa Catarina




3. Nota da Profa. Glaucione sobre acidente em laboratario na UFGRS

Sr. Secretário da SBQ,

Lamentavelmente, tivemos conhecimento através deste boletim de acidente grave em laboratório de Química.

A divulgação corajosa do fato por parte da direção do IQ/UFRGS merece nosso elogio. Vários outros acidentes já ocorreram em laboratórios de química de outras universidades dos quais a comunidade química, na sua maioria, não tomou conhecimento. Afirmamos ser importante a divulgação destes acidentes, para que se possa discutir as condições precárias de trabalho do profissional em Química nas universidades do país. Não é mais possível tentar "TAPAR O SOL COM A PENEIRA".

Tivemos conhecimento do Seminário sobre Segurança de Trabalho em Química. Porém, ainda é pouco. Vamos enfrentar o problema de frente para que, aos poucos,possamos trabalhar em níveis de segurança aceitáveis.

Atenciosamente,
Profa. Glaucione Gomes de Barros
Pesquisadora Associada Senior
Instituto de Química/UnB




4. 20th International Conference on Amorphous and Microcrystalline Semiconductors (ICAMS 20)

The First Announcement of the 20th International Conference on Amorphous and Microcrystalline Semiconductors (ICAMS 20),25-29 August, 2003, Campos do Jordão, Brazil, is available at http://www.icams20.org (or http://www.icams.org).

Information concerning the Conference scope, location and important dates and dead lines is available at these sites. Note the inclusion of contributions on organic semicondutors and related devices in the scope of the Conference. We kindly ask you to forward this message to newcomers to the field who might be interested in attending.

Please, do not hesitate to contact us at icams20@unicamp.br for any suplementary information.

Sincerely yours

I. Chambouleyron (Chairman) - F. Alvarez (Co-Chairman)




5. Crise no CNPq afeta custeio de pesquisas

Com equipamentos já pagos presos na alfândega por falta de verba para retirá-los, Ricardo Ribeiro dos Santos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia, desabafa: 'Nossa rede está se esfarelando'.

Santos é um dos cientistas afetados pela crise no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Desde abril, a entidade não repassa quase recursos para o custeio de pesquisas.

O CNPq, principal agência de fomento à pesquisa do país, teve 45% de seu orçamento previsto para este ano cortado pelo governo federal. Embora o pagamento de bolsas de iniciação científica (para estudantes universitários) e de mestrado e doutorado continue, o apoio a grupos de pesquisa está quase paralisado.

'A situação é de pré-falência', diz José Roberto Leite, presidente da SBF (Sociedade Brasileira de Física) e pesquisador da USP. Leite e seus colegas apontam como principais problemas os cortes no Pronex (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência, que abrange 206 grupos no país) e nos Institutos do Milênio (15 redes de pesquisa de âmbito nacional, com dezenas de grupos cada uma).

Além disso, o chamado fluxo contínuo -usado por grupos individuais para cobrir despesas como viagens de intercâmbio ao exterior, realização de eventos científicos ou bolsas de pós-doutoramento - também foi interrompido, de acordo com Leite.

'Estamos a zero', diz o pesquisador. 'É uma situação que nunca tínhamos vivenciado desde a fundação do CNPq, com a impossibilidade total de que ele cumpra suas finalidades mais básicas', afirma. Os líderes de 98 grupos de pesquisa ligados ao Pronex assinaram nesta semana uma carta aberta ao presidente da República, pedindo providências.

Glaci Zancan, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), chegou a discutir o problema com o presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 9 deste mês. 'Ele disse que faria o possível', afirmou Zancan.

'Estão tentando manter o sistema hibernando, mas mesmo para hibernar é preciso mais do que está sendo liberado agora', diz a pesquisadora, para quem cerca de R$ 120 milhões seriam necessários imediatamente para evitar um colapso no futuro próximo.

Para Leite, o que falta é sensibilidade no Ministério do Planejamento, responsável pelos repasses ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao CNPq: 'Eu sou testemunha dos esforços do CNPq para que a situação volte ao normal', afirma.

O presidente do CNPq, Esper Cavalheiro, afirmou que está 'acompanhando o movimento da comunidade científica' e procurando viabilizar a liberação dos recursos.

Enquanto isso, pesquisadores do Pronex se vêem sem opções. 'Nenhuma liberação correspondente a este ano foi feita', diz Jerson Silva, da UFRJ (Universidade Federal do RJ).

Fonte: Folha de SP, 29/8




6.




7.




8.




9.




10.



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br