SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 354


PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. Número 5, Volume 25 (Setembro/Outubro-2002) de Quimica Nova está On Line
  2. Homepage da Regional do Rio de Janeiro no ar
  3. A Química no Rio de Janeiro: do passado ao presente e o papel da secretaria regional da Sociedade Brasileira de Química no seu futuro
  4. CAPES responde a moção da SBQ aprovada na última assembléia geral
  5. CNPq responde a moção da SBQ aprovada na última assembléia geral
  6. Mensagem dos membros e ex-integrantes do Laboratório de Química Computacional e Modelagem Molecular (LQC-MM) sobre Jean-Michel Pernaut
  7. Comunicado de acidente em laboratório
  8. Mestrado em Química na FURB
  9. XVI Semana Acadêmica de Química - UFF
  10. Workshop: "Empreendedorismo e Gestão em ciênica", na UF


1. Número 5, Volume 25 (Setembro/Outubro-2002) de Quimica Nova está On Line

O número 5, Volume 25 (Setembro/Outubro-2002) de Quimica Nova já está On Line.

Visite a página da revista no site da SBQ (www.sbq.org.br) ou clique direto em: www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm ou em http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm

Este número contém 11 artigos, 3 revisões, 5 artigos de divulgação, 1 nota técnica, 2 artigos de educação e 2 tópicos de assuntos gerais mais o editorial.

Vamos continuar trabalhando juntos para aprimorar nossa revista cada vez mais!

Editores de Química Nova




2. Homepage da Regional do Rio de Janeiro no ar

Tenho a grande satisfação de anunciar-lhes o endereço da HP da nossa Regional do Rio de Janeiro: http://www.sbqrio.sbq.org.br/ e convidá-los a uma visita que desejo seja constante. Agradeceria por todo e qualquer comentário, crítica ou sugestões visando aprimorá-la.

Está, como verão, ainda incompleta, entretanto nunca nascemos completamente formados e com nossa HP não poderia ser diferente. Nos atualizaremos e aprimoraremo-nos com a ajuda de todos vocês. Participem.

Esta iniciativa, promessa constante de nossa carta de intensões ao candidatarmo-nos a esta Regional, contou com o trabalho dedicado e com o esforço do Sub-Secretário Regional, Prof. Dr Ayres G. Dias (UERJ) e do nosso Tesoureiro, Prof. Dr Vitor F. Ferreira (UFF), além da Cúpula Informática, através da Sra Andrea. A todos, Muito, Muitíssimo Obrigado!

Agradeço, também, a ajuda essencial do Prof. Luiz Carlos Dias, nosso querido SG e do Sr. Valdir B. Santos do Setor de Informatica do IQ/UNICAMP.

Considero cumprida a primeira meta inicial da gestão José Bonifácio da SBQ-Rio e afirmo-lhes que muitas outras são pontos de nossa pauta, sempre tendo em conta estar a altura da vocação maior da nossa SBQ em divulgar, informar e congregar a Química no País.

Reitero o convite para participarem de nossa comemoração dos 25 anos da SBQ a realizar-se hoje (dia 29) às 15h, no anfiteatro da sobre-loja do bloco A do CT, IQ-UFRJ, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Cordiais Saudações,

Eliezer J. Barreiro
Secretario Regional SBQ-Rio

sbqrio@sbq.org.br
A Sinc apoia a SBQ Rio




3. A Química no Rio de Janeiro: do passado ao presente e o papel da secretaria regional da Sociedade Brasileira de Química no seu futuro

EVENTO: 25 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA Data: 29 DE AGOSTO DE 2002 Local: ANFITEATRO DA DECANIA DO CT, 2o. ANDAR CENTRO DE TECNOLOGIA, BLOCO A

A QUÍMICA NO RIO DE JANEIRO: DO PASSADO AO PRESENTE E O PAPEL DA SECRETARIA REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA NO SEU FUTURO

A Química no Rio de Janeiro não é uma atividade recente como muitos imaginam. Seu passado é pontilhado de fatos marcantes e precisa ser do conhecimento dos mais jovens. O futuro da Química no Rio de Janeiro pode ser mais alvissareiro com uma secretaria regional da SBQ forte e atuante. Construir o futuro da Química no estado não pode ser tarefa de um, tem que ser de todos. As estratégias, no entanto, para essa construção, passam por todas as instituições de Química do Rio de Janeiro. Rumemos para o futuro, velas a postos!

PROGRAMA:




4. CAPES responde a moção da SBQ aprovada na última assembléia geral

Oficio no. 0105/2002/DPR/CAPES

Brasilia, 22 de agosto de 2002

Senhor Presidente,

Incumbiu-me o Presidente da CAPES, Prof. Abílio Afonso Baeta Neves, de manifestar o posicionamento desta agência acerca da moção aprovada pelos Sócios dessa Associção Brasileira de Química, em Assembléia Geral Ordinária realizada durante a 25a reunião Anual da SBQ e encaminhada para nosso conhecimento em 06 de agosto do corrente.

Em junho último foi aprovada pelo Congresso Nacional um decreto de suplementação orçamentária, no valor de R$12 milhões (doze milhões de reais), que viabilizará o apoio do governo federal aos cursos novos do Sistema Nacional de Pós-graduação, já a partir de julho.

A atualização dos valores de bolsa é assunto que goza primazia na pauta de discussões hoje entre os Ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento.

Atenciosamente

Luiz Valcov Loureiro
Diretor de Programa da CAPES




5. CNPq responde a moção da SBQ aprovada na última assembléia geral

Brasília, 20 de agosto de 2002

Paulo Cezar Vieira
Presidente da SBQ

Prezado Senhor,

Acusamos recebimento de sua carta, na qual V.Sa. encaminha texto da moção aprovada pela Assembléia Geral Ordinária dos Sócios da SBQ, referente ao congelamento do valor e do número das bolsas de formação.

Incumbiu-nos o Sr. Presidente, Dr. Esper Abrão Cavalheiro, de informar que este Conselho endossa o pleito, e que estudo sobre o referido assunto foi devidamente encaminhado para a área econômica do governo, desde fevereiro passado, e no momento estamos aguardando um pronunciamento sobre a questão.

Colocamo-nos à disposição de V.Sa. para esclarecimentos adicionais e subscrevemo-nos.

Atenciosamente

Lúcia Roberta Pradines Coelho
Chefe de Gabinete




6. Mensagem dos membros e ex-integrantes do Laboratório de Química Computacional e Modelagem Molecular (LQC-MM) sobre Jean-Michel Pernaut

Os membros e ex-integrantes do Laboratório de Química Computacional e Modelagem Molecular (LQC-MM), Depto de Química - UFMG, se unem nesta manifestação de tristeza e consternação pela trágica e prematura morte de nosso colega Prof. Jean-Michel Pernaut, ocorrida no domingo último.

Desde a criação de nosso grupo de pesquisa no segundo semestre de 1994, Jean-Michel tem mantido uma colaboração científica conosco propiciando o desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares teóricos/experimentais, tendo co-orientado trabalhos à nível de Mestrado e Doutorado em nosso grupo, mais especificamente projetos envolvendo sistemas do tipo bitiofeno substituídos. Sua contribuição para as atividades de pesquisa do Departamento de Química da UFMG é inegável, assim como é grandemente reconhecida a motivação que despertou em nosso grupo para projetos relacionados a estudos teóricos de sistemas de interesse para a química de polímeros.

Estamos todos muito tristes por ter perdido tão cedo um grande colega de profissão que ainda tinha muito a oferecer ao nosso departamento. Triste também certamente está a ciência de materiais, mais precisamente a área de polímeros condutores, por perder um excelente pesquisador.

Prof. Wagner B. De Almeida
Coordenador do LQC-MM, Depto. Quimica, UFMG.




7. Comunicado de acidente em laboratório

A Direção do Instituto de Química da UFRGS comunica que na madrugada do dia 20 de agosto houve um incêndio em um dos laboratórios do IQ/UFRGS (laboratório K102). Nesse laboratório, sob responsabilidade dos professores Jairton Dupont e Günter Ebeling, realizavam-se pesquisas em organometálicos e catálise assimétrica.

No mesmo prédio estão também localizados os laboratórios de química inorgânica, síntese orgânica, catálise, polímeros, eletroquímica, radioquímica e química dos solos.

Como conseqüência do sinistro houve liberação de vapores e fuligem em todo o prédio K, tornando inacessíveis todos os laboratórios e gabinetes.

A causa do incêndio está sendo investigada pela Polícia Federal e a extensão dos danos materiais não pôde ainda ser totalmente determinada, mas certamente muitos equipamentos sofreram danos irreparáveis.

Em razão deste fato, em torno de 90% das atividades de pesquisa e extensão do Instituto de Química estão paralisadas, abrangendo cerca de 70 teses e dissertações e 60 alunos de IC, além de muitos projetos conveniados com empresas.




8. Mestrado em Química na FURB

Do Mestrado em Química

Coordenação: Prof. Ricardo Andrade Rebelo (rrcarbon@furb.br) Bloco T/Sala T-313, Campus I.

Secretaria do Curso: Divisão de Pós-Graduação-DPG, Sala C-104, Campus I
Rua Antônio da Veiga, 140. CP 1507
Bairro Victor Konder
CEP 89010-971, Blumenau/SC
Fone: (47) 321 0570


Corpo Docente (FURB)
Clodoaldo Machado, PhD
Edésio Luiz Simionatto, PhD
Iêda Maria Begnini, PhD
Ivonete Oliveira Barcellos, PhD
Jürgen Andreaus, PhD
Marcos Rivail da Silva, PhD
Mauro Scharf, PhD
Paulo Cesar de Jesus, PhD
Renato Wendhausen Júnior, PhD
Ricardo Andrade Rebelo, PhD


Colaboradores
Aloir Antônio Merlo, PhD (UFRGS)
Antônio Carlos de Souza, PhD (FURB)
Gilmar Roberto Zaffari, PhD (EPAGRI-Itajaí)
Leandro Machado de Carvalho, PhD (FURB)
Luciano da Silva, PhD (UNIVALI-São José)
Maria da Graça Nascimento, PhD (UFSC)
Valdir Soldi, PhD (UFSC)
Vanderlei Gageiro Machado, PhD (UNISUL)


Objetivo Geral

Ampliar os instrumentos institucionais de formação de Recursos Humanos e promover o desenvolvimento científico-tecnológico, principalmente da Região do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Para tanto, suas ações visam a capacitação e qualificação de pessoal nas áreas acadêmica e profissional, permitindo a reprodução e propagação do conhecimento, com reflexos na educação em geral e no setor produtivo.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Físico-Química (FQ):
"Preparação de Materiais Poliméricos e o Estudo do Fenômeno de Adsorção em Diferentes Superfícies"

Química Orgânica (QO):
"Síntese de Compostos Orgânicos e o Estudo das Suas Propriedades"
"Processos Químicos de Beneficiamento Têxtil"

Disciplinas (4 créditos)
Análise Orgânica - Obrigatória QO
Biotransformação e Catálise Enzimática
Físico-Química Avançada - Obrigatória FQ
Estágio à Docência
Matérias Primas e Controle de Qualidade na Química Têxtil
Metodologia da Pesquisa - Obrigatória FQ/QO
Métodos Espectroscópicos
Polímeros e Blendas Poliméricas
Química de Superfície - Obrigatória FQ
Química Orgânica Avançada - Obrigatória QO
Química Têxtil do Beneficiamento
Seminários (não confere créditos) - Obrigatória FQ/QO
Síntese Orgânica
Tópicos Orientados em Química (1 crédito)


Informações Adicionais
Inscrição: de 10 de agosto a 11 de setembro
Documentos para inscrição:

Prova escrita de seleção: 13 de setembro. Englobará os temas Físico-Química e Química Orgânica conforme a literatura recomendada: (i) Atkins, P.W. Físico-química. 6a ed. - Rio de Janeiro:, LTC, 1999. Vols. 1-3; (ii) Castellan, G. Fundamentos de físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 1986; (iii) Netz, P.A. e Ortega, G.G. Fundamentos de físico-química-uma abordagem conceitual para as ciências farmacêuticas. Porto Alegre: ArTmed, 2002; (iv) Solomons, T.W.G. Química orgânica. 7a ed.- Rio de Janeiro: LTC, 2001; (v) Morrison, R.T. e Boyd, R. Química orgânica. 13a ed.- Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996; (vi) McMurry, J. Química orgânica. 4a ed.- Rio de Janeiro: LTC, 1997. Vols. 1 e 2. (Títulos disponíveis na Biblioteca Central da FURB).

Número de vagas: 22 (vinte e cinco)

* documentos disponibilizados on line (www.furb.br)




9. XVI Semana Acadêmica de Química - UFF

XVI SEMANA ACADÊMICA DE QUÍMICA
Universidade Federal Fluminense
Niterói, 07 à 11 de outubro de 2002

Estão abertas as inscrições para a XVI Semana Acadêmica de Química da UFF, evento já confirmado com o apoio do Conselho Regional de Química da III -Região, e demais associações de química da região,

As inscrições abrirão no dia 28/08/2002, o evento ocorrerá nos dias 7 a 11 de outubro 2002, a inscrição em um curso custará R$20,00 em dois ou três cursos vai para R$15,00 cada.

Devo lembrar a todos que a UFF não dispõe de alojamento.

A programação segue em anexo.

LOCAL:

As atividades serão desenvolvidas nas dependências do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Rio de Janeiro.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:

COMISSÃO ORGANIZADORA:

ORIENTAÇÃO GERAL:

XVI SEMANA ACADÊMICA DE QUÍMICA UFF

I. HISTÓRICO:

A Semana Acadêmica de Química é um evento tradicional em todas as Universidades Públicas do país. Tal evento permite o intercâmbio cultural, científico e acadêmico entre alunos e profissionais de diferentes universidades e cursos ligados à área da química. A XV Semana de Acadêmica de Química, realizada no período de 13 a 17 de agosto de 2001 marcou a volta deste evento ao Instituto de Química - UFF após um intervalo de três anos (1998-2000). Ela foi caracterizada pela participação efetiva dos alunos da UFF e outras instituições (UFRJ, UFRRJ, CEFETEQ (Maracanã) e UERJ. Neste evento foram oferecidos oito cursos ministrados por professores da UFF e da UERJ com a participação de 206 alunos além de cinco palestras com um público médio de 120 alunos.

II. OBJETIVOS:

Ampliar os conhecimentos dos estudantes de Química e áreas afins com conceitos, tecnologias e métodos, através de cursos de curta duração (10 horas ou 15 horas) ministrados por especialistas. Além de permitir a troca de experiências de cunho científico entres os estudantes e profissionais de Química e áreas afins de todo o Rio de Janeiro.

III. PÚBLICO ALVO:

A Semana Acadêmica se destina a atingir cerca de 300 estudantes e profissionais de química e áreas afins de todo o Rio de Janeiro.

*Encerramento: dia 11 de outubro às 19:00h.

CURSOS

  1. QUÍMICA NUCLEAR (TARDE)
    • Alfredo Victor Bellido Bernedo (Deptº de Físico -Química - UFF)
  2. DISCUTINDO SEGURANÇA E SAÚDE NO LABORATÓRIO (TARDE)
    • Márcia Narcizo Borges (Deptº de Química Orgânica - UFF)
  3. PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E ADITIVOS PARA A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS POR VIA BIOTECNOLÓGICA (MANHÃ)
    • Kátia Gomes de Lima Araujo (Deptº de Bromatologia - UFF)
  4. FORMAÇÃO E CRESCIMENTO DE CRISTAIS (MANHÃ)
    • Armando P. do Nascimento Filho (Deptº de Química Inorgânica - UFF)
  5. ESCPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA (NOITE)
    • Silvia Maria Sella e Ivo Lewin Kuchler (Deptº Química Analítica - UFF)
  6. INTRODUÇÃO À ESPECTROFOTOMETRIA NO INFRAVERMELHO (TARDE)
    • Marcos Costa de Souza (Deptº de Química Orgânica - UFF)
  7. GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUIMICOS (NOITE)
    • Geraldo André Thurler Fontoura (Bayer S. A.)
  8. HPLC - UM CURSO INTRODUTÓRIO (TARDE)
    • Silvana Vianna Rodrigues (Deptº de Química Analítica - UFF)
  9. METABOLISMO INDUSTRIAL (TARDE)
    • Fernanda Souza (Depto Geoquímica - UFF)
  10. CORROSÃO DE ÁGUAS DE REFRIGERAÇÃO (MANHÃ)
    • Fernando B. Mainier (Depto de Engenharia Quimica - UFF)
  11. SISTEMAS DE CONTROLE DE QUALIDADE (NOITE)
    • Rejane Simão & Marcelo Almeida (Produtos Roche S/A)
  12. INTRODUÇÃO À QUÍMICA COMPUTACIONAL (MANHÃ)
    • José Walkimar de Mesquita Carneiro(Depto de Quimica Inorgânica-UFF)

Mais informações: Ricardo Soares (anarcoquimicos@yahoo.com.br)




10. Workshop: "Empreendedorismo e Gestão em ciênica", na UFRJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Instituto de Química
Pós-Graduação em Química Orgânica

DATA DO EVENTO: 30 de setembro a 4 de outubro de 2002

Objetivo

O curso apresentará duas abordagens: uma visão acadêmica com diversas iniciativas já formalizadas no meio universitário, e outra mais pragmática, com a participação de profissionais consolidados no mercado de trabalho, objetivando a sensibilização da comunidade sobre o tema.

Público

Alunos de Pós-graduação, graduação e corpo docente pertencentes à Química ou áreas afins.

Local e Data
30 de setembro a 4 de outubro de 2002
Horário: 8:30h as 15:00h
CT, Bloco A, Sala 601, UFRJ

Programação:
30/09/02 (Segunda-feira)
8:00 h
Entrega de material


8:30 h (Abertura)
Dr. Cláudio Costa Neto (Professor Emérito do IQ/UFRJ)

"Gestão e Empreendedorismo em Ciência"

10:00h
Coffe break
10:30h
Dr. Marcus Vinícius de Araújo Fonseca (Pólo de Xistoquímica-IQ / UFRJ)

"Inovação"


13:30h
Sub-reitor Prof. Marcos Antônio França Faria (UFRJ)

"Prospecção em Ciência"

01/10/02 (Terça-feira)
8:30 h

Dr. Luis Emanuel Fernandez (Diretor Científico da FAPERJ) "Empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro"

10:00h
Coffe break
10:30h
Dra. Luciane Gorgulho (FINEP)

"Projeto INOVAR"

13:30h
Dr. Cláudio Araújo Mota (Pólo de Xistoquímica IQ / UFRJ)

"Projetos da ANP na UFRJ"

02/10/02 (Quarta-feira)
8:30 h
Dr. Márcio Rocha Mello (Diretor Comercial Analytical Solutions)
10:00h
Coffe break
10:30 h
Dr. José Luiz Monteiro (Sub-reitor da pós-graduação)


13:30h
Dr. Francisco Radler de Aquino Neto (Prof. Titular IQ/UFRJ)

"Empreendedorismo na UFRJ"

03/10/02 (Quinta-feira)
8:30 h
Sr. John Forman (Diretor ANP)

"Projetos ANP"
10:00h
Coffe break
10:30h
SEBRAE

"Como empreender"
13:30h
Dr. Eliezer Barreiro (Professor Titular LASSBIO - FF / UFRJ)

"Fármacos Patentes"

04/10/02 (Sexta-feira)
8:30h
Ricardo Remer (Alves, Vieira, Lopes, Atem & Remer Advogados e Consultores)


10:00h
Coffe break
10:30 h
Dr. Antônio Paes de Carvalho (Diretor da Extracta)

13:30h
Dr. Ângelo da Cunha Pinto (Diretor do IQ / UFRJ)
"O papel do Instituto de Química"
14:30h (encerramento)
Dra. Claudia Resende de Moraes
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica
Inscrições
CT, Bloco A, sala 617, Ilha do Fundão

Forma de Pagamento
R$ 10,00
Informações (Comissão Organizadora)
Tel: 2562-7492 ou 2562-7489 Henrique
2562-7140 Cynthia ou Simone
e-mail: cynthia@iq.ufrj.br, hmdoping@hotmail.com, smorgado@iq.ufrj.br



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br