SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 353




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. Nota de falecimento
  2. Mensagem do Prof. Marco-A. De Paoli sobre Prof. Jean-Michel Pernaut
  3. Ata da Reunião de Diretoria e Conselho Consultivo, em 16/08/02
  4. A Química no Rio de Janeiro: do passado ao presente e o papel da secretaria regional da Sociedade Brasileira de Química no seu futuro
  5. Vaga para professor substituto em Química na UNIFEI
  6. Processo seletivo para contratação de docente
  7. I Semana Acadêmica de Química
  8. V Seminário Iberoamericano de Mostradores de Informação e IV Escola Iberoamericana de Mostradores de Informação


1. Nota de falecimento

A SBQ/MG e o Departamento de Química da UFMG se encontram consternados e em profunda tristeza pela morte trágica de seu professor, colega e amigo Jean-Michel Pernaut no último dia 25/08/02.

Maria José Marques
Secretária SBQ/MG

Nota do Editor: Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ, assim como todos que tiveram o privilégio de conhecer o colega professor Jean-Michel Pernaut lamentam profundamente a sua morte. Jean-Michel era o nosso sócio 3547-E (estava filiado desde 1993) e completou 42 anos este mês. A comunidade química brasileira está desolada e se une a família e amigos de Jean-Michel neste momento triste.




2. Mensagem do Prof. Marco-A. De Paoli sobre Prof. Jean-Michel Pernaut

Colegas

Com relação à nota referente ao falecimento do Jean Michel Pernaut, gostaria de lembrar aos colegas que o Jean Michel trabalhou aqui em nosso instituto, mais precisamente em meu laboratório, nos anos de 1988 e 1989, como estagiário de pós-doutorado.

Ele havia sido orientado pelo saudoso Prof. Eugene M. Geniés de Grenoble e era um jovem doutor francês muitíssimo animado, trabalhador e amigo de todos no laboratório.

Trabalhou em nosso laboratório na época do "grande incêndio" e não se deixou abater quando tivemos que nos mudar para o laboratório "estepe" durante um ano. O Jean Michel nos ajudou muito a implantar diversas técnicas eletroquímicas, co-orientou estudantes de Mestrado e ministrou disciplinas de pós-graduação em nosso Instituto. Depois do pós-doutorado na Unicamp ele voltou para a França para trabalhar no laboratório de pesquisas de uma grande empresa francesa da área de equipamentos eletrônicos e computadores. Percebeu que sua vocação era a Universidade e voltou para o Brasil, ele sempre dizia que gostava de interagir com os estudantes.

Foi integrado ao corpo docente do Departamento de Química da UFMG no começo da década de 90. Neste meio tempo ele participou de diversas bancas de Exames de Qualificação, de Mestrado e de Doutorado no nosso Instituto. Sempre foi um grande prazer contar com o Jean na platéia de uma apresentação de congresso ou na discussão de um painel. Ele sempre trazia novas idéias e um grande entusiasmo. Presentemente ainda tínhamos um projeto em colaboração, na área de eletrólitos poliméricos.

O seu trágico falecimento deixará um grande vazio na comunidade brasileira de eletroquímica e de materiais, além disso, sentimos que perdemos um grande amigo.

Prof. Marco-A. De Paoli




3. Ata da Reunião de Diretoria e Conselho Consultivo, em 16/08/02

Prezado colega da SBQ,

Como colocado na Assembléia Geral da SBQ durante a 25aRASB, estaremos de agora em diante divulgando as Atas de reuniões de Diretoria e Conselho com as decisões. Segue abaixo a Ata da primeira reunião desta nova gestão, realizada em 16/08/02.

Ata da Reunião de Diretoria e Conselho Consultivo, em 16/08/02

Participaram da reunião: Paulo Cezar Vieira (Presidente), Antonio Sálvio Mangrich (Vice-Presidente), Luiz Carlos Dias (Secretário Geral), Mara Elisa F. Braibante (1a Secretária), Vanderlan da Silva Bolzani (Tesoureira), Frederico Guaré Cruz (1o Tesoureiro) e os conselheiros: Carlos Alberto Filgueiras, Eliezer J. Barreiro, Jailson Bittencourt de Andrade e Solange Cadore. Durante a Reunião foram abordados, entre outros, os seguintes assuntos:

Sistema QUALIS da CAPES: A Diretoria e o Conselho enviarão novo documento aos membros do Comitê de Químca da CAPES sobre a avaliação dos periódicos Journal of the Brazilian Chemical Society - JBCS e Química Nova - QN.

Prossiga/ Biblioteca Virtual Otto Gottlieb: A SBQ assinou carta de intenções para construção da biblioteca virtual Otto Gottlieb, no Prossiga. Parte dos recursos necessários para implantação deverão ser arcados pela sociedade, até um valor máximo de R$5.000,00. Além disso, decidiu-se convidar o Prof. Gottlieb para escrever um artigo para QN.

Projeto VITAE/QNEsc: A partir de setembro próximo o Programa de formação continuada de professores de Química do ensino básico será coordenado pelo Diretor da Divisão de Ensino de Química, Eduardo Fleury Mortimer, devido ao afastamento do atual coordenador, Marcelo Giordan, para realizar programa de pós-doutorado junto à Open University, durante o período de 02 de Setembro de 2002 e 1o de Setembro de 2003, quando retomará a coordenação do Projeto.

Participação na reunião DAC/FECS/ Euroanalysis: A Conselheira Solange Cadore foi indicada para substituir o Sócio Elias Zagatto como observador brasileiro junto à FECS durante a reunião anual da Divisão de Química Analítica da Federação das Sociedades Européias de Química (DAC/FECS) que será realizada em Dortmund, Alemanha, paralelamente ao Euroanalysis, na segunda semana de setembro p.f.

Propostas de trabalho da D & C:

Recuperação e ampliação do quadro de Sócios: Diante do fato de que cerca de 6.535 graduados e 7.232 estudantes/técnicos já se filiaram e que atualmente a SBQ conta com cerca de 3000 sócios em dia, decidiu-se estabelecer, juntamente com as Secretarias Regionais, estratégias para a recuperação e ampliação do quadro de Sócios: Secretarias Regionais: Ficou decidida a realização de um Workshop sobre a SBQ, que contará com a participação dos Secretários Regionais. Profissionalização da Sociedade: Várias sugestões foram encaminhadas e, por falta de tempo, decidiu-se continuar com o tema na próxima reunião de D & C.

26aRASBQ: Foram apresentadas algumas sugestões de temas e atividades. O Coordenador da Comissão Organizadora da 26a RA, Luiz Carlos Dias, fará um arrazoado de todas as sugestões recebidas (Sócios, membros da Comissão Organizadora, Diretoria e Conselho) para avaliação e decisão durante a próxima reunião de D & C.




4. A Química no Rio de Janeiro: do passado ao presente e o papel da secretaria regional da Sociedade Brasileira de Química no seu futuro

EVENTO: 25 ANOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
Data: 29 DE AGOSTO DE 2002
Local: ANFITEATRO DA DECANIA DO CT, 2o. ANDAR
CENTRO DE TECNOLOGIA, BLOCO A

A QUÍMICA NO RIO DE JANEIRO: DO PASSADO AO PRESENTE E O PAPEL DA SECRETARIA REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA NO SEU FUTURO

A Química no Rio de Janeiro não é uma atividade recente como muitos imaginam. Seu passado é pontilhado de fatos marcantes e precisa ser do conhecimento dos mais jovens. O futuro da Química no Rio de Janeiro pode ser mais alvissareiro com uma secretaria regional da SBQ forte e atuante. Construir o futuro da Química no estado não pode ser tarefa de um, tem que ser de todos. As estratégias, no entanto, para essa construção, passam por todas as instituições de Química do Rio de Janeiro. Rumemos para o futuro, velas a postos!

PROGRAMA:




5. Vaga para professor substituto em Química na UNIFEI

DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA - UNIFEI - Itajubá

ÁREA: QUÍMICA GERAL

CATEGORIA: PROFESSOR SUBSTITUTO

INSCRIÇÕES: 26/08/2002 a 30/08/2002

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.efei.br/concurso/quimica.htm ou pelo telefone 035-3629-1136

Fonte: Profa. Dra. Márcia Matiko Kondo




6. Processo seletivo para contratação de docente

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - USP - RIBEIRÃO PRETO

PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA INSCRIÇÕES
ÁREA: Espectroscopia
NÍVEL: Professor Doutor
INSCRIÇÕES: prorrogadas até 16 de setembro 2002
INFORMAÇÕES: -www.ffclrp.usp.br -eventos/comunicados- processo seletivo


-dq-secretaria@ffclrp.usp.br
-fone: 16-6023764
-fax: 16-6338151
-DOE de 19/06/2002
Fonte: Wagner Ferraresi De Giovani <wfdgiova@usp.br>




7. 7. I Semana Acadêmica de Química

I Semana Acadêmica de Química
30 de setembro a 04 de outubro de 2002

Coordenação
- Prof. Irajá do Nascimento Filho
- Profª. Sibele Berenice Pergher

Local das Palestras
- Auditório - Prédio 08 (nos dias 30/09/02 e 04/10/02)
- Anfiteatro - Prédio 03 (nos dias 1º, 02 e 03/10/02)

Inscrições
- Período: de 19/08/2002 a 14/09/2002

- Formas:

  1. Setor Financeiro da URI - Campus de Erechim
  2. Via correio: enviar a ficha de inscrição, juntamente com o cheque cruzado nominal para "I Semana Acadêmica do Curso de Química"
  3. Internet: www.uri.com.br

Obs.: Os participantes do evento poderão se inscrever nos três minicursos.

Investimento
- Professores e Funcionários da URI - Campus de Erechim: R$ 30,00
- Estudantes da URI - Campus de Erechim: R$ 25,00
- Outros Participantes: R$ 40,00

Credenciamento
Solenidade de Abertura

1º de outubro de 2002 - Terça-feira

21h45min
Minicurso 1: "Química Forense"
Ministrante: Prof. Dr. Valter Stefani - Instituto de Química da UFRGS/RS.

Intervalo e Visita aos Painéis

Seqüência do Minicurso 1

02 de outubro de 2002 - Quarta-feira

21h45min
Minicurso 2: "Reciclagem de Papel"
Ministrante: Profª. Luciana Dornelles Venquiaruto

Intervalo

Visita aos Laboratórios do Centro Tecnológico

Seqüência do Minicurso 2

03 de outubro de 2002 - Quinta-feira

21h45min
Minicurso 3: "Cromatografia"
Ministrante: Profª. Drª. Elina Bastos Caramão - Instituto de Química da UFRGS/RS.

Intervalo e Visita aos Painéis

Seqüência do Minicurso 3

04 de outubro de 2002 - Sexta-feira

21h

Solenidade de Encerramento e Coquetel

Inscrição de Trabalhos




8. Seminário Iberoamericano de Mostradores de Informação e IV Escola Iberoamericana de Mostradores de Informação

A Rede Ibero-Americana de Mostradores de Informação (IX E) do Sub-Programa IX de Microeletrônica do CYTED realizará no Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), em Campinas, SP, Brasil, de 17 a 20 de setembro, o V Seminário Iberoamericano de Mostradores de Informação

- V InfoDisplay e a IV Escola Iberoamericana de Mostradores de Informação - IV DisplayEscola. O objetivo do evento é promover a troca de informações entre cientistas e técnicos de empresas e instituições de pesquisa e ensino que atuam em mostradores de informação ou em tecnologias correlatas e também atrair novos profissionais e estudantes para a área de displays. Abrangerá os avanços e as tendências das diversas tecnologias de mostradores, seus materiais e processos de obtenção e suas técnicas de caracterização.

Propiciará discussões sobre necessidades e oportunidades de P&D para o desenvolvimento destas tecnologias na Região Iberoamericana e motivará projetos em cooperação. Suas atividades consistirão de:

· Conferências convidadas
· Trabalhos em contribuição
· Aulas
· Rodada de oportunidades
· Grupos de trabalho
· Visitas a laboratórios
· Reunião de coordenação da Rede Temática
· Exposição de protótipos e produtos

Conferências convidadas

Serão apresentadas por especialistas e terão caráter tutorial, abrangendo os tópicos:
· Panorama dos displays: tendências e oportunidades
· Mostradores de cristal líquido (LCDs)
· Mostradores de efeito de campo (FEDs)
· Mostradores holográficos
· Mostradores com emissores de luz (LED, OLEDs, etc.)
· Mostradores a plasma (PDs)
· Outras tecnologias de displays
· Técnicas de caracterização de mostradores e seus materiais
· Endereçamento eletrônico
· Qualidade e confiabilidade
· Processos de fabricação, incluindo montagem e encapsulamento de módulos. As conferências serão publicadas nos Anais do Seminário.

Conferencistas Convidados (a confirmar)
· Antonio C. C. Telles - CenPRA - Campinas, SP - Brasil
· Carlos A. Nunes de Carvalho - Instituto Superior Técnico - Lisboa - Portugal
· Esteban Anoardo - Universidad Nacional de Cordoba - Cordoba - Argentina
· Gary McGuire - Internationa Technology Center-Triangle Park, NC,USA
· Geraldo Ferreira Mendes - CIATEC - Campinas, SP - Brasil
· Francesco Simoni - Università di Ancona - Ancona - Italia
· Hugo Gallardo - UFSC - Florianópolis, SC - Brasil
· Jim Jaskie - Motorola - Tempe, AZ - USA
· José H. Vuolo - IFUSP - S. Paulo, SP - Brasil
· José J. Lunazzi - Unicamp - Campinas, SP - Brasil
· Jose Manuel Sanchez Pena - Universidad Carlos III - Madrid - España
· Kenneth I. Werner - Nutmeg Consultants - Norwalk, CT - USA
· Luiz Evangelista - Universidade Estadual de Maringá,Maringá,PR-Brasil
· Norbent W. Chien - Infocast LLC- Lake Oswego, OR, USA
· Olivier Bonnaud - Université de Rennes - Rennes - France
· Paolo Pasini - Instituto Nazionale di Fisica Nucleare - Bologna - Italia
· Peter Opdahl - ITO America Corporation - Scottsdale, AZ - USA
· Peter Palffy-Muhoray - Kent Institute - Kent, OH - USA
· Wolfgang Biben - CenPRA - Campinas, SP - Brasil

Trabalhos em contribuição

Os participantes são convidados a apresentar trabalhos científicos e técnicos sobre todos os aspectos das tecnologias de mostradores e correlatas (LCDs, FEDs, Holográficos, PDPs, DMDs, LEDs, ELDs, telas de toque, etc). a exemplo de: cristais líquidos; filmes finos semicondutores, isolantes e condutores; polímeros; eletroluminescentes; materiais, processos, equipamentos e instrumentos de fabricação e caracterização; projeto de circuitos eletrônicos discretos e integrados para endereçamento; métodos de teste e caracterização de materiais, processos e dispositivos; análise de falhas; confiabilidade; e aplicações de displays. Os trabalhos serão apresentados em painéis, em Português, Espanhol ou Inglês. Os participantes são também convidados a apresentar painéis sobre seus laboratórios e grupos.

Submissão dos trabalhos: data limite 10/9/02

Aulas

Os participantes do evento terão oportunidade de conhecer os processos de fabricação de mostradores de cristal líquido do CenPRA e realizarão experiências básicas de polarização da luz e de caracterização de displays. Rodada de oportunidades em displays

Realizar-se-á uma reunião com agências de fomento e empresas de capital de risco para discussão das tendências e oportunidades de negócios nas tecnologias de mostradores e quais os mecanismos de financiamento.

Grupos de trabalho

Serão formados grupos para discussão de temas de interesse dos participantes, a exemplo de:
· necessidades ibero-americanas em mostradores e suas aplicações;
· projetos de P&D em cooperação;
· integração com programas internacionais de P&D;
· formação de recursos humanos na região.

Visitas a laboratórios

Estão programadas visitas aos laboratórios do CenPRA e da Unicamp e a empresas de base tecnológica do Ciatec. Outros laboratórios e empresas do Estado de S. Paulo poderão ser visitados.

Reunião de Coordenação da Rede

Será realizada uma reunião da Rede para programação de suas atividades futuras: eventos, projetos em cooperação, atividades de formação de recursos humanos e treinamento.

Exposição de protótipos e produtos

Haverá uma área para exposição de materiais, dispositivos e equipamentos de empresas e instituições de ensino e pesquisa.

Público alvo

O evento é aberto a participantes de empresas e instituições de ensino e pesquisa e a demais interessados em mostradores e aplicações.

Comissão Organizadora
· Alaide P. Mammana - CenPRA - Brasil - Coord Rede Iberoamericana de
Mostradores de Informação
· Cristina Quintella- Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA - Brasil
· Maria Regina Alcântara - Universidade de S. Paulo - S. Paulo - SP - Brasil
· Paulo Ricardo Garcia Fernandes - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR - Brasil
· Coordenadoria de Comunicação e Eventos do CenPRA - Ronaldo Lemos, Mônica Berton, Tânia Lima e Carolina Cappa
Organismos Patrocinadores
ABINEE
Rede IberoAmericana de Mostradores de Informação (IX:E)/CYTED
CNPq/Brasil
CenPRA/Brasil

Local
Centro de Pesquisas Renato Archer - CenPRA
Rodovia D. Pedro I, km 143,6
13082-120 Campinas - SP

Informações e inscrições
www.cenpra.gov.br
infodisplay@cenpra.gov.br
tel 55 19 3746 6049/6045/6039/fax 6028/6051




Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br