SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 347




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:
  1. Chamada para apresentação de propostas para edição de obras de Química para autores nacionais
  2. II ECOQ - II Encontro Centro-Oeste de Química e XII ECODEQ - XII Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química
  3. Processo seletivo para ensino de química na FEUSP
  4. Mestrado no Programa de Pos-graduação em Química Orgânica do Instituto de Química da UFRJ
  5. 2o. Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás
  6. Cursos de Mestrado e Doutorado em Química Orgânica Stricto sensu
  7. Sobre mensagem divulgada no boletim eletrônico no. 346, "LAB DOP do Instituto de Química da UFRJ recebe credenciamento do Inmetro"
  8. Concurso para professor visitante
  9. Curso sobre Atualização em Biossegurança Hospitalar I


1. Chamada para apresentação de propostas para edição de obras de Química para autores nacionais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA

EDITORA SBQ -EditSBQ

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA EDIÇÃO DE OBRAS DE QUÍMICA PARA AUTORES NACIONAIS

A Sociedade Brasileira de Química - SBQ torna público e convoca professores e pesquisadores em Química interessados em apresentarem propostas para a publicação de livros originais de Química destinados à Graduação e Pós-graduação.

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1. Vigência da Chamada

1o de agosto de 2002 até 20 de setembro de 2002

1.2. Objetivo

A presente Chamada tem por objetivo selecionar obras originais de Autores Nacionais, destinadas aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Química, como parte do programa da Sociedade em prover esses cursos com livros-texto e livros avançados de qualidade, em língua portuguesa, valendo-se da experiência e excelência acadêmica da comunidade química brasileira.

1.3. Publicação

As obras aprovadas quanto ao mérito pelo Conselho Editorial da EditSBQ e referendadas pela Diretoria e Conselho da Sociedade, serão indicados para publicação pela Editora Artmed/Bookman, obedecendo o protocolo existente entre a SBQ e esta Editora. O protocolo citado confere à Editora Artmed/Bookman a decisão final sobre a publicação das obras indicadas.

2. REQUISITOS DE ADMISSÃO

2.1. São condições essenciais para o enquadramento da proposta :

2.2. São características relevantes para a análise da proposta

3. ANÁLISE E JULGAMENTO

A seleção das propostas submetidas à EditSBQ, em atendimento a esta Chamada, obedecerá as seguintes etapas:

3.1. Análise de enquadramento

Consistirá na análise preliminar das propostas pela Coordenação da EditSBQ, promovendo o enquadramento ou não das mesmas, em obediência aos seguintes critérios:

3.2. Análise de mérito

A análise quanto ao mérito técnico, científico, pedagógico, de oportunidade, de pertinência da proposta ao objetivo e especificações desta Chamada , bem como a capacitação do(s) autor(es) no que diz respeito à proposta apresentada, observará os seguintes critérios:

Critérios gerais para análise e julgamento de mérito pelo Conselho Editorial:

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. Apresentação das propostas

As propostas deverão ser enviadas através de Correio normal com aviso de recebimento observando rigorosamente as solicitações contidas no item 2.1 desta Chamada, para a sede da Sociedade Brasileira de Química, Instituto de Química, USP, Caixa Postal 26037, CEP 05513-970, São Paulo, SP - A/C EditSBQ - Chamada EditSBQ 01/2002.

As propostas também poderão ser entregues pessoalmente na sede da SBQ em São Paulo.

Será aceita uma única proposta por Autor.

Nenhuma proposta enviada por e-mail ou disquete será considerada.

Após o dia 20 de setembro de 2002, nenhuma proposta será considerada para análise. A data do carimbo do Correio será usada como a data de entrega.

O recebimento das propostas será confirmado através de e-mail para o Autor Proponente. No caso de obras que envolvam vários autores, o endereço completo e o e-mail do Autor para o qual deverá ser enviada toda a correspondência deverá ser informado na carta de acompanhamento do projeto.

4.2. Prazo para a divulgação dos resultados

O processo de avaliação pelo Conselho Editorial da EditSBQ, deverá encerrar-se até o dia 20 de dezembro de 2002, quando os resultados finais serão publicados no Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química.

4.3. Contratação

O contrato entre a Editora Artmed/Bookman e o(s) Autor(es), cujas obras foram escolhidas será firmado, através de negociação entre as partes intervenientes. Caberá a EditSBQ, somente, acompanhar os prazos estabelecidos, a qualidade final da obra, o cumprimento do protocolo de intenções estabelecido e aprovado pela Diretoria e Conselho em 2001, salvaquardando os direitos da Sociedade.

4.4. Termo de compromisso

A. Autor

B. EditSBQ

Sociedade Brasileira de Química
Diretoria e Conselho

1o de agosto de 2002.




2. II ECOQ - II Encontro Centro-Oeste de Química e XII ECODEQ - XII Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química

Química e Educação: Fomento e Políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão no Centro-Oeste

Universidade de Brasília
Instituto de Química
30 de setembro a 02 de outubro de 2002

APRESENTAÇÃO

O Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQRegional) promoverão, nos dias 30/09 a 02/10/2002, na Universidade de Brasília, o XII Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química - XII ECODEQ, juntamente com o II Encontro Centro-Oeste de Química - II ECOQ, a nova denominação para o Encontro Regional de Química. O tema central será: "Química e Educação:Fomento e Políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão noCentro-Oeste".

OBJETIVOS

Congraçar a comunidade de pesquisadores e professores da área em torno da questão do fomento e das políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão, na região Centro-Oeste.

Discutir questões atinentes à extensão, à pesquisa e ao ensino da Química em todos os níveis, visando à construção de propostas inovadoras.

Fortalecer as iniciativas que visem à formação do cidadão por meio do ensino da Química.

Fortalecer a concepção de Ciência comprometida com as necessidades sociais e humanas.

Maiores informações :.www.unb.br/iq/ecoq




3. Processo seletivo para ensino de química na FEUSP

O edital completo, bem como o requerimento de inscrição estão em: http://quimica.fe.usp.br/graduacao

A Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com decisão "Ad Referendum" do Conselho Técnico-Administrativo, estarão abertas, no período de 25/07/2002 a 08/08/2002, das 09h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, as inscrições para seleção de 01 vaga de Auxiliar de Ensino (vaga 429.473) (MS-1), em RTP, junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - EDM.

1. A remuneração deverá estar de acordo com a titulação do candidato, conforme tabela de docentes da USP.

2. Cabe ao Conselho Técnico Administrativo, na abertura do processo seletivo, indicar os membros da Comissão Examinadora, que será composta por 03 (três) docentes da Unidade, sendo 01 (um) do Departamento/Área a que pertence a disciplina e 02 (dois) de outro.

3. As inscrições serão feitas na Secretaria do EDM-FEUSP, sito à Avenida da Universidade, 308, sala 120 do Bloco A - São Paulo - SP, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, devendo o candidato apresentar:
I - documento de identificação (01 cópia),
- Currículum Vitae (04 cópias),
III - prova de que é portador do título de Bacharel ou Licenciado
(01 cópia autenticada),

IV - comprovante de vínculo em Programa de Pós-Graduação (caso não possua título de mestre ou doutor) (01 cópia).

OBS: não serão admitidas inscrições de aposentados para o exercício de funções docentes.

4. O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do(s) aprovado(s).

5. Atribuição da função:
-Ministrar as disciplinas:

EDM 431 - Metodologia do Ensino de Química I
Objetivos:

1. Fomentar o senso crítico do licenciando, que propicie uma atuação sistêmica nos diversos espaços profissionais de seu domínio, repercutindo em tomadas de decisão responsáveis por parte do mesmo.

2. Introduzir o licenciando em práticas pedagógicas para ministrar disciplinas de Química no 1º e 2º graus, através do estágio supervisionado e de reflexões teóricas.

3. Embasar o licenciando com elementos teóricos, metodológicos e técnicos sobre as principais vertentes do processo de ensino-aprendizagem: relações sócio-culturais no ambiente escolar; habilidades cognitivas e atitudinais; planejamento e desenvolviomento de conteúdo; avaliação.

Conteúdo:

1. A prática de ensino na formação docente e o papel do estágio supervisionado.

2. Projetos sobre os estágios supervisionados.

3. Teorias sobre o ensino-aprendizagem de ciências.

4. A linguagem do conhecimento químico.

5. Tópicos sobre novas tecnologias da comunicação para o ensino de ciências I: Informática e Telemática.

6. Projetos sobre planejamento e desenvolvimento de conteúdo de Química e Ciências para 1º e 2º graus.

EDM 432 - Metodologia do Ensino de Química II
Objetivos:

1. Completar a introdução do licenciando em práticas pedagógicas para ministrar disciplinas de Química no 1º e 2º graus, através do estágio supervisionado e de reflexões teóricas.

2. Estabelecer os limites de continuidade, aplicação e objetivos entre os conteúdos apreendidos pelo seu domínio, dando ênfase ao papel da linguagem e da experimentação na construção do conhecimento químico.

3. Propiciar ao licenciando condições para o desenvolvimento de projetos sobre planejamento e desenvolvimento curricular, bem como sobre elaboração de materiais didáticos e instrucionais.

Conteúdo:

1) Projetos sobre estágios supervisionados.

2) A pesquisa no contexto de sala de aula como instrumento para a construção da prática docente.

3) O papel da experimentação no ensino-aprendizagem de Química e Ciências.

4) Métodos de avaliação de conteúdo e de planejamento da disciplina de Química.

5) Tópicos sobre novas tecnologias da comunicação para o ensino de Ciências II: Televisão e Vídeo.

6) Projetos sobre planejamento e desenvolvimento de material didático para conteúdo de Química e Ciências para 1º e 2º graus.

6. A avaliação será composta de:

- análise curricular,

- prova de conhecimento específico (prova didática),

- entrevista.

7. Os candidatos deverão comparecer nos dias 15 e 16/08/2002, às 09h00 hs, na sala 107 do Bloco A da FEUSP, para conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente na desistência do candidato.

8. O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.

9. A contratação será por 06 (seis) meses, podendo ser prorrogada somente um vez por igual período.

10. São condições de admissão:

- Estar apto no exame médico pré-admissional pela USP.

- Não ser aposentado.

Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados na Secretaria do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - EDM, sala 120 do Bloco A da Faculdade de Educação da USP, sito à Avenida da Universidade, 308 - telefone 3818-3099 - ramal 302.

Fonte: Marcelo Giordan
EDM - Faculdade de Educacao - USP




4. Mestrado no Programa de Pos-graduação em Química Orgânica do Instituto de Química da UFRJ

Encontram-se abertas as inscrições para o mestrado no Programa de Pos-graduação em Química Orgânica do Instituto de Química da UFRJ (segundo semestre de 2002).

Período de inscrição: 29 de julho a 19 de agosto de 2002 Local: secretaria de pós-graduação do IQ/UFRJ (5º. andar) Documentos necessários: junto a secretaria (2562-7260) ou no seguinte endereço eletrônico: (www.iq.ufrj.br/pgqo/Normas/normas_pgqo.htm)

Exame de seleção:

-QUÍMICA ORGÂNICA: dia 4 de setembro, das 10 às 12h, sala 624

-MÉTODOS FÍSICOS DE ANÁLISE: dia 5 de setembro, das 10 às 12h, sala 624

-INGLÊS: dia 5 de setembro, das 8:30 às 9:30h, sala 624

ENTREVISTA TÉCNICA (avaliação de currículo e histórico escolar): dia 4 de setembro, a partir das 13h, sala 616, na presença de cada candidato.

O material de apoio didático pode ser adquirido junto Sra. Brunhilde na sala 616 do IQ/UFRJ.

Professores disponíveis no caso de dúvidas e explicações (somente no mês de agosto): Prof. Joel Jones e Marcio Mattos (química orgânica, salas 611 e 613, respectivamente, às quartas das 14 às 17h); Prof. Carlos Kaiser e Claudia Rezende (métodos físicos, salas 605 e 622, respectivamente, às segundas das 9 às 12h)

Fonte: Profa. Claudia Rezende
Coordenadora de Pos-graduação em Quimica Organica
Instituto de Quimica/UFRJ




5. 2o. Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás

No Brasil, o setor de petróleo e gás vem sofrendo uma profunda mudança nos últimos anos. Com o surgimento do fundo setorial para financiamento de P&D, denominado CTPetro, e a criação do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, o PRH-ANP, houve uma injeção significativa de recursos em Universidades e Institutos de Tecnologia para o desenvolvimento de pesquisas e formação de mão de obra qualificada para o setor petróleo e gás.

Esta nova situação motivou a realização do 1º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, realizado em Natal (RN) em novembro de 2001.

O sucesso deste primeiro evento deixou evidente a necessidade de sua continuidade, o que doravante ocorrerá bienalmente em diferentes regiões do país. O principal objetivo deste Congresso é reunir a comunidade brasileira de P&D em petróleo e gás para discutir os avanços científicos e tecnológicos e debater os problemas que afetam o setor. É de particular interesse incentivar a participação de estudantes e profissionais ligados à indústria do petróleo.

Desta forma, a Comissão Organizadora do 2º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás convida os pesquisadores, profissionais e estudantes ligados ao setor de petróleo e gás, a participarem deste conclave no Centro de Convenções do Hotel Glória, Rio de Janeiro, de 15 a 18 de junho de 2003

Para maiores informações favor consultar a página:
http://www.ie.ufrj.br/2pdpetro

Fonte: Prof. Claudio J. A. Mota
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro




6. Cursos de Mestrado e Doutorado em Química Orgânica Stricto sensu

As inscrições para a seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense estarão abertas de 12/08/2002 a 12/09/2002.

A seleção dos candidatos será realizada nos dias 17/09/2002 e 18/09/2002. As inscrições para o Curso de Doutorado podem também, a partir de Julho/2002, ser realizadas a qualquer momento (fluxo contínuo), sendo o número de vagas e bolsas de estudo dependente da disponibilidade do Programa. Os interessados poderão acessar o site www.uff.br/posorganica para obter maiores informações sobre editais de seleção e documentos necessários, corpo docente, linhas de pesquisa e projetos em desenvolvimento, eventos e disciplinas do Programa, etc.

Endereço, telefones e e-mail:

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Química
Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica
Outeiro de São João Batista , s/no.
Campus do Valonguinho
Centro - Niterói - RJ , CEP : 24020 - 150
TEL: (021) 27291832; TEL/FAX : (021) 2719-3349
e-mail: pgqorganica@rmn.uff.br




7. Sobre mensagem divulgada no boletim eletrônico no. 346, "LAB DOP do Instituto de Química da UFRJ recebe credenciamento do Inmetro"

Após a mensagem divulgada no boletim eletrônico no. 346, "LAB DOP do Instituto de Química da UFRJ recebe credenciamento do Inmetro", a SBQ recebeu correspondência do Prof. Jari Nóbrega Cardoso, discordando das afirmações lá contidas e solicitando a divulgação de uma mensagem sobre o assunto no boletim eletrônico.

A SBQ entendeu que a mensagem do Prof. Jari não deveria ser divulgada, pois o seu teor era mais de cunho pessoal e refletia discordâncias internas do IQ-UFRJ.

Desta forma, se alguém estiver interessado no assunto, por favor, entre em contato diretamente com ele no e-mail: jari@iq.ufrj.br

Paulo Cezar Vieira
Presidente da SBQ

Luiz Carlos Dias
Secretario Geral da SBQ




8. Concurso para professor visitante

O Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora informa que estarão abertas, de 12 a 16 de agosto de 2002, as inscrições para o processo de seleção para preenchimento de 01 vaga de Professor Visitante, pelo período de 01 ano, renovável por mais 01 ano. O candidato deverá ser doutor em Química ou áreas afins.

O processo de seleção será baseado nos currículos dos inscritos e nos projetos de pesquisa propostos.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o plano de trabalho proposto para 12 (doze) meses, o "curriculum vitae" em 03 (três) vias, com os documentos comprobatórios em via única e, somente para os brasileiros natos e naturalizados, declaração de estar em dia com as obrigações Eleitorais e Militares.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou através dos Correios, para o seguinte endereço:

Concurso Professor Visitante
a/c Prof. Dr. Luiz Fernando Cappa de Oliveira
Departamento de Química - Instituto de Ciências Exatas
Universidade Federal de Juiz de Fora
Campus Universitário - Martelos
Juiz de Fora - MG
CEP 36036-330

Demais informações podem ser obtidas através do telefone 0xx 32 3229-3310, ou pelo endereço eletrônico: pimenta@quimica.ufjf.br.

Fonte: Dr. Luiz Fernando Cappa de Oliveira
Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular
Departamento de Química - Instituto de Ciências Exatas
Universidade Federal de Juiz de Fora




9. Curso sobre Atualização em Biossegurança Hospitalar I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA
MCT/CNPq
Curso sobre Atualização em Biossegurança Hospitalar I

Público alvo:
estudantes, professores e profissionais das ciêncIas biomédicas

Período:
26 - 30 de agosto de 2002

Local:
UFAL - Hospital Universitário

Informações:
Profa. Marcia Pletsch
Fone: 82 2141386
mpletsch@qui.ufal.br
mpletsch@uol.com.br

Inscrições:
5 - 16 de agosto na Secretaria de Ensino do Hospital Universitário (UFAL)
Taxa: Estudante $10,00 (dez reais) Profissional $20,00 (vinte reais)

Programa:

26/08/2002 (13:30 às 18:00 h) - Biossegurança no hospital e gestão dos resíduos em serviços de saúde (Dr. Paulo Roberto Rebello - ENSP)

27/08/2002 (13:30 às 18:00 h) - Vigilância sanitária e biossegurança (Dr. Paulo Roberto Rebello - ENSP)

28/08/2002 (13:30 às 18:00 h) - Segurança química: estocagem de produtos e fluxo de trabalho (Dr. Paulo Roberto de Carvalho - FIOCRUZ)

29/08/2002 (13:30 às 18:00 h) - Contenção biológica e segurança em biotérios (Dr. Silvio Valle - FIOCRUZ)

30/08/2002 (13:30 às 18:00 h) - Aspectos arquitetônicos e regulamentação técnica da biossegurança (Dr. Silvio Valle - FIOCRUZ)

Fonte: Marilia O. F. Goulart
Depto. Quimica/CCEN
Universidade Federal de Alagoas



Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br