SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 346




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).

PARABÉNS A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA PELOS SEUS 25 ANOS.

Veja nesta edição:

  1. LAB DOP do Instituto de Química da UFRJ recebe credenciamento do Inmetro
  2. "Advances in nuclear medicine and in radiopharmaceuticals"
  3. Vaga para Bolsista pesquisador no IPEN
  4. Abertura de inscrições para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense


1. LAB DOP do Instituto de Química da UFRJ recebe credenciamento do Inmetro

O Laboratório de controle de dopagem (LAB DOP) do LADETEC do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro deu o passo que faltava para receber o credenciamento do Comitê Olimpíco Internacional (COI) para realizar exames anti-doping em competições internacionais, ao receber do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) o certificado de qualidade ISO - 17025.

O contrato de credenciamento pelo Inmetro foi assinado no dia 17 de julho, em Brasília, pelos Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral; Ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho; pelo presidente do Inmetro, Armando Mariante Carvalho e pelo diretor do Instituto de Química, Angelo da Cunha Pinto. Entre as várias autoridades presentes ao ato de assinatura do contrato estavam o Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael e o Presidente do Comitê Olimpíco Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

O LAB DOP do Instituto de Química da UFRJ é o primeiro e único laboratório credenciado pelo COI na América Latina e Caribe, o primeiro credenciado para ensaios segundo a norma ISO 17025, em universidades brasileiras, pelo Inmetro e o terceiro credenciado pelo COI nas Américas(EEUU e Canadá).

O LAB DOP já irá realizar, no próximo mês, de 1 a 11, o teste de controle de "doping" em atletas nos jogos sul-americanos, em Curitiba, São Paulo, Belém e Rio de Janeiro. O LAB DOP já realizou mais de 50000 análises de controle de dopagem no esporte e participou, a convite, das olimpíadas internacionais de 1992 e 1996.

Com o credenciamento do COI o Brasil passa a integrar o seleto grupo de nações que tem credibilidade em todos os segmentos esportivos.

A Direção do Instituto de Química parabeniza o Prof. Francisco Radler de Aquino Neto, coordenador do LAB DOP, e toda a equipe do laboratório por este grande feito para o País em prol do esporte brasileiro e, sobretudo, pela dedicação e esforço contínuo ao longo de muitos anos ao Instituto de Química e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Parabéns a todos que trabalham ou desenvolvem pesquisas no LAB DOP.

Angelo C. Pinto




2. "Advances in nuclear medicine and in radiopharmaceuticals"

Evento científico em Cabo Frio

"Advances in nuclear medicine and in radiopharmaceuticals"

Vários aspectos relativos à Química fazem parte do evento.

Nesse evento serão apresentados e discutidos os avanços relativos ao uso de fontes de isótopos radioativos no diagnóstico e tratamento de doenças.

Também serão abordados vários aspectos relativos à pesquisa nessa área.

A home page é www2.uerj.br/~anmr2002

O prazo para submeter trabalhos é 30 julho de 2002.

Fonte: Mario Bernardo-Filho
Professor Titular/UERJ




3. Vaga para Bolsista pesquisador no IPEN

No IPEN - Lab. de Polímeros temos um projeto de modificação do polipropileno.

Na intenção de realizar um PIPE (Projeto de Inovação tecnológica Pequena Empresa) estamos a procura de um bolsista pesquisador(a).

Este projeto PIPE tem o prazo de entrada na Fapesp ate dia 30 de julho desta forma solicitamo-lhe que possiveis interessados entrem em contato antes desta data no e-mail ablugao@net.ipen.br, com Ademar.

Fonte: Duclerc F. Parra




4. Abertura de inscrições para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE QUÍMICA

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM QUÍMICA 2.2002 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense faz saber que estão abertas as inscrições a candidatos para o preenchimento de vagas no curso de Mestrado em Química, na forma deste edital.

1. Do Curso

1.1 Curso de Mestrado em Química: O Curso Mestrado em Química da Universidade Federal é de caráter interdepartamental, interdisciplinar, de abordagem holística e unificado. Tem por finalidade promover a formação e aprimoramento de profissionais voltados para o ensino e a pesquisa além de incentivar e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em química e suas relações com a sociedade. O curso possui como áreas de concentração a Físico-Química, a Química Inorgânica e a Química Analítica.

1.2 Clientela: O curso destina-se a os portadores de diplomas universitários em Química, Engenharia Química, Física, Farmácia e áreas afins.

2. Da Inscrição

Local:Universidade Federal Fluminense
Instituto de Química
Secretaria de Graduação/Pós-Graduação em Química, sala 104
Outeiro de São João Batista s/no - Campus do Valonguinho
CEP: 24020-150 - Centro - Niterói - RJ
Telefone: (021) 2620-7769
Telefax: (021) 2717-8375
E-mail: posiq@kabir.gqt.uff.br
Homepage: http://www.uff.br/posiq

Período: De 01/08/2002 a 16/08/2002

Horário: De segunda a sexta-feira, de 10:00 às 12:00 h e de 14:00 às 16:00h

3. Documentação para a inscrição

Os seguintes documentos são necessários para a inscrição:

4. Da Seleção

A seleção constará entrevista e análise das cartas de recomendação, do histórico escolar e do currículo do candidato. A entrevista incluirá a análise da capacidade de comunicação oral e escrita do candidato, suas potencialidades, aptidão e conhecimento básico de Química.

Calendário e local das provas

5. Número de vagas

No presente processo seletivo, 2002.2, do curso de Pós-graduação em Química serão oferecidas 14 vagas.

6. Bolsas de estudo

Serão oferecidas Bolsas da FAPERJ e CAPES, modalidade Mestrado, conforme a disponibilidade do Programa, seguindo-se o critério de classificação do processo seletivo.

7. Resultado do processo seletivo

O resultado do processo seletivo será afixado no quadro de avisos da Secretaria de Graduação/Pós-Graduação em Química, sala 104, no dia 23/08/2002, a partir das 14:00 h.

Fonte: Eduardo Hollauer
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química
Instituto de Química
Universidade Federal Fluminense



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br