SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 339




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. Solicitação de sugestões dos sócios para a 26a RASBQ
  2. Aniversário de 25 Anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, Dia 08 de Julho
  3. ENEQ2002 - Inscrições prorrogadas
  4. Universidade Federal de Minas Gerais Pós-Graduação em Química - Mestrado e Doutorado
  5. Banco de Teses já está na internet
  6. First International Symposium on Residue Management in Universities - ISRMU 2002
  7. Como a C&T podem mudar o Brasil?, artigo de Fernando Peregrino


1. Solicitação de sugestões dos sócios para a 26a RASBQ

Prezados colegas,

Ja estamos iniciando a organização da próxima reunião anual, que será realizada novamente em Poços de Caldas e o objetivo desta mensagem é solicitar sugestões de todos para a organização da 26a Reunião Anual.

Todas as sugestões podem ser enviadas diretamente para Secretário Geral no e-mail (Luizsbq@iqm.unicamp.br).

A principio o formato da reunião será o mesmo da anterior, mantendo inclusive as sessões coordenadas combinadas e uma tarde com dois simpósios.

Solicitamos sugestões para:

  1. Tema para a reunião
  2. Nomes de conferencistas para abertura
  3. Temas para simpósios (total de 3)
  4. Prováveis cursos (total de no maximo 9)
  5. Workshops (no maximo 4)
  6. Conferências plenárias (no maximo 9, sendo que daremos prioridade para conferencistas nacionais, embora ainda não tenhamos discutido a respeito a nivel de diretoria, poderemos trazer 3 ou 4 pessoas do exterior, mas desde que sejam realmente de primeira linha e que sejam de interesse de toda a comunidade e não apenas para uma divisão específica. Com relação aos conferencistas nacionais também vale a mesma idéia, devem pensar em alguém que desperte o interesse de membros de mais de uma divisão.
  7. Também solicitamos sugestões para melhorar a organização da reunião e garanto que todas as sugestões, críticas, enfim, tudo que possa nos ajudar a organizar ainda melhor a RA serão bem-vindas (podem enviar direto para este e-mail).
  8. Sugestões de uma atividade cultural como a que tivemos nesta reunião, com a peça de teatro do Prof. De Meis, que foi um sucesso.

Contamos com o apoio de todos os colegas sócios da SBQ para a organização desta reunião, que queremos, seja um sucesso como a anterior e se possível, sempre melhor.

Um abraço e tudo de bom a todos,
Luiz Carlos




2. Aniversário de 25 Anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, Dia 08 de Julho

No próximo dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) estará completando 25 anos de fundação.

A SBQ foi fundada em 1977, durante uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Desde a sua criação, a SBQ vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, e na divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e conseqüências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Contando com 23 secretarias regionais e com 12 divisões científicas concernentes às principais áreas da Química, a SBQ constitui-se em uma das maiores sociedades científicas brasileiras.

Neste sentido, ao lado da promoção de reuniões anuais que atualmente congregam, a cada evento, a presença de aproximadamente 2000 participantes com uma produção média de 1500 comunicações de pesquisa, a SBQ tem promovido, outros eventos anuais sobre áreas da Química, para os quais converge um expressivo número de participantes e de trabalhos apresentados.

Tal fomento ao desenvolvimento e amadurecimento da comunidade química brasileira pode ser ainda evidenciado pela publicação de três revistas pela SBQ - Química Nova, que é enviada a todos os sócios, Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) - que divulgam parte substancial da produção da pesquisa brasileira em Química nos contextos nacional e internacional. Além dessas duas revistas a SBQ edita ainda a Química Nova na Escola - especificamente dirigida a professores de que ensinam Química nas escolas brasileiras.

A SBQ está em permanente contato com seus associados através da edição do Boletim Eletrônico SBQ, uma lista eletrônica aberta a toda a comunidade interessada em Química.

É realmente um momento de muita alegria para todos os membros de nossa comunidade.

Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.

Parabéns SBQ!!!

Nota do Editor: Abaixo está transcrita a Ata de Fundação da SBQ. Conheça um pouco mais sobre a história da SBQ em nossa homepage (www.sbq.org.br).

ATA DE FUNDACÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA

Após uma Assembléia que durou duas horas, foi fundada a Sociedade Brasileira de Química - SBQ, na sala 056 da Pontifícia Universidade Católica, na rua Monte Alegre, na cidade de São Paulo, às 19:30hs (dezenove e trinta); para a Diretoria foram eleitos: pres. Simão Mathias, Secret. Geral: Eduardo Motta Alves Peixoto, Tes. Etelvino J. H. Bechara; para o Conselho Consultivo foram eleitos: Jacques Danon, Ricardo C. Ferreira, Antonio C. Pavão, Archimedes P. Guimarães, Ernesto Giesbrecht e David Tabak.

São Paulo, oito de julho de 1977.

Assinaram esta Ata, os membros fundadores da SBQ

Affonso Alles
Albertino F. Nascimento Jr.
Ana Maria Pereira Santos
Ana Maria Pinto dos Santos
Antonio Carlos Pavão
Alcídio Abrão
Archimedes P. Guimarães
Armi Wanderley da Nóbrega
Catharina M. W.Brandi
Claudio Airoldi
David Tabak
Dawson Buim Arena
Diana J. Rosa Guenzburger
Eduardo M. Alves Peixoto
Etelvino J. Henriques Bechara
Fernando Galembeck
Geraldo José da Silva
Guilherme Luiz Indig
Helena M. C. Ferraz
Helena Maria S. Bittencourt
Henrique Manoel Q. Magarão
Hernan C. Guralnik
Hiroshi Aoyama
Iolanda Midea Cuccovia
Ivano Rolf Gutz
Jacques Danon
José Atílio Vanin
José Roberto Ernandes
Keiko Takashima
Letícia Tarquino de S. Parente
Lúcia P. S. Airoldi
Marco Aurélio De Paoli
Maria do Carmo de A.Santos
Maria E. V. Suarez
Maria Lucia Mendes de Carvalho
Maria Olimpia de O. Rezende
Marian Rosaly Davolos
Mariana S. Araújo Viel
Marilda Meirelles Oliveira
Marilene Marcuzzo do Canto
Mário Giambiagi
Mário José Politi
Marisa Helena G. Medeiros
Massami Yonashiro
Marta M. Tanizaki
Maurício G. Constantino
Nídia F. Roque
Osvaldo Antonio Serra
Paulo Tiglea
Pedro Maia de Campos
Regina Lucia de Souza Moura
Regina Maria Valle Aleixo
Renato Vergnhanini Filho
Ricardo Baumhardt Neto
Ricardo Cesar P. Chaim
Ricardo C. Ferreira
Roberto Tokoro
Rosa Maria Scavariello
Sérgio de Souza Funari
Sérgio Emanuel Galembeck
Simão Mathias
Sonia M. H. Salcedo
Victor A. Nehmi
Yoshiyuki Hase




3. ENEQ2002 - Inscrições prorrogadas

Gostaríamos que fosse informado pelo boletim eletrônico da SBQ a prorrogação das inscrições no XI Encontro Nacional de Ensino de Química para o dia 31/07, em virtude de somente ter sido fechado os mini-cursos do evento no dia 27/06.

Atenciosamente,

Marcelo Carneiro Leão
Coordenador de Informática do ENEQ2002




4. Universidade Federal de Minas Gerais Pós-Graduação em Química - Mestrado e Doutorado

A Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que estarão abertas as inscrições para a seleção ao Curso de Pós-graduação em Química, em níveis de Mestrado e Doutorado.

I- Inscrição: As inscrições serão recebidas na Secretaria de Pós-graduação em Química, Departamento de Química-ICEx-UFMG, Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte-MG, no período de 10 de junho a 01 de julho de 2002, de 2ª a 6ª feira, de 8:00 às 12:00 horas e de 13:30 às 17:00, ou pelo Correio, com a data de postagem até 01/07/2002. II-Vagas: 29 vagas distribuídas, sendo 16 para o Mestrado e 13 para o Doutorado. O Curso só será viabilizado com o número mínimo de cinco(5) candidatos inscritos e quatro(4) candidatos selecionados. III- Áreas de Concentração: Físico-química, Química Analítica (apenas Mestrado), Química Inorgânica e Química Orgânica.

IV- Documentos necessários: Candidatos ao Mestrado: a) formulário de inscrição preenchido, acompanhado de 2(duas) fotos 3x4cm, b) cópia da carteira de identidade, título de eleitor e CPF, c) cópia de diploma de graduação em Química ou área afim, no juízo do Colegiado, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento equivalente que comprove o candidato estar em condições de ser graduado antes de iniciado o Curso de Pós-graduação, ficando a matrícula condicionada à prova de graduação, d) histórico escolar, e) curriculum vitae, f) prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro e, no caso de candidato estrangeiro, os exigidos pela legislação específica, em formulário próprio, de pessoas da instituição onde trabalhou ou que se graduou, enviadas diretamente à Coordenadora do Curso. O candidato ao Doutorado deverá apresentar também: a) exemplar da dissertação de mestrado, diploma ou atestado de defesa, histórico escolar de pós-graduação, acompanhado das ementas das disciplinas, carga horária e bibliografia, quando houver, b) plano de pesquisa elaborado em comum acordo com seu orientador, este credenciado pelo Curso. V- Provas: Critérios de Seleção ao Mestrado: provas escritas, as quais serão realizadas durante o período de 08 a 12 de julho de 2002, de conhecimento em: a) Química Analítica - 08/07/2002 às 9:00 horas, Química Orgânica - 08/07/2002 às 14:00 horas, Físico-Química - 09/07/2002 às 09:00 horas, Química Inorgânica - 09/07/2002 às 14:00 horas, conforme programa à disposição na Secretaria do Curso ou no endereço eletrônico http://www.qui.ufmg.br., b) prova escrita de leitura e interpretação de literatura técnica científica em inglês, no dia 10/07/2002 às 9:00 horas. Critérios de Seleção ao Doutorado: a) avaliação do curriculum vitae e histórico escolar, b) análise do projeto de pesquisa, c) entrevista individual, quando o candidato apresentará o seu projeto de pesquisa e serão avaliados a relevância e atualidade científica e seu domínio sobre o tema, d) prova escrita de leitura e interpretação de literatura técnica científica em duas línguas estrangeiras: Inglês, dia 10/07/2002 às 9:00 horas, Francês, Alemão, ou Espanhol, dia 10/07/2002 às 14:00 horas. O candidato ao Doutorado estará isento das provas de língua estrangeira mediante apresentação do histórico escolar da pós-graduação, comprovando a aprovação em exame de língua estrangeira durante o Mestrado.

VI- A Comissão de Seleção será composta pelos professores: Titulares: Dorila Piló Veloso, Délio Soares Raslan, Ione Maria Ferreira de Oliveira, João Pedro Braga e Elena Vitalievna Goussevskaia. Suplentes: Rubén Dario Sinisterra Millán, Rossimiriam Pereira de Freitas Gil, Zenilda de Lourdes Cardeal, Jean Michel Pernaut e Rosalice Mendonça Silva. VII- Aprovação: Será considerado aprovado o candidato ao Mestrado que obtiver média mínima de 40 pontos e nota superior a 40 na prova da sua área de concentração, não obtendo nota igual a zero em nenhuma das provas. A média será calculada somando com pesos iguais, de um quarto, as notas nas quatro provas eliminatórias. As provas de línguas estrangeiras não serão eliminatórias. O candidato cujo desempenho, nas provas de conhecimento de línguas estrangeiras, for julgado insuficiente deverá matricular-se em curso instrumental e comparecer a todos os exames subseqüentes que forem oferecidos pelo Curso de Pós-graduação em Química/UFMG, até obter aprovação, conforme Artigos 22 e 23 do Regulamento do Curso. VIII- Resultados: Os resultados finais para a seleção ao Mestrado serão divulgados no dia 12 de julho em reunião dos candidatos com a Coordenadora do Curso e membros da Comissão de Seleção, quando serão divulgadas as notas obtidas pelos candidatos em cada etapa e a ordem de classificação em seqüência decrescente das médias apuradas.

Os candidatos terão acesso a partir do dia 15 de julho às suas respectivas provas. Os resultados finais para seleção ao Doutorado serão comunicados individualmente na Secretaria do Curso de Pós-graduação, quando será apresentada a tabela de classificação final. IX - Recurso: Será de 10 (dez) dias o prazo para a interposição dos recursos conforme estabelece o Subtítulo III - Dos Recursos e da Revisão - do Regimento Geral da UFMG, contados a partir da data da divulgação do resultado da seleção. X - Critérios de desempate: Em caso de empate, o estudante com maior nota na prova na sua área de concentração será classificado em primeiro lugar. XI - As matrículas dos candidatos admitidos serão feitas mediante comprovação da contribuição ao Fundo de Bolsas, ou a sua isenção, no período de 01 a 10 de outubro de 2002. XII- As bolsas de estudo disponíveis serão concedidas aos candidatos aprovados pela ordem de classificação no exame de seleção. XIII- É vedado o registro acadêmico simultâneo em mais de um curso de graduação, de Pós-graduação, ou ambos os níveis.

Belo Horizonte, 07 de maio de 2002.

Profa. Dorila Piló Veloso - Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Química - ICEx - UFMG

Informações adicionais pelo telefone (31) 3499-5732 ou no site www.qui.ufmg.br.




5. Banco de Teses já está na internet

Um conjunto de informações e resumos de 125 mil teses e dissertações de mestrado e doutorado apresentadas no País, no período de 1996 a 2001, está disponível a todos os interessados, na página da CAPES, na internet - www.capes.gov.br, em serviços>indicadores e estatísticas>teses/dissertações.

Para consultar o banco de teses o interessado tem a sua disposição uma ferramenta de busca que permite a pesquisa por autor, título, palavra chave, e palavras constantes do resumo. O serviço dispõe também de um filtro que seleciona a instituição, o nível (se é mestrado ou doutorado) e o ano da defesa da tese ou dissertação.

Segundo o diretor de Administração da CAPES, Luiz Horta Barbosa, esse serviço integra o projeto da Agência de dar total acesso às informações disponíveis, a exemplo do que foi feito com o boletim estatístico e as estatísticas da pós-graduação, também colocados na internet. Pela importância, ele acredita que essa aplicação, em breve, seja uma das mais demandadas pela comunidade acadêmica.

Para o diretor de Programas, Luiz Valcov Loureiro, o banco de teses é um valioso instrumento de pesquisa para alunos e pesquisadores da pós-graduação, que também ajuda a promover e dar maior visibilidade à produção científica brasileira. "É uma importante ferramenta para a pesquisa bibliográfica, e em breve deverá contar também com versão em inglês", explica.

Fale conosco
Coordenação de Comunicação e Documentação
Fone: (61) 410.8254/8860




6. First International Symposium on Residue Management in Universities - ISRMU 2002

First International Symposium on Residue Management in Universities - ISRMU 2002 November 6-8th, 2002 - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS - Brazil

ISRMU 2002

1st International Symposium on Residue Management in Universities November 6-8th, 2002
Departamento de Química
Universidade Federal de Santa Maria
97119-900 Santa Maria, RS - Brazil

First Listing.

Residue Management in Universities continues to be a slightly discussed issue in Brazil and throughout Latin America. In stride with current world trends dealing with environmental issues, Brazilian Universities, today, are involved in developing and improving their own Residue Management Programs.

At this moment, the Federal University of Santa Maria, in promoting this first International Symposium on Residue Management in Universities, is seeking to generate an open forum for the discussion and exchange of information and strategies in this critical area of environmental concern. Professional experts and other individuals representing academic, industrial and technological interests from the European Community and throughout Latin America will come together to share their mutual interests and concerns.

The Montevideo Group of Universities (AUGM), a university consortium involving 15 main institutions in MERCOSUL, will at the same time be holding its annual Presidents Meeting to show support for this environmental concern and its interest in promoting and broadening institutional linkages. Initial Symposium support comes from both the German Carl-Duisberg Foundation and the Deutsch Akademische-Austauchdienst (DAAD).

Confirmed Speakers
Prof. Müfit Bahadir, University of Braunschweig, Germany
Prof. Martin Pitt, University of Sheffield, England
Prof. Peter Krauss, University of Tübingen, Germany
Dra. Roswitha Méier, University of Tübingen, Germany
Dr. Jürgen Steck, University of Freiburg, Germany
Dr. Vicens Martí, Politechnical University of Catalunya, Spain

Organizing Committee
Ayrton F. Martins - Chairman
Dieter Bredemeier
Djalma Dias da Silveira
Érico M. de Moraes Flores
Iara Barbosa Ramos
Isaias Salin Farret
Martha B. Adaime
Roni F. Freitas Mori
Phone/Fax: + 5555 220 8755
isrmu@www.ufsm.br
home page: www.ufsm.br/isrmu

Activities
Conferences
Mini-Conferences
Round Tables
Poster Sessions
Coordinated Sessions

Registration

Further details and registration procedures will be quickly forthcoming in the 2nd Listing of this event.

Support

UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)
AEBA-SM (Associação de Ex-Bolsistas da Alemanha - Núcleo Santa Maria)
CDG (Carl-Duisberg Gesellschaft)
DAAD (Deutsch Akademisch-Austauchdienst)
AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevidéo)
CRQ V (Conselho Regional de Química da 5ª Região)
CREA (Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura)
SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente)
FEPAM (Fundação Estadual de Proteção do Meio Ambiente)
PRT (Prestação de Serviços de Limpeza Ltda.)




7. Como a C&T podem mudar o Brasil?, artigo de Fernando Peregrino

É comum ouvir que o Brasil precisa de uma política de ciência e tecnologia voltada para o desenvolvimento do setor produtivo, que nos coloque numa posição privilegiada no processo de globalização. Fala-se de necessária inovação para gerar produtos com tecnologia de ponta, capaz de tornar nossas empresas mais competitivas.

Há muito se repete esse discurso. Mas então o que impede o Brasil de ter uma política de ciência e tecnologia realmente eficaz? Precisamos, antes de qualquer coisa, analisar algumas mentiras e verdades sobre o tema.

Fala-se que a pesquisa aplicada é mais importante que a pesquisa básica. Isso é falso. A formação de pessoas altamente qualificadas não pode abrir mão da pesquisa básica como instrumento de aprendizado do método científico e dos fundamentos das ciências.

Como formar engenheiros qualificados sem uma boa base na física, na química ou na matemática? Como instituir cursos de engenharias e outros sem professores qualificados?

Outra idéia difundida é que o Brasil precisa apenas da pesquisa tecnológica. A experiência mostra que a pesquisa básica tem se transformado rapidamente em produtos e serviços de alto conteúdo tecnológico.

O domínio da tecnologia básica do DNA é um bom exemplo. A partir dela tem-se produzido kits de diagnósticos de doenças mais rápidos e eficazes do que os sistemas tradicionais que utilizam a química clássica.

Diz-se que as Universidades não são capazes de transformar em tecnologia as pesquisas que realizam. Podemos lembrar que foi graças à Coppe/UFRJ, em conjunto com a Petrobrás, que o Brasil dominou a técnica de exploração de petróleo em águas profundas.

E quantos outros produtos tecnológicos saíram das bancadas da UFRJ, da USP, da Unicamp, da UERJ e de outras?

Acusam nossa atividade de pesquisa de ser recente. Mas não é verdade, pois nossas primeiras instituições científicas já existem há dezenas de anos e algumas datam do século XIX.

Nosso complexo de pesquisa civil e militar é razoavelmente consolidado, enquanto países como a Coréia do Sul alcançaram velozmente um grau de sofisticação tecnológica, graças a esforços realizados nos últimos 30 anos.

Ao contrário do que se propaga, nossos empresários investem, sim, em ciência e tecnologia. O Brasil investe 0,87% do PIB em ciência e tecnologia e isso representa U$ 4,5 bilhões por ano.

Um fator agravante é que o Brasil importa com facilidade produtos e serviços de alto conteúdo tecnológico e exporta basicamente produtos primários, com destaque para a soja. O nosso déficit na balança de transferência de tecnologia aumentou de U$ 67 milhões para U$ 1,0 bilhão na última década.

Nosso desempenho no comércio exterior piorou nos últimos anos. Nossa participação estacionou em apenas 0,7% do comércio mundial, enquanto o total da participação dos países em desenvolvimento cresceu de 10% para 26%.

Na última década, nosso país multiplicou por três o número de cientistas; na Coréia, no mesmo período, esse número aumentou em mais de 25 vezes. No item trabalho há um fato curioso.

O desemprego é maior no Brasil para a mão de obra que tem de 11 a 12 anos de escolaridade do que para os que têm até quatro anos de escolaridade. Isso significa que nossa mão de obra qualificada está sendo desprezada no mercado de trabalho.

Por tudo isso, o Brasil não dará conta de desenvolvimento auto-sustentado se não agrupar sua política econômica a uma política de ciência e tecnologia.

Enquanto o Ministério da C&T investe, ainda insuficientemente, em pesquisa, o Ministério da Fazenda edita normas que incentivam a importação, inclusive de tecnologia, e não incentiva a exportação com crédito e subsídio como fazem os governos liberais.

Recentemente o governo dos EUA injetou mais de U$ 100 bilhões na agricultura e protegeu a indústria do aço do seu país, tarifando as exportações brasileiras.

No modelo econômico adotado pelo Partido Socialista Brasileiro, a política de C&T é parte indissociável. Entendemos que essa premissa não pode mais ser desprezada, se quisermos integrar C&T ao desenvolvimento do país. O resto é pura alienação.

Fonte: Jornal do Commercio, RJ, 23/6



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br