SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 333




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Veja nesta edição:
  1. Nova Diretoria e Conselho Consultivo da SBQ
  2. Concurso - Universidade Estadual Paulista - UNESP
  3. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto na Universidade Federal de Uberlândia
  4. Concurso Publico para Professor Adjunto na Universidade Regional do Cariri
  5. Concurso Professor Adjunto - Universidade Federal de Juiz de Fora
  6. Concurso Público para provimento de cargo docente, Professor adjunto da carreira do magistério superior na Universidade Federal de Pelotas
  7. XIII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica
  8. Canadian Journal of Analytical Sciences and Spectroscopy
  9. Vaga para Pós-Doutorado no Laboratório de Físico-Química Orgânica, IQ-UNICAMP, Professor R. Rittner


1. Nova Diretoria e Conselho Consultivo da SBQ

Mandato: Maio/2002 a Maio/2004
DIRETORIA
Presidente: Paulo Cezar Vieira
Vice Presidente: Antonio Salvio Mangrich
Secretario Geral: Luiz Carlos Dias
1o Secretario: Frederico Guare Cruz
Tesoureiro: Vanderlan da Silva Bolzani
1o Tesoureiro: Mara Elisa F. Braibante

CONSELHO

Oswaldo Luiz Alves
Jailson B. de Andrade
Solange Cadore
Hans Viertler
Carlos Alberto L. Filgueiras
Eliezer Barrreiro

Nota do Editor: Nos próximos boletins divulgaremos as novas composições das diretorias de divisão.




2. Concurso - Universidade Estadual Paulista - UNESP

PRORROGADA DATA DE INSCRIÇÃO

Período de Inscrição: 23-04-2002 a 21-06-2002

Concurso - Universidade Estadual Paulista - UNESP

Instituto de Química - Departamento de Química Orgânica

Concurso para Professor Assistente em Regime de Turno Completo (RTC), 24 horas semanais

02 vagas

É necessário a comprovação de ser graduado em curso superior há pelo menos 05 (cinco) anos, bem como de ser portador, no mínimo, do título de Doutor e 03 (três) anos de experiência de magistério em nível superior.

Maiores informações

Edital do Concurso na íntegra na homepage do IQ-UNESP www.iq.unesp.br

Contatos: Angela fone: 201-6658 (e-mail araujoar@iq.unesp.br)
Secretaria fone: 201-6656




3. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto na Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Química

EDITAL N.º 001/2002

O Diretor do Instituto de Química, Prof. Luiz Alfredo Pavanin, por determinação do magnífico Reitor Prof. Arquimedes Diógenes Ciloni, através da Ordem de Serviço R Nº 33, de 20 de maio de 2002, PUBLICA o presente Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto por Tempo Determinado, nas áreas especificadas abaixo.

1.DAS ESPECIFICAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

1.1

ÁREAS QUALIFICAÇÃO EXIGIDA N.º DE VAGAS REGIME DE TRABALHO

1. Química Geral Graduação em Química (Licenciatura e/ou Bacharelado em Química). 01 Vaga 40 h

2. Educação em Química Graduação em Química (Licenciatura e/ou Bacharelado em Química). 01 Vaga 40 h

3. Química Geral e Analítica Graduação em Química (Licenciatura e/ou Bacharelado em Química). 01 Vaga 40 h

1.2 - Ementa do Programa

1.2.1. Química Geral: - Soluções; Comportamento físico dos gases; Ligação química; Reações químicas; Espontaneidade de reações químicas; Cálculo estequiométrico com e sem reagente limitante; Titulação ácido-base; Equilíbrio químico; Termoquímica; Cinética Química; Eletroquímica de reações em equilíbrio; Eletrólise; Funções orgânicas.

1.2.2. Educação em Química: - Natureza da Ciência Química, aspectos históricos e implicações para o ensino; Educação em Química, para quê? e, para quem?; Diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem aplicados ao ensino de Química política e diretrizes; O ensino de química no nível médio: principais problemas e tendência. Adequação de Métodos e Técnicas ao Ensino de Química no Nível Médio: O ensino experimental de Química: Métodos tradicionais x Métodos ativos e suas aplicações ao ensino de Química; O Ensino de Estrutura Atômica no nível médio. O Ensino dos Seguintes Tópicos de Química Geral: Propriedades periódicas; Ligações Químicas, Estequiometria; Reações Químicas; Equilíbrio Químico; Funções Químicas; Funções Químicas e propriedades de compostos orgânicos.

1.2.3. Química Geral e Analítica: - Amostragem: Tratamento de Dados; Equilíbrio Ácido-Base; Equilíbrio de Precipitação; Equilíbrio de Complexação; Equilíbrio de Oxi-Redução; Análise Clássica Gravimétrica; Precipitação em Solução Homogênea; Titulação Ácido-Base; Titulação envolvendo Precipitação; Titulação envolvendo Complexação; Titulação envolvendo Oxi-Redução; Lei de Beer e seus Desvios; Espectrofotometria de Absorção Molecular; Espectroscopia de chama; Interferências na Espectroscopia de chama; Potenciometria; Eletrogravimetria; Voltametria; Coulometria; Cromatografia.

1.3. - Bibliografia e Programa: A Bibliografia e o Programa estarão à disposição dos interessados no ato da inscrição.

2. DA INSCRIÇÃO:

2.1 - Local, período e horário: Na secretaria do Instituto de Química, Bloco 1"D" - Campus Santa Mônica, no período de 06 e 07 de junho de 2002, no horário de 08:00 às 11:00 e 14:00 às 17:00 horas.

2.2 - Valor da taxa de inscrição: R$ 60,00(sessenta reais) mediante depósito feito no Banco do Brasil, na conta corrente nº 170500-8, agência 3602-1, identificado com o nº 15404315260207-2, conforme Resolução 03/97 do Conselho Diretor. Obs. A taxa de inscrição uma vez paga não será em hipótese alguma, restituída.

3. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO

3.1 - Requerimento de inscrição em formulário próprio;

3.2 - Fotocópia do diploma, certificado ou outra prova documental em atendimento à titulação exigida e o respectivo histórico escolar;

3.3 - Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;

3.4 - Cópia de documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais, e militares se do sexo masculino;

3.5 - Apresentação do documento de identidade com foto ou fotocópia autenticada;

3.6 - 02(duas) vias do Curriculum Vitae, devidamente comprovado.

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. - O Processo Seletivo poderá constar de entrevista, análise de curriculum e prova didática.

4.2. - Local e data das Provas: Serão informados aos candidatos no ato da inscrição.

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

5.1 - Com a inscrição o candidato firmará compromisso declarando conhecer os termos deste Edital, e da regulamentação pertinente ao processo seletivo;

5.2 - Os candidatos que já firmaram contrato com Instituição Pública, com base nas leis 8.745 e 9.849, não poderão ser contratados antes de decorridos 24(vinte e quatro) meses, do encerramento do último contrato;

5.3 - A inscrição poderá ser feita pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído;

5.4 - O presente Edital poderá ser revogado a qualquer momento, desde que motivo superveniente assim o exigir, sem que isto venha a gerar direitos ou obrigações em relação a interessados;

5.5 - O prazo de validade do presente processo seletivo esgotar-se-á definitivamente 60(sessenta) dias após preenchimento do nº de vagas determinadas neste Edital;

5.6.- O Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital está regulamentado pela Resolução nº 24/94 do CONSUN, lei 8.745/93, Lei 9.849/99 e Portaria nº 956/MARE, D.O.U. de 27/04/1998.

5.7.- Não serão aceitas inscrições incompletas ou condicionadas;

5.8.- Somente participará do Processo Seletivo, o candidato que tenha sua inscrição deferida.

Uberlândia, 20 de maio de 2002.

Prof. Luiz Alfredo Pavanin
DIRETOR DO INSTITUTO DE QUÍMICA




4. Concurso Publico para Professor Adjunto na Universidade Regional do Cariri

Gostaria de solicitar vosso auxilio no sentido de divulgar Concurso Publico para Professor Adjunto na Universidade Regional do Cariri, no setor de estudo de Química Geral e Inorgânica. Maiores informacoes em crato.urca.br/prograd/processoseletivo/

Fonte: Prof. Dr. André Herzog Cardoso
Depto. de Ciências Físicas e Biológicas
Universidade Regional do Cariri - URCA
R. Cel. Antônio Luís 1161
Crato CE
63105-000
Fone (88) 523 1677
Fax (88) 521 0049
aherzog@urca.br




5. Concurso Professor Adjunto - Universidade Federal de Juiz de Fora

A Universidade Federal de Juiz de Fora está abrindo concurso para professor efetivo com doutorado na área de Química Analítica.

Requisito necessário ser Doutor em Ciências ou Química com área de concentração em Química Analítica.

I - Período de inscrição: 27 a 31 de Maio 2002
II - Período de Seleção : 17 a 21 de Junho 2002
III - Programa
Fundamentos e Aplicações:
1 - Equilíbrios ácido-base
2 - Análise Titulométrica
3 - Potenciometria
4 - Espectrometria de Absorção Atômica
5 - Espectrometria de Emissão Atômica
6 - Espectrometria na Região do UV-VIS
7 - Cromatografia Líquida de Alta Eficiência
8 - Cromatografia Gasosa
9 - Eletroforese Capilar
10 - Métodos de Decomposição e Dissolução de Amostras
IV - Sequência de Provas
1 - Prova Escrita
2 - Prova Didática
3 - Título (análise de currículo)
4 - Entrevista
V - Bibliografia

1 - Skoog, West e Holler, Fundamentals of Analytical Chemistry, Saunders College Publishing, 7th Edition, 1996.

2 - Skoog, Holler e Nieman, Principles of Instrumental Analysis, Saunders College Publishing, 5th Edition, 1998.

3 - Jeffery, Basset, Mendham e Denney, Análise Química Quantitativa - Vogel, Guanabara Koogan, 5a Edição, 1992.

Obs.: Qualquer dúvida verificar edital na integra na homepage de UFJF. Contatos Profas. Maria do Carmo e Rosana -DQ/UFJF fone:32-32293310 rcolomba@quimica.ufjf.br ou mcarmohs@quimica.ufjf.br




6. Concurso Público para provimento de cargo docente, Professor adjunto da carreira do magistério superior na Universidade Federal de Pelotas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

EDITAL nº 012/2002

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, considerando a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; a Portaria MP nº 163, de 02 de agosto de 2001; a Portaria MEC nº 1980, de 06 de setembro de 2001; a Portaria MEC nº 416 de 08 de fevereiro de 2002; o Decreto Presidencial nº 4.175, de 27 de março de 2002; a Portaria MP nº 155 de 15 de abril de 2002, a Portaria MEC nº 1.199 de 24 de abril de 2002 e o Certificado de Disponibilidade Orçamentária nº 44/2001-MEC/SPO/CGO, torna público que estará recebendo inscrições ao Concurso Público para provimento de cargo docente, PROFESSOR ADJUNTO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, conforme segue:

1 - DAS INSCRIÇÕES

l.l - As inscrições estarão abertas a portadores do título de doutor, relacionado com a área do concurso.

l.l.l - Período das inscrições - 20/05/2002 a 24/05/2002

1.1.2- Local e horário - As inscrições serão recebidas na Seção de Recrutamento e Seleção do Departamento de Pessoal, localizada no Campus Capão do Leão, no horário compreendido entre 8h30min e 11h00 e das 14h30min às 17h00;

1.1.3- Taxa de inscrição - R$60,00 (sessenta reais), que deverão ser creditados a favor da UFPEL, na conta corrente nº 170.500-8, agência nº 36021, Banco do Brasil SA, identificação do depósito nº15404715264014-7;

l.l.4 - No ato da inscrição, o candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais, estatutárias ou regimentais:

a) Diploma de Doutorado (cópia autenticada), conforme áreas discriminadas abaixo;

Obs. Diplomas obtidos no exterior, deverão estar revalidados no Brasil, no ato da inscrição;

Área de Química Analítica e Físico-Química - Doutorado em Química Analítica ou Físico-Química ou áreas afins.

b) Cópia da cédula de identidade;
c) Uma (1) fotografia 3x4cm;
d) Curriculum Vitae;
e) Prova de quitação com o serviço militar;
f) Título de eleitor com o comprovante da última eleição;
g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição.

l.l.5- É vedada a inscrição condicional ou por correspondência;

l.l.6- Os títulos e documentos relacionados no Curriculum Vitae serão entregues, posteriormente, em data informada pelo Departamento de Pessoal, após o encerramento das inscrições. A não entrega da documentação em tempo hábil acarretará a nulidade da participação do candidato no concurso.

l.2- A inscrição implica no conhecimento tácito, por parte do candidato, das condições estabelecidas para realização do concurso, fixadas nas Normas de Concurso para Professor Adjunto (Regimento da UFPEL) e nas Portarias nº 01/2002 e 02/2002 do COCEPE, que passam a fazer parte integrante deste Edital.

l.3- No ato da Inscrição, o candidato receberá cópia do programa elaborado pelo Departamento respectivo para a área em concurso.

2 - DA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES

Caso não ocorram inscrições no prazo previsto no item 1.1.1 deste Edital, ou caso nenhuma inscrição seja homologada, ou, ainda, caso não ocorram inscrições de candidatos com o título de Doutor em uma ou mais das áreas antes mencionadas, o prazo de inscrições será reaberto de 03/06/02 a 07/06/02 com exigência de titulação mínima de Mestrado.

3 - DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A UFPel divulgará, pelo Diário Oficial da União, através de Edital, a relação dos candidatos classificados de acordo com a homologação dos resultados pelo COCEPE.

4 - DO PROVIMENTO DAS VAGAS

4.1-A nomeação na classe de Professor Adjunto, Nível l, com a remuneração correspondente fixada em Lei, será feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no Diário Oficial da União.

4.2- A posse no cargo, de acordo com o artigo l4 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPEL, e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

4.3- O prazo de validade deste concurso público poderá ser de até 1 (um) ano contado da data da publicação do Edital de divulgação dos resultados, prorrogável por igual período.

5 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1- A Universidade enviará correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, não se responsabilizando pela troca de endereço, sem comunicação prévia, por escrito, por parte dos mesmos.

5.2- Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do departamento e do regime de trabalho para a qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e noturno.

Maiores informações pelo fone: 0xx53 275 7189 ou
www.ufpel.tche.br
Pelotas, 17 de Maio de 2002.
Prof. Paulo Roberto Soares de Pinho
Pró-Reitor Administrativo




7. XIII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica

01-05 de dezembro de 2002
Realização: Instituto de Química, Câmpus Unesp, Araraquara (SP).
Data limite para envio de trabalhos(três páginas): 19/08.
Informações no sítio: sibee.iq.unesp.br
e-mail: sibee@sibee.iq.unesp.br
Fone: (16) 201 6605.
Fax: (16) 222 7932.




8. Canadian Journal of Analytical Sciences and Spectroscopy

Caros colegas,

O periódico Canadian Journal of Analytical Sciences and Spectroscopy está com novo Editor (Professor Diane Beauchemin) e novo corpo editorial, pretendendo incrementar a captação de artigos e aumentar o índice de impacto do periódico.

Como a revista mudou de nome recentemente (era o Canadian Journal of Applied Spectroscopy), não tenho esse índice para informar. Como membro do "Editorial Board" me coloco a disposição para prestar informações aos interessados.

As instruções para submeter artigos estão em: http://www.s-s-c.ca

Os dados do "Editor-in-Chief", estão a seguir:

Dr. Diane Beauchemin
Professor
Editor-in-Chief of the Canadian Journal of Analytical Sciences and Spectroscopy
Chair, 48th International Conference on Analytical Sciences and
Spectroscopy (see www.enviroanalysis.ca for details)
Queen's University
Department of Chemistry
Kingston, ON K7L 3N6
phone: 613-533-2619 (internal 32619)
fax: 613-533-6669
e-mail: beauchmn@chem.queensu.ca

Fonte: Prof. Roberto Rittner




9. Vaga para Pós-Doutorado no Laboratório de Físico-Química Orgânica, IQ-UNICAMP, Professor R. Rittner

Caros colegas,

Convido um recém-doutor para desenvolver projeto na área de análise conformacional de compostos orgânicos simples, utilizando técnicas espectroscópicas (RMN e IV) e cálculos teóricos. O laboratório dispõe de infraestrutura adequada e recursos suficientes para o desenvolvimento do projeto.

Conta com pesquisadores de pós-doutorado, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica (15 no total, a maioria com bolsa da FAPESP). Está em andamento um Projeto Temático financiado pela FAPESP, que possibilita a solicitação de bolsa de pós-doutorado vinculada ao mesmo, durante a vigência do Projeto. Favor entrar em contacto comigo por e-mail (rittner@iqm.unicamp.br) e enviar anexo o curriculum vitae.

Para informações sobre o laboratório consultar a home-page em:

  • http://pcserver.iqm.unicamp.br/~rittner/
  • Fone/fax: 0XX-19-3788-3150;
  • Res.: e-mail: rrittner@terra.com.br
  • Professor R. Rittner
  • Physical Organic Chemistry Laboratory
  • Instituto de Quimica - UNICAMP
  • Caixa Postal 6154
  • 13083-970 CAMPINAS, SP
  • BRAZIL
  • Fax: +55-19-3788-3023


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br