SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 329




Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:
  1. Programa completo da 25aRASBQ disponivel online
  2. Consulta online de trabalhos da 25aRASBQ
  3. Tese realizada no LQES recebe prêmio internacional
  4. Concurso para Professor - Universidade Regional de Blumenau/FURB
  5. Informativo Enzitec
  6. VIII Seminário Latino-Americano de Análises por Técnicas de Raios X
  7. XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais


1. Programa completo da 25aRASBQ disponivel online

O programa completo da 25aRASBQ encontra-se disponível na homepage da reunião anual (www.sbq.org.br).

Para visualizar, basta ir até a página da reunião anual e clicar em "Programa".




2. Consulta online de trabalhos da 25aRASBQ

Está na homepage da reunião anual a consulta on line dos trabalhos aceitos para a 25aRASBQ. Para consultar, você deve acessar a homepage da SBQ (www.sbq.org.br), entrar na página da 25aRASBQ e clicar no link "inscrições".

Digite sua identificação e sua senha e depois clique em "Consulta de Trabalhos"

Você pode fazer a busca por seção, palavra-chave ou autor. Optando pela busca por seção, escolha a divisão e clique "consultar". Aparecerão listados todos os trabalhos da respectiva seção, numerados e colocados de 10 em 10. Clicando sobre o número, o arquivo em formato PDF será aberto. Você tem acesso a todos os trabalhos aceitos para apresentação na Reunião Anual.

A busca pode ser feita por palavra-chave e/ou também por autor. O mais conveniente é usar o "sobrenome" do autor, visto que aonde está escrito "nome", apenas as iniciais, separadas por pontos, e espaço devem ser colocadas. Após a escolha, clique em "consultar".

Quanto maior o número de informações, mais fina será a busca.

Caso seu trabalho não apareça, apenas minimize a tela principal. Ele estará lá.

Caso um de seus trabalhos não esteja abrindo, demore para abrir ou tenha qualquer dificuldade, entre em contato com o Secretario Geral (Luizsbq@iqm.unicamp.br).

Esperamos a participação de todos com críticas, sugestões e opiniões.

Um abraço e tudo de bom a todos!




3. Tese realizada no LQES recebe prêmio internacional

A tese: "Desenvolvimento de Materiais Porosos Bidimensionais, à Base de Al3+ e M2+ (Zn, Mg), para Uso na Remediação de Efluentes de Indústrias Têxteis", de autoria do pós-graduando Odair Pastor Ferreira, realizada sob a supervisão do Prof. Oswaldo Luiz Alves, defendida no Instituto de Química da Unicamp em 2001, foi a vencedora do "Premio UNESCO-ORCYT a las Tesis de Maestría Defendidas en Instituiciones Académicas del Mercosur Ampliado (Prêmio UNESCO-ORCYT de Teses de Mestrado Defendidas em Instituições Acadêmicas do Mercosul Ampliado), na modalidade Química.

O Prêmio UNESCO-ORCYT tem como objetivo premiar teses que tenham contribuído, de maneira significativa, para o conhecimento científico ou avanço tecnológico e que, ao mesmo tempo, tenham demonstrado excelência científica. O presente Prêmio, nessa versão, contemplou as teses defendidas nos anos de 1999, 2000 e 2001, nas áreas de Biologia, Física, Matemática e Química.

Os resultados do trabalho em questão geraram uma patente, depositada pela Unicamp no INPI, em fevereiro de 2002.

Para informações adicionais, veja nota já veiculada no Notícias de C&T e do LQES http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/em_pauta/em_pauta_novidades_28.h tml

(Obs. para clicar direto a partir desta URL, voce deve abrir a janela do seu leitor de e-mails para pegar todo o endereço eletrônico)

Fonte: LQESNEWS, 08 maio de 2002.

Nota do Editor: Parabéns a Odair Pastor Ferreira e seu orientador, Prof. Dr. Oswaldo Luiz Alves pelo belo prêmio.




4. Concurso para Pprofessor - Universidade Regional de Blumenau/FURB

Disciplina: QUÍMICA DOS ALIMENTOS e ANÁLISE BROMATOLÓGICA

Inscrições: 13 a 22 de maio de 2002 Informações: www.furb.br (Edital No 025/2002) ou Departamento de Química

(0xx47 3210276 ou email: dpquim@furb.br)

Departamento de Química / Universidade Regional de Blumenau

Fonte: Diego Macarini" diego_macarini@hotmail.com




5. Informativo Enzitec

Prezados colegas,

O Enzitec é um seminário de tecnologia enzimática realizado a cada 2 anos e que teve sua quinta reunião este ano, em Brasília. Nesta última reunião foi sugerido e está sendo criado um informativo, em moldes similares ao da SBQ, visando divulgar contribuições relativas a tecnologia enzimática. Como existem interfaces importantes com a química, como em biotransformações e biocatálise, biossíntese e bioquímica, solicito, por gentileza, que divulgue a existência deste informativo. A solicitação de inclusão na lista pode ser feita através do e-mail enzlist@iq.unesp.br . Estamos em fase de criação da lista e o primeiro informativo deve ser lançado assim que eu conseguir "estabilizar" a primeira listagem de endereços.

Henrique Celso Trevisan" trevisan@iq.unesp.br




6. VIII Seminário Latino-Americano de Análises por Técnicas de Raios X

VIII Seminário Latino-Americano de Análises por Técnicas de Raios X a ser realizado no período de 24 a 29 de novembro de 2002, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas no website:

www2.uerj.br/~sarx2002

Fonte: Dra. Silvana Moreira
Membro da Comissão Organizadora do SARX 2002.




7. XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

Com grande satisfação informamos a V.Sa. que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte promoverá, no período de 09 a 13 de novembro de 2002, o XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS - XV CBECIMAT, que será realizado no Centro de Convenções do Pirâmide Palace Hotel, em Natal.

Este evento reunirá Professores, Pesquisadores, Estudantes, Empresas e Empresários, no âmbito nacional e internacional, ligados à Área de Materiais e afins. Conta-se com a participação de cerca de 1.200 pessoas do Brasil e do exterior.

A realização deste importante evento em nossa Natal deve-se à realidade do Rio Grande do Norte encontrar-se entre um dos maiores detentores de recursos naturais do mundo, ocupando posição de destaque. No que se refere à área mineral, é produtor de Schelita, Tantalita, Columbita, Molibdenita, Caulim, Diatomita, Feldspato, Barita, Mica, Argilas, Sal Marinho, além de outros minérios contendo Terras Raras. É o maior produtor de petróleo em terra, e um dos grandes produtores em barris continentais.

Como atividade paralela, será realizada a XV Feira de Exposição de Materiais e Equipamentos - XV EXPOMATEQ. Poderão participar empresas que vendem equipamentos, produtos e serviços aplicados à Área de MATERIAIS ou que desenvolvem atividades em áreas correlatas, e instituições que demonstrem interesse na temática do Evento.

O Salão de Exposição estará organizado de forma que todos os participantes do Congresso visitarão os "stands", uma vez que a Sessão de Pôsteres será realizada no centro da XV EXPOMATEQ.

Temos a satisfação de convidá-lo(a) para participar do Evento, que com certeza será uma grande oportunidade para divulgar suas pesquisas, ampliar seus conhecimentos, realizar boas parcerias, além de dividir conosco a felicidade de estar na mais bela Cidade do Nordeste.

Profa. Dulce Maria de Araújo Melo
Coordenadora Geral

Nosso site: www.ccet.ufrn.br/cbecimat

Fonte: Pinheiro Filho
Secretário Executivo
XV CBECIMAT



Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br
http://www.sbq.org.br