OLIMPÍADA CIENTÍFICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
(OLIMPÍADA CIENTÍFICA SBQ).

Clique aqui para ver o resultado da avaliação dos trabalhos

 A OLIMPÍADA SBQ é um trabalho de difusão de Ciência e Tecnologia, através da química, entre os jovens.

Itens do regulamento da OLIMPÍADA SBQ.

1) A OLIMPÍADA SBQ tem como objetivos, o reconhecimento e estímulo da vocação científica em química entre os estudantes do ensino médio e a difusão da ciência e da tecnologia.

2) Poderão participar da OLIMPÍADA SBQ alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio (1a à 3ª séries) .

3) Tema da OLIMPÍADA SBQ 2005: O tema para a dissertação dos estudantes de nível médio na OLIMPÍADA SBQ 2005 é:

BIODIESEL: O PROCESSO DE PREPARAÇÃO, IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E AMBIENTAL.

4) Consultas na Internet: www.sbq.org.br - Química Nova, Vol. 28, No. 1, 19-23, 2005.

www.biodiesel.gov.br – e outros.

5) Seleção na Escola. A Escola deverá organizar uma comissão de seleção, chamada de: "Comissão de Seleção da Escola", constituída por Professores de Ciências, com o número máximo possível de Professores de Química. Da Comissão de Seleção da Escola poderá fazer parte Profissional de Química de Nível Superior que não pertença à escola.

6) O que faz a Comissão de Seleção da Escola? A Comissão de Seleção da Escola abre as inscrições para a OLIMPÍADA SBQ, estabelece data, organiza o local de realização dos trabalhos, analisa os trabalhos feitos pelos candidato(a)s e escolhe um candidato para representar a Escola na OLIMPÍADA SBQ.

7) O trabalho do Candidato. O candidato deverá fazer redação sobre BIODIESEL, apresentado em texto de três páginas. A redação deve citar no que o assunto abordado é importante para o avanço da ciência química e dos processos industriais, ao utilizarem energia de fonte renovável. Abordar questões como o efeito estufa, seqüestro de carbono e crédito de carbono.

8) Texto final do aluno. O texto final do aluno deve ser dividido em três partes:

§ Introdução - Apresentar o tema desenvolvido na redação.
§ Desenvolvimento – Abordar as diferentes partes do tema e apontar também como e porque o assunto da redação é importante para o desenvolvimento do Brasil.

§ Conclusão - Com base nos dados da redação, mostrar, de maneira objetiva, como a química, quando bem utilizada, pode tornar a vida do homem mais agradável, confortável e segura.

9) Critérios de avaliação. São os seguintes os critérios de avaliação dos trabalhos dos candidatos:

Apresentação; organização; clareza; capacidade de interpretação; capacidade de argumentação; coerência das idéias; relevância da abordagem.

10) Inscrição dos candidatos. Cada Escola poderá inscrever apenas um(a) candidato(a).

- As inscrições são individuais e deverão ser encaminhadas até o dia 17 de Outubro de 2005, após a seleção procedida pela Escola, para:

Secretaria da Sociedade Brasileira de Química - Instituto de Química da USP - caixa postal: 26037 cep:05513-970, A/C da Sra. Dirce Campos.

11) Cada inscrição é constituída de:

a) trabalho com o máximo de 3 (três) páginas. digitado em papel A4. tipo de Letra Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas, margens (superior, inferior, direita, esquerda): 3 cm;

b) ficha/comprovante de inscrição devidamente preenchidos;

c) comprovação de matrícula; e

d) carta de encaminhamento do Diretor da Escola.

12) Ficha de Inscrição

Clique aqui para pegar sua ficha de inscrição.

13) DA AVALIAÇÃO FINAL DOS TRABALHOS

Os trabalhos inscritos pelas Escolas serão avaliados pela Comissão Julgadora da OLIMPÍADA SBQ.

A Comissão Julgadora da OLIMPÍADA SBQ será constituída por 10 membros, sendo 6 da Diretoria e Conselho Consultivo da SBQ, 2 pertencentes à Divisão de Ensino da SBQ e 2 representantes das Secretarias Regionais da SBQ.

14) Resultado da Avaliação: Serão considerados vencedores os 3 (três) candidatos que, segundo a Comissão Julgadora da OLIMPÍADA SBQ, apresentarem os melhores trabalhos.

15) Os vencedores receberão diplomas e prêmios de R$2500,00 da SBQ correspondentes a computadores pessoais. Prêmios idênticos também serão concedidos aos professores das turmas e às Escolas das quais os vencedores forem alunos.

16) Datas Importantes:

Prazo Final para Inscrição
17/10/2005

Divulgação dos Resultados
05/11/2005

Entrega dos Prêmios e Encerramento da Olimpíada
Dezembro/2005

 

Antonio Mangrich, Vice-presidente da SBQ.

Coordenador da Olimpíada SBQ.

APOIO:

 

 

 

Sociedade Brasileira de Química