Sociedade Brasileira de Química

.: Opções :.
  Histórico da SBQ
  Ata de Fundação
  Estatuto

  Protocolos

  Medalha Simão Mathias
Busca:

Apresentação

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) foi fundada em 1977, durante uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A SBQ, uma sociedade aberta à participação de profissionais em química e áreas afins, é dirigida por uma diretoria eleita a cada dois anos e um Conselho Consultivo.

Desde a sua criação, a SBQ vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, e na divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e conseqüências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Contando com cerca de 3000 sócios, 23 secretarias regionais espalhadas por todo o país, e com 12 divisões científicas concernentes às principais áreas da Química, a SBQ constitui-se em uma das maiores sociedades científicas brasileiras, fato que por revelar sua importância, também evidencia, e até mesmo amplia, a sua responsabilidade no cenário nacional quanto à consecução dos seus objetivos e à qualidade das ações e atividades que vem desenvolvendo nestes 27 (vinte e sete) anos.

Neste sentido, ao lado da promoção de reuniões anuais que atualmente congregam, a cada evento, a presença de aproximadamente 2500 participantes com uma produção média de cerca de 1500 comunicações de pesquisa, a SBQ tem promovido, outros eventos anuais sobre áreas da Química, para os quais converge um expressivo número de participantes e de trabalhos apresentados. Tal fomento ao desenvolvimento e amadurecimento da comunidade química brasileira pode ser ainda evidenciado pela publicação de três revistas: Química Nova, que é enviada a todos os sócios, Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) - que divulgam parte substancial da produção da pesquisa brasileira em Química nos contextos nacional e internacional. Além dessas duas revistas a SBQ edita ainda a Química Nova na Escola - especificamente dirigida a professores de que ensinam Química nas escolas brasileiras e um boletim eletrônico semanal. Este boletim mantém a SBQ em permanente contato com seus associados através da edição eletrônica, enviada a todos os sócios.