Sociedade Brasileira de Química

.: Menu Rápido :.
Filiação
  Formulários
Assinaturas
  Formulários
  Química Nova
  QNEsc
  JBCS
Eventos
  29ª Reunião Anual
  Olimpiada
  Agenda
Produtos da SBQ
Busca:

Setembro 2007


"VI Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto CIFARP 2007"

A comissão organizadora do VI Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto CIFARP 2007 tem a grande satisfação de convidar a todos para participar de um dos principais eventos da área de Ciências Farmacêuticas da América Latina. O congresso será realizado no período de 02 a 05 de setembro de 2007 no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Este evento é tradicionalmente sediado na cidade de Ribeirão Preto, que se destaca como pólo científico, tecnológico e cultural do interior do Estado de São Paulo. Esta edição enfocará temas fundamentais para consagrar este evento como representativo no desenvolvimento e na busca de autonomia em FÁRMACOS e MEDICAMENTOS no País. Assim, tópicos avançados e atuais serão abordados, como por exemplo: Proteção Intelectual em Fármacos e Medicamentos, Legislação e Ética em Pesquisa, Nanotecnologia, Descoberta e Planejamento de Novos Fármacos, Assistência Farmacêutica e Diagnósticos, entre outros. Além disso, a Associação Brasileira de Ciências Farmacêutica (ABCF), criada e implantada nas duas edições anteriores deste evento, estará participando da organização do mesmo, com atividades específicas e oportunidades para seus associados. Estarão presentes conferencistas de renome do Brasil e do Exterior que possibilitarão um rico ambiente científico, congregando diferentes áreas de abrangência das Ciências Farmacêuticas. Maiores informações podem ser obtidas na HP do congresso. (http://www.fcfrp.usp.br/cifarp2007/Mensagem.html)


"II Encontro de Química da Bahia "

A comissão organizadora gostaria de convidar a todos a participarem do II Encontro de Química da Bahia, que será realizado em Ilhéus no período de 03 a 06 de setembro de 2007 na Universidade Estadual de Santa Cruz. Este evento é organizado conjuntamente pelas IES das (UESB, UESC, UFBA UNEB, UNIFACS e CEFET ) e a Secretaria Regional daSBQ/BA. Esse encontro terá como tema “Rumos e Desafios da Química na Bahia”. Nele, além da oportunidade de reunir a comunidade regional, pretende-se fomentar debates sobre os problemas e a busca de soluções e estratégias para o crescimento da química na Bahia, englobando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, diante das necessidades atuais impostas pelo desafio de desenvolvimento auto-sustentável. Para maiores informações consultar a página do evento http://www.uesc.br/eventos/iieqba/


"IV EPPEQ - Encontro paulista de Pesquisa em
Ensino de Química"

Estamos dando início aos preparativos para a realização do IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, que acontecerá nos dias 03 e 04 se setembro de 2007 na Universidade de São Paulo. O EPPEQ é um encontro anual que reúne professores, pesquisadores e alunos envolvidos com a Pesquisa em Ensino de Química, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa e de tratar de temas de interesse da comunidade de Pesquisadores em Ensino de Química. Neste evento serão desenvolvidas as seguintes atividades: apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa nas sessões coordenadas e de painéis, mesa-redonda e conferência. O IV EPPEQ tem como tema “A formação do pesquisador em Ensino de Química” e será realizado em conjunto com a Faculdade de Educação e o Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Convidamos os colegas interessados em participar do IV EPPEQ que efetuem uma pré-inscrição (cadastro) nos seguintes endereços www.lapeq.fe.usp.br e http://gepeq.iq.usp.br/, para viabilizar nossas próximas comunicações. Em breve, divulgaremos as instruções para a inscrição e o envio de trabalhos. Esperamos que você participe e que colabore na divulgação do evento.


"Workshop “Recursos Hídricos Avaliação de Impacto e Desenvolvimento e Tecnologias de Tratamento "

Será realizado no dia 11 de Setembro de 2007 no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - *IPEN – CNEN/SP* (AUDITÓRIO RÔMULO RIBEIRO PIERONI, ndereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 2242 – Cidade Universitária, ão Paulo – SP – Brasil) o workshop “Recursos Hídricos Avaliação de Impacto e Desenvolvimento e Tecnologias de Tratamento”. Esse evento tem como objetivo discutir tópicos relevantes sobre a identificação e a avaliação de problemas no ambiente aquático e as possibilidades de melhoria da qualidade pelo desenvolvimento de técnicas de avaliação e de tratamento. O público alvo será pesquisadores, técnicos em saneamento ambiental e estudantes de diferentes áreas comprometidos com a Gestão da Água e/ou Gestão estratégica de Recursos Hídricos; público em geral. Informações e Programação: 1. Acessar o sítio do IPEN : www.ipen.br; 2. Entrar em Notícias e 3. Clicar em Workshop Recursos Hídricos.
Inscrições: oandrade@ipen.br


"I Escola Nacional de Carboidratos "

A I Escola Nacional de Carboidratos, a realizar-se no período de 03/09/07 a 07/09/07, na UFRuralRJ. Maiores detalhes sobre o evento poderão ser encontrados em www.ufrrj.br/eventos/enc ou fazendo contato pelo email clarissa-dq@ufrrj.br