Menu principal

SBQ Acelera

O SBQ Acelera vai conectar a sua pesquisa à Indústria! Quer saber como?

Em breve serão abertas as inscrições para nova edição.

 

Somos um programa de pré-aceleração de tecnologias químicas desenhado especialmente para trazer novas perspectivas para pesquisadores de todo o Brasil e levar seus projetos para além das bancadas, alcançando reconhecimento e novas parcerias.

 

Confira aqui o Edital

Formulário de Inscrição SBQ Acelera

 

Mas o que é um programa de pré-aceleração? Isso não é só para startups?

Na verdade, não! Um programa de pré-aceleração tem como um de seus objetivos transformar ideias em negócios efetivos. Ele se chama aceleração, porque permite que a equipe dona da ideia passe por uma série de etapas rápidas que agilizam esse processo de transformação, tanto por meio de conteúdos e ferramentas, quanto por meio de mentorias e consultorias com especialistas em empreendedorismo e mercado e também pela conexão com possíveis clientes. Esse mergulho, que dura entre dois e três meses, faz com que a ideia saia do papel muito mais rápido além de desenvolver habilidades empreendedoras nos participantes.

 

Mas eu não sou empreendedor. Por que esse programa é para mim?

O SBQ Acelera foi desenhado para adaptar o modelo de pré-aceleração para o ambiente acadêmico. Os pesquisadores que participam do movimento empreendedor têm muito mais chance de fazer a sua pesquisa virar um produto com aplicação na indústria, seja por meio da transferência ou licenciamento da tecnologia. A nossa proposta é que as equipes selecionadas passem pelo processo de aceleração, compreendendo como transformar a sua pesquisa em uma saída para o mercado para impactar a sociedade. Não é preciso ter experiência prévia em empreendedorismo. Basta ter um projeto com potencial de atender as dores da indústria.

 

Veja o que o professor Rochel Lago, da UFMG contou sobre oportunidades que podem ser abrir nos programas de empreendedorismo: 

 

Veja como a gente faz isso:

 

A participação nas três etapas se dará em diversos formatos, visando o melhor desenvolvimento das equipes:

  • Eventos: capacitações e vivência coletiva, para interação entre os grupos e aprendizagem prática.
  • Consultorias Individuais: momentos da equipe com consultores do programa para facilitar o desenvolvimento das atividades.
  • Webnários: especialistas e atores da indústria vão expor conteúdo online e tirar dúvidas dos participantes.
  • Entregas: tarefas que vão medir a evolução da equipe nas etapas do programa.
  • Conteúdo: Material de apoio para o desenvolvimento e realização das entregas.
  • Bancas: momentos de conexão com o mercado, com feedbacks de projetos e triagem das equipes.
  • Demoday: apresentação das equipes finalistas e reconhecimento das três vencedoras.

 

A equipe do SBQ Acelera falou nesse vídeo sobre a rotina de atividades do programa:

 

O que fica de legado para mim após esse programa?

O SBQ Acelera é uma metodologia desenvolvida pelo INCT Midas e a Wylinka especialmente para pesquisadores. Além de aprendizados e modelos mentais que vão te ajudar a compreender melhor a dinâmica da oferta de produtos e serviços, participando do programa você terá contato direto com indústrias da área química e aprenderá como conectar seus projetos com as demandas das empresas. Essa conexão abre portas para a transferência ou o licenciamento da tecnologia, além da possibilidade de novos projetos em conjunto e traz assim, novas perspectivas para o pesquisador e seus grupos de pesquisa.

 

A pesquisadora Sibele Pergher contou como a participação em outros programas de empreendedorismo do INCT Midas ajudou a motivar a equipe e trazer novas perspectivas para o grupo:

 

Gostei! Como eu faço para participar?

Se você é um pesquisador da área de química e deseja ver o seu projeto gerar negócio com a indústria, basta inscrever o seu projeto respondendo o nosso formulário de inscrição no link no fim dessa página. O processo seletivo se dará pela análise das propostas submetidas e por entrevista com as equipes finalistas. Ao final, dez equipes serão selecionadas. Para mais informações, confira também o nosso edital, nesse link.

 

Confira aqui o Edital

Formulário de Inscrição SBQ Acelera

 

Cronograma:

 

Participe do SBQ Acelera e abra novas portas para a sua pesquisa!

As inscrições vão até o dia 10 de agosto.

 

 

Contador de visitas Visitas