Menu principal

Histórico

 

 

A SBQ vem dando, nos últimos anos, cada vez mais importância ao fundamental debate sobre o papel das mulheres nas ciências, de forma geral, e na química em particular.

 

Em 2017, durante a realização do 46º Congresso Mundial de Química e da 40ª RASBQ em SP, a SBQ, em associação com a IUPAC, promoveu um simpósio de mulheres na ciência que, mesmo sendo realizado com outras 12 sessões paralelas, foi uma das sessões mais lotadas de todo o evento.

 

Em 2018, em Foz do Iguaçu, durante a 41ª Reunião Anual da SBQ, foi realizada a Sessão Temática “Elas, as cientistas”, reunindo químicas de gerações distintas e de regiões diferentes da América do Sul que abordaram diversos e importantes temas sobre o caminhar das mulheres nas ciências. Sessão novamente lotada e discussões de alto nível fortaleceram entre as associadas o laço e o desejo de se criar um núcleo especial de mulheres dentro da Sociedade.

 

Em janeiro de 2019, a Diretoria e Conselho da SBQ aprovou a resolução que criava oficialmente o Núcleo das Mulheres, que foi então lançado em Joinville, em 2019, durante a 42ª RASBQ. Sem nenhum evento em paralelo, o Simpósio Temático “Multiplicando Referências femininas”, onde foi lançado o Núcleo, contou com a presença de mais de 800 pessoas na plateia, sendo um momento de grande emoção, que culminou com a entrega do prêmio Vanderlan da Silva Bolzani, criado como primeira ação do Núcleo.

 

De agora em diante a história é nossa, que trabalhamos incansavelmente para o fortalecimento da ciência química em todos os seus níveis. Além deste trabalho natural na ciência, o papel central do Núcleo é estimular o debate e diminuir a desigualdade de gênero na área de química no país, e, sobretudo, contribuir para a formação de jovens lideranças femininas na nossa Sociedade.

 

RESOLUÇÃO nº 1/2019

 

 

Coordenadoras gestão 2020-2022

 

Rossimiriam Freitas
(UFMG)

 

Elisa Orth
(UFPR)

 

Carolina H. Andrade
(UFG)

 

Coordenadoras gestão 2018-2020

 

Rossimiriam Freitas
(UFMG)

 

Elisa Orth
(UFPR)

 

Vanderlan Bolzani
(IQAr-UNESP)