Menu principal

SBQ-AL tem realizado eventos científicos congregando químicos de toda a região Nordeste

A regional da SBQ em Alagoas é hoje uma das menores do País, com aproximadamente 50 sócios vindos principalmente da Universidade Federal de Alagoas, única universidade federal no estado, que conta com 3 cursos de química (licenciatura, bacharelado e tecnológico). Além disso, o Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL possui quatro cursos de pós-graduação, o PPGQB (Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia), conceito 4 na CAPES, com 26 anos do curso de mestrado e 18 anos do curso de doutorado, o RENORBIO, conceito 5 na CAPES, o PROFNIT e PROFQUI. O estado conta também com a Universidade da Estadual de Alagoas (UNEAL) que possuí um curso de química licenciatura e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) que possui curso de licenciatura e técnico em química. "O principal desafio que temos é estimular todos os pesquisadores e alunos do estado de modo a minimizar as desigualdades regionais, e estimular o desenvolvimento da química em nossa região", afirma a professora Isis Martins Figueiredo (UFAL), que foi, em maio, reeleita secretária regional da SBQ-AL, juntamente com as professoras Janaína Herbele Bortoluzzi, vice-secretaria, e Monique Gabriela Ângelo, nova tesoureira.

Uma das formas que a SBQ-AL vem atuando no estado é na realização de eventos regionais. Nos últimos três anos, a secretaria conseguiu realizar o VI Encontro Regional de SBQ Nordeste (2015) que contou com mais de 400 participantes de toda região nordeste. "Este evento foi muito importante pois marcou a retomada definitiva dos encontros regionais na nossa região", explica Isis. Além disso, vem realizando anualmente desde 2015 o Simpósio Nordestino de pós-graduação em química e biotecnologia que este ano está na sua quarta edição e pretende receber mais de 300 participantes da região. 

"A troca de experiências entre os pesquisadores na área de Química, Biotecnologia e Educação que tem sido proporcionada ao longo desses eventos é um dos indicadores de grande importância para a formação de recursos humanos fomentada na UFAL e demais centros acadêmicos, bem como divulgação e aprimoramento do desenvolvimento científico", observa a secretária regional. O simpósio conta com minicursos, mesas redondas, conferencias e apresentações de trabalho na forma de pôster e oral, bem como com o prêmio Roberto Alves de Lima que visa a premiar os professores que contribuíram para o crescimento da pós-graduação na instituição e os melhores trabalhos apresentados pelos alunos ganham a inscrição para participar da RASBQ do ano posterior. "Apoiamos também a ida de alunos aos eventos como ocorreu em 2014 e 2016 onde conseguimos ônibus para os alunos participarem dos encontros regionais da Bahia e de Pernambuco, bem como da RASBQ realizada em Natal-RN. É a SBQ incentivando seus futuros sócios a participarem de eventos", pontua Isis. 

A professora Isis é sócia da SBQ desde sua graduação, e desde 2012 é secretária regional em Alagoas. "Já no primeiro ano de graduação participei da SBQ-Sul, realizada em Porto Alegre (1997) e no ano seguinte me associei, e sempre participei das reuniões anuais. Isso se deu principalmente por incentivo das minhas orientadoras Profs Florangela Maionchi e Maria Helena Sarragiotto (UEM) e Anita Marsaioli (UNICAMP), e hoje tento transmitir a importância de participar da nossa sociedade para meus alunos", recorda a professora Isis. "Neste biênio faremos um trabalho intenso junto aos alunos de graduação, pós-graduação e professores recém-contratados no sentido de mostrar a importância de participar da SBQ no sentido de aumentar o número de sócios." 

Isis integra o Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (LINQA), coordenado pelo professor Josué Carinhanha, do qual também faz parte a Prof Daniela Anunciação. Hoje ela orienta uma aluna de doutorado e três de mestrado, além de dois alunos de iniciação científica. Todos possuem trabalhos envolvendo o mapeamento de interações intermoleculares por meio de técnicas espectroscópicas. 

O grupo atua principalmente na: interação de (bio)moléculas com espécies de interesse biológico e ambiental; no desenvolvimento e validação de métodos ópticos de análise para análise de amostras de interesse clinico, ambiental e alimentar; com estresse oxidativo, no desenvolvimento de metodologias analíticas e avaliação do potencial antioxidante de diferentes (bio)moléculas naturais e sintéticas; e na síntese, caracterização e aplicações analíticas de nanopartículas metálicas e quantum dots. 

Texto: Professora Isis Martins Figueiredo (UFAL)