Menu principal

A Revista Virtual de Química agora está indexada no Web of Science

A Revista Virtual de Química foi criada em 2009 com o objetivo de atender principalmente os pós-graduandos e os professores do Ensino Médio de Química, e resgatar nos jovens o prazer da leitura de artigos científicos. Por isso, os autores são estimulados a apresentarem a gênese do trabalho, sem que fiquem amordaçados à limitação do número de páginas, figuras e ilustrações.

Ao longo do tempo, algumas mudanças naturais foram ocorrendo, como a ampliação do escopo da revista e do número de seções, a aceitação de artigos originais e a publicação de números temáticos coordenados por editores convidados. Em 2011, a RVq foi indexada à base de dados SCOPUS da Elsevier e atualmente tem índice SciMago de 2017 igual a 0,24. 

A revista está classificada no estrato B3 do QUALIS pela Coordenação da área de Química da CAPES, em pé de igualdade com centenas de revistas internacionais de grande tradição científica, sendo também classificada no estrato B1 pelo comitê de Ciências Ambientais e Educação da CAPES. 

A RVq vem tentando publicar com qualidade sem perder sua identidade, sempre procurando a maior homogeneidade possível, contemplando todas as áreas da Química em seus assuntos mais atuais. Recentemente a RVq passou a ser indexada numa das mais importantes base de dados, a Web of Science, um produto do grupo Clarivate Analytics, detentor da métrica do Fator de Impacto. 

A Revista Virtual de Química veio a se consolidar como um dos principais canais de divulgação da ciência brasileira da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) juntamente com o Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), a Química Nova (QN), a Química Nova na Escola (QNEsc) e seu canal virtual interativo Química Nova Interativa (QNInt). Apesar de a Revista Virtual de Química ter sido criada há 8 anos, sua aceitação pela comunidade química brasileira nos faz afirmar que ela está entre os periódicos científicos mais importantes do Brasil e da América Latina. 

A RVq é mais uma revista de sucesso da PubliSBQ.

Por fim, conclamo a comunidade científica a ler nossa RVq.

Acessem http://rvq.sbq.org.br 

Fonte: Prof. Fernando de Carvalho da Silva (Editor RVq)