Menu principal

Professor da UFSM é reconduzido para o cargo de Diretor Técnico-Científico da FAPERGS

O Prof. Dr. Érico Marlon de Moraes Flores, atual Diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) desde 2014, foi reconduzido para um novo mandato de três anos no dia 03 de março passado. A posse ocorreu durante a primeira reunião de 2017 do Conselho Superior da FAPERGS. 

Reconduzido ao cargo, Érico salientou que sua relação com a FAPERGS, a segunda Fundação estadual mais antiga do Brasil, já tem mais de 15 anos e que a recondução para mais um mandato até 2020 é um novo desafio pela necessidade para adequação às tendências atuais no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. 

O atual Diretor-presidente da FAPERGS, Odir A. Dellagostin, manifestou sua satisfação na recondução do diretor Érico. "O diretor Érico sempre foi muito receptivo e, por sua experiência, seu conhecimento sobre a Fundação, o trabalho desenvolvido no mandato anterior de forma muito satisfatória, com certeza contribuirá muito com a FAPERGS neste novo mandato".

O professor Érico atua na área de Química Analítica e de Processos Industriais e possui um importante histórico de contribuições na Sociedade Brasileira de Química (SBQ), onde atuou em diversos cargos. É também pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro titular do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira, membro associado da Divisão de Química Analítica da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), Fellow da Royal Society of Chemistry, membro atual do Comitê de Assessoramento em Química do CNPq e integrante do comitê editorial de importantes periódicos internacionais como a Ultrasonics Sonochemistry (Elsevier) e Journal of Analytical Atomic Spectrometry (RSC). 

Possuindo grande reconhecimento em nível nacional e internacional, entre as diversas contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico, o professor Érico possui mais de 260 artigos publicados e participou da comissão organizadora de vários eventos científicos no país e no exterior, tendo ministrado palestras e recebido diversos prêmios e distinções científicas, além de possuir uma patente comercializada internacionalmente e de ser o editor de um livro internacional na área de química analítica. 

Fonte: PPGQ-UFSM e FAPERGS