Menu principal

Portal de Periódicos da Capes celebra 15 anos de apoio à educação, ciência e tecnologia

Com uma trajetória de crescimento constante, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) completa 15 anos em novembro de 2015. Nos dias 10, 11 e 12 haverá a celebração oficial da data no edifício sede da Capes, em Brasília, que contará com a presença de autoridades da área da educação, representantes das instituições participantes e parceiros do Portal. O objetivo do evento é envolver tanto a comunidade acadêmico-científica brasileira, quanto os editores internacionais, com sede em outros países. 

Durante o ano, foram desenvolvidas ações pontuais com a intenção de marcar a importância desse momento histórico. Uma das principais foi o lançamento, em julho, do selo comemorativo, que resume em um layout leve e moderno a história de sucesso que o Portal vem acumulando. O selo figurou em conjunto com um hotsite , onde os usuários podem navegar no histórico do Portal, visualizar fotos e compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Todos os esforços culminam no evento de novembro, que teve seu roteiro preparado para compartilhar com os convidados não somente o rico percurso trilhado pelo programa, mas também temas pertinentes à atual perspectiva da produção científica brasileira e internacional. 

A programação do aniversário contempla apresentações de peso, como "Competências que um profissional deve desenvolver para atender as novas demandas do processo de comunicação científica", que será ministrada pelo prof. Silvio Meira; "Google Scholar", com Darcy Dapra, Gerente do Google; "Tecnologia na educação: uma visão da parceria Capes-RNP", com Nelson Simões, Diretor Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa; "Resultados alcançados nos 15 anos de existência da biblioteca virtual e perspectivas para os próximos 15 anos", com Márcio de Castro Silva Filho, Diretor de Programas e Bolsas no País da Capes; entre outras.

Os participantes terão ainda a oportunidade de se envolverem em sessões para discutir outras temáticas científicas. Entre os pontos que serão debatidos, estão: como será o acesso a conteúdos científicos nos próximos 15 anos; como avaliar a produção científica; qual o futuro das sociedades científicas como editoras; diversificação dos tipos de conteúdos disponíveis no Portal de Periódicos e critérios de avaliação e desbastamento do acervo.

Outro momento previsto na programação é a entrega do Prêmio Emerald-Capes, no dia 12. Dois projetos de pesquisa, um de Ciência da Informação e outro de Ciência da Administração & Gestão, serão agraciados com a entrega simbólica do prêmio principal, enquanto outros trabalhos que também se destacaram receberão menções honrosas pela valiosa contribuição nas áreas indicadas. Veja o resultado aqui.

Haverá ainda a apresentação de pôsteres. A ideia é compartilhar experiências profissionais entre colegas de outros países que estarão presentes no evento. Os participantes vão expor, de forma gráfica, experiências, projetos, pesquisas e atividades educativas nos quais estão envolvidos e que utilizam recursos de informação. Os principais destaques vão receber menções honrosas pela contribuição.

Para fechar as comemorações, será realizada a Cerimônia de Renovação de Contratos, nos dias 19 e 20 de novembro, em Nova York (Estados Unidos). O evento terá um coquetel de abertura no primeiro dia, com a intenção de celebrar o enlace entre o Portal de Periódicos e os editores internacionais. No dia 20, o encontro será na New York Academy of Sciences, onde haverá apresentações do Presidente da Capes, Carlos Nobre, e de alguns editores. Por fim, ocorrerá um momento para a assinatura dos contratos com todos os editores parceiros do Portal.

Breve histórico do Portal de Periódicos 

O Brasil possui uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo – o Portal de Periódicos da Capes. Com o objetivo de promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação por meio da disponibilização de conteúdo científico de alto nível, o Portal, um ano após sua criação, em 2001, contabilizava 72 instituições participantes. Hoje, alcança a marca de 424 instituições que acessam o conteúdo assinado pela Capes em todo o país. Este é somente um dos indicadores que revelam a consolidação do programa como ferramenta essencial para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil. 

Com 126 bases referenciais e mais de 37 mil periódicos disponíveis em texto completo, o Portal comemora neste aniversário números tão expressivos quanto seu percurso até aqui: são 285 mil acessos diários, 39 milhões de artigos baixados em 2014, 65 milhões de consultas a bases referenciais, também em 2014, e 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Durante esses anos, o Portal revolucionou o acesso ao acervo bibliográfico internacional e se consagrou como importante instrumento para atividade científica, tecnológica e acadêmica, reunindo em um único espaço virtual as melhores publicações produzidas no mundo e possibilitando que a produção brasileira seja reconhecida internacionalmente.

Como consequência, houve o crescimento da produção científica e o Brasil passou a figurar entre os principais países no ranking internacional da ciência. Desde 2007, o Portal de Periódicos também contribui para a formação de professores do ensino básico, fundamental e médio.

Em 15 anos de existência, o Portal de Periódicos ampliou e intensificou o acesso ao acervo bibliográfico internacional, contabilizando mais de 750 milhões de acessos nesse período.

Para saber mais, acesse o hotsite comemorativo do Portal

Fonte: Alice Oliveira dos Santos - Assessoria de Imprensa da CAPES
Link da notícia