Menu principal

Pioneira da cristalografia no Brasil é eleita para prêmio da IUPAC

Yvonne Mascarenhas é a única brasileira a figurar no Distinguished Women in Chemistry - 2017, que será celebrado com simpósio especial no Congresso Mundial de Química

Para a decana da cristalografia no Brasil, a ciência é tão apaixonante que aos 85 anos ela segue firme em seus variados projetos de pesquisa que vão da nanobiotecnologia à difusão científica. Por suas contribuições expressivas à Química, Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC-USP) foi anunciada como a única premiada da América do Sul com o 2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awards, da IUPAC.

A premiação será um simpósio no 46º. Congresso Mundial de Química (IUPAC 2017) a ser realizado de 9 a 14 de julho, em São Paulo.

"Estamos muito felizes com a merecida premiação da Professora Yvonne", declara a professora Vanderlan Bolzani (Unesp/Araraquara), ex-presidente da SBQ, coordenadora do Simpósio. "Trata-se de um evento de grande relevância na IUPAC, com o objetivo de promover o avanço das mulheres na ciência. Hoje na Academia Brasileira de Ciências a estatística mostra que apenas 12% a 13% dos membros são mulheres", afirma. 

A professora Yvonne Mascarenhas é uma delas. "Sempre me perguntam se o fato de ser mulher me trouxe barreiras, mas acho que nem prestei atenção a isso durante minha carreira", contou ao Boletim SBQ. "Creio que quando se tem foco, determinação e empenho homens e mulheres farão carreiras brilhantes. Quando você está em um grupo bom, não tem preconceito." 

Natural de Perderneiras-SP, a Professora Yvonne pensava em fazer Letras Clássicas quando estudava no Colégio Mello e Souza, no Rio de Janeiro. Inspirada pelas instigantes aulas de um professor de Química ponderou que seria incerto o futuro de uma acadêmica das letras e decidiu que iria se aprofundar na sua recente paixão. "Durante a graduação em Química vi que iria precisar de física, e entrei no curso noturno. Pude eliminar algumas matérias e um ano e meio de graduada em Química obtinha meu segundo diploma", recorda a professora, que abriu o caminho na família para duas irmãs que seguiram pela física e inspirou dois dos quatro filhos a trilharem o mesmo caminho. 

O desejo de aprender física era decorrente das aulas de cristalografia, novidade em 1953, lecionadas por um professor que acabara de regressar de MIT. "Logo me encantei pela cristalografia, que no fundo é reproduzir uma imagem por meio de cálculos. Estávamos começando a física do estado sólido no Brasil", pontua Yvonne. 

Em 1959 ela foi pela primeira vez estudar no exterior. Ganhou uma bolsa da Fullbright e passou uma temporada no departamento de Cristalografia da Universidade de Pittsburgh. "Foi um banho em cristalografia. Fui muito bem recebida e voltei preparada para iniciar meu doutoramento que foi a determinação da estrutura por difração de raios-x do formiato de níquel", conta a Professora. No final da década de 1960 Yvonne passaria temporadas em Princeton (EUA) e no México. "Nos anos 70 eu estava interessada em fazer algo com proteínas, então fui ao Departamento de Química da Universidade de Harvard. E depois ainda passei quase um ano no Departamento de Cristalografia do Birkbeck College, da Universidade de Londres." 

Ao longo da carreira Yvonne titulou pelo menos 30 mestres e doutores no Instituto de Física de São Carlos (USP), que ajudou a fundar, e teve cooperação de muitos pós-docs em seus grupos de pesquisa. "A cristalografia é uma área multidisciplinar e muito necessária. Todas as espectrometrias em geral dão informações parciais sobre uma molécula, mas com a difração de raios-x conseguimos a informação total. Conforme os recursos experimentais e teóricos foram se tornando mais poderosos temos capacidade de fazer trabalhos mais complexos", descreve. 

Yvonne Mascarenhas é responsável pelo portal Ciência Web, criado dentro do Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos, que tem o objetivo de fazer difusão científica para jovens. "O Brasil tem um problema sério de ensino de ciências no ensino médio, que a meu ver só poderá ser resolvido com a introdução de métodos que utilizem metodologias com uso de informática – de ciências e computação. O objetivo do Ciência Web é fornecer às escolas ferramentas educacionais auxiliares, como jogos e vídeos, para complementar o ensino de ciências." 

"Desejo que as novas gerações de químicos perseverem em suas atividades de ensino e pesquisa, tenham foco, esperança e alcancem cada vez mais resultados necessários ao desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país", ensina a professora que ajudou a tornar São Carlos um dos principais polos da cristalografia no Brasil. 

Cinco artigos relevantes:

“Crystal-structure analysis of deamino-oxytocin – conformational flexibility and receptor-binding”, S.P. Wood, I.J. Tickle, A.M. Treharne, et al, Science 19864750, 633-636.

“Synthesis, crystal-structure and properties of a new binuclear iron (III) complex as a model for the purple acid-phosphatases”, A. Neves, M.A. Debrito, I Vencato, et al, Inorganica Chimica Acta 1993214, 5-8.

“Crystallographic and spectroscopic characterization of a molecular hinge: Conformational changes in bothropstoxin I, a dimeric Lys49 phospholipase A2 homologue”, M.T. da Silva Giotto, R.C. Garratt, G. Oliva, et al, Proteins-Structure Function and Bioinformatics 199830, 442-454.

“Structural transition and pair formation in Fe3O2BO3”, M. Mir, R.B. Guimarães, J.C. Fernandes, et al, Physical Review Letters 201187.

“XAS and XRD structural characterization of lanthanum-modified PbTiO3 ceramic materials”, P.P. Neves, A.C. Doriguetto, V.R. Mastelaro, et al, Journal of Physical Chemistry B 2004108, 14840-14849.

Conheça o Ciência Web: http://www.cienciaweb.org.br/site/ 

Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)