Menu principal

Pesquisadores e sociedades científicas encaminham ao CGen recomendações para a regulamentação da Lei da Biodiversidade

A SBPC afirma que endossa a manifestação e encaminhará uma solicitação à representante da entidade no CGen para que dê ciência ao órgão sobre as preocupações e demandas expressas pela comunidade científica da área, e solicite a discussão cuidadosa do documento

Cientistas e sociedades científicas enviaram uma carta à SBPC ressaltando suas preocupações em torno da regulamentação da nova Lei da Biodiversidade. No documento, eles informam que enviaram o manifesto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) e ressaltam suas preocupações com aspectos da regulamentação "que podem levar ao colapso das as pesquisas brasileiras em Taxonomia, Sistemática Biológica e áreas correlatas". O documento traz os pontos mais críticos da proposta e suas possíveis soluções.

A diretoria da SBPC informa que compartilha inteiramente das preocupações expressas na manifestação assinada por mais de 1200 pesquisadores e diversas sociedades científicas. "Além de divulgá-la amplamente, a SBPC está encaminhando esta manifestação para a Mercedes Bustamante, nossa representante no CGen, para que ela dê ciência àquele órgão sobre as preocupações e demandas expressas pela comunidade científica da área, e solicite a discussão cuidadosa do documento para que sejam buscadas soluções adequadas e rápidas para os sérios problemas ali apontados, que atingem profundamente a pesquisa científica no País", afirma. 

Leia aqui o manifesto na íntegra 

Fonte: Jornal da Ciência