Menu principal

Pequenos negócios terão R$ 20 milhões para investir em projetos de inovação

Micro e pequenas empresas (MPEs) e startups brasileiras de 11 estados terão à disposição R$ 20 milhões para o investimento em projetos de inovação industrial. O recurso é proveniente do acordo firmado, nesta segunda-feira (12), entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em São Paulo (SP). 

Os recursos serão liberados em duas linhas de financiamento para cerca de 200 empreendimentos. Do valor total de cada projeto apresentado pelas empresas, um terço será bancado pela Embrapii, outra parte pela unidade estadual Embrapii, onde o estudo será desenvolvido, e o restante ficará sob encargo da empresa, com subsídio do Sebrae.

A primeira linha de financiamento, voltada para o desenvolvimento tecnológico, destina-se apenas aos microempreendedores individuais (MEIs), startups, micro e pequenas empresas com aporte financeiro do Sebrae de até 70% da contraparte da empresa. 

A segunda é destinada ao encadeamento tecnológico e pode contar com empresas de todos os tamanhos. O aporte nesta linha será de até 80% da contraparte da empresa, sendo que ela não poderá ser inferior a 10% do valor total do projeto. 

"Estamos dando um passo muito importante para o incentivo à inovação das empresas e abrindo caminho para a modernização e simplificação da atividade industrial no país, especialmente para as micro e pequenas empresas. Ninguém nasce grande, e a inovação nasce na cabeça das pessoas. Por isso, ao compartilharem riscos de projetos, os empreendedores irão potencializar a força competitiva dos setores onde atuam, tanto no mercado interno como no mercado internacional", afirmou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. 

Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a parceria dessas duas entidades permitirá geração de emprego e renda e menor burocracia para os micro e pequenos empreendedores. "É evidente que a Embrapii tem a enorme responsabilidade de mostrar ao Sebrae o bom uso desses recursos e o resultado do investimento", destacou Kassab.

Inovação na prática

Os projetos não precisarão passar pelos processos típicos de um edital. Bastará o empresário apresentar, a qualquer momento, a proposta ao Sebrae ou à apreciação de uma unidade credenciada da Embrapii. A viabilidade do projeto será avaliada dentro do rol de competências da unidade e do nível de maturidade tecnológica. Veja mais informações neste link. 

Um dos candidatos que deve participar é o empresário Lincoln José Lepri, da Intelectron Robotics, de São José dos Campos. "Esse projeto traz confiança para que as pequenas empresas possam investir em inovação. O que falta hoje no mercado é justamente o financiamento para desenvolvimento das propostas", comentou Lepri, que desenvolve robôs usados dentro das indústrias, em ambientes controlados. 

Fonte: Agência ABIPTI, com informações do MCTIC e Agência Sebrae de Notícias