Menu principal

A oportuna Semana Nacional de C&T e o esforço para construir novos valores

Artigo de Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr – Unesp e vice-presidente Fundunesp e da SBPC 

"A matemática está em tudo!", tema da Semana Nacional de C&T de 2017, pode ser uma equação que almejamos resolver para despertar a consciência da sociedade brasileira rumo a uma nova visão de seus valores. Em especial sobre o significado da educação de qualidade para todos e de um sistema de Ciência & Tecnologia que nos aproxime das nações desenvolvidas, ou que pelo menos mantenha o realizado nos últimos anos. Não há ilusões sobre como são lentas as mudanças de mentalidade, mas elas são construídas passo a passo e dependem de vontade, determinação e criatividade de nossa parte. 

Como a matemática que está em tudo, a ciência também está em tudo, materializada em inúmeras pesquisas, nas mais diversas áreas do conhecimento, gerando inovações e melhorando a vida das pessoas.

A Semana foi criada para despertar na população o interesse pelas descobertas que melhoram o planeta em que vivemos. Construir estes passos é uma tarefa de todos nós. O tema nos lembra quão fundamental é essa ciência para a vida humana na Terra. E porque deveria ser valorizada em qualquer grade de ensino. Temos aplaudido crianças bem-sucedidas nas competições de matemática, quando têm educação de qualidade nas escolas onde estudam. Infelizmente, a realidade também nos remete ao fato de como são baixos os indicadores de desempenho dos estudantes brasileiros nesse quesito, e quanto é preciso fazer para alterar essa realidade.

Durante esta semana, um pequeno mas aguerrido exército está em operação, atuando em todos os estados brasileiros, para cumprir essa valiosa missão que é falar sobre a importância de ciência. 

Milhares de iniciativas foram programadas e estão em andamento em escolas de ensino fundamental, universidades, praças ou centros comerciais. Shows, palestras, exposições e bate-papos estarão acontecendo, com entusiasmo, porém envolvidos em um clima de perplexidade. 

O momento não poderia ser mais oportuno. Criada em 2004 com a finalidade de divulgar e valorizar o trabalho de pesquisa e desenvolvimento, em 2017 ela emite um grito de alerta e faz uma convocação para que a sociedade brasileira se dê conta de como o País será afetado em razão dos cortes drásticos feitos pelo governo no orçamento de CT&I deste ano. Cortes que, se nada for feito, devem ser ainda maiores em 2018. 

Certamente, uma semana é tempo curtíssimo para que nossos protestos possam ser ouvidos pela população que se beneficia diariamente da ciência feita no País. E, com frequência, sem perceber o quanto é beneficiada. Dos automóveis movidos a etanol, à soja que coloca o Brasil como o segundo exportador mundial desse produto, muita pesquisa científica foi feita, por muitos cientistas. Muitos deles mundialmente reconhecidos por suas descobertas, mas que continuam pouco conhecidos ou mesmo desconhecidos da maioria dos brasileiros.

Fonte: Jornal da Ciência