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Nova era industrial transformará produtividade global

O aumento da produtividade caminha no sentido de mais uma revolução industrial. As fábricas inteligentes, com altos níveis de comunicação e capacidade de monitoramento de processos, já dão seus primeiros passos, principalmente na Alemanha e nos Estados Unidos. Mas a realidade da manufatura avançada ou Indústria 4.0 está distante do cenário brasileiro. O País só conseguirá dar uma guinada de produtividade se estiver baseada na tecnologia e na inovação.

Na Alemanha, o desenvolvimento da nova fase industrial é considerado uma prioridade para a competitividade do país. O projeto Indústria 4.0 uniu governo, universidades e gigantes industriais para traçar estratégias para que a nação se consolide como o principal fornecedor de tecnologias de produção inteligentes.

Enquanto a nova onda industrial ganha escala no mundo, empresas alemãs já colhem resultados nas fábricas inteligentes. Na unidade de equipamentos eletroeletrônicos da Siemens, por exemplo, as máquinas operam 24 horas por dia, fabricando 950 componentes diferentes, que são encomendados automaticamente pelo sistema, e o índice de defeitos é de apenas 15 peças a cada milhão.

Nos Estados Unidos, o assunto também tem sido tratado como diretriz prioritária para a reindustrialização do país, mas o foco dos americanos tem sido o desenvolvimento de novas tecnologias. A General Electric (GE) está usando a impressão 3D a laser para fabricar peças de avião, como um motor a jato. Quando anunciou o feito, em meados do ano passado, a empresa explicou que o processo praticamente elimina os desperdícios.

"Ao contrário dos métodos de fabricação tradicionais, que esculpem as peças a partir de um bloco de metal, a manufatura aditiva 'cresce' as peças diretamente, usando camadas de um pó fino de metal e um feixe de elétrons ou laser. O resultado são peças complexas, totalmente densas, sem o desperdício, fabricadas em uma fração do tempo que seria necessário utilizando outros métodos", afirma a GE. 

No Brasil, a manufatura avançada começa a aparecer, principalmente, na modernização de plantas de grandes multinacionais, sobretudo na indústria automotiva tradicional. Entretanto, o mesmo não ocorre em todos os segmentos industriais. Com exceção de algumas ilhas de excelência no setor produtivo, como a Embraer, progressos tecnológicos são isolados e são implementados lentamente, em função das dificuldades enfrentadas pela indústria nos últimos dez anos. Por aqui, tanto na academia quanto no governo, as discussões sobre manufatura avançada são incipientes.

"Estamos muito defasados em relação a outros países. Chegou o momento de refletir sobre as novas soluções em energia, mobilidade, grandes questões da indústria para o futuro que envolvam manufatura mais enxuta e que a gente possa alcançar", avalia João Fernando Gomes de Oliveira. Professor da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e ex-diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), ele cita como exemplo a promissora indústria de carros híbridos, de menor complexidade que a automobilística tradicional, além, claro, do desenvolvimento de novos produtos. 

Aperfeiçoada nos últimos anos e cada vez com mais espaço em mercados de países desenvolvidos, a indústria de carros híbridos é vista como a melhor alternativa de mobilidade e energia em relação aos combustíveis tradicionais. Segundo a Agência Internacional de Energia, desde 2005, o mercado de carros elétricos vem crescendo 24,9% ao ano, contra 3,1% do mercado de convencionais.

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, a evolução das fábricas é inevitável para alguns setores industriais, sobretudo aqueles que precisam garantir a competitividade nas cadeias globais de produção. "A migração para a Indústria 4.0 não será linear. Há setores que serão obrigados a evoluir em função da competição internacional. Não fazer isso pode ameaçar a sobrevivência dessas empresas", afirma. Ele defendeu ainda as reformas estruturais que o Brasil ainda não fez saiam do papel, caso contrário haverá impacto sobre a produtividade das companhias do Brasil. 

Fonte: Agência Gestão CTI, com informações da CNI