Menu principal

NOTA DE FALECIMENTO - Edmundo Alfredo Rúveda

Com profunda consternação e pesar, comunicamos a vocês a dolorosa notícia do falecimento do Professor Dr. Edmundo Alfredo Rúveda, acontecida em Rosário (Argentina) sua cidade adotiva, no dia 12 de dezembro passado. 

O Professor Rúveda, uma pessoa muito querida e admirada em várias latitudes, nasceu em Corrientes no ano 1934. Completou seus estudos universitários em Rosário e se formou de Farmacêutico em 1956 e de Bioquímico em 1960, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional do Litoral. 

Realizou seus primeiros trabalhos de iniciação científica no Laboratório do Dr. Paladini, em Buenos Aires e obteve o título de Doutor em Farmácia e Bioquímica trabalhando sob a supervisão do Dr. Venancio Deulofeu, na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires. 

Após seu doutoramento, continuou seus estudos com um primeiro pos-doutorado na Universidade de Liverpool, Grã-Bretanha, sob a direção do Professor Alan Battersby. Tempo depois, emprendeu outra estancia estadia pos-doutoral na Universidade de Bloomington, Estados Unidos da América, sob a direção do Professor Ernest Wenkert.

Assim que concluida esta etapa, retornou na Argentina, incorporando-se como Professor na Universidade de Buenos Aires, dando inicio a sua carreira independente como pesquisador do CONICET. Em meados da década de 1970 e logo de uma curta passagem por um posto de extrema responsabilidade na indústria farmacêutica, emigrou para o Brasil, integrando-se ao Instituto de Química de Campinas (UNICAMP) onde radicou-se, atingindo ganhou um importante posto de gestão, alem de formar múltiplos recursos humanos de excelencia durante esta frutifera etapa. 

Retornou entao ao país para atingir seu sonho de muitos anos: criar e desenvolver um instituto de química focado na síntese de produtos naturais. Ele foi inspirador, fundador, primeiro Diretor e permanente referente do Instituto de Química Orgánica y de Síntesis (IQUIOS, CONICET-UNR), desde finais de 1980 até o ano 2002. 

Seu campo de pesquisa focalizou-se na química de produtos naturais, especificamente no desenvolvimento de múltiplas e imaginativas sínteses de produtos naturais e seus análogos. Seu legado científico, que ultrapassa suas publicações e participação em diversos corpos científicos e académicos, incluindo aqueles de renome internacional, prossegue na atualidade no Brasil, e especialmente na Argentina. Uma das partes mais visíveis é o Instituto de Química Rosario (IQUIR, CONICET-UNR; ex IQUIOS), que congrega a mais de 130 pessoas, entre elas professores, pesquisadores, bolsistas, técnicos e estudantes que, continuando com a tradição, satisfazem sua curiosidade pelo desconhecido e fazem sua iniciação científica neste Instituto. 

Aqueles que tivemos a satisfação e o enorme prazer de conhecê-lo, assim como o privilégio de tratar com ele, não somente lembramos de sua extraordinária paixão pela Síntese Orgânica, a que resultou em investigações de primeiríssimo nível e foi fonte do seu prestigio bem merecido, mas também de suas insuperáveis qualidades humanas como Mestre e mentor de muitos de nós. Com a desaparição física do Professor Rúveda perdemos uma admirável e insubstituível pessoa. No entanto, será lembrado pelo seu exemplo de dedicação e generosidade, vocação pela promoção das ciências químicas e dos jóvens talentos, e certamente pelo seu apoio incondicional e desinteressado ao desenvolvimento da química orgânica na América do Sul. 

Teodoro S. Kaufman
Diretor de IQUIR (CONICET-UNR)
Rosário-Argentina