Menu principal

MCTIC dá início à construção do Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentou nesta terça-feira (29) a elaboração do Planejamento Estratégico para os próximos 5 anos. Depois de 45 entrevistas com servidores e gestores, o ministério finalizou a etapa de diagnóstico e parte agora para a realização das oficinas que vão determinar a missão e os principais objetivos do MCTIC. O trabalho deve ser concluído no início de dezembro.

O ministro Gilberto Kassab parabenizou os servidores e destacou o trabalho bem sucedido de integração entre as pastas de comunicações e de ciência e tecnologia. "O tempo mostrou que a fusão trouxe ganhos e conquistas para ambos os ministérios. A comunidade acadêmica percebeu a importância que têm as comunicações na sua rotina. O acesso que eles tiveram aos meios de comunicação melhorou, fortalecendo a divulgação de projetos, o embate por mais recursos e a legítima luta pela conquista de espaço", afirmou.

"Cumprimos várias etapas de integração, e agora é hora de dar partida no processo que vai dizer qual nossa visão e missão como ministério", disse o secretário-executivo Elton Zacarias. 

Mobiliza 

Batizado de Mobiliza MCTIC, o projeto também busca a ampla participação dos servidores. Para isso, na segunda-feira (28), foi publicada portaria que institui um grupo executivo, composto por um representante de cada unidade do ministério, entidades vinculadas e institutos de pesquisa. Também foi lançada uma página na internet (www.planejamentoestrategico.mctic.gov.br), onde os servidores podem acompanhar as etapas do plano e opinar a respeito por meio de enquetes. 

"Os servidores vão receber no e-mail institucional um link para acessar e responder as enquetes. A opinião de todos vai ser recolhida. Os servidores também podem participar interagindo com os representantes do grupo executivo, que são porta-vozes das unidades do ministério", frisou o diretor de Gestão Estratégica da Secretaria-Executiva, Johnny Santos.

A elaboração do planejamento estratégico conta com suporte da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e se apoia no foco em resultados e ampla participação, observando os compromissos já assumidos pelo MCTIC, presentes na Lei do Plano Plurianual (PPA), na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – Encti e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda ONU 2030).

Fonte: MCTIC